Buscar

1 ANO FIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OBSERVAÇÕES: 
NÃO É PERMITIDO PEGAR NENHUM MATERIAL EMPRESTADO;
O CARTÃO RESPOSTA DEVE SER RESPENDIDO DE CANETA AZUL OU PRETA E SER ENTREGUE AO PROFESSOR DURANTE O PERÍODO DE PROVA;
CASO O ALUNO SEJA PEGO COM CONVERSAS PARALELAS, FAZENDO BARULHOS OU COM O CELULAR LIGADO DURANTE O PERÍODO DE APLICAÇÃO DA PROVA, A MESMA PODERÁ SER RECOLHIDA, POIS TAL ATO CARACTERIZA COLA.
�
→INSTRUÇÃO: VOCÊ DEVERÁ PREENCHER O GABARITO ABAIXO COM A RESPOSTA DE CADA QUESTÃO.
GABARITO:
	QUESTÃO
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	09
	10
	RESPOSTA
	A
	B
	C
	B
	A
	D
	A
	C
	E
	E
�
QUESTÃO 1 - A primeira pergunta encontrada em seu site de relacionamento :“quem sou eu:” Quando foi a última vez que você se perguntou: “Quem sou eu?”, “O que eu quero ser?”, “Para onde estou indo?”, “O que é que espero do meu futuro?”, “Quais os meus princípios e valores construídos?”, “Aquilo que sinto me faz ser eu?”, “Como saberei quem sou?”, “Por que tenho necessidade de conhecer-me, de ter consciência do meu eu?”.
Portanto:
a) A Filosofia exige um exercício constante de questionamentos sobre si mesmo e sobre o mundo que nos cerca.
b) Uma das mais famosas frases de Sócrates é: “Conhece-te a ti mesmo.” Baseando-se nela Sócrates teve curiosidade de conhecer os outros e se importar com a vida alheia.
c) "Conhece-te a ti mesmo" - o lema em que Sócrates cifra sua vida de sábio. O perfeito conhecimento do homem é o objetivo comum nos dias atuais. 
d) É através da arte de questionar e de raciocinar sobre os fenômenos, que a humanidade tem caminhado para a existência das guerras.
e) As pessoas não devem se conhecer, essa atitude é incompatível com a vida humana.
QUESTÃO 02 - "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato depende de decisões políticas." Bertold Brecht
 A partir da leitura do trecho acima, marque a opção que reflete o estado desse homem não politizado.
a) Otimismo e esperança.
b) Alienação e indiferença.
c) Satisfação e acomodação.
d) Conforto e segurança.
e) Amor e vida.
QUESTÃO 03 - "Perguntaram, certa vez, a um filósofo: "Para que serve a Filosofia?" Ele pensou durante um longo tempo e aparentando não saber a resposta continuou calado. Aquele que perguntava insistiu: "Vamos! Responda logo!". Então, o filósofo respondeu: "Para não darmos nossa aceitação ou negação imediata às coisas, sem maiores 
considerações". O apressado que interrogava foi embora calado". CARRIÈRE, Jean-Claude. Contos filosóficos do mundo inteiro, SP: Ediouro, 2008.
O conto apresenta, como um dos grandes desafios para o ensino de Filosofia, a (o):
a) Inutilidade da Filosofia para a educação escolar.
b) Falta de sentido prático da Filosofia no mundo atual.
c) Justificativa da disciplina diante das avaliações do ser humano.
d) Descontentamento com a vida.
e) Convencimento 
QUESTÃO 04 - A palavra filosofia possui, no senso comum, significados como: "a filosofia de vida da vovó", "a filosofia hindu" ou "a filosofia do novo técnico de futebol." "Mas, é preciso estar ciente de que a disciplina acadêmica que se intitula "filosofia" usa essa palavra num sentido estrito". IGLÉSIAS, Maura. O que é filosofia e para que serve? in: REZENDE, A. Curso de Filosofia, RJ: Zahar Editor, 1986, p.12. 
