A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOL PREVIDÊNCIA SOCIAL

Pré-visualização | Página 1 de 3

PREVIDÊNCIA SOCIAL
1. Com base em suas leituras e estudo, responda: O marco jurídico para a criação do sistema previdenciário brasileiro ocorreu: (AULA 1)
C - Em 24 de janeiro de 1923, através do Decreto no. 4.682, conhecido como Lei Eloy Chaves
2. O Conselho Nacional de Previdência Social que tem como objetivo: (AULA 1)
A - garantir uma gestão quadripartite, com a participação do governo, empregadores, trabalhadores ativos e aposentados
3. A autora afirma que o conceito de Previdência Social é confundido com o conceito de Seguridade Social. Porém, e eles se diferenciam por: (AULA 1)
A - a previdência brasileira recebeu influências do modelo bismarckiano que é um sistema de seguros semelhante aos seguros privados
4. A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à: (AULA 1)
C - saúde, assistência social e previdência
5. Política social é um tipo de política pública que tem como direcionamento: (AULA 1)
B - Participação da sociedade civil; 
6. Conforme seus estudos acerca dos regimes que compõem a Previdência Social no Brasil, assinale a única alternativa que apresenta, corretamente, os regimes de previdência no Brasil. (AULA 1)
D - Regime Geral de Previdência Social (RGPS), Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), Regime de Previdência Complementar.
7. A estrutura da Previdência Social é composta também por órgão colegiados que possuem o caráter de assessoria à Previdência Social. Dentre eles, destaca-se: (AULA 1)
A – Conselho Nacional da Previdência Social – CNPS e Conselho de Recursos da Previdência Social – CRPS.
8. Leia as afirmativas, relativas aos conceitos de política social: (AULA 1)
I – Políticas socias se referem aos padrões de proteção social implantado pelas iniciativas privadas;
II – Políticas sociais são voltadas a redistribuição dos benefícios sociais;
III – As políticas sociais visam a diminuição das desigualdades produzidas pelo sistema socioeconômico;
São corretas as afirmativas:
C – II e III;
9. Na aula 02 vimos que todo cidadão ou cidadã que contribuir mensalmente com a Previdência será identificado como segurado (a), e poderá ter direito aos benefícios e serviços oferecidos pelo INSS. A inscrição pode ser obrigatória ou facultativa. De acordo com o conteúdo da aula, a partir de que idade é possível contribuir como segurado? Assinale a alternativa correta.
A - A partir de 16 anos de idade
10. Sobre a proteção e o amparo previdenciário vimos que estes estão condicionados a três fatores: a carência, a qualidade de segurado e o fator que gerou o requerimento do benefício. Em relação à carência podemos afirmar que este fator está relacionado à: (AULA 2)
D - a quantidade mínima de contribuição necessária para ter acesso aos benefícios da Previdência Social.
11. No tema cinco da aula 2, vimos que os benefícios pensão por morte e auxílio reclusão têm a característica comum de garantir a proteção previdenciária ao dependente do segurado que comprovar dependência econômica. Sobre o benefício auxílio reclusão, assinale a alternativa correta.
A - É pago ao dependente quando da prisão do segurado, cumprindo as mesmas regras de qualidade de segurado e carência do benefício pensão por morte
12. Leia o parágrafo a seguir e na sequência responda a questão. “É o benefício que toda segurada da Previdência Social tem direito a receber por um período de até 120 dias, pago nas situações de parto, inclusive de natimorto, adoção e guarda judicial, com finalidade de adoção.” O texto acima refere-se ao: (AULA 2)
B – Salário maternidade
13. O  Auxílio Reclusão considerando os demais benefícios da Previdência: (AULA 2)
C - Representa 0,2% dos benefícios pagos pela Previdência
14. Na aula 2, vimos que há três os tipos de aposentadorias previstas no Regime Geral de Previdência Social, os quais representam cerca de 67% dos benefícios previdenciários.
