Buscar

ESTUDO DE CASO

Prévia do material em texto

MÓDULO/FASE Módulo C – Fase II (2019) ÁREA LINGUAGENS E SOCIEDADE (LETRAS & HISTÓRIA)
1. Qual a importância do Romantismo enquanto estética e expressão no século XIX? De que maneira tal perspectiva foi impactada pelos múltiplos processos de construção dos estados nação no período? 2. Qual obra você sugeriria para exemplificar a influência do Romantismo no projeto literário de José de Alencar (em conexão com o contexto brasileiro vivido no século XIX)? Justifique a sua resposta. *Responda no formato de resposta-texto entre 500 e 800 caracteres
O Romantismo brasileiro surge no início do século XIX, tendo como marco inicial o autor Gonçalves de Magalhães.
Considera-se o início do Romantismo brasileiro em 1836, pouco depois da independência do Brasil em relação a Portugal (1822). Assim, o país passava por uma reestruturação, já que deixava de ser colônia portuguesa. Podemos perceber essa transição na temática nacionalista e indianista da primeira fase do Romantismo brasileiro.
Além disso, o Brasil era um dos poucos países mantenedores da escravidão, o que passou a afetar diretamente a economia do país. Pode-se ver traços abolicionistas nas obras românticas, demonstrando também o contexto social do Brasil à época. No final do século XIX é abolida a escravidão, pouco depois do que se estima ser o fim do Romantismo.O Romantismo foi um movimento estético e cultural que revolucionou a sociedade nos séculos XVIII e XIX, deixando para trás valores clássicos e inaugurando a modernidade nas artes. As obras românticas baseavam-se, então, em valores da burguesia, classe social que substituía a elite absolutista em diversos países.O romantismo é um movimento caracterizado pela interpretação do mundo de forma diferente da racional e iluminista, a medida que interpreta os acontecimentos de forma mais sensacionalista.O romantismo tinha como principal preocupação a estética, relacionado a idealização do mundo, não a sua interpretação direta e racional, dando origem a sentimentos nacionalistas por exemplo.Esta perspectiva apresentou impactos artísticos, políticos e filosóficos, a medida que apresentou uma nova perspectiva geral do mundo.Portanto, o romantismo apresentou uma importância estética por esta ser sua principal preocupação, por estar relacionada a interpretação do mundo mais idealizada, menos racional, influenciando a política, a filosofia e o meio artístico.O Romantismo foi o movimento literário que sucedeu o neoclassicismo, estando em voga entre o final do século XVII e meio do século XVIII. No Brasil, ele coincidiu com as primeiras décadas de independência política (conquistada em 1822) e esteve relacionado com a construção de uma identidade nacional própria. Essa construção de identidade passava pela exaltação do índio homem, retratado como um “guerreiro dos trópicos”, e da índia mulher, que tinha seus atributos físicos idealizados e associados diretamente à natureza. A obra de José de Alencar está relacionada diretamente a esse quadro, sendo Iracema e O Guarani, duas de suas obras, os dois mais notáveis exemplos desse tratamento de idealização dado ao índio no período.

Continue navegando