Assinale a opção na qual todos os itens apresentados estão associados ao significado abordado por Maura Iglésias.
a) Questionamentos; saber reflexivo e crítico; ciência de todas as coisas; saber de direção; saber da experiência, saber provisório e volátio.
b) Saber de direção; questionamentos; saber de todas as coisas; saber crítico e reflexivo; saber dos princípios fundamentais.
c) Saber de todas as coisas; saber das coisas fundamentais; saber científico e técnico; saber da experiência; saber inútil.
d) Saber de todas as coisas; sistematização de pensamentos; saber acrítico; saber das coisas fundamentais; saber técnico.
e) Não saber nada; mas pensar em saber.
QUESTÃO 05 - A mitologia grega, cujas principais fontes são a Teogonia, de Hesíodo, e a Ilíada e a Odisseia, de Homero, escritas no século VIII a.C., é constituída por um conjunto de mitos, entidades divinas ou fantásticas e lendas. A Teogonia é a mais completa e importante fonte de mitos sobre a origem e a história dos deuses. As histórias de grandes feitos, heróis e grandes combates constituem as narrativas escritas por Homero, como a Guerra de Troia. As narrativas mitológicas dão, assim, importantes testemunhos de muitos elementos da cultura da Grécia Antiga. Acerca da mitologia grega, 
a) Os mitos gregos surgiram quando ainda não havia escrita e eram transmitidos por poetas ambulantes chamados Aedos e Rapsodos, que os recitavam de cor em praça pública.
b) Nas narrativas, os deuses são descritos com aparência semelhante à dos seres humanos, contudo, diferentemente dos humanos, são desprovidos de sentimentos. 
c) A mitologia grega só existiu devido às obras escritas, como a Teogonia, de Hesíodo.
d) Nas narrativas mitológicas, não se inclui a ideia de verdade revelada.
e) Na mitologia grega, os homens são dependentes e vinculandos aos humores dos deuses. Os homens imitam os deuses.
QUESTÃO 06 - Sobre o significado da palavra FILOSOFIA, ela deriva do grego FILOS + SOFIA. Das alternativas abaixo somente uma corresponde a tradução dos dois termos acima para o Português:
a) Filos: filho; Sofia: casamento, ou filho casado;
b) Filos: desejo; Sofia: casamento, ou ansiedade com a hora do casamento;
c) Filos: amizade; Sofia: conhecimento, amizade franca com o conhecimento;
d) Filos: amizade; Sofia: sabedoria, ou amizade franca com a sabedoria;
e) Filos: Amor: Sofia: desejo.
QUESTÃO 07 - A elaboração de um discurso acerca da origem das coisas e sua explicação através dos processos de união e de separação são características.
a) presentes na filosofia pré-socrática e separam radicalmente o discurso mítico do filosófico.
b) encontradas tanto na filosofia pré-socrática quanto na poesia épica de Hesíodo, embora, no mito, a explicação seja dada e, na filosofia, ela seja buscada e questionada.
c) encontradas tanto em Hesíodo quanto em Parmênides, embora Hesíodo introduza seu discurso com uma
narrativa mítica, enquanto Parmênides introduz seu discurso com uma análise lógica da predicação.
d) peculiares ao período helenístico, em contraposição direta tanto ao pensamento platônico quanto ao aristotélico.
e) capazes de distinguir a poesia da filosofia pelo fato, puramente estilístico, de uma ser composta em versos e a
outra, em prosa.
QUESTÃO 08 - O mito é uma forma de conhecimento radicalmente distinta do conhecimento filosófico e científico. 
