Buscar

APOL -História, Política, Economia, Cultura no Século XX- PERÍODO GUERRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ainda não corrigida.
Questão 1/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Leia a passagem de texto:
“No fim, os interesses de Estado da União Soviética prevaleceram sobre os interesses revolucionários mundiais da Internacional Comunista, que Stalin reduziu a um instrumento da política de Estado soviético, sob o estrito controle do Partido Comunista soviético, expurgando, dissolvendo e reformando seus componentes à vontade.”
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, assinale a afirmativa que apresenta os motivos do apoio político a Stalin na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS):
	
	A
	O surgimento da segunda revolução russa, o que acirrou as bases ideológicas do regime socialista, aproximando lideranças como Trótski ao governo.
	
	B
	Investimentos de capital estrangeiro para a reconstrução da URSS após a Primeira Guerra Mundial.
	
	C
	Formação de políticas voltadas ao desenvolvimento do microempresário, a fim de incentivar o crescimento econômico.
	
	D
	Estímulo à liberdade de imprensa e ao livre mercado na URSS.
	
	E
	Controle estatal do nacionalismo por meio da propaganda, o que possibilitou instigar o povo russo à imagem do líder aclamado, o estadista sucessor de Lênin.
Considere a citação:
“Não surpreende que na memória dos britânicos e franceses, que travaram a maior parte da Primeira Guerra Mundial na Frente Ocidental, esta tenha permanecido como a ‘Grande Guerra’, mais terrível e traumática na memória que a Segunda Guerra Mundial.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOBSBAWM, E. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991).  São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 27.
Tendo em vista a citação e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX sobre o fim da fase de trincheiras na Primeira Guerra Mundial, assinale a afirmativa que explica a causa dessa virada:
	
	A
	A queda da Frente Oriental com a derrota da Alemanha no inverno Russo.
	
	B
	A retirada da Rússia em 1917 e a entrada dos Estados Unidos ao lado da Entente.
	
	C
	A entrada da Espanha fascista do lado da Entente como aliado improvável.
	
	D
	A derrota da Alemanha na Frente Ocidental diante dos franceses e belgas.
	
	E
	O armistício da Rússia com a Alemanha pelo Tratado de Brest-Litovsk.
Questão 3/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Leia a informação:
“O imperialismo não é um ato de simples acumulação e aquisição. Ele é sustentado e talvez impelido por potentes formações ideológicas que incluem a noção de que certos territórios e povos precisam e imploram pela dominação.”
Após esta avaliação, caso queira ler mais sobre isto está disponível em: SAID, E. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 40.
Considerando a informação e os conteúdos da Aula 1, Vídeo 2, Tema 1: Uma introdução ao imperialismo sobre o imperialismo no século XX, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	O imperialismo foi um processo histórico que teve pouco impacto, pois suas consequências estavam restritas ao continente europeu.
	
	B
	As nações imperialistas defendiam uma perspectiva colaborativa entre os países; por isso, desenvolviam parcerias pacíficas com as colônias.
	
	C
	O imperialismo se restringiu à ocupação territorial; não houve, portanto, tentativas de dominação ideológica ou cultural.
	
	D
	O imperialismo culminou na Primeira Guerra Mundial e tem de ser compreendido no contexto de expansão de um sistema econômico capitalista industrial burguês, que modificou a geopolítica mundial.
	
	E
	Apesar de o imperialismo ter como base a ideia de domínio e conquista, os países imperialistas não se utilizavam da violência para conquistar suas colônias.
Questão 4/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Leia o extrato de texto:
“[...] o movimento de mulheres da Rússia se difere das conquistas das mulheres ocidentais dentro do liberalismo, que reivindicavam a igualdade de direitos em relação aos homens, sem propor uma mudança abrupta nos padrões sociais, enquanto na Rússia pré e pós-revolucionária a transmutação do papel e dos costumes impostos à mulher era crucial.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: URSO, G. S. (Org.). A revolução das mulheres: emancipação feminina na Rússia soviética – artigos, atas, panfletos, ensaios. São Paulo: Boitempo, 2017.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, assinale a afirmativa que apresenta algumas das discussões trazidas pelas ativistas feministas da revolução russa:
	
	A
	A falta de métodos contraceptivos, a recorrência ao aborto e o precário acesso à educação.
	
	B
	A necessidade de lutar contra os homens, e a subordinação feminina em postos de trabalho.
	
	C
	A igualdade de direitos civis, a liberdade sexual, o controle de natalidade.
	
	D
	A afirmação de que as mulheres são moralmente superiores aos homens.
	
	E
	A recorrência ao aborto, a crítica às instituições religiosas, a luta contra os homens.
Leia a passagem de texto:
“Camisas negras de Milão, camaradas operários! Há cinco anos, as colunas de um templo que parecia desafiar os séculos desabaram. [...] O fascismo estabeleceu a igualdade de todos diante do trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DISCURSO de Mussolini dirigido aos operários milaneses, em 7 de outubro de 1934. In: MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963). São Paulo: Hucitec/EDUSP, 1977. p. 175-177.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, sobre algumas características do fascismo italiano, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Foi um partido político antiliberal, antinacionalista, com propostas estatizantes no setor da economia.
	
	B
	Foi um movimento político anticomunista, antiliberal, de cunho nacionalista.
	
	C
	Foi um movimento anticomunista, liberal, com críticas à existência de um líder carismático.
	
	D
	Foi um movimento de ideologia comunista, crítico ao livre mercado, com forte apelo nacionalista e adoção de medidas econômicas protecionistas.
	
	E
	Foi um partido anticomunista, com a proposta de instaurar uma nova ordem social coletivista, sem classes

Continue navegando