Logo Passei Direto
Buscar

AE1 - Princípios Teóricos da Psicopedagia

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Quando falamos da Psicopedagogia no Brasil, verificamos que a visão de que a dificuldade de aprendizagem estava relacionada com problemas orgânicos também foi mantida por diversos anos, sendo decisiva no tratamento do fracasso escolar. Isso ocorreu principalmente na década de 1970, período em que a causa dos problemas de aprendizagem passou a ser relacionada com problemas neurológicos, cuja denominação atribuída foi a de Disfunção Cerebral Mínima (DCM), tirando o foco dos problemas sociopedagógicos.
Analisando a história da psicopedagogia no Brasil, verifique as afirmativas:
I. Em 1984, foi criada a Associação Paulista de Psicopedagogia e aconteceu o I Encontro de Psicopedagogos.
II. No ano de 1988 houve o I Congresso de Psicopedagogos e os temas desses primeiros encontros estavam voltados para a compreensão da identidade profissional, sua formação, práxis, e entre outros temas de relevância para a psicopedagogia.
III. Na década de 1990, foi marcada pela influência do argentino Jorge Visca, que ministrou aulas em diferentes cidades, principalmente na região Norte do país. Ele também criou centros psicopedagógicos nas cidades de Campinas, Salvador, Curitiba e São Paulo.
IV - Em 2002, o psicopedagogo foi incluído na Classificação Brasileira de Ocupações, reconhecendo seu trabalho por meio da Portaria Ministerial 391/2002.
I apenas.
I e II apenas.
I e III apenas.
I, II e III apenas.
I, II e IV apenas.

A psicopedagogia tem procurado, por meio do estudo de outras áreas de conhecimento, um aprofundamento no entendimento acerca do processo de aprendizagem nos diferentes contextos em que ela aconteça.
Analisando a aprendizagem em diferentes enfoques teóricos, assinale a afirmativa que corresponde a teoria da Análise do Comportamento.
Os domínios funcionais seguem as leis de alternância, predominância e integração.
Procura compreender o papel e a influência dos estímulos ambientais na determinação das nossas ações.
O conhecimento acontece de forma contínua, sendo construído por meio da relação do indivíduo com o ambiente (social e físico).
Nenhum comportamento acontece por acaso: eles sempre estão relacionados a diferentes causas, as quais, na maioria das vezes, não temos consciência.
A aprendizagem resulta das interações sociais do sujeito, as quais possibilitam a construção dos conhecimentos que servirão de alicerce para o desenvolvimento.

Quando se fala em fracasso escolar, podemos dizer que este tema passou a ter relevância no Brasil a partir do século XIX, quando foi instaurada a educação obrigatória, a qual provocou mudanças importantes na sociedade. Este tema tem sido analisado a partir de diferentes pontos de vistas: social, médico, psicométrico, político entre outros.
Ponderando sobre as vertentes de entendimento do processo do fracasso e culpabilização escolar, analise as afirmativas:
I - A técnica de ensino adequada vai oferecer as condições para que o aluno consiga desenvolver as suas potencialidades. – Culpabilização da escola.
II - Ao utilizar os conhecimentos interdisciplinares, oferece subsídios para que haja reflexões sobre seus reais propósitos – Culpabilização do professor.
III - Questões relacionadas a carência cultural decorrente das condições socioeconômicas, também são entendidas como causa do fracasso escolar. – Culpabilização do aluno e da família.
IV - As relações de poder que acontecem no interior da escola, ressaltando a arbitrariedade com que ela não reconhece a cultura popular e é organizada com base na cultura dominante, gera o fracasso escolar. – Culpabilização de questões políticas.
I e II apenas.
II e III apenas.
III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.

Quando fala-se em código de ética profissional consideramos que este apresenta as normativas que norteiam o trabalho de determinado profissional. Este por sua vez visa levar o sujeito a refletir, analisando os princípios que orientam sua ação e tomada de decisões. No ano de 1996, a Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) organizou o Código de Ética do Psicopedagogo.
Quais dos itens contemplados refere-se ao cuidado que o profissional deve ter com o conteúdo apresentado pelo sujeito e suas produções?
Responsabilidades do Psicopedagogo.
Relações com outras profissões.
Publicidade profissional.
Honorários.
Sigilo.

