Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO DIREITO CONSTITUCIONAL I

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201805732942)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Constituição da República Federativa do Brasil é:
		
	 
	Rígida, porque a sua alteração depende de processo qualificado, diverso do adotado para a reforma de lei ordinária, permitindo que os direitos fundamentais fiquem mais protegidos;
	
	Democrática, porque a proposta de emenda que implique abolir o voto direto, secreto, universal e periódico depende de plebiscito, além de aprovação por três quintos dos votos dos membros de cada uma das Casas do Congresso Nacional.
	
	Flexível, porque admite alteração através de emenda de uma maneira facilitada, exigindo apenas uma maioria relativa dos presentes nas casas congressuais.
	
	Semirrígida, porque só pode ser alterado mediante proposta de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, Presidente da República ou de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa dos seus membros;
	
	Ortodoxa, pois possui muitas ideologias políticas dentro do seu texto constitucional, permitindo assim uma estabilidade política, independente do partido político que está no poder.
	Respondido em 14/11/2019 20:31:09
	
Compare com a sua resposta:  
Sugestão de Gabarito:
Deve o aluno compreender que a Constituição da República desde o preâmbulo até o último ponto do ADCT, é revestida de caráter normativo, ainda quando contempla normas programáticas. Estas, evidentemente, são dotadas de um grau de normatividade um pouco menos denso, por exemplo, do que o que se garante às normas definidoras de direitos individuais clássicos - que pressupõem a mera abstenção do Estado e não uma atuação positiva. Não obstante, são dotadas, como se reconhece na melhor doutrina e na jurisprudência, de imperatividade e coercibilidade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805732971)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 
(Questão 01 - Exame 117 - Tipo 1 - OAB-SP) Constituição rígida é a que:
		
	
	tem um núcleo imodificável e outro núcleo que pode ser alterado da mesma forma exigida para a elaboração das outras espécies normativas.
	
	Segundo o entendimento dominante no Supremo Tribunal Federal, constituições rígidas não podem ser objeto de controle de constitucionalidade.
	
	não admite qualquer tipo de alteração
	 
	pode ser alterada por um processo legislativo mais solene e complexo que o exigido para a edição das outras espécies normativas.
	
	possui regras que podem ser alteradas pelo processo legislativo ordinário e outras regras que apenas podem ser modificadas através de processo legislativo especial.
	Respondido em 14/11/2019 20:34:02
	
Compare com a sua resposta: Sugestão de gabarito: ¿Reportagens jornalísticas que utilizam expressões depreciativas e emitem juízos de valor, admitindo como incontroversos fatos criminosos imputados ao recorrente, extrapolam os limites aceitáveis ao exercício do direito à liberdade de comunicação¿. A colisão entre direitos fundamentais resolve-se mediante aplicação do princípio da proporcionalidade, o qual envolve ponderação sobre os bens protegidos. Trata-se do direito à liberdade de comunicação contraposto ao direito à honra e à imagem. No caso concreto deve prevalecer o segundo, tendo em vista a presunção de inocência, o que deixa claro o abuso da liberdade de informação e imprensa, que divulgou como verdadeiros fatos ainda não provados na Justiça. Ag 708126 ¿ STJ.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805733323)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assegura-se, em tema de Poder Constituinte e de alteração de texto constitucional, que é procedente a assertiva:
		
	
	A proposta de emenda à Constituição, aprovada pelas Casas do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos, em ambos, dos votos dos respectivos membros, será encaminhada ao Presidente da República que, aquiescendo, a sancionará.
	
	O Poder Constituinte originário, responsável, nos Estados Federais, pela organização dos Estado Federados, é inicial e limitado, apenas, às cláusulas pétreas.
	 
	É de ordem circunstancial a limitação que proíbe emenda à Constituição na vigência de intervenção federal, de estado de defesa e de estado de sítio.
	
	O Poder Constituinte Decorrente, responsável, nos Estados Federais, pela organização dos Estado Federados, é inicial e limitado, apenas, às cláusulas pétreas.
	