É INCORRETO afirmar que o mito:
a) tem a função de criar uma compensação simbólica e imaginária para dificuldades, tensões e lutas reais da realidade social que são tidas como insolúveis. 
b) constitui uma lógica da compensação de conflitos reais que permite a conservação da sociedade, de modo a ocultar a experiência concreta da história. 
c) contém sempre uma estrutura singular, de modo que é impossível estabelecer uma estrutura universal da cultura através da comparação de diferentes mitos. 
d) segundo Lévi-Strauss, não se pretende mostrar como os homens pensam nos mitos, mas como os mitos (através das estruturas) se pensam nos homens e à sua revelia.
e) é um relato sobre a origem do mundo, dos homens, dos saberes e das coisas em geral.
QUESTÃO 09 - A filosofia surgiu nas colônias gregas da Magna Grécia, entre o final do século VII e o início do século VI a.C. Várias condições históricas propiciaram o surgimento dessa forma de conhecimento que iria influenciar decididamente o Ocidente. Entre outras causas do surgimento da filosofia, é CORRETO apontar:
a) a invenção da arte náutica, da matemática e da astrologia, da informática.b) a introdução de pesos e medidas nos territórios da Grécia por parte dos orientais.
c) a invenção da lógica por Aristóteles, que definiu as regras do silogismo, tornando possível o tratamento científico da opinião pública e abatendo a pretensão dos sofistas de manipulá-la.
d) a Guerra do Peloponeso que aperfeiçoou as técnicas de combate naval e dos hoplitas, os primeiros infantes, cujo status de corpo armado democrático favoreceu a busca da isonomia e enterrou de vez a pretensão dos partidos aristocráticos.
e) a invenção da política, com o surgimento da lei como "instrumento regulador" das ações humanas em conjunto, e a descoberta do espaço público onde o discurso mítico e enigmático é substituído por aquele persuasivo, acessível a todo cidadão, que pôde, então, argumentar racionalmente, sustentando sua tese contra os demais.
QUESTÃO 10 - Muito cultuada entre os gregos da Antiga Grécia, hoje é comum encontrarmos pessoas dizendo que Filosofia é uma inutilidade; que o filósofo é aquele que fica pensando e dizendo coisas que ninguém entende. Tais argumentos encontram suas razões no tecnicismo, feto não abortado do mundo Globalizado que costuma atribuir a razão de existência das coisas somente se elas tiverem utilidade à favor do acúmulo de riqueza e, fundamentalmente, seja a curto prazo. Todos querem ver a utilidade da Ciência à curto prazo. Os resultados cultuados como bons são aqueles que podem ser empíricos e imediatos. As ciências no mundo globalizante têm as pretensões de acreditarem na existência da verdade, das técnicas e metodologias corretas e na tecnologia como status de racionalidade. Perdem de vista que a Filosofia é a mais antiga de todas as Ciências. Todos os campos dos saberes têm sua gênese na Filosofia. A Ciência parte de questões já formuladas e respondidas pela Filosofia. Tais respostas encontradas não devem ser tidas enquanto verdades absolutas, mas como algo tido como uma representação válida para o fenômeno – do contrário cairia no senso comum das coisas tidas como óbvias. Sobre os conceitos e a importância da Filosofia, o CORRETO:
a) É possível atribuir à Filosofia uma definição precisa e imediata e, ao mesmo tempo, completa sobre o que ela é.
b) A etimologia da palavra “Filosofia” por si só a explica e define.
c) A Filosofia é a especulação desregrada com o único fim de incitar a reflexão e aguçar a curiosidade.
d) É correto afirmar que a Filosofia é somente uma contemplação do conhecimento científico, pois ambos possuem o mesmo objeto de conhecimento.
e) Entende-se por exercício reflexivo o modo de pensar que auxilia o sujeito a compreender o mundo e, ao mesmo tempo, a agir sobre ele, o que se faz por meio do conhecimento acumulado e da crítica revisão desse mesmo conhecimento.
�
Colégio Estadual Irmã Gabriela
Nome: ____________________________________________________
Turma/Série: 1ª __________	Nº ________ 
Data: ____/______/19		Professor: João Coelho
NOTA
_________
AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA – I BIMESTRE

Continue navegando