De acordo com Fonseca et al. (2015), podemos compreender que a interdisciplinaridade consiste numa maneira de entender a conexão entre conhecimentos diferentes que se unem com o intuito de inovar, ampliando o saber, recuperando possibilidades e superando o pensamento fragmentado.
Refletindo o tema da interdisciplinaridade na psicopedagogia, analise as afirmativas abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso:
I - A pedagogia possui seu conhecimento fundamentado em concepções e teorias que buscam compreender as práticas e fenômenos educativos, a fim de obter a organização e a sistematização das ações pedagógicas no contexto escolar.
II - As contribuições da psicanálise para a psicopedagogia estão relacionadas com a utilização de atividades lúdicas que possibilitam que o sujeito manifeste a sua criatividade e desenvolva a sua espontaneidade tanto no contexto individual quanto em grupo.
III - A visão da psicologia apresenta mudanças importantes na maneira de compreender as dificuldades do educando, restringindo-se a aplicação de testes e a utilização de métodos e procedimentos da psicologia clínica.
IV – A psicanálise proporciona questionamentos sobre a transferência e contratransferência, o reconhecimento de medos e angústias relacionados ao aprender.
V, F, F, V.
V, F, V, F
V, V, F, V.
F, V, F, V.
F, V, V, F.

A psicopedagogia em sua história enquanto campo de atuação clínico obteve diferentes denominações, foi chamada de pedagogia curativa, pedagogia terapêutica, psicopedagogia curativa até assumir-se como Psicopedagogia.
Examine as afirmativas e assinale a que corresponde ao trabalho da psicopedagogia clínica:
Oferece treinamentos, a fim de desenvolver as múltiplas inteligências, tais como criatividade, visão humanística e entre outras.
Ajuda os pais a compreenderem a aprendizagem dos filhos, buscando rever o papel educacional da família, por meio de palestras.
Realiza oficinas que promovam a aprendizagem e o lúdico, num contexto onde a doença impossibilita de que a criança frequente a escola.
O objetivo principal é realizar o diagnóstico e o tratamento das dificuldades e transtornos de aprendizagem; sendo um trabalho individualizado.
Estabelece um diagnóstico do contexto escolar, trabalhando em projetos, orientações sobre o processo de aprendizagem, reorganização curricular, o seu papel na relação com a família e entre outros.

De acordo com a teoria piagetiana, o desenvolvimento da cognição está organizado em quatro estágios, os quais são evolutivos e sequenciais, com início no nascimento e transcorrendo até a vida adulta.
Assinale a sequência correta dos estágios de desenvolvimento da cognição segundo Piaget.
Estágio do pensamento pré-operatório; estágio operatório concreto; estágio sensório-motor; e estágio operatório formal.
Estágio sensório motor; estágio operatório concreto; estágio do pensamento pré-operatório; e estágio operatório formal.
Estágio sensório motor; estágio do pensamento pré-operatório; estágio operatório concreto; e estágio operatório formal.
Estágio do pensamento pré-operatório; estágio sensório motor; estágio operatório concreto; e estágio operatório formal.
Estágio sensório motor; estágio operatório concreto; estágio operatório formal; e estágio do pensamento pré-operatório.

A psicopedagogia na Argentina foi de grande relevância para o fortalecimento da profissão na América Latina, tendo sido inspirada pelas ideias advindas da França, influenciando de maneira significativa o trabalho psicopedagógico no Brasil. Sendo que seu processo histórico pode ser dividido em três períodos diferentes.
O que ocorreu no período entre 1963 a 1969 na Psicopedagogia Argentina?
A formação estava pautada na filosofia e na psicologia.
O curso de psicopedagogia passa a ter duração de cinco anos.
Foi considerada uma nova prática, cujo pré-requisito era o título de docente.
A formação do psicopedagogo teve influência da psicologia experimental, estando direcionada para medição das funções afetivas e cognitivas.
O curso de graduação em Psicopedagogia efetivou-se, sendo inseridas disciplinas voltadas para a função terapêutica e a atuação em clínicas psicopedagógica.

