Buscar

As variáveis envolvidas em uma pesquisa estatística podem ser classificadas em quantitativas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

As variáveis envolvidas em uma pesquisa estatística podem ser classificadas em quantitativas: contínuas ou discretas; ou qualitativas: nominais ou ordinais, de acordo com suas características. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA que contém apenas exemplos de variáveis quantitativas contínuas:
	 a)
	Distância percorrida, velocidade, tempo e comprimento.
	 b)
	Sexo, cor dos olhos, raça e credo.
	 c)
	Sexo, credo, grau de escolaridade e tempo.
	 d)
	Velocidade, cor dos olhos, sexo e idade.
	2.
	Em estatística, amostra é o conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, chamado população. É um conjunto constituído por indivíduos (famílias ou outras organizações), acontecimentos ou outros objetos de estudo que o investigador pretende descrever ou para os quais pretende generalizar as suas conclusões ou resultados. Com relação aos tipos de amostra, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Amostras aleatórias simples é quando qualquer elemento da população tem a mesma probabilidade de ser escolhida.
(    ) Amostras por conveniência: é o tipo de amostra que se obtém com maior facilidade disponibilizada pela população.
(    ) Amostras ponderadas: para se obter esse tipo de amostra, é de exclusividade a utilização da tabela de números aleatórios.
(    ) Amostragem por grupos: são levados em consideração grupos com características distintas, não podendo conter nenhuma característica em comum, podendo interferir no resultado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	Essa etapa é atingida tendo como base a apresentação dos dados onde são  construídas as tabelas ou gráficos para que se consiga extrair informações a respeito dos dados apurados. Nessa etapa pode-se tirar conclusões a respeito do objetivo da pesquisa. Como é o nome dessa etapa da pesquisa?
	 a)
	Apuração dos dados.
	 b)
	Análise dos dados.
	 c)
	Crítica dos dados.
	 d)
	Interpretação dos dados.
	4.
	A inferência estatística nos dá elementos para generalizar as conclusões obtidas da amostra para toda a população. Deve-se lembrar que os erros de coleta e manuseio de um grande número de dados podem ser maiores do que as imprecisões a que estamos sujeitos quando generalizamos, via inferência, as conclusões de uma amostra bem selecionada. Portanto, é incorreto pensar que seríamos mais precisos, se tivéssemos acesso a todos os elementos da população. Entretanto, risco é a margem de erro motivada pelo fato de se investigar parcialmente (amostra) o universo (população). Ressalta-se que, quanto maior e mais representativa for a amostra, mais forte é o argumento. Se uma amostra for insuficiente ou tendenciosa, conclusões retiradas a partir dela poderão ser totalmente falsas. Com relação aos erros, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Erro de delineamento: é quando o grupo formado pelas amostras não representa a população.
(    ) Erro de falta de resposta: é quando a resposta obtida pela amostra pesquisada não coincide com o esperado.
(    ) Erro de amostragem: é quando o tamanho da amostra é muito inferior ao tamanho total da população.
(    ) Erro de resposta: é quando os resultados obtidos pela amostra não são analisados e são descartados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	Atualmente, podemos definir estatística como uma ciência, cuja preocupação está voltada à organização, à descrição, à análise e à interpretação de dados. Assim, por meio de análise de dados brutos, a Estatística preocupa-se com a extração de informações que permitem o processo posterior da tomada de decisão. Sobre os grupos em que a Estatística está dividida, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Estatística descritiva.
II- Estatística probabilística.
III- Estatística inferencial ou indutiva.
(    ) Representa o estudo dos dados de amostra, com o objetivo de entender o comportamento do universo. Em algumas ocasiões, representa o complemento, visto que parte da interpretação de uma amostra serve para a caracterização de todo um grupo.
(    ) Sua principal função consiste em resumir dados e informações investigadas, expondo-os da maneira mais prática e simplificada possível. Está presente em diversas situações do nosso dia a dia.
(    ) Seu uso surgiu com o intuito de planejar jogadas ou estratégias em jogos de azar. Posteriormente, suas aplicações se ampliaram, alcançando pesquisas, como as realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - I - II.
	6.