Escolha os itens que comtempla os três tipos de aposentaria previsto no Regime Geral de Previdência Social brasileiro, a na sequência assinale a alternativa que contém a resposta correta.
I - A aposentadoria por idade, prevista para o segurado que atingir a idade mínima e a carência prevista na Lei n. 8.213/1991.
II - Aposentadoria por tempo de contribuição para o segurado que, ao completar 35 anos de contribuição (homem), e 30 anos de contribuição (mulher), com aplicação do fator previdenciário ou da tabela 85/95, que totaliza a soma da idade e tempo de contribuição para mulheres e homens respectivamente.
III – Aposentaria por idade, para idosos acima de 65 anos, sem necessidade de contribuição com o INSS.    
IV - Aposentadoria por invalidez quando se tratar de incapacidade total e permanente para o trabalho, atestada pela perícia médica do INSS, com carência de 12 meses.
Assinale a alternativa correta.   
B - Estão corretas as alternativas I, II e IV
15. Para manter a qualidade de segurado ou dependente é necessário que os segurados da previdência social (AULA 2)
B – estejam em dia com as contribuições previdenciárias
16. A proteção e amparo previdenciário estão condicionados a três fatores. São estes: (AULA 2)
B – a carência, a qualidade de segurado e o fato que gerou o requerimento;
A aposentadoria por invalidez será sugerida pela perícia médica quando: (AULA 2)
A - A constatação da incapacidade laboral irreversível e permanente, podendo ser revisada a cada dois anos conforme dispõe a Lei 8.213/91.
Aposentadoria especial é garantida ao segurado ou assegurado que comprovar: (AULA 2)
A - exposição a agentes nocivos à saúde como calor ou ruído de forma contínua e ininterrupta em níveis de exposição acima dos limites estabelecidos em legislação própria por período mínimo de 180 meses.
Em relação ao segurado facultativo, é correto afirmar: (AULA 2)
I - Toda a pessoa, maior de 16 anos, mesmo sem renda, pode optar  contribuir com a Previdência Social;
II - Aquelas que se dedicam às atividades domésticas não  remuneradas e presidiários não remunerados não podem ser segurados facultativos;
III - Estudantes e bolsistas não podem contribuir, visto que tem uma  renda.
São corretas: 
A – somente I
Em relação a aposentadoria por tempo de contribuição: (AULA 2)
C - É o benefício a que tem direito o segurado (a) da Previdência Social, ao completar 35 anos de contribuição, se homem, e 30 anos de contribuição se mulher
A quantidade mínima de contribuição necessária para ter acesso aos benefícios da Previdência Social é chamada de: (AULA 2)
C – carência
Conforme estudamos na aula 03 para manter o consenso , o Estado incorpora demandas das classes subalternas “Ao incorporar essas demandas, abre-se a possibilidade do Estado ser controlado também por essas classes , Portanto o controle social pode se efetivar no âmbito da política públicas (ibidem) Marque a alternativa que melhor completa a sentença abaixo:
“______é o termo utilizado para denominar a ______ da sociedade na elaboração ______e _________ das políticas sociais”
B - Controle Social, participação; implementação e fiscalização 
17. O Benefício de Prestação Continuada é: (AULA 3)
B - Um benefício assistencial, não contributivo, previsto na Lei Orgânica de Assistência Social
18. Leia as seguintes afirmativas, em relação a Previdência Privada: (AULA 3)
I. Com o aparente déficit da Previdência Social pública e diante do eminente risco do não acesso à aposentadoria, os planos de previdência privada passam a ser uma alternativa de proteção para os/as trabalhadores/as.
II. Para Granemann (2006), a previdência privada significa uma complementação da política social, visto que esta não dá conta das demandas sociais.
III. Para Granemann (2006), previdência privada é um dos mecanismos de mercantilização e financeirização da previdência, quando passa a ser disputada pelas grandes instituições financeiras que capitalizam o salário do/a trabalhador nesta relação de compra e venda de mercadoria que o Estado passa a ter o papel central como regulador.
Em relação a afirmativa, são corretas:
C