Buscar

TGP - Caso Concreto 16

Prévia do material em texto

Caso Concreto 16 
1. Sobre a relação jurídica processual, assinale a alternativa INCORRETA: 
a) Trata-se de ramo do direito público. 
b) Relaciona-se com os demais ramos do Direito. 
c) A relação jurídica processual não possui como uma de suas características a autonomia.
d) Regulamenta a função jurisdicional do Estado.
2. Assinale a opção INCORRETA: 
a)Um dos principais anseios do processualista contemporâneo é garantir o acesso à justiça. 
b)Com o novo CPC( lei 13.105/15) é possível afirmar que houve influência dacommon law. 
c)O estudo da história do Direito Processual mostra que ele foi recebido como disciplina autônoma. 
d)O direito processual é ramo do direito privado.
3. ( FCC/ DPE/AP/2018) Não se excluirá da apreciação jurisdicional ameaça ou lesão a direito. Esse é o princípio da: 
a) inclusão obrigatória, decorrente da dignidade humana e do mínimo existencial, tratando-se de princípio constitucional e, simultaneamente, infraconstitucional do processo civil. 
b) vedação a tribunais de exceção ou do juiz natural, tratando-se apenas de princípio constitucional do processo civil. 
c) legalidade ou obrigatoriedade da jurisdição, tratando-se apenas de princípio infraconstitucional do processo civil. 
d) reparação integral do prejuízo, tratando-se de princípio constitucional e também infraconstitucional do processo civil. 
e) inafastabilidade ou obrigatoriedade da jurisdição e é, a um só tempo, princípio constitucional e infraconstitucional do processo civil. 
4. (CPCON/ Prefeitura PB/2017)O artigo 8° da Lei n° 13.105/15 (Novo Código de Processo Civil) trata sobre as normas fundamentais do Processo Civil, ao preceituar que: 
a)ao aplicar o ordenamento jurídico, o juiz observará os valores, fins sociais e às exigências do bem comum, com a finalidade de garantir a dignidade da pessoa humana e observando a moralidade, a proporcionalidade, a razoabilidade, a legalidade, a publicidade e a eficiência 
b) ao aplicar o ordenamento jurídico, o juiz atenderá aos valores, fins sociais e às exigências do bem comum, resguardando e promovendo a dignidade da pessoa humana e observando a moralidade, a proporcionalidade, a razoabilidade, a legalidade, a publicidade e a eficiência. 
c) ao aplicar o ordenamento jurídico, o juiz atenderá aos valores, fins sociais e às exigências do bem comum, de forma a promover a dignidade da pessoa humana e observando a moralidade, a proporcionalidade, a razoabilidade, a publicidade e a eficiência. 
d) ao aplicar o ordenamento jurídico, o juiz atenderá aos valores e fins sociais, resguardando e promovendo a dignidade da pessoa humana e observando a moralidade, a proporcionalidade, a razoabilidade, a legalidade, a publicidade e a eficiência. 
e) ao aplicar o ordenamento jurídico, o juiz atenderá aos fins sociais e às exigências do bem comum, resguardando e promovendo a dignidade da pessoa humana e observando a proporcionalidade, a razoabilidade, a legalidade, a publicidade e a eficiência. 
5. (IADES/ CREMEB/ 2017) À lei processual civil aplica-se a máximatempus regit actum(o tempo rege o ato). Considerando a aplicação da lei processual no tempo, assinale a alternativa correta. 
a) Constatada mudança na lei processual, podem-se rever decisões proferidas em processos exauridos. 
b) Processos em curso são atingidos pela nova lei processual, de modo que é possível rever os atos até então praticados. 
c) A lei processual, quando entra em vigor, possui efeito imediato e não retroage. 
d) É possível aplicar lei processual revogada, quando for mais benéfica ao réu. 
e) Aos processos futuros aplicam-se normas revogadas que estão de acordo com súmula do Supremo Tribunal Federal (STF). 
6. (ALESE/ FCC/ 2018) Os princípios processuais da inércia da jurisdição, da isonomia e da primazia do mérito significam, respectivamente, que o Judiciário: 
a) só age, como regra, quando provocado pelas partes; deve o juiz tratar as partes com igualdade no processo; e deve, o juiz, priorizar a prestação da jurisdição julgando o mérito da ação, sempre que for possível suprindo e sanando irregularidades processuais. 