A psicopedagogia foi uma ação subsidiária da medicina e da psicologia, perfilou-se como um conhecimento independente e complementar, possuidora de um objeto de estudo – o processo de aprendizagem – e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios.
Considerando esta definição, assinale a afirmativa que está relacionada a psicopedagogia enquanto campo de investigação do processo de aprendizagem.
Muitos estudos têm sido publicados, a fim de fundamentar a prática psicopedagógica.
Busca meios de prevenção das dificuldades de aprendizagem, como também a integração dessas crianças.
Faz uso de avaliações e de intervenções, os quais são comuns tanto no âmbito da clínica, quanto institucional.
Busca por meio de técnicas de intervenção, conhecer as causas das dificuldades de aprendizagem, procurando estratégias para a sua resolução.
Está em processo de construção teórico-prático que conta com o embasamento de diferentes áreas de conhecimento, com teorias fundamentadas na pedagogia, psicologia, neurociência, neurologia e entre outras.

A epistemologia convergente foi desenvolvida pelo argentino Jorge Pedro Luiz Visca, o qual buscou integrar três linhas da psicologia: a psicogenética de Piaget, a psicologia social de Pichon Rivière e a psicanálise de Freud. No que se refere a teoria Pichon Rivière, Visca utilizou no tratamento, os quatro conceitos essenciais que possibilitam a flexibilidade operativa.
Com base nestes quatro conceitos é correto afirmar:
A deuteroaprendizagem equivale a compreensão na dimensão do grupo familiar.
A estratégia considera as dificuldades e capacidades do sujeito ou do grupo avaliado.
A tática consiste na capacidade de organizar as operações no processo de avaliação.
A técnica significa a maneira com que cada profissional desenvolve o seu trabalho avaliativo.
A logística expressa a conduta de realizar o que foi planejado para cada caso no processo de avaliação.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Quando falamos da Psicopedagogia no Brasil, verificamos que a visão de que a dificuldade de aprendizagem estava relacionada com problemas orgânicos também foi mantida por diversos anos, sendo decisiva no tratamento do fracasso escolar. Isso ocorreu principalmente na década de 1970, período em que a causa dos problemas de aprendizagem passou a ser relacionada com problemas neurológicos, cuja denominação atribuída foi a de Disfunção Cerebral Mínima (DCM), tirando o foco dos problemas sociopedagógicos.
Analisando a história da psicopedagogia no Brasil, verifique as afirmativas:
I. Em 1984, foi criada a Associação Paulista de Psicopedagogia e aconteceu o I Encontro de Psicopedagogos.
II. No ano de 1988 houve o I Congresso de Psicopedagogos e os temas desses primeiros encontros estavam voltados para a compreensão da identidade profissional, sua formação, práxis, e entre outros temas de relevância para a psicopedagogia.
III. Na década de 1990, foi marcada pela influência do argentino Jorge Visca, que ministrou aulas em diferentes cidades, principalmente na região Norte do país. Ele também criou centros psicopedagógicos nas cidades de Campinas, Salvador, Curitiba e São Paulo.
IV - Em 2002, o psicopedagogo foi incluído na Classificação Brasileira de Ocupações, reconhecendo seu trabalho por meio da Portaria Ministerial 391/2002.
I apenas.
I e II apenas.
I e III apenas.
I, II e III apenas.
I, II e IV apenas.

A psicopedagogia tem procurado, por meio do estudo de outras áreas de conhecimento, um aprofundamento no entendimento acerca do processo de aprendizagem nos diferentes contextos em que ela aconteça.
Analisando a aprendizagem em diferentes enfoques teóricos, assinale a afirmativa que corresponde a teoria da Análise do Comportamento.
Os domínios funcionais seguem as leis de alternância, predominância e integração.
Procura compreender o papel e a influência dos estímulos ambientais na determinação das nossas ações.
O conhecimento acontece de forma contínua, sendo construído por meio da relação do indivíduo com o ambiente (social e físico).
Nenhum comportamento acontece por acaso: eles sempre estão relacionados a diferentes causas, as quais, na maioria das vezes, não temos consciência.
A aprendizagem resulta das interações sociais do sujeito, as quais possibilitam a construção dos conhecimentos que servirão de alicerce para o desenvolvimento.

