Buscar

TRABALHO CONCLUIDO

Prévia do material em texto

EMPRESA UP SERVICE S. A
A solução para o problema apresentado no caso da empresa UP SERVICE S.A é uma estudo de viabilidade econômica e financeira, pois identifica os benefícios esperados em um investimento a fim de verificar sua viabilidade de implementação para a necessidade de aluguel ou ampliação das instalações da empresa.
Estudo de Viabilidade Econômica tem como objetivo analisar os custos e benefícios do projeto. No caso do nosso caso, o estudo da viabilidade econômica permite analisar se uma revisão do projeto pode mudar seu status de inviável para viável.
Além disso, o estudo garante aos gestores que somente projetos rentáveis seguirão seu curso. Para realizá-lo, é feita uma análise dos custos e benefícios de um projeto.
Um Estudo de Viabilidade Financeira tem como objetivo estimar o total de investimento necessário para colocar o projeto em prática. Para isso, ele considera diversos fatores, como capital inicial, despesas, receitas, rendimentos e desembolsos de investidores.
A análise pode ser focada em um projeto particular, uma determinada área, ou em um grupo de projetos.
Serão elencados três passos que devem ser seguido pela gestora financeira em seu caso: 
É preciso fazer uma Projeção de Receitas
Para investir dinheiro é preciso pensar em fluxo de caixa. E para pensar em fluxo de caixa temos que planejar as receitas. Todo negócio ou projeto só pode ter um início após ter sido projetado o montante de receita que o empresário espera receber em um determinado tempo.
Faça uma Projeção de Custos e Investimentos
 Já que você analisou as receitas durante um período determinado, logicamente tem que fazer as estimativas de custos e investimentos: quanto de investimento o projeto despenderá? Quais são seus custos operacionais? Basicamente, temos.
Análise de Indicadores
Após projetar as receitas, custos e investimentos, é hora de utilizar indicadores. Digamos que eles darão toda a sustentação para o Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira. Para a Análise, três indicadores são utilizados.
Utilizando o Valor Presente Líquido (VPL). O VPL é um dos métodos mais conhecidos quando o assunto é análise da viabilidade de projetos de investimento. Ele é o resultado da diferença entre o valor investido e aquele que será resgatado ao fim do investimento, trazidos ao valor presente. Resumidamente, a utilização desse indicador tem o objetivo de saber se um projeto vale mais do que ele custa.
Priorizando o Payback. Um dos indicadores de desempenho, o Payback (ou período de retorno do investimento) pode ser utilizado tanto por empreendedores iniciando um negócio quanto por gestores que querem implementar uma ideia e precisam saber o tempo de retorno do investimento.
Ele funciona como um indicador que mostra quanto tempo o empréstimo ou investimento levará para retornar ao investidor ou à empresa. Desse modo, com análise do fluxo de caixa é possível avaliar a viabilidade de um projeto.
Tomada de decisão de acordo com a Taxa Interna de Retorno (TIR). É a taxa de retorno que zera o Valor Presente Líquido e leva em conta o valor do dinheiro no tempo.
Além dos indicadores acima, outros dois conceitos têm que ser avaliados: ponto de equilíbrio e custo de oportunidade.
Quando os custos de um projeto se igualam às receitas, ou seja, não há lucro e nem prejuízo, dizemos que foi encontrado o ponto de equilíbrio. Esse é o ponto onde será tomada a decisão de continuar ou não o projeto e de pensar nas próximas ações.
Explicação dos termos desconhecidos e siglas abordadas no artigo científico.
TBJ – Taxa de Juros
VPL – Valor presente liquida. 
VUE – Valor uniforme equivalente
Principais características dos empréstimos, financiamentos, instrumentos financeiros e investimentos abordados no Artigo Científico.
Investimento são as ações realizadas com a finalidade de obter lucro ou beneficio. Assim, por exemplo, um investimento envolve um desembolso de dinheiro equivalente a um valor em troca de uma quantia de maior valor. Os investimentos são uma prática comum em uma economia de mercado que permite mobilizar recursos com relativa facilidade e eficiência desde setores menos produtivos até outros que são mais.
Análise econômica é uma avaliação da rentabilidade e lucratividade do desempenho da empresa. O objetivo dessa análise é demostrar através dos índices como a empresa vem utilizando o recurso investido. Quando se trabalha com análise de rentabilidade, é imprescindível que a verificação dos lucros esteja relacionada com valores que possam expressa a “dimensão” deste lucro dentro da atividade da empresa, ou seja, evidência o acréscimo adicional resultando sobre cada unidade monetária investida que retorna em determinado período. 
Amortização é um processo que extingue dívidas através de pagamentos periódicos, é a extinção de uma dívida através da quitação da mesma.
Na amortização, cada prestação é uma parte do valor total, incluindo os juros e o saldo devedor restante. Amortização é um termo muito utilizado em contabilidade, administração financeira e matemática. A amortização traduz-se pela soma do reembolso do capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor.
Empresa de Capital Aberto é uma sociedade anônima cujo capital social é formado por ações títulos que representam partes ideais livremente negociadas no mercado sem necessidade de escrituração pública de propriedade. Como exemplos de empresas de capital aberto podemos citar o Banco do Brasil e Petrobras.
Assim, as pessoas compradoras das ações são proprietárias apenas de uma parte proporcional da empresa e respondem por dívidas assumidas pelo corpo diretivo da empresa, o Conselho de Administração e os gerentes executivos ou diretores, os membros da Diretoria Executiva, apenas e tão somente em função do valor monetário da parte ideal quantificada pelas ações sob sua posse.
