Buscar

ORGANIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA SAÚDE6

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA SAÚDE
SDE4268_A1_201907256164_V17
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: RAQUEL LINS QUEIROZ
	Matr.: 201907256164
	Disc.: ORG. POL. PÚB. SAÚDE 
	2019.2 - F (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Surge como um dado novo na história da política social brasileira a percepção da saúde como direito de cidadania. A noção de saúde deve ser percebida como:
	
	
	
	Visão medicalizada da saúde e hospitalocêntrica.
	
	
	Conjunto de condições coletivas de existência com qualidade de vida.
	
	
	Sensação de completo bem-estar físico, espiritual e social.
	
	
	Decisão dos gestores da saúde e do Presidente da República.
	
	
	Garantia de atendimento médico no ambiente ambulatorial e hospitalar.
	
Explicação:
Durante muito tempo, predominou o entendimento de que saúde era sinônimo de ausência de doenças físicas e mentais. Nesse sentido, os serviços de saúde privilegiaram na sua organização a atenção médica curativa. 
A Organização Mundial de Saúde define que "saúde é o completo bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença". Essa definição aponta para a complexidade do tema, e a reflexão mais aprofundada sobre seu significado nos leva a considerar a necessidade de ações intersetoriais e interdisciplinares no sentido de criar condições de vida saudáveis. 
Atualmente, é senso comum entre a população e os militantes desse setor que o processo saúde-doença é um processo social caracterizado pelas relações dos homens com a natureza (meio ambiente, espaço, território) e com outros homens (através do trabalho e das relações sociais, culturais e políticas) num determinado espaço geográfico e num determinado tempo histórico. A garantia à saúde transcende, portanto, a esfera das atividades clínico-assistenciais, suscitando a necessidade de um novo paradigma que dê conta da abrangência do processo saúde-doença. A saúde com conjunto de condições coletivas de existência com qualidade de vida.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo a Organização Mundial da Sáude (OMS), a saúde é definida como:
	
	
	
	estado de completo bem-estar físico
	
	
	estado de completo bem-estar social
	
	
	ausência de doença
	
	
	estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente ausência de enfermidade
	
	
	estado de completo bem-estar social e mental
	
Explicação:
Segundo a OMS, a saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente ausência de enfermidade
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Para explicar o conceito de Saúde e Doença, há alguns modelos, sobre o moledo mágico-religioso ou xamanístico é correto afirmar que :
	
	
	
	Nessa época a medicina hindu e chinesa tinham sua forma de entender a doença, para esses povos a saúde era o equilíbrio entre os humores e organismo humano
	
	
	Os povos desta época relacionavam às doenças como vindas de elementos naturais como de espíritos sobrenaturais.
	
	
	Nesse modelo, doença é o processo que conduz a uma perturbação da estrutura ou da função de um orgão, de um sistema ou de todo organismo ou de suas funções vitais. 
	
	
	Esse modelo estabelecido no egito, onde os primeiros filósofos buscavam explicações não sobrenaturais para origem do universo, da vida , assim como o conceito de saúde e doença.
	
	
	Os povos desta época relacionavam às doenças aos gases inalados
	
Explicação:
Segundo Herzlich 2004, o adoecer era concebido como resultante de transgressões de natureza individual e coletiva, sendo requeridas, para reatar o enlace como as divindades, processos liderados por sacerdores, feitiçeiros e xamãs. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Declaração de Sundsvall tem o enfoque na interdependência entre saúde e ambiente, em todos os seus aspectos e aborda que os 02 princípios básicos para a saúde para todos são:
	
	
	
	Universalidade e equidade.
	
	
	Universalidade e respeito à diversidade.
	
	
	Integralidade e equidade.
	
	
	Eqüidade e Respeito à diversidade.
	
	
	Integralidade e universalidade.
	
Explicação:
Em 1991 na Suíça ocorre a terceira Conferência Internacional de Promoção da Saúde(Declaração de Sundsvall) firma o compromisso com o desenvolvimento sustentável, mostra que há uma interdependência entre ambiente e saúde além de preconizar criação de ambientes promotores sempre guiada pela equidade e o respeito a diversidade.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre o processo saúde-doença, é incorreto afirmar:
	
	
	
	Está relacionado às crenças religiosas de uma população. 
	
	
	Está relacionado às condições sociais, habitacionais, renda, desenvolvimento e tecnologia de uma população.
	
	
	Está relacionado apenas às bactérias e vírus causadores de doenças.
	
	
	Está relacionado ao contexto social e hábitos de vida de uma população.
	
	
	Está relacionado a questões culturais e ao sofrimento dos indivíduos.
	
Explicação:
O processo saúde-doença se modifica ao longo do desenvolvimento histórico e científico da humanidade e é representado pelas relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A saúde pública surgiu no século XVIII com a Medicina moderna, tendo como objetivo:
	
	
	
	o atendimento multidisciplinar.
	
	
	a participação da população.
	
	
	o controle da saúde.
	
	
	o saber popular.
	
	
	a polícia médica.
	
Explicação:
A saúde pública surgiu no século XVIII com a Medicina moderna, tendo como objetivo a polícia médica e fundamentada no naturalismo médico. Atualmente é entendida como o campo do conhecimento que tem suas práticas organizadas e orientadas institucionalmente para promover a saúde das populações.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Leia as afirmativas sobre os fatores que determinam o estado de saúde de uma dada população: I - Os serviços de saúde bem organizados e com qualidade garantem que uma população permaneça saudável. II - As condições de moradia interferem na condição de saúde das pessoas. III - Idade e o sexo são suficientes para avaliar o estado de saúde da população. IV - Para se avaliar o estado de saúde das pessoas é importante levar em consideração a biologia humana, os modos de vida da comunidade, os fatores ambientais e a organização do sistema de atenção à saúde. V - O avanço tecnológico só influi positivamente na saúde das pessoas. Assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	A afirmativa II está correta.
	
	
	A afirmativa I está correta.
	
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	A afirmativa V está correta.
	
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
Explicação:
As condições de moradia interferem na condição de saúde das pessoas, pois moradias que não tenham por exemplo rede de esgoto, água encanada e ausência de sanitários podem favorecer o aparecimento de doenças.
De acordo como Informe Lalonde (1974), para se avaliar o estado de saúde das pessoas é importante levar em consideração a biologia humana, os modos de vida da comunidade, os fatores ambientais e a organização do sistema de atenção à saúde.
	
	
	
	 
		
	
		8.Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, qual o conceito de saúde?
	
	
	
	Saúde deve ser entendida como um direito social e qualidade de vida
	
	
	Completo estado de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença.
	
	
	É um direito de todos e dever do Estado
	
	
	Completo bem estar psicológico, social e biológico.
	
	
	Na sensação de completo bem-estar físico, mental e social.
	
Explicação:
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS)  saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 28/10/2019 12:31:39.

Continue navegando