Quando se fala em fracasso escolar, podemos dizer que este tema passou a ter relevância no Brasil a partir do século XIX, quando foi instaurada a educação obrigatória, a qual provocou mudanças importantes na sociedade. Este tema tem sido analisado a partir de diferentes pontos de vistas: social, médico, psicométrico, político entre outros.
Ponderando sobre as vertentes de entendimento do processo do fracasso e culpabilização escolar, analise as afirmativas:
I - A técnica de ensino adequada vai oferecer as condições para que o aluno consiga desenvolver as suas potencialidades. – Culpabilização da escola.
II - Ao utilizar os conhecimentos interdisciplinares, oferece subsídios para que haja reflexões sobre seus reais propósitos – Culpabilização do professor.
III - Questões relacionadas a carência cultural decorrente das condições socioeconômicas, também são entendidas como causa do fracasso escolar. – Culpabilização do aluno e da família.
IV - As relações de poder que acontecem no interior da escola, ressaltando a arbitrariedade com que ela não reconhece a cultura popular e é organizada com base na cultura dominante, gera o fracasso escolar. – Culpabilização de questões políticas.
I e II apenas.
II e III apenas.
III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.

Quando fala-se em código de ética profissional consideramos que este apresenta as normativas que norteiam o trabalho de determinado profissional. Este por sua vez visa levar o sujeito a refletir, analisando os princípios que orientam sua ação e tomada de decisões. No ano de 1996, a Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) organizou o Código de Ética do Psicopedagogo.
Quais dos itens contemplados refere-se ao cuidado que o profissional deve ter com o conteúdo apresentado pelo sujeito e suas produções?
Responsabilidades do Psicopedagogo.
Relações com outras profissões.
Publicidade profissional.
Honorários.
Sigilo.

De acordo com Fonseca et al. (2015), podemos compreender que a interdisciplinaridade consiste numa maneira de entender a conexão entre conhecimentos diferentes que se unem com o intuito de inovar, ampliando o saber, recuperando possibilidades e superando o pensamento fragmentado.
Refletindo o tema da interdisciplinaridade na psicopedagogia, analise as afirmativas abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso:
I - A pedagogia possui seu conhecimento fundamentado em concepções e teorias que buscam compreender as práticas e fenômenos educativos, a fim de obter a organização e a sistematização das ações pedagógicas no contexto escolar.
II - As contribuições da psicanálise para a psicopedagogia estão relacionadas com a utilização de atividades lúdicas que possibilitam que o sujeito manifeste a sua criatividade e desenvolva a sua espontaneidade tanto no contexto individual quanto em grupo.
III - A visão da psicologia apresenta mudanças importantes na maneira de compreender as dificuldades do educando, restringindo-se a aplicação de testes e a utilização de métodos e procedimentos da psicologia clínica.
IV – A psicanálise proporciona questionamentos sobre a transferência e contratransferência, o reconhecimento de medos e angústias relacionados ao aprender.
V, F, F, V.
V, F, V, F
V, V, F, V.
F, V, F, V.
F, V, V, F.

A psicopedagogia em sua história enquanto campo de atuação clínico obteve diferentes denominações, foi chamada de pedagogia curativa, pedagogia terapêutica, psicopedagogia curativa até assumir-se como Psicopedagogia.
Examine as afirmativas e assinale a que corresponde ao trabalho da psicopedagogia clínica:
Oferece treinamentos, a fim de desenvolver as múltiplas inteligências, tais como criatividade, visão humanística e entre outras.
Ajuda os pais a compreenderem a aprendizagem dos filhos, buscando rever o papel educacional da família, por meio de palestras.
Realiza oficinas que promovam a aprendizagem e o lúdico, num contexto onde a doença impossibilita de que a criança frequente a escola.
O objetivo principal é realizar o diagnóstico e o tratamento das dificuldades e transtornos de aprendizagem; sendo um trabalho individualizado.
Estabelece um diagnóstico do contexto escolar, trabalhando em projetos, orientações sobre o processo de aprendizagem, reorganização curricular, o seu papel na relação com a família e entre outros.

