Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO - TANATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIANDO O APRENDIZADO
Disc.: TANATOLOGIA 
De acordo com alguns autores existe uma divisão didática da morte : a morte aparente, a morte relativa e a morte absoluta. 1. Morte aparente: parece que a pessoa está morta, são quadros diversos que aparentam ou simulam a morte. Era o estado conhecido como catalepsia, atualmente, com os aparelhos existentes, consegue-se detectar este estado. 2- Morte relativa: parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa, pode ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro). 3. Morte absoluta: desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo). 4. Morte relativa: parece que a pessoa está morta, são quadros diversos que aparentam ou simulam a morte; era o estado conhecido como catalepsia, atualmente, com os aparelhos existentes, consegue-se detectar este estado e raramente acontece a catalepsia. 5. Morte aparente: parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa, pode ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro). Quais as alternativas estão corretas?
	
	Somente 2, 3 e 4.
	
	Somente 1, 2 e 5.
	
	Nenhuma das opções
	
	Somente 1, 3 e 5.
	 
	Somente 1, 2 e 3.
Marque a alternativa correta sobre as afirmações de Erich Fromm: I) O homem moderno se separou da natureza e das outras pessoas na busca de uma liberdade que o deixa desamparado e isolado. II) A morte é vista hoje como um acontecimento genérico, longínquo e impalpável. III) O homem moderno recusa em admitir a morte como um acontecimento que o atinge pessoalmente.
	 
	as três afirmativas são corretas
	
	as três afirmativas são incorretas
	
	somente a I está correta
	
	somente a I e a II são incorretas
	
	somente a II e a III são corretas
Assim como o nascer, a morte faz parte do processo de vida do ser humano. Em relação à morte e ao processo de morrer, cada sociedade tem comportamentos, hábitos, crenças e atitudes, que oferecem aos indivíduos uma orientação de como devem se comportar, refletindo a cultura de cada região. Nesta perspectiva, escolha a assertiva errada quanto ao significado da morte para a sociedade oriental e ocidental.
	
	Para a sociedade oriental, a morte é um processo iniciativo para uma nova vida e engloba três estágios: chikkai bardo, chonyd bardo e sidpa bardo.
	
	Para os tibetanos, é fundamental a consciência da morte, visto que nesta sociedade, a morte é transição para novas reencarnações.
	
	A sociedade ocidental contemporânea tem negado a experiência da morte.
	 
	No Oriente, no início, o corpo era costurado em uma mortalha, depois passou a ser ocultado em um cercueil (caixão).
	
	Sábios iogues oferecem ensinamentos ¿ Upanishads, para o desenvolvimento psicológico e espiritual dos orientais.
No que diz respeito à determinação de morte cerebral, é correto afirmar que: I) A interrupção irreversível das funções circulatória e respiratória é o critério cardiopulmonar. II) A interrupção irreversível das funções cerebrais, incluindo o tronco cerebral é o critério cerebral. III) O critério cerebral não inclui a avaliação das funções do tronco cerebral. IV) Não é possível determinar a morte cerebral pela avaliação da interrupção irreversível de funções vitais, uma vez que estas funções podem ser revertidas.
	
	As afirmativas III e IV estão corretas
	 
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
Paciente deu entrada na emergência com quadro de AVE-H (acidente vascular encefálico hemorrágico); realizou cirurgia para drenagem do hematoma e foi para UTI (unidade de terapia intensiva). Três dias após a cirurgia, sem sedação, evoluiu para Glasgow 3 e a fisioterapeuta comunica que o paciente não está respirando sozinho (só com ajuda do ventilador mecânico). Neste mesmo dia apresentou uma PCR (parada cardiorrespiratória), foram aplicadas as manobras de ressuscitação que obtiveram êxito. Leia as assertivas seguintes e, com relação ao caso acima, marque a correta:
	 
	Pode ser afirmado que a morte 'absoluta' se caracteriza pelo desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo).
	
	A morte 'clínica' se caracteriza pela parada da atividade biológica de todas as células que ocorre em média, oito horas após a PCR irreversível.
	
	A morte 'real' se caracteriza pelo desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo).
	
	A 'morte encefálica' é a cessação irreversível das funções apenas do tronco encefálico causado por lesão extensa, de causas internas ou externas e de natureza grave, com manutenção temporária das funções cardiorrespiratórias.
	