	O Poder Constituinte derivado é exercido pelo Municípios para a promulgação das leis orgânicas, com a contribuição dos Prefeitos Municipais.
	Respondido em 14/11/2019 20:37:19
	
Compare com a sua resposta: Normas Materialmente Constitucionais - Significa a reunião de todas as regras, estejam ou não estabelecidas em um único texto, que abordem a estrutura do Estado, a organização, as formas de atuação e limitação do Poder Político. Normas Formalmente Constitucionais - o conjunto de todas as normas que estão escritas na Constituição, sejam ou não de conteúdo tipicamente constitucional, como por exemplo, as normas previstas nos arts. 180 e 242, § 2o da CRFB/88.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805733738)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A regra inserida no art. 2º da Constituição da República Federativa do Brasil: ¿São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário¿, é uma norma de:
		
	
	Eficácia contida, portanto de aplicabilidade direta e imediata, mas que pode ter reduzido o seu alcance pela atividade do legislador infraconstitucional.
	
	Eficácia relativa restringível, dependendo sua aplicabilidade de integração legislativa ulterior.
	
	Eficácia limitada de princípio programático, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, estabelecendo programa de natureza governamental a ser desenvolvido através de integração legislativa, visando à realização dos fins sociais do Estado.
	
	Eficácia limitada, portanto de aplicabilidade indireta, mediata, dependendo de integração legislativa para dar corpo a instituições, entidades e órgãos.
	 
	Eficácia plena, portanto de aplicabilidade direta, imediata e integral.
	Respondido em 14/11/2019 20:39:59
	
Compare com a sua resposta: permanente: Ele se manifesta em momentos históricos específicos, mas não significa que ele nasce e morre. Ele é permanente e não intermitente. - Mas em momento algum ele sai da mão do titular, que pode se manifestar a qualquer momento. O gigante hiberna, mas desperta vez por outra pra comer.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805733182)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Promotor de Justiça MPE-PE/ 2002) Quanto à aplicabilidade das normas de um novo texto constitucional promulgado, pode-se dizer que uma norma tem eficácia
		
	
	contida quando o constituinte regula e contém integralmente uma determinada matéria, sem deixar margem à atuação restritiva ou discricionária do Poder Público.
	
	limitada em seus princípios institutivos quando estrutura órgãos ou institutos sem depender da lei ordinária.
	
	limitada em seus princípios programáticos quando independem de ações metajurídicas para sua implementação.
	 
	plena quando produz todos os seus efeitos tão logo esteja em vigor, independentemente de sua regulamentação.
	
	relativa restringível quando o legislador ordinário pode restringi-la sem qualquer limite, até mesmo a ponto de cancelá-la.
	
	
	1a Questão (Ref.:201805732846)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Questão 18 - Exame 123  Tipo 1 - OAB-SP) - É parte integrante da liberdade de associação, prevista na Constituição Federal:
		
	 
	a possibilidade de suspensão das atividades da associação, por decisão judicial
	
	a criação irrestrita de qualquer associação
	
	a proibição de obrigar o filiado a permanecer associado, salvo se o ato constitutivo da associação dispuser o contrário.
	
	a legitimidade de as associações representarem extrajudicialmente seusfiliados, independentemente de qualquer autorização.
	
	a criação de associação paramilitar.
	Respondido em 14/11/2019 21:13:14
	
Compare com a sua resposta:  
Sugestão de gabarito:
O desenvolvimento da nova dogmática da interpretação constitucional foi feito com o objetivo de dar maior flexibilidade aos operadores do direito, que passam então a interpretar e aplicar o direito constitucional de forma fechada, buscando-se a predominância da segurança jurídica em detrimento da distribuição de justiça;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805733509)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os direitos transidividuais e difusos são direitos de:
		
	
	segunda dimensão.
	
	quarta dimensão.
	
	primeira dimensão.
	 
	terceira dimensão.
	
	quinta dimensão.
	Respondido em 14/11/2019 21:15:30
	
Compare com a sua resposta: O assunto é polêmico, para o Poder Judiciário, diz que a presença destes crucifixos não fere a laicidade porque são uma manifestação histórica do país, o mesmo se aplica aos feriados cristãos . Ex: natal, páscoa
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805733702)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	FUJB ¿ 2012 MPE RJ ¿ Promotor de Justiça No que se refere à interpretação constitucional, o processo informal de alteração da Constituição que possibilita modificar o sentido de norma constitucional originária, sem alterar o seu texto, é:
		
	
	método da desconstitucionalização de normas constitucionais
	 
	mutação constitucional
	
	interpretação constitucional flexível
	
	interpretação conforme à Constituição
	
	interpretação constitucional elástica
	Respondido em 14/11/2019 21:15:59
	
Compare com a sua resposta: O aluno deverá identificar em qual corrente se filia. Em seguida conceituará o Poder Constituinte através de vários autores. Depois deverá classificar o Poder Constituinte em Originário e Derivado. Classificar o Poder derivado. Citar as características de cada poder.Explicar o Poder Constituinte Difuso e Poder Constituinte Supranacional. Citando exemplos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805734247)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É sabido que alguns órgãos públicos estabelecem cotas raciais para o preenchimentos de algumas vagas no serviço público. Esta medida se coaduna com o seguinte direito fundamental:
		
