Buscar

aula 10

Prévia do material em texto

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
10a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
		
	
	
	
	
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Segundo Peter Senge, o ponto de partida para se tornar learning organization está no engajamento de todos os membros da empresa. A falta de motivação individual é um fator que dificulta o engajamento em processos de mudança. Os principais benefícios da aplicação dos conceitos de aprendizagem organizacional são, com EXCEÇÃO de:
		
	 
	Treinamento com foco na tarefa.
	
	Crescimento pessoal e profissional.
	
	Motivação para desenvolvimento de competências pessoais.
	
	Satisfação com o ambiente de trabalho.
	
	Uso de criatividade na solução de problemas.
	Respondido em 27/10/2019 19:22:21
	
Explicação:
As alternativas se referem aos principais benefícios da aplicação dos conceitos de aprendizagem organizacional com exceção da resposta que aponta uma característica da Administração Científica.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A escolha organizacional e o determinismo ambiental acabam sendo variáveis independentes no processo de adaptação. Os indivíduos e as instituições escolhem as circunstâncias para a tomada de decisão; podem construir, eliminar ou redefinir as características objetivas do ambiente, criando suas próprias medidas de realidade por meio da delimitação das próprias decisões. Relação entre escolha estratégica e determinismo ambiental na adaptação organizacional resulta em quatro situações, nas quais NÃO está:
		
	 
	Burocracia, pirâmide de Maslow, incentivo financeiro.
	
	Adaptação por design, escolha estratégica, máxima escolha,
	
	Diferenciação ou foco, escolha diferenciada, adaptação com restrição.
	
	Seleção natural, escolha mínima, adaptação ou eliminação.
	
	Escolha indiferenciada, escolha incremental adaptação por acaso
	Respondido em 27/10/2019 19:24:50
	
Explicação:
A Burocracia é o modelo organização de Max Weber. A pirâmide de Maslow é o modelo de motivação de Maslow. O incentivo financeiro é uma forma de reconhecimento pelos esforços dos colaboradores.
Portanto nenhum desses modelos fazem parte da Relação entre escolha estratégica
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Autores de administração acreditam que a escolha estratégica e determinismo ambiental são excludentes. Hrebiniak e Joyce argumentam que são variáveis independentes e que elas desenvolver uma tipologia de adaptação organizacional. As interações destas variáveis trazem como resultado quatro tipos principais de adaptação, entre as quais NÃO pode ser escolhida:
		
	
	A seleção natural com mínima escolha e adaptação.
	
	A escolha sem diferenciação com escolha incremental e adaptação por chance.
	 
	O criacionismo, já que acredita-se nessa teoria não na ciência, mas na criação como realização divina.
	
	A diferenciação com alta escolha e alto determinismo do meio e adaptação com restrições.
	
	A escolha estratégica com máxima escolha e adaptação por design.
	Respondido em 27/10/2019 19:19:52
	
Explicação:
O criacionismo é a compreensão de que Deus criou todas as coisas e por isso se essa teoria estivesse inlcuida na aula seria na abordagem da ECOLOGIA POPULACIONAL.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As organizações de aprendizagem ou organizações que aprendem têm como base cinco disciplinas, a saber: raciocínio sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada (ou objetivo comum) e aprendizagem em equipe (ou em grupo). Quanto às disciplinas, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A visão compartilhada diz respeito à imagem do futuro desejado, ao conjunto de objetivos, valores e compromissos que devem ser compartilhados.
	 
	Os modelos mentais são ideias concebidas após a adoção de determinados comportamentos e atitudes, sendo, portanto, uma consequência da forma como o indivíduo enxerga o mundo.
	
	Uma premissa para o aprendizado em equipe é a interação.
	
	O raciocínio sistêmico é a disciplina integradora das demais, levando à compreensão da realidade como um todo.
	
	Domínio pessoal diz respeito ao reconhecimento da força extraordinária que as pessoas passam a ter quando decidem viver exatamente como são
	Respondido em 27/10/2019 19:25:56
	
Explicação:
Modelos mentais influenciam a forma como a pessoa enxerga o mundo, não o contrário.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em 1962, Alfred Chandler Jr. Realizo uma das mais sérias investigações históricas abordando a estratégia de negócios. Estudou quatro grandes empresas americanas: a DuPont, a General Motors, a Standar Oil Co.(New Jersey) e a Sears Roebuck & Co; demonstrou que as estruturas destas empresas foram necessariamente adaptadas e ajustadas às suas estratégias durante todo um processo histórico envolvendo quatro fases distintas, EXCETO:
		
	
	Racionalização do uso de recursos em expansão.
	 