	A morte 'aparente' ocorre quando há a parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa e pode ao ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro).
Leia este caso e responda a questão: Um paciente com metástase cerebral, pulmonar e intestinal, evoluiu para os ossos e a dor era "violenta". Foi internado na UTI e foram iniciadas medidas terapêuticas, tais como drogas vasoativas em alta dosagem, diálise (hemodiofiltração), ventilação mecânica. Após uma PCR foram iniciadas manobras de RCP sem êxito. 5. Que nome é dado à morte logo após a PCR?
	
	Morte Real
	
	Morte absoluta
	
	Morte Invertida
	
	Morte aparente
	 
	Morte Clínica
Suicídio: Considerado como uma autoeliminação consciente, voluntária e intencional. Num sentido mais amplo, o O suicídio inclui processos autodestrutivos inconscientes, lentos e crônicos. (Levy, 1979). Suicídio é um ato voluntário pelo qual uma pessoa tem a intenção e provoca a sua própria morte. Pode ser realizado por atos (tiro ou envenenamento) ou por omissão (greve de fome). Em relação a história do suicidio marque V para a reposta correta e f para a resposta incorreta.
	
	Na Índia, as viúvas eram incentivadas a festejar a morte do marido.
	 
	Na Idade Média, a pessoa e sua vida pertenciam a Deus, e o suicida que não morria era castigado por ter tentado se apoderar da vida que não lhe pertencia.
	
	Na Idade Média, a pessoa e sua vida pertenciam a Deus, e o suicida que não morria era premiado por ter tentado se apoderar da vida que não lhe pertencia.
	
	Suicidio não acontecia na antiguidade , está relacionada a atualidade.
	
	No Oriente, alguns suicídios não são considerados autossacrifício ou autopurificação. No Japão, não existe número de suicídios entre jovens.
A morte determinada pela interrupção irreversível das funções circulatória, respiratória e cerebrais (incluindo tronco cerebral) é a morte:
		
	
	Relativa
	
	Clínica
	
	Aparente
	 
	Cerebral
Sobre as divisões didáticas da morte. Assinale a alternativa que corresponde a descrição. 1. Parece que a pessoa está morta, são quadros diversos que aparentam ou simulam a morte; era o estado conhecido como catalepsia, atualmente, com os aparelhos existentes, consegue-se detectar este estado e raramente acontece a catalepsia. 2. Parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa, pode ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro). 3. Desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo). A sequência correta é:
	
	Morte aparente, morte absoluta e morte relativa.
	
	Morte relativa, morte absoluta e morte aparente.
	
	Morte absoluta, morte aparente e morte relativa.
	
	Morte relativa, morte aparente e morte absoluta.
	 
	Morte aparente, morte relativa e morte absoluta.
No exame do cadáver em putrefação, a chamada ¿mancha verde abdominal¿ ocorre no(a)
	
	região pubiana, pela presença do reto.
	
	fossa ilíaca esquerda, pela presença do sigmoide.
	
	hipocôndrio direito, pela presença da bile na vesícula biliar.
	
	hipocôndrio esquerdo, pela presença do cólon descendente
	 
	fossa ilíaca direita, pela presençado ceco
Ao longo da história os conceitos de morte sofreram modificações, no que diz respeito aos critérios de constatação e declaração da morte de uma pessoa, quando antes era reconhecida apenas a morte por parada cardiorrespiratória evoluiu-se para um diagnóstico que leva em consideração a parada irreversível das funções encefálicas. Com relação as finalidades da realização do Protocolo de Morte Encefálica, marque a alternativa INCORRETA:
	
	Reduzir Custo;
	
	Otimizar leitos;
	
	Definir o real estado de saúde do paciente ;
	
	Evitar terapia inútil (Redução da Distanásia);
	 
	Principalmente a doação de órgãos (muitas pessoas podem ser salvas);
Segundo Kübler-Ross: I - A barganha é o terceiro estágio pelo qual passa o paciente terminal. II - Neste estágio, o paciente almeja um prolongamento da vida, ou mais alguns dias sem dor ou males físicos. III - Neste estágio, a maioria das barganhas são feitas com Deus.
	
	Somente a afirmativa I é falsa
	 
	Todas as afirmativas são corretas
	
	Somente a afirmativa III é falsa
	
	Somente a afirmativa II é correta
	
	Somente a afirmativa III é correta
A reação psíquica determinada pela experiência da morte (perda), foi descrita por Elisabeth Kübler-Ross em seu livro "Sobre a morte e o morrer". Quais os estágios da morte citados por ela?
	
	Negação; Raiva; Tristeza; Depressão e Aceitação.
	
