Buscar

Ensino de artes

Prévia do material em texto

Disciplina: 96 - ENSINO DE ARTES
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Se compreendemos que o fazer artístico é a compreensão do indivíduo, ele é, ao mesmo tempo, a expressão de um grupo e da época em que foi feito. Sob esse aspecto, podemos afirmar que:
I. os homens, durante milhares de anos, expressaram-se desta forma, cada um com sua singularidade, não sendo permitido estabelecer comparações.
II. a produção da arte, no passado ou no futuro, não possui ligação, pois é sempre uma expressão individual de representação, que nada tem a ver com a representação dos outros.
III. a arte é um retrato de seu tempo; revela, assim, inúmeras faces da sociedade em questão; portanto, se podemos reconhecer os traços da pessoa que a elabora, podemos igualmente ver características da comunidade e do contexto em que a obra foi realizada.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a )
 A afirmativa I está correta.
 
b )
 A afirmativa III está correta.
c )
 As afirmativas I, II e III estão corretas.
d )
 As afirmativas I e III estão corretas.
QUESTÃO 2
Assinale a alternativa que explica esta afirmação: "na arte, não existe o que não é permitido".
 
a )
O educador deve possibilitar que se construa um espaço de aprendizagem, que seja estimulante para a criança. Deve estabelecer parâmetros, propor temas, ou, em determinado momento, o uso de certos elementos; porém, o que não pode deixar de compreender é o que mais importa. O que cada um fará e realizará de forma singular deve ser respeitado na forma em que a criança elaborou.
b )
O educador deve transmitir seus conhecimentos de arte de maneira que as crianças tenham os conceitos básicos da História da Arte e percebam nas obras que tudo é permitido. E possam perceber que produzir arte, infelizmente, não é para todos, mas para aqueles que possuem um dom artístico.
c )
O educador deve permitir que a criança faça tudo que tenha vontade, a aula de Artes deve ser livre para que a criança possa criar. O educador deve agir como observador, apoiando a criança.
d )
É muito comum as crianças, principalmente as mais velhas, serem tolhidas no seu fazer artístico pelo próprio processo educativo. Para que isso tenha solução, o professor deve ensinar passo a passo como se confecciona o material solicitado, para que todos construam sempre o mesmo objeto de representação.
QUESTÃO 3
A criança, desde pequena, está em constante relação com seu ambiente social, natural e cultural. Isso faz com que ela esteja em permanente reconhecimento do que percebe; ela se apossa sensorialmente e intelectualmente de cada detalhe. Assinale a alternativa que explica por que as crianças se apossam de forma diferente dos detalhes.
a )
É exclusivamente a forma com que a escola de Educação Infantil lida com aspectos da arte. Isso determinará se a criança vai ser uma boa apreciadora de arte ou não.
 