	Em estatística, amostra é o conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, chamado população. É um conjunto constituído de indivíduos (famílias ou outras organizações), acontecimentos ou outros objetos de estudo que o investigador pretende descrever ou para os quais pretende generalizar as suas conclusões ou resultados. Referente aos tipos de amostras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Amostra aleatória simples é quando cada elemento da população possui a mesma possibilidade de compor a amostra.
(    ) Amostra por conveniência é o tipo de amostra em que analisamos todos os elementos da população.
(    ) Amostra ponderada é quando o pesquisador leva em consideração um quesito específico da população que a diverge, por exemplo, o número de mulheres e homens que frequentam uma danceteria. Se houver mais mulheres, elas serão o maior número que irá compor a amostra.
(    ) Amostra mediana é quando utilizamos a tabela de números aleatórios para obter a estratificação da população a ser analisada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	Em nossas decisões do dia a dia, estamos direta ou indiretamente nos baseando em dados observados. Ao decidir, por exemplo, por uma compra, procuramos antes verificar se o produto satisfaz as nossas necessidades, se o preço é compatível com nosso orçamento, entre outras características. Assim, quando se trata de pesquisas científicas, também precisamos coletar dados que de alguma forma possam fornecer informações capazes de responder às nossas indagações. Para que os resultados da pesquisa sejam confiáveis, tanto as coletas dos dados quanto a sua análise devem ser feitas de forma criteriosa e objetiva. Sobre as principais etapas para a realização de uma pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Definição do problema, planejamento, execução da pesquisa, dados e análise dos dados.
	 b)
	Definição do problema, planejamento da pesquisa, execução da pesquisa, dados, análise dos dados e resultados.
	 c)
	Definição do problema, objetivos, planejamento da pesquisa, execução da pesquisa, dados, análise dos dados, resultados e conclusões.
	 d)
	Planejamento, definição do problema, execução da pesquisa, dados, análise dos dados e resultados e conclusões.
	8.
	Uma determinada cidade do Estado de São Paulo tem como usuários do serviço de transporte coletivo 98.000 pessoas. Com a intenção de verificar a qualidade dos serviços prestados, a prefeitura resolve fazer uma pesquisa de satisfação com esses usuários. Como o número de usuários é elevado, a prefeitura decide aplicar a pesquisa entrevistando 1.000 pessoas. Para tanto, os entrevistadores devem abordar qualquer usuário nas plataformas de embarque até atingir o número necessário. Considerando essa informação, assinale a alternativa CORRETA que apresenta qual é o tipo de amostragem escolhida:
	 a)
	Amostragem ponderada.
b)
	Amostragem por grupos.
	 c)
	Amostragem aleatória simples.
	 d)
	Amostragem estratificada.
	9.
	Uma tarefa essencial, principalmente quando se coleta dados quantitativos, dentro do método estatístico é a organização dos dados. A tabela surge como uma ferramenta que permite o agrupamento desses dados de forma consistente para uma apresentação. A respeito da construção de uma tabela, analise as sentenças a seguir:
I- O cabeçalho, localizado na parte inferior da tabela, identifica o que está sendo apresentado em cada linha da tabela.
II- A fonte é um elemento dispensável na construção de uma tabela.
III- A coluna indicadora tem por objetivo identificar o conteúdo das outras colunas da tabela.
IV- O cabeçalho, localizado na parte superior da tabela, identifica o conteúdo que está sendo apresentado tanto na coluna indicadora, como no corpo da tabela.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	10.
	Os dados estatísticos referentes a um fenômeno precisam de uma classificação. Essa classificação deve levar em conta a variável, onde ele foi observado e a época a que ele se refere. A classificação possibilita dividir as tabelas estatísticas em três tipos: séries ou tabelas estatísticas simples, séries ou tabelas de dupla entrada e séries ou tabelas de frequências. Quanto às séries estatísticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As séries estatísticas simples são aquelas compostas por apenas duas colunas: uma destinada às categorias possíveis da variável, e a outra, aos dados propriamente ditos.
(    ) As series estatísticas históricas ou temporais são aquelas onde a variável apresentada é o tempo enquanto o local e o fato observado permanecem fixos.
(    ) As séries geográficas são aquelas em que a variável é o tempo onde o fenômeno é observado, enquanto o local e o fato observado permanecem fixos.
(    ) As séries estatísticas específicas ou categóricas são aquelas em que a variável é o fato observado, enquanto o tempo e o local onde o fenômeno é observado permanecem fixos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
Prova finali

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais