Buscar

SIMULADO SOCIOLOGIA JURIDICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, que é geral ao conjunto de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter. [DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 17. ed. Tradução de Maria Isaura Pereira de Queiroz. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002]. Este conceito do Sociólogo Émile Durkheim refere-se a (assinale a única alternativa correta):
R: Fato social.
2) O direito, se por um lado está ligado à ideia de conduta do indivíduo, de outro também se liga à organização social. Do ponto de vista sociológico, são funções do direito: I. Prevenir conflitos II. Controle social e uso excessivo da força quando não se obedece as normas de trato social III.Pacificação social IV. Compor conflitos A alternativa correta é:
	R: I, III e IV
	
3) 
	Segundo a Teoria Tridimensional do Direito, o sistema jurídico apresenta três dimensões: justiça, validade e eficácia. Considere as proposições a seguir sobre as referidas dimensões:
I - Os filósofos do direito, ao se debruçarem sobre a concepção de justiça, vão examinar a justificação do sistema jurídico atual, as relações existentes entre o direito e a moral e entre normas positivas e ideais de justiça (idealidade do direito).
II - Aos dogmáticos ou intérpretes do direito, interessa o estudo das normas formalmente válidas e o sentido de cada elemento do ordenamento jurídico, com vistas a solucionar os conflitos entre as normas, adaptando-as aos casos concretos.
III- A questão da eficácia das normas jurídicas interessa os sociólogos do direito. A função do sociólogo do direito é analisar a realidade social do direito, tendo em vista que a finalidade da Sociologia Jurídica é estabelecer uma relação funcional entre a realidade social e as diferentes manifestações jurídicas, sob a forma de regulamentação da vida social, fornecendo subsídios para suas transformações no tempo e no espaço.
Estão CORRETAS as seguintes afirmações:
R: I, II, III
	