b )
É a qualidade da sua percepção dos diferentes elementos que a cercam e a intensidade das relações que estabelece com eles e entre eles que tornará a sua experiência significativa.
c )
É a forma de se relacionar com seus pais que determina a qualidade da relação com os objetos simbólicos, e fará com que seja mais apta para sentir do que outras.
d )
O que determina são aspectos hereditários que já estão determinados geneticamente, e o ambiente só pode incentivar ou reprimir.
QUESTÃO 4
A metodologia da arte sofreu mudanças nos aspectos político e pedagógico, acompanhando as diferentes fases da educação no país. Associe a primeira coluna com a segunda.
I. Metodologia tradicional
II. Metodologia da Escola Nova
III. Metodologia tecnicista
IV. Metodologia histórico-crítica
( )?De origem europeia e norte-americana, apresentou-se como uma alternativa à escola tradicional. Os intelectuais envolvidos travaram muitos debates com a corrente católica e conservadora que, além da mudança de concepção e métodos, lutavam por uma educação obrigatória, universal e gratuita. Acreditavam que o centro do processo educativo era a criança e que a educação não é direcionada e deve ocorrer de forma espontânea.
( ) Desenvolve-se depois do período da ditadura militar. Essa metodologia parte do princípio de que o homem é um ser inserido em um meio específico e na própria história. Procura desenvolver a capacidade, por meio do conhecimento e da análise da realidade de refletir e de agir sobre ela, transformando-a. Estimula o aluno a ler além das palavras, a ver e não apenas olhar, a ouvir e não apenas escutar.
( ) Surge com o objetivo de formar mão de obra especializada para determinadas funções e profissões. Priorizava o aspecto técnico em detrimento à compreensão das questões abordadas, e, como consequência disso, temos a despolitização gradativa dos educandos que frequentam as escolas de Ensino
Fundamental e Médio.
( ) Presente no Brasil desde a colonização, sendo introduzida pelos jesuítas. Nessa metodologia, a concepção é de que a herança cultural é passada de geração em geração na forma de conteúdos, técnicas e concepções a serem memorizadas e acumuladas. Não leva em conta as fases de desenvolvimento da criança, nem tampouco as suas necessidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
a )
 II, IV, III, I.
b )
 II, I, III, IV.
c )
 II, III, IV, I.
d )
 III, IV, II, I.
QUESTÃO 5
O ser humano, ao se expressar, faz uso de várias linguagens, entre elas as artísticas. Assinale a alternativa que contém essas linguagens.
a )
 Linguagem oral e escrita, a dança, as artes marciais, as artes cênicas e a música.
b )
Artes visuais (desenho, pintura, escultura, arquitetura, fotografia), artes marciais, artes educativas e literatura.
c )
A música, artes cênicas (teatro, dança, pantomima), artes marciais e as artes audiovisuais (vídeo e cinema).
 
d )
A música, artes literárias, artes cênicas (teatro, dança, pantomima), artes visuais (desenho, pintura, escultura, arquitetura, fotografia) e as artes audiovisuais (vídeo e cinema).
QUESTÃO 6
Na Educação Infantil, quando permitimos que a criança exercite sua criatividade fazendo desenhos, cantando,
pintando, dançando, modelando, criando histórias etc., estamos estimulando
I. sua capacidade de expressão.
II. sua capacidade de solucionar sozinha seus problemas cotidianos.
III. a compreensão de seus sentimentos.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a )
 As afirmativas I e II estão corretas.
b )
 As afirmativas I e III estão corretas.
 
c )
 As afirmativas I, II e III estão corretas.
d )
 As afirmativas II e III estão corretas.
QUESTÃO 7
Compreendendo arte como uma forma de comunicação e, portanto, portadora de linguagens específicas, o papel do educador é:
 
a )
estimular tanto a vivência de diversas linguagens quanto a leitura dos diferentes produtos culturais, para que a criança possa ter um contato amplo e vivenciado com os elementos das diferentes linguagens.
b )
explicar às crianças as linguagens já reconhecidas, transmitindo para elas o conhecimento acumulado pela humanidade.
c )
deixar as crianças totalmente livres para agirem, sem a interferência dos adultos; não há forma correta de ação do adulto sobre a criança nesse aspecto da aprendizagem, ela é sempre individual.
d )
descrever o processo de desenvolvimento da História da Arte de forma linear e explicativa, para que a criança, desde cedo, aprenda como a arte se desenvolveu na humanidade.
QUESTÃO 8
Associe as colunas que se correspondem.
( ) Uma ferramenta que facilita ou permite alguma ação específica.
( ) Sensação de bonito ou feio, de equilibrado, harmonioso e proporcional ou do grotesco, do que agrada ou desagrada.
( ) Uma atividade essencialmente criadora, constituindo-se de novas imagens e conceitos que vinculam fantasia à realidade.
I. Estética
II. Criação tecnológica
III. Imaginação
A sequênciacorreta é:
a )
 II, III, I.
b )
 I, II, III.
 
c )
 II, I, III.
d )
 III, I, II.
Parte inferior do formulário

Continue navegando