	
	Isonomia Formal
	 
	Igualdade Material
	
	Inviolabilidade de domicílio
	
	Princípio da Legalidade
	
	Direito à vida
	Respondido em 14/11/2019 21:18:03
	
Compare com a sua resposta: A) Sim. A jurisprudência do STF é firme no sentido de que, nos cargos sujeitos ao sistema proporcional (deputados federais, deputados estaduais e vereadores), previsto no Art. 45, caput, da CRFB/88, o mandato eletivo pertence ao partido político e não ao parlamentar. No caso em tela, o abandono de legenda pelo Deputado Federal X enseja a extinção do seu mandato parlamentar, porque não há a caracterização de justa causa, ou seja, mudanças na ideologia do partido ou criação de um novo partido político. Portanto, a iniciativa deve ser julgada procedente, em atenção às características do sistema proporcional, cuja ênfase é dada aos votos obtidos pelos partidos políticos e não pelos parlamentares. B) Não. A solução jurídica não deve ser a mesma, porque, nos cargos sujeitos ao sistema majoritário (presidente da república, governador, prefeito e senador), o mandato eletivo pertence ao parlamentar e não ao partido político. Nesse caso, o abandono de legenda pelo Senador Y não enseja a extinção do seu mandato parlamentar, porque o sistema majoritário se caracteriza pela ênfase na figura do candidato, daí a jurisprudência do STF no sentido da inaplicabilidade da regra de perda do mandato por infidelidade partidária. Portanto, a iniciativa deve ser julgada improcedente, em atenção ao princípio da soberania popular. Ou seja, no caso em tela, a mudança de partido feita pelo Senador Y, sem qualquer justa causa, não frustra a vontade do eleitor e não vulnera o princípio da soberania popular (Art. 1º, parágrafo único, e Art.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805733563)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual das alternativas abaixo reúne princípios da interpretação constitucional?
		
	 
	Unidade da Constituição, Concordância Prática e máxima efetividade.
	
	Correção funcional, analogia e máxima efetividade.
	
	Mutabilidade, imprescritibilidade e concorrência
	
	Interpretação conforme à constituição, presunção de constitucionalidade das leis e costumes integradores.
	
	Proporcionalidade/Razoabilidade e Analogia
	Respondido em 14/11/2019 21:17:42
	
Compare com a sua resposta: ESCRITA, DEMOCRÁTICA, PROMULGADA, RIGIDA, ANALITICA, DOGMATICA, DIRIGENTE.
	
	
	1a Questão (Ref.:201805733558)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São direitos sociais, segundo rol expresso contido na Constituição Federal:
		
	
	a saúde, a alimentação e a felicidade.
	
	o trabalho, a segurança e a propriedade.
	
	a vida, a liberdade e o trabalho.
	
	a saúde, o lazer e a felicidade.
	 
	a educação, a alimentação e o transporte.
	Respondido em 14/11/2019 21:27:49
	
Compare com a sua resposta: ESCRITA, DEMOCRÁTICA, PROMULGADA, RIGIDA, ANALITICA, DOGMATICA, DIRIGENTE.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805733770)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia a seguir os seguintes artigos enunciados pela CRFB/88 e, a partir dos respectivos conteúdos, responda. 1, Artigo 5o, XXXVII: ¿Inexiste juízo ou tribunal de exceção¿. 2. Artigo 5o, LllI: ¿Ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente¿. Qual princípio a seguir melhor sintetiza o conteúdo?
		
	
	Duplo grau de jurisdição.
	
	Ampla Defesa.
	
	Razoabilidade.
	
	Contraditório.
	 
