Buscar

economia politica 2019

Prévia do material em texto

ALUNA: Fernanda Staropoli de Sousa Pinho MATRÍCULA: 01711005 TURMA: 2°CNB
AS MÁSCARAS DO NEOLIBERALISMO NO GOVERNO ATUAL, E A ASCENSÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL.
 Antes de iniciarmos a discussão sobre o Neoliberalismo e as Desigualdades sociais no mundo contemporâneo , vamos a explicação que é sempre dada de praxe para o Neoliberalismo; Doutrina econômica e politica que surgiu no século XX com base em teorias formuladas por teóricos , tendo como principais mentores Ludwig Von Mises e o economista austríaco Friedrich Hayek ,teoria assim que surge para opor-se á teoria keynesiana de bem estar social tendo em vista a diminuição do Estado na economia , visando a mínima cobrança de impostos e a privatização dos serviços .
Em sua obra , Eduardo Moreira relata sua experiencia no MST ( Movimento dos Sem-terra) , ela aprofunda sua pesquisa , somente o que ele aprendeu em faculdade , não foi o bastante na vida real a realidade é bem diferente . 
 Sua ideias e tudo o que lhe foi lecionado, foi por agua abaixo quando se deparou com a verdadeira realidade, a boa e velha frase Recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas (VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval & GARCIA). Nossa sociedade precisaria de diversas mudanças, seria tão mais pratico e obvio aplicar o que tem nas páginas do livro, mais na pratica tudo muda se torna mais complicado, e um jogo de xadrez, onde qualquer passo errado você perde sua peça ou leva um xeque mate. Vivemos exatamente como ele cita logo no início do livro (... as riquezas de um pais é como a areia do parque. Digo também que, para se construírem monte de areia, inevitavelmente existirão buracos em algum lugar.); é a cada buraco que tentamos tampar abrimos outro, e assim esta a nossa economia hoje, é assim que faz com a desigualdade aumente, fico imaginando que não seria apenas um problema político, é algo maior é uma sociedade corrompida, um governo sujo, a má administração onde hoje o importante e acumular riquezas, se destacar pelo que tem não pelo o que você é.
 Vivemos hoje num jogo de xadrez, onde nós somos os piões protegendo e fazendo a linha de frente dos governantes, e nos enganando a cada discurso podre, fazendo inimizades para proteger e enaltecer governantes que não a mínima por nós, e sim pensão em seu próprio bem estar. É a nova geração do liberalismo, onde sim os mais pobres são prejudicados, onde a população que tem aquele 1% da riqueza se destaca e tem seus privilégios e os pobres como ficam? Ah esses permanecem com seus míseros salários , aquela boa e velha troca que desde os primórdio , sim na época dos índios onde eles trocavam o nosso pau brasil por objetos sem necessidades , essa desigualdade não vem de hoje , ela apenas se atualizou com o passar do tempo , mas no final continua a mesma coisa , acredito que o problema maior seja a população não querer abrir os olhos para o que esta nas nossas vistas , seria lindo e perfeito se o que Eduardo Moreira expõe em seu livro desse certo , mas como hoje em dia dividir com alguém , pra que cada um que tenha o seu , não consigo somente culpa o atual governo ou o passado enfim , acredito que em primeiro lugar deveríamos nos concetizarmos , se pararmos pra analisar somos iguais aos governantes , pensamos em nos primeiro , no nosso bem estar próprio e depois que vamos pensar ajudar o próximo.
 Em seu artigo A “nova" fase do neoliberalismo, de Pierre Dardot e Christian Laval, enfatiza muito o governo atual, dá uma certa impressão que ele já tem lado definido, e claro que no atual governo as coisas estão piores, mas são problemas que se arrastam desde sempre, antigos diga se de passagem. Não defino neoliberalismo como tendo começado agora, e sim como uma ferida antiga que quando achávamos que ia cicatrizar alguém vem e cutuca ela, e que no atual governo não estão fazendo questão de curá-lo e sim aumentar, principalmente pelo fato de governar apenas para a população mais rica.
 Pra concluir meu pensamento nesta simples reflexão , acredito que as duas obras se completam , Eduardo Moreira em sua obra nos orienta em como o governo manipula a economia , e nos mostra métodos que talvez resolveria esta grande ascensão da desigualdade social , e no artigo de Dardot e Laval temos a evolução do neoliberalismo , onde ele enfatiza que o governo atual adotou esse método, já eu acredito que o governo atual apenas enfatizou e melhorou o neoliberalismo , pois ele já existe desde sempre , porem mascarado , e hoje ele está sendo ‘’melhorado ‘’ . A desigualdade social talvez seja um fardo que nunca conseguiremos diminuir seu peso, um problema que futuramente seja o início de uma grande crise.
REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS
MOREIRA, Eduardo, DESIGUALDADE & CAMINHOS PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.2° edição Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,2009
MOREIRA, Eduardo, O QUE OS DONOS DO PODER NÃO QUEREM QUE VOÇE SAIBA, 1° edição, São Paulo: Alaúde editorial,2017
VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval & Garcia, Manuel Enriquez. FUNDAMENTOS DE ECONOMIA 3°edição São Paulo: Saraiva, 2009 (Capitulo I ‘’ Introdução à Economia ‘’ pp 1 – 15).
DARDOT Pierre, LAVAL Christian, A NOVA FASE DO NEOLIBERALISMO,

Continue navegando