Buscar

Resenha filme Sócrates

Prévia do material em texto

Resenha Filme: Sócrates
O filme Sócrates retrata a história de um pensador que tinha como missão despertar e educar as consciências, tendo como influência a filosofia de outro grande filósofo grego: Anaxágoras. Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Era através da palavra, que o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. Não era aceito pela aristocracia grega, pois defendia idéias contrarias ao funcionamento da sociedade grega. Sócrates foi acusado por Mileto e Anito de corromper os jovens e negar os deuses e introduzir outros deuses a cultura grega. O que levou esse grande mestre da filosofia a ser condenado a se suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta. Socrates levava os jovens a pensar fazendo-lhes perguntas, seus principais métodos de transmissão de conhecimento e sabedoria era o diálogo e o questionamento. Sócrates questiona as tradições gregas, entre elas costumes dos cidadãos e suas crenças, inclusive nos deuses. A inteligência para pensar e o talento para a oratória o tornam popular entre os jovens atenienses, o que desperta a atenção dos cidadãos poderosos e conservadores da cidade, entre as acusações contra Sócrates estava a de que ele estava introduzindo, novas entidades divinas a cultura grega. Sócrates dizia que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos.
Em uma das suas conversas com críton, Sócrates referia se a morte com uma libertação e que se não poderia ter a certeza estando no seu corpo ou o conhecimento lhe era vedado ou só o teria com a morte. Se a morte fosse suave e significasse libertação sacrificariam com alegria um galo a Asclépio. 
Sócrates acreditava que as idéias pertenciam a um mundo que somente os sábios conseguiam entender, fazendo com que o filósofo se tornasse o perfeito governante para um Estado. Opunha-se à democracia aristocrática que era praticada em Atenas durante sua época. Acreditava que a perfeita república deveria ser governada por filósofos. Sócrates acreditava que o melhor modo para as pessoas viverem era se concentrando no próprio desenvolvimento ao invés de buscar a riqueza material. Convidava os outros a se concentrarem na amizade e em um sentido de comunidade, pois acreditava que esse era o melhor modo de se crescer como uma população. Suas ações são provas disso: ao fim de sua vida, aceitou sua sentença de morte quando todos acreditavam que fugiria de Atenas, pois acreditava que não podia fugir de sua comunidade.

Continue navegando