	Do juiz e do promotor natural.
	Respondido em 14/11/2019 21:25:31
	
Compare com a sua resposta: Segundo parte da doutrina, se a lei produzida antes de 1988 ainda não tivesse sido declarada inconstitucional na vigência do antigo ordenamento, teoricamente, como ela se presume constitucional, poderia ser recebida pelo novo ordenamento se com ele fosse compatível do ponto de vista meramente material. Contudo, parece-nos que o Judiciário, ao fazer a análise da recepção, terá que verificar, também, se a lei que pretende ser recebida pelo novo ordenamento era compatível, não só do ponto de vista formal, como, também, material, com a Constituição sob cuja regência foi editada. Ex.: Os precedentes, apreciados depois de entrar em vigor a Constituição de 1988, relacionavam-se com a possibilidade de decreto-lei, na vigência da Constituição Federal de 1967/69, dispor sobre o regime jurídico do PIS. O STF decidiu que, segundo a Constituição de 1969, o decreto-lei poderia ser editado para tratar de normas tributárias; entretanto, como o PIS, então, não tinha natureza de tributo, mas de contribuição, era formalmente inconstitucional o decreto-lei que dele se ocupasse
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201806740376)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A expropriação de propriedades rurais de qualquer região do país em que for identificada a exploração de trabalho escravo, sem qualquer indenização ao proprietário, para destinação à reforma agrária, é medida
		
	
	incompatível com a Constituição da República, que sujeita a propriedade, nessa hipótese, a desapropriação mediante prévia e justa indenização, em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação do valor real.
	
	incompatível com a Constituição da República, que determina, nessa hipótese, que a propriedade seja destinada ao assentamento de colonos, para o cultivo de produtos alimentícios e medicamentosos.
	 
	compatível com a Constituição da República, na qual está prevista expressamente, dependente a norma constitucional, no entanto, de lei para produzir os efeitos pretendidos.
	
	incompatível com a Constituição da República, que somente admite a expropriaçãode propriedades rurais em que são localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas.
	
	compatível com a Constituição da República, embora não esteja nela prevista expressamente, na medida em que a propriedade em que não se observem as disposições que regulam as relações de trabalho descumpre a função social, sujeitando-se à reforma agrária.
	Respondido em 14/11/2019 21:28:39
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805733122)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A individualização da pena será regulamentada por lei. E dentre as penas admissíveis, não figura:
		
	
	NDA
	
	privação ou restrição de liberdade.
	
	multa.
	
	prestação social alternativa.
	 
	de trabalhos forçados.
	Respondido em 14/11/2019 21:31:08
	
Compare com a sua resposta: Embora o art. 5.º, inc. XIII, da CRFB/88 prescreva que ¿é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, importa reconhecer que se trata de uma norma de eficácia contida, uma vez que produz efeitos imediatamente, mas poderá ter seu âmbito de vigência restringido por meio de lei ordinária. Foi exatamente o que fez a Lei Federal n.º 8.906/1994, no seu art. 8.º, IV, ao atribuir à OAB a competência para aplicar um exame de verificação de capacidade técnica profissional. Vale ressaltar que a exigência de aprovação prévia em exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que bacharéis em direito possam exercer a advocacia foi considerada constitucional pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Por unanimidade, os ministros negaram provimento ao Recurso Extraordinário (RE 603583) que questionava a obrigatoriedade do exame. Como o recurso teve repercussão geral reconhecida, a decisão nesse processo será aplicada a todos os demais que tenham pedido idêntico. A votação acompanhou o entendimento do relator, ministro Marco Aurélio, no sentido de que a prova, prevista na Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia), não viola qualquer dispositivo constitucional. Concluíram desta forma os demais ministros presentes à sessão: Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cezar Peluso. Fonte: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=192411 Acesso em 26/10/2015
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201806740412)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O princípio do Direito Processual Penal que impede a criação de tribunais de exceção refere-se ao princípio
 
		
	 
	do juiz natural.
	
	da verdade real.
	
	do contraditório.
	
	da indisponibilidade.
	
	da oficiosidade.
	
	
	1a Questão (Ref.:201805733341)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Apesar da existência de vários partidos políticos por força de questões regionais, conjunturais e do vínculo da fidelidade partidária, é comum a cada ano o surgimento de novas agremiações no cenário nacional. Quanto ao funcionamento dos partidos políticos, à luz das normas constitucionais, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Têm acesso gratuito ao rádio e à televisão nos limites legais.
	
	Devem prestar as contas partidárias perante Conselho Especial.
	
	Podem receber recursos financeiros de governo estrangeiro.
	
	Nenhuma das afirmativas respondem a questão.
	
	Podem ter caráter regional, representando pelo menos duas regiões.
	Respondido em 14/11/2019 21:32:22
	
Compare com a sua resposta: Diz-se das constituições que, para ser alteradas, prefixam exigências especiais, as quais tornam a emenda ou modificação mais difícil e demorada do que a elaboração de uma lei ordinária. A rigidez constitucional é um obstáculo que impede que as paixões de momento e interesses passageiros prevaleçam.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201806760445)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo a Constituição Federal, a ordem social tem como objetivo:
		
	
	a consecução do princípio da isonomia;
	
	a prevalência dos direitos humanos;
	
	a dignidade da pessoa humana;
	 
	o bem -estar e a justiça sociais;
	
	os valores sociais do trabalho e da livre -iniciativa;
	Respondido em 14/11/2019 21:32:55
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805732937)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Questão 04 Exame 130 Tipo 1 - OAB-SP) - Somente os brasileiros natos:
		
	
	poderão ser proprietários de empresas jornalísticas
	
	Poderão ser deputados federais.
	
	poderão realizar a pesquisa e a lavra de recursos minerais
	 
	não poderão ser extraditados, no caso de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes.
	
	poderão ocupar o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça
	Respondido em 14/11/2019 21:33:48
	
Compare com a sua resposta:  
Sugestão de Gabarito: A ação foi julgada improcedente pelo Supremo Tribunal Federal, declarando-se constitucional o teor da norma impugnada. A maioria dos Ministros do Supremo compreendeu que a lei fornecia maior efetividade aos valores indicados no preâmbulo do Texto Constitucional de 1988, bem como aos princípios da solidariedade, constante no art. 3º da Constituição, e da dignidade da pessoa humana, expresso no art. 1º, III. Ademais não haveria violação à livre iniciativa, uma vez que o serviço de ônibus consiste em concessão do Poder Público, havendo liberdade de exploração nos limites da lei.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805733156)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FGV - 2011 - TRE-PA - Analista Judiciário) A Constituição de 1988, em relação à NACIONALIDADE, determina que:
		
	
	são privativos de brasileiros natos os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, Presidente da Câmara dos Deputados e Presidente do Senado Federal, assim como os Ministros do STF e do STJ.
	
	é considerado brasileiro nato a pessoa nascida na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros a serviço de seu país de origem.
	
	perde a nacionalidade brasileira aquele que adquirir outra nacionalidade, sem exceções.
	 
	é brasileiro nato aquele nascido no estrangeiro de pai ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.
	
	os estrangeiros aqui residentes há mais de 10 (dez) anos ininterruptos, sem condenação penal, podem requerer a cidadania brasileira, tornando-se brasileiros naturalizados pela naturalização extraordinária.
	Respondido em 14/11/2019 21:34:34
	
Compare com a sua resposta: Deve o aluno compreender os limites do Poder Constituinte Derivado-PCD, as quais não podem se por ele afastadas, porque se assim o fizer estará agindo como Poder Constituinte Originário, para então responder: 1- Retoque Constitucional: é Impossível, porque o PCD afastaria a limitação formal que exige que as mudanças sejam feitas pode emenda aprovada por 3/5 dos votos duas vezes em cada Casa do Congresso. §2º do art. 60. 2- Reestruturação Constitucional: impossível, primeiro porque o PCD afastaria a limitação material, podendo atingir cláusulas pétreas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201806765869)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Nesse âmbito, o direito à proteção especial do adolescente e do jovem abrangerá o(s) seguinte(s) aspecto(s):
		
	
	obediência aos princípios da dilação, da excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, quando da aplicação de qualquer medida privativa da liberdade.
	
	programas de prevenção e atendimento especializado aoadolescente e ao jovem dependente de entorpecentes e drogas afins, excluindo o atendimento à criança.
	
	idade mínima de 13 anos para admissão ao trabalho.
	 
	garantia de pleno e formal conhecimento da atribuição de ato infracional, igualdade na relação processual e defesa técnica por profissional habilitado, segundo dispuser a legislação tutelar específica.
	 
	estímulo do Poder Público, através de assistência jurídica, incentivos fiscais e subsídios, nos termos da lei, ao acolhimento, sob a forma de curatela, de criança ou adolescente órfão ou abandonado.

Continue navegando