Buscar

avaliação 1 sociologia

Prévia do material em texto

Para dar legitimidade teórica às mudanças que estavam em curso na sociedade em que a Sociologia surgiu como uma ciência, um movimento intelectual era fundamental. Este movimento tinha como objetivo principal difundir as concepções de racionalidade em contraponto às concepções religiosas. Como se chamava este movimento?
	 a)
	Empirismo.
	 b)
	Catolicismo.
	 c)
	Socialismo.
	 d)
	Iluminismo.
	3.
	A industrialização alterou profundamente a visão social do tempo. A Revolução Industrial obrigou a um registro mais contínuo e preciso do tempo na vida social. Marcar os horários da jornada do trabalho, o tempo de serviço, a hora de começar e terminar as funções do turno de trabalho. Tudo em volta das cidades passou a ser cuidadosamente ordenado pela marcação do tempo no relógio. Essas condições de trabalho e vida social estavam cercadas por invenções, como a máquina a vapor, o tear mecânico e as máquinas nas fábricas. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A vida social nas cidades passou a ser controlada essencialmente pela organização do tempo no relógio.
(    ) As invenções e o ritmo das fábricas influenciaram drasticamente o cotidiano fora do trabalho.
(    ) O cotidiano no setor rural, antes da influência da produção industrial, seguia o ritmo e o tempo regido pela natureza.
(    ) Os elementos e os ciclos da natureza tiveram maior influência no cotidiano da cidade após a Revolução Industrial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	4.
	O campo do conhecimento científico conhecido pela Sociologia teve seu início num contexto de consolidação dos métodos científicos e da racionalidade humana como guia na solução dos problemas teóricos e práticos da humanidade. Esse contexto resultou em inúmeras transformações quem fizeram emergir um novo modelo de sociedade: a sociedade racional e científica. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A sociedade teocêntrica antecedeu a sociedade que fez surgir a sociologia.
(    ) O Teocentrismo é a razão da existência do pensamento moderno econômico.
(    ) Antropocentrismo é a visão de mundo que reserva para o homem ser o centro do universo.
(    ) A pós-modernidade consolidou a Grécia Antiga como o berço das revoluções burguesas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	A Sociologia surge no período da modernidade, num contexto fortemente influenciado pela Revolução Industrial, pelo Iluminismo, Renascimento Cultural, Reforma Protestante, entre outros eventos e movimentos que ocorreram a partir do século XV-XVI, estendendo-se até a contemporaneidade. A Sociologia surge com a preocupação de entender o funcionamento da sociedade daquela época, porém foram atribuídos concepções e pressupostos que acompanharam a disciplina em outros períodos. Com relação às concepções e pressupostos da Sociologia, analise as sentenças a seguir:
I- Pretende ser um estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos, as relações que estes estabelecem e as influências que estes recebem e exercem na sociedade.
II- Representa uma tentativa de compreender o indivíduo, suas manifestações e interações psíquicas em regime de confinamento e isolamento.
III- Parte do pressuposto de que os padrões e os valores sociais influenciam e interferem no comportamento dos indivíduos que compõem determinado grupo e sociedade. 
IV- Deve concentrar-se nos aspectos de organizações, instituições, mecanismos, manifestações, interações e problemas sociais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	A sociologia teve um novo rumo teórico e uma nova aproximação com a filosofia através do trabalho do escritor polonês Zygmunt Bauman. Ao explicar as relações humanas e sociais na modernidade e na época contemporânea, o autor identificou que estas relações foram alteradas significativamente, no sentido de que as relações que antes eram consideradas "sólidas" ou duradouras se transformaram em relações "líquidas" ou efêmeras. Que condições e reflexões esta maneria de pensar a realidade está nos sugerindo?
	 a)
	A mudança se deu do estado sólido para o líquido e refere-se ao fato de que os modos mais tradicionais e conservadores de relacionamentos foram sendo superados. Como consequência disto, as relações se tornaram mais brandas, duradouras e os indivíduos cada vez mais felizes.
	 b)
	A analogia utilizada pelo autor se refere ao fato de que as relações humanas foram alteradas e modificadas no sentido de que eram próximas e duradouras, tornaram-se frágeis, flexíveis e distantes.
	 c)
	A expressão utilizada pelo autor aponta para a capacidade de tolerância, flexibilidade, relativismo e maleabilidade que as relações humanas alcançaram a partir da implementação dos projetos de modernidade.
	 d)
	Utilizando esta analogia e metáfora, o autor procura ilustrar que as relações humanas e amorosas passaram a ser definidas somente a partir do afeto entre os indivíduos e não mais pelos interesses financeiros das famílias.
	7.
	Dentre os sociólogos brasileiros se encontra Florestan Fernandes (1920-1995), que em seus estudos manifestou a preocupação de analisar os padrões, as estruturas e os fundamentos da organização social. Qual tese resultou dessa dimensão de análise?
	 a)
	A sociedade é fortemente marcada pela dominação burguesa e tem-se que buscar alternativas de emancipação diante dessa circunstância.
	 b)
	A sociedade brasileira foi formada pela participação ativa das mais diversas camadas sociais e pela via democrática.
	 c)
	A formação da sociedade brasileira é fortemente influenciada pela cultura do açúcar, que por sua vez atribuiu o caráter escravista à mesma.
	 d)
	A sociedade é fortemente influenciada pela classe operária e tem-se que buscar alternativas à superação dessa condição.
	8.
	Augusto Comte (1789-1857) é comumente identificado como teórico fundador da Sociologia. Em suas teorias, propôs a Lei dos Três Estados, que a sociedade deveria empreender para alcançar os mais altos graus de progresso. Dentre estes Estados houve um que causou grande impacto e repercussão no interior das ciências sociais, tanto que acabou por, de certa forma, rotular toda a obra do pensador. Que Estado era esse?
	 a)
	Teológico.
	 b)
	Positivo.
	 c)
	Negativo.
	 d)
	Metafísico.
	9.
	O século XIX é amplamente reconhecido como o século do progresso, em meio ao qual triunfou o aprimoramento técnico e material, bem como as invenções tecnológicas, que representam as evidências mais expressivas da modernidade, porém não se pode dissociar tais aspectos das estruturas já existentes em épocas anteriores. Com relação ao contexto anterior e estruturas antecedentes à consolidação da modernidade e do progresso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode-se indicar que a existência de metrôs, de automóveis, aviões, bondes e submarinos já era tecnologia utilizada em outros tempos e sociedades.
(    ) No interior das corporações de ofício, já ocorria uma espécie de especialização de profissões, bem como de diferenciação de materiais que favoreceram o processo de industrialização posterior. 
(    ) A lançadeira e o tear mecânico, a substituição da lã pelo algodão podem ser indicados como estruturas fundamentais ao processo de industrialização e modernização do setor têxtil. 
(    ) A presença de técnicas artesanais de produção é uma característica das indústrias que surgiram na sociedade ocidental durantea modernidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	10.
	No mundo contemporâneo diversos fatores históricos revelaram atores e sujeitos que antes não eram valorizados pela sociedade ou pelas instituições políticas. Neste contexto, é possível dar exemplos como movimentos pacifistas, ambientalistas, antirracistas e feministas. Tais movimentos são indicados como responsáveis por promover, através de políticas sociais, soluções para problemas cada vez mais específicos. Que resultados se formaram a partir destes movimentos?
	 a)
	A partir das ações e dos movimentos dos grupos que representavam as minorias excluídas no interior da sociedade, tem-se que, para que estes obtivessem seu espaço, os grupos que se encontravam ocupando tradicionalmente os espaços de destaque precisariam deixar seus postos.
	 b)
	A partir das ações e atos públicos dos grupos excluídos que ganharam vez com a modernidade, abriu-se espaço também para que os regimes ditatoriais, movimentos de intolerância religiosa e cultural retornassem ao cenário social.
	 c)
	Com os atos de contestação dos grupos que até então se encontravam à margem dos espaços sociais, houve a depredação e a perda de diversos espaços públicos e de patrimônio histórico e cultural.
	 d)
	A partir destes movimentos, cada vez mais a sociedade se fracionou, criando partículas, nichos, segmentos, guetos, redutos e unidades específicas e circunscritos a uma causa somente, desagregando-se das noções de um todo social.

Continue navegando