b) age com menos eficiência do que deveria, mostrando-se inerte; o juiz deve tratar as partes com igualdade; e o juiz deve julgar com prioridade o mérito, sanando as irregularidades processuais sempre que possível. 
C) só age quando provocado pelas partes; deve o juiz tratar as partes com base na lei, observando o contraditório e a ampla defesa; e somente quem tem mérito deve vencer o processo, não se permitindo privilégios a ninguém por sua condição pessoal. 
d) deve vencer sua inércia, visando a tornar-se mais eficiente, em prol da sociedade; deve o juiz tratar as partes com igualdade; e o mérito do pedido deve prevalecer, devendo o juiz suprir e sanar irregularidades em qualquer ocasião. 
e) só age, como regra, quando provocado pelas partes; o juiz deve ser imparcial e observar o contraditório e a ampla defesa; e o pedido de maior mérito deve ser julgado procedente pelo juiz. 
7.(FAU/ Prefeitura/PR/2016) Jurisdição é o poder que o Estado detém para aplicar o direito a um determinado caso, com o objetivo de solucionar conflitos de interesses e com isso resguardar a ordem jurídica e a autoridade da lei. Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Pelo princípio do acesso á justiça, o Estado só exercerá a atividade jurisdicional se for devidamente provocado. 
b) Por se tratar de um ato de poder, o juiz exerce a jurisdição dentro de um limite espacial sujeito à soberania do Estado, limite este consagrado pelo princípio da investidura. 
c) Não há previsão legal para jurisdição voluntária em nosso sistema. 
d) A jurisdição pode ser classificada como contenciosa, ou seja, quando existe lide e o Estado atua na solução de um conflito; e voluntária, quando não existe lide e o Estado atua na administração do interesse das partes. 
e) Todas as alternativas estão corretas. 
8. ( IADES/ F.H de Brasília/ 2017 ) Em relação à jurisdição e ação, assinale a alternativa correta. 
a) A ação meramente declaratória é admissível, salvo na ocorrência de violação do direito. 
b) Para postular em juízo, é necessário ter interesse, legitimidade e possibilidade jurídica do pedido, sob pena de não apreciação do mérito da causa pelo órgão jurisdicional. 
c) O cancelamento de pensão alimentícia de filho que atingiu a maioridade não está sujeito a decisão judicial, ainda que nos próprios autos. 
d) O interesse do autor pode limitar-se à declaração da existência, da inexistência ou do modo de ser de uma relação jurídica, assim como da autenticidade ou da falsidade de documento. 
e) Ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio, mesmo quando autorizado pelo ordenamento jurídico. 
9. (CONSULPLAN/TJ/MG/2017) Com relação à função jurisdicional (jurisdição e ação), as assertivas abaixo estão corretas, EXCETO: 
a) A impossibilidade jurídica é uma das condições da ação. 
b) A jurisdição civil é exercida pelos juízes e tribunais em todo o território nacional. 
c) Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. 
d) Ninguém poderá pleitear em nome próprio direito alheio, salvo quando autorizado pelo ordenamento jurídico. 
10. (CESGRANRIO/2018) X, após solicitar, de forma insistente, que seu vizinho Y não deixasse seu cachorro solto nas áreas comuns do condomínio e não ser atendido, resolve mover ação judicial para ter seu pleito atendido. Na sala de mediação, em busca de alcançar um acordo com rapidez, o mediador R, pretendendo exercer uma postura colaborativa, utiliza técnicas de negociação, define em conjunto com as partes as regras procedimentais da audiência, sugere soluções para o litígio e estimula a cooperação entre todos. Considerando-se o caso descrito e o Código de Processo Civil em vigor, o(a):
 a) mediador e as partes não têm autonomia para estabelecer normas procedimentais relativas à mediação. 
b) mediador deve auxiliar na compreensão das questões em conflito, mas a sugestão para a solução do litígio cabeao conciliador.
 c) mediador, assim como os membros de sua equipe, poderá depor acerca de fatos ou elementos oriundos da conciliação ou da mediação.
 d) aplicação de técnicas negociais é vedada, pois desrespeita a autonomia da vontade das partes. 
e) conciliação é informada pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade e da publicidade.

Continue navegando

Outros materiais