Buscar

O crescimento da produção de energia Eólica no nordeste brasileiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O crescimento da produção de energia Eólica no nordeste brasileiro
Responsável por 7,3% da energia elétrica gerada no ano passado (2017), a fonte eólica vem aos poucos ganhando terreno na matriz brasileira. Desde o começo da década, a partir dos leilões de energia do governo Federal, o setor já cresceu mais de 10 vezes.
Com reservatórios de água em níveis críticos, o Nordeste brasileiro está vivendo de vento. Desde abril de 2017, a energia eólica é a principal fonte de geração naquele subsistema, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 
Segundo avaliação da presidente da ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), o cenário é muito favorável no médio e longo prazo. O vento brasileiro, especificamente no Nordeste, tem produtividade acima da média mundial – que é de 30% da capacidade instalada. Em estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Piauí, o fator de capacidade fica acima de 40% no ano e chega a 60% de julho a outubro. 
Os ventos no Nordeste, possuem características ideais para a atividade eólica, pois são unidirecionais e constantes por 80% do tempo, em velocidades superiores a 8m/s. Isso de deve as chapadas do sertão que não permitem que os ventos que incidem sobre o litoral sigam para o interior do país, dando destaque a região e principalmente ao Ceará.
O salto da capacidade instalada das usinas eólicas no país é gigantesco. Pulou de 935,4 MW, em 2010, para 12.966 MW em 2017 (crescimento de mais de 1000%) e tem previsão de alcançar 17.452 MW em 2020. A previsão da ABEEólica é que até 2030 a energia eólica represente 30% da matriz energética brasileira.
A Abeeólica contabiliza R$ 90 bilhões investidos desde 1998 e projeta mais R$ 30 bilhões até 2020. “Em termos de postos de trabalho, o total instalado eólico propiciou ao país mais de 180 mil vagas diretas e indiretas ao longo da cadeia produtiva.
BAHIA SERÁ LÍDER EM ENERGIA EÓLICA EM 2020
Em segundo lugar na capacidade de geração eólica, atrás apenas do Rio Grande do Norte, a Bahia será o estado brasileiro com maior geração de energia nesse setor, já em 2020, alcançando 5,9 GigaWatts; segundo os dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), aos 2,4 GW de energia gerada na Bahia, se somarão outros 3,5 GW até 2020, o que tornará o estado o maior produtor no Brasil.
Além de vir a se tornar o maior produtor de energia eólica do Brasil, a Bahia é o estado que tem o maior potencial de geração, dada as suas condições climáticas e geográficas. Em 2013, segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Brasil tinha um consumo médio de 463 mil MW de energia elétrica. Na Bahia, o potencial gerador pelo sistema eólico é de 195 mil MW, em torno de 40%. Até 2020 deverão estar em operação na Bahia, 186 novos parques eólicos em 22 municípios.
Pra quem tem interesse nessa área Apartir do 7 semestre é possível escolher um eixo de ensino no nosso curso, o eixo 1 chama-se “Sistemas de Energia Fotovoltaica e Eólica” e tem matérias e conteúdos de ensino específicos para área de atuação da energia eólica e Solar.

Outros materiais