O termo empréstimo é popularmente conhecido como um “contrato” pelo qual uma pessoa entrega a outra pessoa um objeto, que deve ser devolvido ao primeiro em certo prazo de mercado. É comum a utilização do termo “empréstimo” para designar outras operações, como financiamento e crédito. No entanto, tais termos não são equivalentes. Enquanto no empréstimo o valor é dado sem destinação específica, no financiamento existe vinculação entre o valor concedido e sua utilização.
O financiamento ocorre quando uma instituição financeira libera a utilização de um determinado valor para alguém, e esse alguém fica comprometido a quitar esse valor em parcelas periódicas (que costumam ser mensais), sendo que essas parcelas correspondem ao valor total emprestado, mais acréscimo de algumas taxas e juros.
Ou seja, a instituição financeira libera o empréstimo desse valor a partir da cobrança de juros por emprestá-lo, por isso, é importante que ao solicitar um empréstimo você esteja ciente do valor que pagará no montante final e não apenas no valor das parcelas, pois, há situações em que a cobrança de juros é tão alta que solicitar o financiamento acaba sendo um prejuízo.
Aplicação de recursos é todo o ativo (que está sempre à esquerda no Balanço Patrimonial). São os bens e direitos que estão à disposição da empresa. É a destinação que a empresa dar aos recursos que tiveram origem quando a empresa assumiu a obrigação. É aonde a empresa investiu os recursos que possuía (todas as contas do ativo são aplicações de recursos: caixa, bancos, aplicações financeiras, mercadorias, imóveis, etc.).
Fluxo de caixa é uma ferramenta que controla a movimentação financeira (as entradas e saídas de recursos financeiros), em um período determinado, de uma empresa.
O fluxo de caixa facilita a gestão de uma empresa no sentido de saber exatamente qual o valor a pagar com as obrigações assumidas, quais os valores a receber e qual será o saldo disponível naquele momento. Denomina-se saldo a diferença entre os recebimentos e os pagamentos
Pagamento é um termo que está relacionado com o verbo “pagar”. Trata-se da entrega de uma quantia de dinheiro em numerário, cheque ou transferência bancária,ou de uma recompensa (salário ou prémio de produtividade, por exemplo).
Os fundos de investimento de curto prazo têm por objetivo reproduzir as variações das taxas de juros e das taxas pós-fixadas, investindo seus recursos em títulos públicos federais ou em títulos privados de baixo risco de crédito com prazo máximo de 375 dias e prazo médio da carteira de, no máximo, 60 dias.
A rentabilidade dos fundos de investimento de curto prazo está associada à variação das taxas SELIC ou CDI. São considerados conservadores quanto ao risco, sendo compatíveis com objetivos de investimento de curto prazo, pois suas cotas são menos sensíveis às variações das taxas de juros. O crédito do resgate do valor parcial ou total investido pelo cotista deste fundo de investimento costuma ser executado no mesmo dia de sua solicitação.
O Balanço Patrimonial é um relatório contábil gerado após o registro de todas as movimentações financeiras de uma empresa em determinado período. Esses registros dos fatos contábeis são aqueles que constam no livro diário da empresa.
Essa demonstração informa toda a situação patrimonial, ou seja, os bens, direitos e obrigações de uma empresa. Além disso, é possível identificar todos os investimentos e suas fontes de recursos.
A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.
A demonstração do resultado do exercício oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.
O fluxo de caixa é a acumulação de ativos líquidos em um determinado período e, portanto, é um importante indicador da liquidez de uma empresa. O fluxo de caixa é analisado por meio da demonstração do fluxo de caixa.
A tomada de decisão é um processo cognitivo que envolve tanto a razão quanto a emoção dos sujeitos. Trata-se de escolher a melhor opção entre várias alternativas. Cada decisão tomada gera uma consequência, que nem sempre é prevista.
Sazonalidade é a qualidade de tudo aquilo que é sazonal. No caso específico do mercado, diz respeito a qualquer produto ou serviço sujeito às flutuações de demanda do consumidor, geralmente ao longo de um ano.
Bancos de desenvolvimento são instituições financeiras públicas, que visam promover o desenvolvimento econômico e social em sua área de atuação. Para isso, fornecem recursos financeiros para o financiamento, a médio e longo prazo, de programas e projetos capazes de gerar desenvolvimento.
Um investimento é pré-fixado quando a taxa de retorno do investimento já é conhecida no momento em que você fizer a aplicação. Neste caso, você já sabe o quanto vai render o seu dinheiro, independentemente do que ocorrer na economia. É uma forma de garantir, antecipadamente, certo percentual de rendimento.
Por exemplo, uma aplicação em CDB (Certificado de Depósito Bancário) que oferece um rendimento de 8% ao ano é do tipo pré-fixado.
A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) é uma taxa de juros que representa o mínimo que um investidor se propõe a ganhar quando faz um investimento, ou o máximo que uma pessoa se propõe a pagar quando faz um financiamento.
Capitalização é aplicação para acumulação de capital. É quando o capital é aplicado e sobre ele incide uma taxa de juros, que acaba por acumular mais capital.
É um termo utilizado na economia para relacionar as formas de juntar valores, também chamado de capitalização de juros.
A taxa efetiva é quando o período de formação e incorporação dos juros ao capital coincide com aquele a que a taxa está referida. Taxa de juro efetiva é a taxa de juros expressa em um período igual ao da formação e incorporação de juros ao capital. A taxa efetiva difere da taxa nominal porque essa usa um prazo de referência diferente do prazo de capitalização.

Continue navegando