4) O Direito é para a Sociologia Jurídica uma ciência essencialmente social, oriunda da sociedade e para a sociedade. As normas do Direito são regras de conduta para disciplinar o comportamento do indivíduo no grupo, as relações sociais; normas ditadas pelas próprias necessidades e conveniências sociais. Não são regras imutáveis ou quase sagradas, mas sim variáveis e em constante mudança, como o são os grupos onde se originam. Assim, o Direito surge na sociedade, justamente, como o conjunto de normas que regulam a vida social. Sua função básica, portanto, é garantir a segurança da organização social. Nesse sentido, analise as proposições acerca das correntes doutrinárias que versam sobre a origem das normas de conduta jurídicas:
Estão CORRETAS as seguintes afirmações:
I - Para a Sociologia Jurídica, as normas de direito surgem do grupo social e da inspiração teocêntrica.
II - Para os Jusnaturalistas, as normas de direito têm origem tanto na acepção divina, como também na razão.
III - Para os Contratualistas, as normas de direito são fruto da razão.
IV - Para os Historicistas, as normas de direito são oriundas do Estado, para manutenção da desigualdade entre as classes sociais.
V- Para os Marxistas, as normas de direito são derivadas da consciência coletiva do povo.
Estão CORRETAS as seguintes afirmações:
R: III apenas
5) Acerca das  funções que o direito cumpre na sociedade, analise as afirmativas a seguir: 
I- Função Preventiva - Valendo-se do disciplinamento social, estabelecendo regras de conduta social, direitos e deveres, o direito preocupa-se em evitar ou prevenir o conflito. 
II- Função compositiva do direito - quando o conflito é inevitável, é necessário solucioná-lo, daí a função do direito de compor conflitos, solucionando-os. 
III - Controle social  - o direito é socializador em última instância, assim, quando a conduta humana já se distanciou da tradição cultural, o direito atua, em última instância, especificamente por meio do direito penal. 
IV - Função de Regulação Social - embora sua finalidade última seja a organização da vida em sociedade, não é capaz de influenciar na formação dos hábitos dos sujeitos sociais, seu agir e suas perspectivas, para que com isso pudesse evitar  conflitos. 
Indique abaixo, a alternativa correta:
R: Somente a afirmativa IV está incorreta
6) A Sociologia Jurídica tem se ocupado do tema eficácia da ordem jurídica, enfatizando a:
R: adequação da norma e suas finalidades.
7) A norma jurídica deve sempre buscar, ao definir situações, entregar aos indivíduos instrumentos que permitam um ajustamento maior aos meios sociais, porquanto são instâncias pacificadoras do estado de tensão resultante do próprio processo associativo, que pressupõe do indivíduo a outorga de parcela de sua liberdade para a constituição do grupo. A toda norma jurídica sempre se associa um efeito social. Cabe à Sociologia Jurídica e Judiciária investigar os fatores de eficácia e ineficácia das normas. Em relação à ineficácia da norma, é possível levantar as seguintes hipóteses, EXCETO: 
R: A conformidade da norma com os interesses do grupo social.
8) O ordenamento social é caracterizado pela existência de um conjunto de regras ou preceitos estabelecidos pelo próprio grupo, objetivando padronizar os comportamentos individuais dos membros que o integram, num processo contínuo de socialização. Neste sentido, é possível afirmar que a função social do Direito é:
R: Prevenir e compor conflitos sociais
9) Dentre os elementos listados abaixo, quais deles contribuem para a eficácia da norma.
R: Os fatores instrumentais, que dependem da atuação dos órgãos de elaboração e de aplicação do direito, fatores referentes à situação social.
10) Considere as seguintes afirmações em relação às fontes do direito: I - O costume é de formação livre, difusa, espontânea, gradativa. Vai sendo formado paulatinamente pela própria sociedade, para suprir suas necessidades. Evolui no tempo e no espaço, de acordo com as condições sociais do grupo no qual se formou, adquirindo um caráter eminentemente histórico, e vai sendo transmitido por tradição oral. II - A jurisprudência significa o entendimento reiterado dos tribunais acerca de questões semelhantes, no exercício da função jurisdicional, podendo ser modificada ao longo do tempo. III - Quanto ao conteúdo, tanto a lei como o costume são regras de conduta decorrentes das necessidades sociais. E têm em comum, em princípio, o fato de serem expressão da vontade do grupo, bem como constituem formas de exteriorização do direito. IV - Quanto ao processo de elaboração da lei é formal, ou seja, é preestabelecido, iniciando-se com um projeto, passando pela discussão, votação, sanção, promulgação, até chegar à publicação. De tal sorte que, ao contrário do costume, sabemos exatamente quando foi elaborada, quando entrou em vigor e quando foi revogada. Somente é correto o que se afirma em:
R: Todas as alternativas acima
11) Os direitos sociais reconhecidos aos trabalhadores pela Constituição Federal:
R: determinam que é proibido o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos, bem como qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.
12) É da cena contemporânea de cultura democrática a projeção do papel do juiz em quase todos os aspectos da vida social. (...) Nesse contexto, em que o direito e o Poder Judiciário já tinham ampliado sua presença na sociedade e na política, é que vai se instalar, ao longo dos anos 1970, a crise do Welfare State, cuja resposta radical se manifestou na emergência do neoliberalismo e suas intervenções no sentido de desregulamentar o mercado e recriar a economia como dimensão autônoma. (...) O boom da litigação, desde então, é um fenômeno mundial, convertendo a agenda do acesso à Justiça em política pública de primeira grandeza. VIANNA, Luiz Werneck; BURGOS, Marcelo Baumann; SALLES, Paula Martins. Dezessete anos de Judicializaçãoda Política. Disponível em . Acesso em 29.set.2009.
Sobre o fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais discutido no texto, é CORRETO afirmar que
R: a consolidação da democracia no Brasil, após a Constituição de 1988, tem sido acompanhada de um fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais.
13) 
	Um dos exemplos mais consagrados de "lei que pegou" é o Código de Defesa do Consumidor. A lei "pega" quando vem de baixo para cima. Além do momento histórico correto, havia uma base real: as queixas mais comuns dos consumidores para criar as leis que os protegessem. Essa base factual deu sustentação ao código. Outro ingrediente para a lei pegar é o capital social, ou seja, a sociedade organizada, mobilizada, que cobra seus direitos e é proativa. Assim:
		
R: A eficácia da lei está vinculada ao cidadão ativo que cobra, propõe e fiscaliza.
14) Leia as frases abaixo: I - O questionamento quanto ao julgamento justo, em função da exacerbada abordagem de investigações e processos pela mídia, realizando juízos de valor, é ainda mais temerária quando se fala nos julgamentos feitos pelo tribunal do júri. II - Isto devido à circunstância de que os jurados são pessoas leigas, que julgam sem sequer conhecer as provas do processo. Escolha a opção correta:
R: as duas frases estão corretas e a segunda justifica a primeira.
15) Os objetos de estudo da sociologia jurídica incluem
R: as formas com que o direito opera socialmente e a explicação sociológica do direito.

Continue navegando

Outros materiais