Buscar

Custos em Logística Parada para a Prática Aula 03 corrigido

Prévia do material em texto

Usuário
	
	Curso
	Custos em Logística Parada para a Prática – Aula 03/2 corrigido
	Teste
	Parada para a Prática – Aula 03
	Iniciado
	Enviado
	Data de vencimento
	18/11/19
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	0,8 em 1 pontos  
	Tempo decorrido
	
	Instruções
	Responda de acordo com o conteúdo visto nos capítulos 5 e 6.
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	“O grau de alavancagem financeira (GAF) mostra a importância das despesas financeiras para a empresa. Um grau alto é ruim para a empresa, já um baixo grau de alavancagem é bom. Na prática empresarial, isso significa que se o GAF for alto, as despesas financeiras são muito grandes em relação aos resultados das operações produtivas da empresa”.
ZEIDAN, R. Administração financeira de curto prazo. Rio de Janeiro: FGV, 2014. p. 82.
 
O autor descreve o grau de alavancagem financeira (GAF) e a importância dele para a empresa. Considerando o excerto e o conteúdo do texto-base, é correto afirmar que a GAF representa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
as variações no lucro líquido em decorrência de variações no lucro operacional.
	Resposta Correta:
	d. 
as variações no lucro líquido em decorrência de variações no lucro operacional.
	Comentário da resposta:
	O grau de alavancagem financeira pode ser representado pelo resultado da divisão do percentual do lucro líquido pelo percentual do lucro operacional. Geralmente, quanto maior é o passivo de longo prazo da empresa, maior é a despesa financeira.
	
	
	
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Analise atentamente o trecho a seguir:
“Os indicadores de atividade buscam traduzir as principais operações do giro da empresa em números médios que possam ser comparados ao longo do tempo e com padrões preestabelecidos pela própria empresa. Geralmente são indicadores de extrema utilidade, pois são focados no dia a dia da empresa e podem (e devem) ser trabalhados também de forma analítica por unidades de negócio, por fábricas, por estoques etc. Podem ser apresentados de duas formas: no conceito de giro e no conceito de prazos”.
PADOVEZE, C. Contabilidade Gerencial. Curitiba: IESDE, 2012. p. 165.
 
Os indicadores de atividade são formas de simplificar as informações para a análise da empresa, o que os tornam fundamentais para a gestão da organização. Em relação a esse tema, analise os indicadores a seguir e os relacione às formulas corretas.
 
1. Giro do ativo permanente.
2. Prazo médio de pagamento.
3. Giro do ativo total.
4. Prazo médio de recebimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
2, 4, 3, 1.
	Resposta Correta:
	c. 
2, 4, 3, 1.
	Comentário da resposta:
	O giro do ativo permanente (1) é uma medida de eficiência no uso dos ativos permanentes para a geração de vendas para a empresa. O prazo médio de pagamento (2) descreve o tempo médio decorrido entre a aquisição do insumo de produção e o pagamento efetivo por ele. O giro do ativo total (3) permite avaliar o quanto de receita está se gerando a partir do total do ativo. O prazo médio de recebimento (4) mensura a média do tempo decorrido entre a venda do produto e o recebimento por ela.
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0,2 pontos
	
	
	
	Analise atentamente o trecho a seguir:
“No fim da década de 1990, os preços das ações de algumas empresas da internet – em particular aquelas com nenhum ou pouco lucro – vendiam a níveis que resultaram em índices preço-lucro altíssimos, quase sem precedentes. Muitos críticos avisaram que esses índices preço-lucro eram insustentáveis a longo prazo – e estavam certos. Os preços das ações de quase todas as empresas da internet caíram depois”.
GARRISON, R; NOREEN, E; BREWER, P. Contabilidade Gerencial. 14. ed. São Paulo: AMGH, 2013. p. 681.
 
O trecho anterior discorre sobre o comportamento do índice preço-lucro antes de uma queda dos preços no mercado acionário. Conforme as informações apresentadas no trecho e considerando os conteúdos estudados no texto-base, sobre os índices preço-lucro antes da queda dos preços das ações em 1990 é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
a avaliação do mercado era muito menor que a lucratividade por ação.
	Resposta Correta:
	e. 
a lucratividade por ação era muito menor do que a avaliação do mercado.
	Comentário da resposta:
	O índice preço-lucro é representado por:
Conforme o excerto, os índices preço-lucro apresentavam valores altíssimos, portanto, havia grandes diferenças entre os preços por ação e o lucro por ação. Para que essa diferença seja alta, o preço por ação deve ser muito maior que o lucro por ação, o que é uma característica peculiar de momentos de otimismo no mercado de ações.
	
	
	
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	“Grau de alavancagem operacional é a medida da extensão da utilização dos custos e despesas fixas dentro da empresa. É um indicador que mede o potencial da possibilidade da alavancagem operacional. [...] O fenômeno da alavancagem evidencia-se quando há o aumento de volume. Dado um aumento de volume, quanto maior o grau de alavancagem operacional, maior será a variação do lucro operacional”.
PADOVEZE, C. Contabilidade Gerencial. Curitiba: IESDE, 2012. p. 131.
 
O autor descreve o grau de alavancagem operacional e a relação dele com o lucro operacional da empresa. Considerando o conteúdo do texto-base sobre isso, é correto afirmar que o grau de alavancagem operacional é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
o aumento dos lucros segundo o aumento das vendas.
	Resposta Correta:
	e. 
o aumento dos lucros segundo o aumento das vendas.
	Comentário da resposta:
	O grau de alavancagem operacional é a capacidade da empresa de, conforme os custos fixos, aumentar os resultados conforme o aumento das vendas. Quanto maiores forem os custos fixos, maior será o efeito das vendas sobre a lucratividade, pois os custos fixos não variam conforme as variações na venda. Assim, quanto maior é o grau de alavancagem operacional, maiores serão os riscos de o resultado operacional ser prejudicado por quedas nas vendas.
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	“Trata-se, por exemplo, dos estoques, do caixa, das aplicações financeiras de curto prazo, das duplicatas a receber, das contas a pagar e assim sucessivamente. Note que essas contas [...] estão relacionadas ao ciclo operacional, ao ciclo financeiro e ao ciclo econômico da empresa que possibilitam, quando bem administrados, alcançar bons resultados sob o ponto de vista econômico e financeiro”.
FONSECA, J. Administração financeira e orçamentária. Curitiba: IESDE Brasil, 2009. p. 37.
 
O trecho anterior discorre sobre os fluxos da empresa devido aos movimentos em contas específicas da empresa. Assim sendo, observe os fluxos a seguir e os relacione à respectiva conta existente nos demonstrativos das empresas.
 
1. Fluxo operacional.
2. Fluxo de investimentos.
3. Fluxo de financiamentos.
 
(  ) Aquisição de imobilizado.
(  ) Fornecedores.
(  ) Distribuição de dividendos.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
2, 1, 3
	Resposta Correta:
	d. 
2, 1, 3
	Comentário da resposta:
	Os fornecedores fazem parte do fluxo operacional da empresa (1) pois representam saídas operacionais da empresa, ligadas diretamente à produção. A aquisição de imobilizado (2) é um investimento de longo prazo da empresa que gerará entradas de caixa futuras. A distribuição de dividendos é parte do fluxo de financiamentos (3) pois o capital investido na empresa é uma das fontes de financiamento da empresa, que é remunerada conforme a distribuição dos lucros.

Continue navegando