A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
SOCIOLOGIA DO TURISMO - Avaliação II - Individual FLEX ( Cod 456809)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Sociologia do Turismo (GTU08)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:456809) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14108172
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O aumento da qualidade de vida das condições de saneamento e da infraestrutura básica, combinadas com os avanços da medicina e da tecnologia, são fatores que colaboram com o envelhecimento da população. Nesse sentido, novas oportunidades surgem também para o setor de turismo. No entanto, muito se tem a fazer para poder atender adequadamente este nicho de mercado em ascensão composto por pessoas da terceira idade. Considerando as atividades de turismo e lazer para as pessoas da terceira idade, analise as sentenças a seguir:
I- Para atender às necessidades específicas da terceira idade, não basta apenas adaptações estruturais, é necessário primar pela forma de atendimento e pelas atitudes para suprir suas necessidades.
II- As pessoas da terceira idade não estão dispostas a viajar e a realizar atividades recreativas de lazer e de entretenimento, pois evitam o convívio social e a oportunidade de fazer novas amizades.
III- Os idosos apenas buscam visitar cidades históricas independente da classe social, região, gênero, idade, grau de instrução e formação familiar. 
IV- As pessoas da terceira idade costumam ser mais seletivas como consumidores e mesmo dispondo de tempo livre muitas vezes não são levadas em consideração por diferentes setores de serviços turísticos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	O feminismo é um movimento social que surgiu no século XVIII, na Europa, especialmente na França e Inglaterra. Uma das principais bandeiras de luta das feministas naquele período foi a emancipação política e o direito ao voto. Essas lutas foram conquistadas e, no século XX, outras foram travadas para afirmar a situação da mulher na sociedade. Sobre as principais lutas das mulheres a partir da década de 1960, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A manutenção da sociedade patriarcal.
(    ) O direito à contracepção e à liberdade do uso do corpo. 
(    ) A manutenção da heterossexualidade como norma.
(    ) A equiparação salarial de homens e mulheres.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	No que tange à Sociologia do Turismo, é necessário compreender a importância do ócio como um conceito relevante ao seu campo de estudo, porque ele está relacionado diretamente à busca do prazer e, portanto, do lazer. O ócio tem função psicológica, função social e função econômica. Sobre a função econômica do ócio, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Está relacionada ao descanso, diversão e lazer e possibilita equilíbrio mental ao indivíduo.
	 b)
	Está relacionada à convivência com outros indivíduos, favorecendo a comunicação.
	 c)
	Está relacionada à sensação de tranquilidade e paz de espírito.
	 d)
	Está relacionada ao prazer do consumo, dos gastos pessoais e familiares.
	4.
	Émile Durkheim é considerado um dos mais importantes autores clássicos da Sociologia. Uma de suas principais contribuições teóricas para a disciplina é o conceito de fato social, que trata da maneira pela qual as relações humanas são possíveis em sociedade. As três características fundamentais que explicam os fatos sociais são: coerção social, exteriores e generalidade. Sobre a generalidade, analise as sentenças a seguir:
I- Relaciona-se com o estado comum de um grupo, tal qual as formas de habitação e comunicação.     
II- Compreende o conformismo do indivíduo perante as regras ditadas.
III- Refere-se às forças que influenciam o indivíduo independentemente de sua vontade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	5.
	O conceito de cidadania está em processo de mudança constante. O conceito da forma como conhecemos nos dias atuais surgiu com a Revolução Francesa. Naquela época, aboliu-se a servidão e os direitos feudais, resultando em direitos iguais para todos os homens. Sobre os princípios universais que foram proclamados na Revolução Francesa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Liberdade, igualdade e fraternidade.
	 b)
	Liberdade e justiça para todos.
	 c)
	Respeito, justiça e confiança.
	 d)
	Ordem e progresso.
	6.
	A Sociologia surge no final do século XVIII com o objetivo de compreender os problemas sociais decorrentes do desenvolvimento industrial. Karl Marx, Durkheim e Weber desenvolveram estudos para compreender como poderia se conformar esta nova realidade, dando início às diferentes visões sociológicas sobre a organização social. Sobre o posicionamento de Émile Durkheim com relação à finalidade da Sociologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Aponta a Sociologia como uma ciência que deve analisar os problemas sociais sem lançar mão de soluções para tais problemas.
(    ) Defende a Sociologia como um instrumento científico para analisar e propor soluções referentes aos desvios da vida social.
(    ) Apresenta a Sociologia como uma ciência voltada a maximizar o produtivismo e a lucratividade do sistema capitalista.
(    ) Descreve a Sociologia como um instrumento científico voltado à análise da relação entre sociedade e natureza.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	7.
	Os espaços de lazer também são espaços sociais e nestes espaços ocorrem relações entre pessoas, grupos e classes, que podem ter características em comum ou ser bem diferentes. Os espaços de lazer são definidos pelas características da população que faz uso destes espaços e também considerando que sempre deve haver respeito com relação às diferenças culturais destes indivíduos para fugir à uniformização e à padronização. Com relação ao espaço público, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O espaço público é de utilização limitada e necessita permissão para utilização.
	 b)
	O espaço público é de posse coletiva, de uso comum e de livre acessibilidade.
	 c)
	O espaço público possibilita a geração de emprego e renda para toda a população.
	 d)
	O espaço público é constituído apenas da dimensão físico-espacial.
	8.
	De acordo com a Organização Mundial do Turismo (2018), nas últimas décadas, o turismo e a cultura se conectaram cada vez mais devido ao aumento de interesse pela cultura, mudanças no estilo de vida e particularmente como fonte de identidade frente à globalização. Desse modo, o turismo cultural tem sido considerado desejável, pois é uma boa maneira de desenvolvimento de nações e regiões, pois gera benefícios culturais, sociais e econômicos. Com relação ao turismo cultural, analise as sentenças a seguir:
I- O turismo cultural é considerado uma forma de proteger e promover aspectos culturais tangíveis (monumentos, locais e construções históricas etc.) e aspectos culturais intangíveis (música, religiosidade etc.).
II- O turismo cultural pode ser definido como viagem fora do ambiente comum, buscando visitar ou participar de atividades culturais.
III- O turismo cultural promove experiências autênticas e genuínas para os turistas e age como forma de proteger a herança cultural imensurável de determinada comunidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.e-unwto.org/doi/pdf/10.18111/9789284418978. Acesso em: 12 mar. 2018.
	 a)
	Somente a sentença