Buscar

Paper Seminário Introdução a Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

����
� PAGE \* MERGEFORMAT �2�
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: INTRODUÇÃO À PESQUISA�
Claudimara Amabile Salini Sandi1
Cleber Bertol2
 Patricia Streit3 
Rosmeri Matté Horbach4
Luiza Fernanda de Cól5
	
RESUMO
A parte que antecede o "corpo" do trabalho, consiste em um resumo do mesmo. O resumo deve conter os principais dados e as conclusões do trabalho. 
Palavras-chave: Artigo científico. Normatização. NBR-6023. 
1. INTRODUÇÃO
A primeira parte do trabalho propriamente dito é a introdução. Esta deve ser clara e suscinta e deve descrever os objetivos do trabalho. Pode indicar os motivos que levaram o autor a escrever o trabalho e pode descrever algumas das informações já existentes sobre o mesmo assunto.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A fundamentação teórica consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado, identificando o grau de importância e a estrutura conceitual (PEROVANO, 2016). De acordo com Perovano (2016), a revisão permite a identificação de questões e temas, bem como a verificação de assuntos ainda não pesquisados. 
“Afinal, os problemas não se reduzem ao campo científico, mas carregam valores e aspectos sociais, éticos e culturais, o que exige uma educação em ciência e tecnologia, uma verdadeira alfabetização científica” (ROSA; TREVISAN, 2016, p. 735).�
Atualmente, observa-se a necessidade de que se ampliem, linhas de pesquisa que busquem pensar a educação no ensino superior, em conexão com o ensino médio e o ensino fundamental. A formação inicial do professor pesquisador deve ser planejada e realizada na totalidade da formação do ser humano, focando o profissional que trabalha com a educação, em todos esses níveis (PIRES, 2009).�
Segundo Oliveira (2010) encontra-se uma certa provocação para que se realize o desafio de uma certa equivalência em número de projetos de Iniciação Científica e de alunos entre as diferentes regiões brasileiras, “refere-se de acrescentar o investimento no PIBIC e programas parecidos, que proporcionem a iniciação científica não apenas num nível avançado do ensino, mas desde os primórdios”�.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Nesta parte do trabalho, que segue a introdução, os autores descrevem o tipo e a quantidade das observações feitas, bem como os métodos empregados para a sua coleta, registro e avaliação. 
	
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados encontrados são relatados de uma forma organizada e sistematizada. Quando se estuda um grupo de casos ou de observações, os percentuais da ocorrência de cada observação também são relatados. A importância e o significado de certos resultados podem ser melhor avaliados pela análise estatística.
5. CONCLUSÃO
A análise dos resultados encontrados e o seu significado no contexto em que foram estudados levam às conclusões do trabalho. Esta seção deve ser bastante clara e concisa. Quando os resultados não forem inteiramente conclusivos, isto deve ser apontado.
REFERÊNCIAS
PEROVANO, Dalton Gean. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: Intersaberes, 2016.
PIRES, Regina Celi. M. Formação inicial do professor pesquisador através do programa PIBIC/CNPq: o que nos diz a prática profissional de egressos? Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 14, n. 2, jul. 2009.
OLIVEIRA, Elizangela Lizardo. A formação científica do jovem universitário: um estudo com base no programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). 114 f. 2010. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
ROSA, Geraldo Antônio da; TREVISAN, Amarildo Luiz. Filosofia da tecnologia e educação: conservação ou crítica inovadora da modernidade? Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, p. 719-737, nov. 2016.�
�TÍTULO:
 INTRODUÇÃO À PESQUISA (FONTE 20 NEGRITO)
PREENCHER O RODAPÉ COM INFORMAÇÕES E NUMEROS DE CADA INTEGRANTE
�ISSO É UMA CITAÇÃO DIRETA CURTA 
(Terá aspas, Não é destacada do texto, Fonte 12, Espaçamento 1,5 entre as linhas).
�ISSO É UMA CITAÇÃO DIRETA LONGA
(Sem aspas, Destacada do texto (recuo de 4 cm do texto), Fonte 10, Espaçamento simples entre as linhas). 
�ISSO É UMA CITAÇÃO INDIRETA
 
�Verificar formatação do trabalho a partir da página 118 do livro, na página 135 fala sobre a formatação da referencia
1;2;3;4 Acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis, em nível de Graduação, Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI – Concórdia/SC
5 Tutora Externa do Curso de Ciências Contábeis, em nível de Graduação, Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI – Concórdia/SC
����

Outros materiais