	Negação; Raiva; Negociação; Depressão e Alegria.
	 
	Negação; Raiva; Negociação; Depressão e Aceitação.
	
	Negação; Dúvida; Negociação; Depressão e Aceitação.
	
	Negação; Raiva; Negociação; Alegria e Aceitação.
A abreviação do momento da morte poderia ocorrer de distintas formas, em relação ao ato em si, de acordo com uma distinção já clássica,a saber (Neukamp, 1937): Marque V para a questão verdadeira e F para a falsa.
	 
	Eutanásia voluntária: quando a morte é provocada atendendo a uma vontade do paciente.
	 
	Eutanásia não voluntária: quando a morte é provocada sem que o paciente tivesse manifestado sua posição em relação a ela.
	 
	Eutanásia ativa, ato deliberado de provocara morte sem sofrimento do paciente, por fins humanitários (como no caso da utilização de uma injeção letal);
	 
	Eutanásia voluntária: quando a morte é provocada contra a vontade do paciente.
	 
	Eutanásia não voluntária: quando a morte é provocada sem que o paciente tivesse manifestado sua posição em relação a ela.
São reações da equipe de enfermagem diante do paciente terminal: I) Identificação com a morte e o sofrimento; II) Culpa pelo sofrimento administrado; III) Impotência e afastamento; IV) Negação e silêncio. V) Superproteção como remissão da culpa.
	 
	Todas as afirmativas são reações da enfermagem diante do paciente terminal
	
	Apenas as afirmativas II e V não são reações da enfermagem diante do paciente terminal
	
	Nenhuma das afirmativas são reações da enfermagem diante do paciente terminal
	
	Apenas as afirmativas II e IV são reações da enfermagem diante do paciente terminal
A Síndrome de Burnout é a doença ocupacional a que estão mais expostos os profissionais das áreas de saúde, educação e serviços assistenciais. Nela, ocorre adoecimento físico e psíquico, que compromete os resultados do trabalho. Esse acometimento repercute nas organizações, pois gera elevado índice de absenteísmo, aumento de conflitos interpessoais e turnover. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir. I. A Síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico decorrente de um estado de tensão emocional e estresse crônico provocados por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. II. A Síndrome de Burnout caracteriza-se por euforia, despersonalização, reviviscência episódica de evento estressor e diminuição do envolvimento pessoal no trabalho. III. Há vários estressores ocupacionais vivenciados pelos profissionais da área de saúde que afetam diretamente o seu bem-estar, e, se persistentes, podem levar à Síndrome de Burnout. Os estressores ocupacionais para enfermeiros estão relacionados à atuação profissional, ambiente de trabalho, administração de pessoal, relacionamento interpessoal, assistência prestada e vida pessoal. É correto apenas o que se afirma em:
	
	Somente a assertiva II.
	 
	As assertivas I, III e IV.
	
	As assertivas I,II e III.
	
	As assertivas I, II e IV.
	
	Somente as assertivas III e IV.
O movimento de trabalho autômato da enfermagem na assistência ao paciente terminal pode ser considerado como:
	
	Uma forma madura de lidar com o sofrimento
	
	Uma maneira de encarar naturalmente a morte como finitude
	
	Imperícia profissional
	 
	Um mecanismo de defesa contra sentimentos tais como: medo, dor e sofrimento da morte.
	
	Forma natural de encarar a morte
No que diz respeito à ética na assistência ao paciente terminal, podemos afirmar que:
	
	A enfermagem está preparada para encarar o processo da morte e do morrer dos pacientes e desenvolve um eficaz atendimento autômato ao paciente.
	
	O profissional da enfermagem não apresenta sentimentos de como medo, impotência, dor e sofrimento quando cuida de pacientes terminais.
	
	A enfermagem forma vínculos com os pacientes porque o número reduzido de pessoal obriga o enfermeiro a ser responsável por vários leitos ao mesmo tempo.
	
	O profissional de enfermagem, não tem problemas me lidar com o sofrimento e a dor da morte de seus pacientes porque tem muitas pessoas para atender.
	 
	Dentro dos hospitais é comum falar de doenças e não de pessoas. Muitos profissionais da área de saúde têm receio de formar qualquer tipo de vínculo com o paciente por medo de sofrer com a perda deste.
	
	
Denominamos Morte Simbólica:
	
	Morte Invertida.
	
	Morte Infiel.
	
	Morte Súbita.
	
	Morte Aparente.
	 
	Morte de um Relacionamento.

Outros materiais