Buscar

Faça uma resenha do filme Sócrates (Socrate) - Itália, França e Espanha, 1971, dirigido por Roberto Rossellini. Diretor Roteiristas Elenco Duração ...

Faça uma resenha do filme Sócrates (Socrate) - Itália, França e Espanha, 1971, dirigido por Roberto Rossellini.
Diretor
Roteiristas
Elenco
Duração
O filme retrata uma parte da vida de Sócrates, mais precisamente na parte do julgamento e condenação do mesmo.
O diretor do filme escolhe seguir a representação feita por Platão de seu mestre, representando Sócrates como uma divindade.
O filme traz uma visão de vulnerabilidade de Sócrates, pois o filósofo era incapaz de lucrar com seus ensinamentos.
Sócrates elaborou sua defesa usando sua capacidade de persuasão, porém mesmo com todas as incoerências presentes na acusação, o resultado foi o mesmo, sentença de exílio vitalício ou ter a língua cortada para impossibilitar o filósofo de falar.
Sócrates optou por se despedir dos amigos, alunos e família e tomar veneno.

Essa pergunta também está no material:

TRABALHO 01
2 pág.

Filosofia Universidade IbirapueraUniversidade Ibirapuera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O filme "Sócrates" (Socrate), dirigido por Roberto Rossellini em 1971, retrata uma parte da vida do filósofo Sócrates, focando especialmente em seu julgamento e condenação. O diretor escolheu seguir a representação feita por Platão de seu mestre, retratando Sócrates como uma divindade. A obra apresenta uma visão de vulnerabilidade de Sócrates, mostrando que o filósofo era incapaz de lucrar com seus ensinamentos. Durante o julgamento, Sócrates elabora sua defesa utilizando sua habilidade persuasiva, expondo as incoerências presentes na acusação. No entanto, mesmo com seus argumentos, ele é condenado à sentença de exílio vitalício ou à amputação da língua para impedi-lo de falar. Diante dessa situação, Sócrates opta por se despedir de seus amigos, alunos e familiares e escolhe tomar veneno. O filme aborda, portanto, a coragem e a determinação de Sócrates em defender suas ideias e princípios, mesmo diante da injustiça e da condenação. A duração do filme não foi mencionada na descrição fornecida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais