Buscar

REVISÃO 1 Acumulação Capitalista e Questão Social

Prévia do material em texto

Disciplina: Acumulação Capitalista e Questão Social
Professora: Luciana Rodrigues
REVISÃO
Avaliação (AV1)
Segundo NETO e BRAZ a base da atividade econômica é o trabalho. Disserte sobre o trabalho enquanto transformador da natureza e constituidor do ser social?
O que produz a desigualdade na sociedade em que vivemos e qual a relação com a Questão Social?
Discuta o mercantilismo e a relação com a acumulação primitiva capitalista.
Reflita sobre as transformações no modo de produção ocorridas entre os séculos XVIII e XIX, a emergência do Sistema Capitalista.
Após a crise de 1929, o capitalismo redireciona o padrão produtivo, assumindo novos elementos com a perspectiva de produção e consumo em massa. Neste sentido, o que foi o Fordismo/Taylorismo e suas perspectivas para o desenvolvimento capitalista.
Discuta a relação do processo de Reestruturação Produtiva, deflagrado a partir da crise capitalista da década de 70 do século passado, e a intensificação da exploração da classe trabalhadora
Discuta as repercussões das transformações da produção capitalista para a classe trabalhadora.
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:
NETTO, José Paulo BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. Biblioteca Básica de Serviço Social. Capitulo 1. 2006
TEIXEIRA, Leonardo. Acumulação capitalista e questão social / Leonardo Teixeira. Rio de Janeiro : SESES, 2015 (capítulos 2, 3, 4) – LIVRO DIDÁTICO (SIA)
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidadedo mundo do trabalho. São Paulo: Cortez. Pg: 21-46 (Fordismo, Toyotismo e Acumulação Flexível)
BOSCHETTI, Ivanete. Seguridade social no Brasil: conquistas e limites à sua efetivação. In:Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.
MOTA, Ana Elizabete. Crise contemporânea e as transformações na produção capitalista. In:Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

Continue navegando