	Estudo dos tempos e movimentos.
	
	Racionalização do uso de recursos.
	
	Continuação do crescimento.
	
	Acumulação de recursos.
	Respondido em 27/10/2019 19:27:50
	
Explicação:
As alternativas se referem as fases do processo histórico de Chandler Jr., com exceção da resposta que diz respeito a Administração Científica,
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Organização que Aprende é uma mudança organizacional, uma nova filosofia que deve ser adotada por todos da organização. É como uma teia na qual cada componente responde e influencia cada um dos outros elementos. Quais dos elementos abaixo influenciam na aprendizagem destas organizações e no seu autodesenvolvimento, com EXCEÇÃO de:
		
	
	 Liderança.
	
	Empowerment.
	
	 Cultura.
	 
	Estudo dos tempos e movimentos.
	
	 Compartilhamento de informações.
	Respondido em 27/10/2019 19:28:15
	
Explicação:
As alternativas são citam elemento que influenciam a aprendizagem nas organizações, com exceção da reposta que se refere a uma característica da Administração Científica.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	(CESGRANRIO ¿ 2014 ¿ FINEP ¿ Analista de Gestão e Planejamento) Um empresário do setor alimentício está insatisfeito com os resultados que sua empresa tem apresentado nos últimos anos, porém, não sabe como proceder para reverter essa situação. Para analisar a situação, contratou um consultor que lhe propôs a adoção de um novo modelo de gestão. O modelo de gestão indicado pelo consultor foi a Gestão por Resultados. Esse modelo de gestão é uma abordagem da administração que
		
	
	trata a organização como um grupo de pessoas, enfatizando-as, com delegação plena de autoridade e autonomia do empregado.
	 
	direciona os esforços da empresa, por meio do planejamento e controle, para atingir resultados, tornando-se necessário definir em que negócio a empresa está atuando e aonde pretende chegar.
	
	estabelece as normas e regulamentos, definindo como a organização deve funcionar e conferindo aos superiores hierárquicos a possibilidade de utilizar meios coercitivos na busca dos resultados.
	
	enfatiza as técnicas de racionalização do trabalho do operário através do estudo dos tempos e movimentos, objetivando obter baixos custos unitários de produção.
	
	enfatiza a estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico, e tem como objetivo principal a busca da máxima eficiência.
	Respondido em 27/10/2019 19:28:44
	
Explicação:
O modelo de gestão adotado é direcionar os esforços da empresa, por meio do planejamento e controle, para atingir resultados, tornando-se necessário definir em que negócio a empresa estáatuando e aonde pretende chegar.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No que concerne à Teoria Geral da Administração, assinale a alternativa correta.
		
	
	A Teoria Sistêmica foi a primeira a enfatizar a estrutura organizacional, segundo a qual a empresa desempenha as funções técnicas, administrativas, comerciais, contábeis, de segurança e financeiras. 
	
	Os quatro princípios da Administração Científica de Fayol são: princípio da qualidade, princípio da exceção, princípio da competência e o princípio da competitividade.
	
	Estudando todas as escolas de TGA, é possível inferir que todas ofereceram uma significativa contribuição sob o ponto de vista científico. Contudo, o mesmo não se pode confirmar na prática do mundo corporativo contemporâneo, visto que a dinâmica do progresso torna-as obsoletas e impraticáveis.
	
	Nascida com Max Weber, a Teoria Comportamental trata da primeira abordagem humanística. Para ela, as empresas devem ser vistas como sistemas de decisão em que as pessoas percebem, sentem, decidem e agem apresentando diferentes comportamentos conforme as situações com que se deparam.
	 
	A escola das Relações Humanas, defendida por Elton Mayo, apresentou-se como opositora às ideias da Escola Clássica de Fayol, propondo a substituição dos conceitos da Teoria Clássica por outros como: motivação, comunicação, liderança, incentivos sociais, dentre outros, desenvolvidos a partir da Psicologia e da Sociologia Industriais. 
	Respondido em 27/10/2019 19:31:30
	
Explicação:
 (Incorreta) A teoria de sistema não enfatizava a estrutura organizacional.
 Max Weber é pai da teoria Burocrática.
 A teoria geral da administração pode ser confirmada na prática.
Fayol identificou 14 princípios

Continue navegando