Buscar

paper_seminario_

Prévia do material em texto

2
TÍTULO
 Alexiana da Silva Oliveira
 Samara Geraldo Macieira
 Dalila Xavier de Sousa¹ 
 Andriele Pinto de Amorim²
	
RESUMO
A parte que antecede o "corpo" do trabalho, consiste em um resumo do mesmo. O resumo deve conter os principais dados e as conclusões do trabalho. 
Palavras-chave: Artigo científico. Normatização. NBR-6023. 
1. INTRODUÇÃO
A primeira parte do trabalho propriamente dito é a introdução. Esta deve ser clara e suscinta e deve descrever os objetivos do trabalho. Pode indicar os motivos que levaram o autor a escrever o trabalho e pode descrever algumas das informações já existentes sobre o mesmo assunto.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A fundamentação teórica consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado, identificando o grau de importância e a estrutura conceitual (PEROVANO, 2016). De acordo com Perovano (2016), a revisão permite a identificação de questões e temas, bem como a verificação de assuntos ainda não pesquisados. 
De acordo com Barros (1991,.62),"interpretar significa buscar o sentido mais explicativo dos resultados da pesquisa."
 Não há área do conhecimento humano de que a pesquisa esteja ausente. Graças à investigação científica é que surgem tantas conquistas na saúde, nos meios de comunicação e transporte, na genética, no melhoramento de plantas e animais e no aproveitamento da energia elétrica entre outros. Deve-se a estas conquistas a valorização das ciências naturais e a fé nas pesquisas tecnológicas. (GRESSLER, 2004, p. 21)
Segundo Demo (1991), O objetivo central da vida académica é a pesquisa, com enfoque educativo e principalmente de iniciação científica, ou seja à universidade utiliza essa metodologia para promover a cidadania e gerar conhecimento dessa forma, a pesquisa é essencial e um método insubstituível. 
3. MATERIAIS E MÉTODOS
	Nesta parte do trabalho, que segue a introdução, os autores descrevem o tipo e a quantidade das observações feitas, bem como os métodos empregados para a sua coleta, registro e avaliação. 
	
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados encontrados são relatados de uma forma organizada e sistematizada. Quando se estuda um grupo de casos ou de observações, os percentuais da ocorrência de cada observação também são relatados. A importância e o significado de certos resultados podem ser melhor avaliados pela análise estatística.
5. CONCLUSÃO
A análise dos resultados encontrados e o seu significado no contexto em que foram estudados levam às conclusões do trabalho. Esta seção deve ser bastante clara e concisa. Quando os resultados não forem inteiramente conclusivos, isto deve ser apontado.
REFERÊNCIAS
Barros.citaçoesacademicas,disponívelem<citacoesacademica.blogspot.com/2014/10/barros-1991-p-62html>
Demo, Pedro. Desafios modernos da educaçao. 04 . ed . Petrópolis: Vozes, 1996
GRESLER, Lori Alice: projetos e relatórios/Lori Alice Gissler. -2.ed.rev.atual, -São Paulo:Loyola,2004.
Ao elaborar as Referências do seu trabalho, lembre-se de que as obras devem ser apresentadas em ordem alfabética!.
PEROVANO, Dalton Gean. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: Intersaberes, 2016.
1 Alexiana da Silva Oliveira
Samara Geraldo Macieira
Dalila Xavier de Sousa
2 Andriele Pinto de Amorim
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASS	ELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa

Continue navegando