A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
APOL 2-NOTA 100 - Política de Seguridade Social Previdência Social

Pré-visualização | Página 1 de 1

APOL 2/NOTA 100 - Política de Seguridade Social: Previdência Social
Questão 1/5 - Política de Seguridade Social: Previdência Social
No tema cinco da aula 2, vimos que os benefícios pensão por morte e auxílio reclusão têm a característica comum de garantir a proteção previdenciária ao dependente do segurado que comprovar dependência econômica
Sobre o benefício auxílio reclusão, assinale a alternativa correta.
	
	A
	É pago ao dependente quando da prisão do segurado, cumprindo as mesmas regras de qualidade de segurado e carência do benefício pensão por morte.
	
	B
	É uma ajuda do governo para à família do preso, sem a necessidade de estar em situação de segurado no sistema previdenciário.
	
	C
	O auxílio reclusão é um benefício pago à família do preso apenas em caso de crimes não graves, e se o segurado não for para regime fechado.
	
	D
	Para a concessão deste benefício, a família do segurado deve comprovar renda junto ao INSS para atestar sua condição de pobreza.
Leia o parágrafo a seguir e na sequência responda a questão.
É o benefício que toda segurada da Previdência Social tem direito a receber por um período de até 120 dias, pago nas situações de parto, inclusive de natimorto, adoção e guarda judicial, com finalidade de adoção.
O texto acima refere-se ao:
	
	A
	Salário família
	
	B
	Salário maternidade
	
	C
	Bolsa família
	
	D
	Auxílio gravidez
Questão 3/5 - Política de Seguridade Social: Previdência Social
Sobre a proteção e o amparo previdenciário vimos que estes estão condicionados a três fatores: a carência, a qualidade de segurado e o fator que gerou o requerimento do benefício. Em relação à carência podemos afirmar que este fator está relacionado à:  
	
	A
	ao nascimento ou adoção de filhos, o falecimento
	
	B
	ao acidente de trabalho ou de qualquer natureza
	
	C
	a incapacidade para o trabalho e a idade avançada.
	
	D
	a quantidade mínima de contribuição necessária para ter acesso aos benefícios da Previdência Social
Questão 4/5 - Política de Seguridade Social: Previdência Social
Na aula 02 vimos que todo cidadão ou cidadã que contribuir mensalmente com a Previdência será identificado como segurado (a), e poderá ter direito aos benefícios e serviços oferecidos pelo INSS. A inscrição pode ser obrigatória ou facultativa. De acordo com o conteúdo da aula, a partir de que idade é possível contribuir como segurado?
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	A partir de 16 anos de idade,
	
	B
	A partir dos 18 anos de idade
	
	C
	A partido dos 21 anos de idade
	
	D
	A partir dos 14 anos de idade
Questão 5/5 - Política de Seguridade Social: Previdência Social
Na aula 2, vimos que há três os tipos de aposentadorias previstas no Regime Geral de Previdência Social, os quais representam cerca de 67% dos benefícios previdenciários.
Escolha os itens que comtempla os três tipos de aposentaria previsto no Regime Geral de Previdência Social brasileiro, a na sequência assinale a alternativa que contém a resposta correta.
I - A aposentadoria por idade, prevista para o segurado que atingir a idade mínima e a carência prevista na Lei n. 8.213/1991.
II - Aposentadoria por tempo de contribuição para o segurado que, ao completar 35 anos de contribuição (homem), e 30 anos de contribuição (mulher), com aplicação do fator previdenciário ou da tabela 85/95, que totaliza a soma da idade e tempo de contribuição para mulheres e homens respectivamente.
III – Aposentaria por idade, para idosos acima de 65 anos, sem necessidade de contribuição com o INSS.    
IV -  Aposentadoria por invalidez quando se tratar de incapacidade total e permanente para o trabalho, atestada pela perícia médica do INSS, com carência de 12 meses.
 
Assinale a alternativa correta.   
	
	A
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	
	B
	Estão corretas as alternativas I, II e IV.
	
	C
	As alternativas II e III estão corretas
	
	D
	Estão corretas as alternativas III e IV
Sua nota:
100