De acordo com a teoria piagetiana, o desenvolvimento da cognição está organizado em quatro estágios, os quais são evolutivos e sequenciais, com início no nascimento e transcorrendo até a vida adulta.
Assinale a sequência correta dos estágios de desenvolvimento da cognição segundo Piaget.
Estágio do pensamento pré-operatório; estágio operatório concreto; estágio sensório-motor; e estágio operatório formal.
Estágio sensório motor; estágio operatório concreto; estágio do pensamento pré-operatório; e estágio operatório formal.
Estágio sensório motor; estágio do pensamento pré-operatório; estágio operatório concreto; e estágio operatório formal.
Estágio do pensamento pré-operatório; estágio sensório motor; estágio operatório concreto; e estágio operatório formal.
Estágio sensório motor; estágio operatório concreto; estágio operatório formal; e estágio do pensamento pré-operatório.

A psicopedagogia na Argentina foi de grande relevância para o fortalecimento da profissão na América Latina, tendo sido inspirada pelas ideias advindas da França, influenciando de maneira significativa o trabalho psicopedagógico no Brasil. Sendo que seu processo histórico pode ser dividido em três períodos diferentes.
O que ocorreu no período entre 1963 a 1969 na Psicopedagogia Argentina?
A formação estava pautada na filosofia e na psicologia.
O curso de psicopedagogia passa a ter duração de cinco anos.
Foi considerada uma nova prática, cujo pré-requisito era o título de docente.
A formação do psicopedagogo teve influência da psicologia experimental, estando direcionada para medição das funções afetivas e cognitivas.
O curso de graduação em Psicopedagogia efetivou-se, sendo inseridas disciplinas voltadas para a função terapêutica e a atuação em clínicas psicopedagógica.

A psicopedagogia foi uma ação subsidiária da medicina e da psicologia, perfilou-se como um conhecimento independente e complementar, possuidora de um objeto de estudo – o processo de aprendizagem – e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios.
Considerando esta definição, assinale a afirmativa que está relacionada a psicopedagogia enquanto campo de investigação do processo de aprendizagem.
Muitos estudos têm sido publicados, a fim de fundamentar a prática psicopedagógica.
Busca meios de prevenção das dificuldades de aprendizagem, como também a integração dessas crianças.
Faz uso de avaliações e de intervenções, os quais são comuns tanto no âmbito da clínica, quanto institucional.
Busca por meio de técnicas de intervenção, conhecer as causas das dificuldades de aprendizagem, procurando estratégias para a sua resolução.
Está em processo de construção teórico-prático que conta com o embasamento de diferentes áreas de conhecimento, com teorias fundamentadas na pedagogia, psicologia, neurociência, neurologia e entre outras.

A epistemologia convergente foi desenvolvida pelo argentino Jorge Pedro Luiz Visca, o qual buscou integrar três linhas da psicologia: a psicogenética de Piaget, a psicologia social de Pichon Rivière e a psicanálise de Freud. No que se refere a teoria Pichon Rivière, Visca utilizou no tratamento, os quatro conceitos essenciais que possibilitam a flexibilidade operativa.
Com base nestes quatro conceitos é correto afirmar:
A deuteroaprendizagem equivale a compreensão na dimensão do grupo familiar.
A estratégia considera as dificuldades e capacidades do sujeito ou do grupo avaliado.
A tática consiste na capacidade de organizar as operações no processo de avaliação.
A técnica significa a maneira com que cada profissional desenvolve o seu trabalho avaliativo.
A logística expressa a conduta de realizar o que foi planejado para cada caso no processo de avaliação.

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 - PSICO - PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA PSICOPEDAGOGIA - 2019D1
Período:11/11/2019 08:00 a 06/12/2019 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 07/12/2019 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Quando falamos da Psicopedagogia no Brasil, verificamos que a visão de que a dificuldade de aprendizagem
estava relacionada com problemas orgânicos também foi mantida por diversos anos, sendo decisiva no
tratamento do fracasso escolar. Isso ocorreu principalmente na década de 1970, período em que a causa dos
problemas de aprendizagem passou a ser relacionada com problemas neurológicos, cuja denominação
atribuída foi a de Disfunção Cerebral Mínima (DCM), tirando o foco dos problemas sociopedagógicos.
 
GARCIA, R.A.B. Princípios Teóricos da Psicopedagogia. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019.
Analisando a história da psicopedagogia no Brasil, verifique as afirmativas:
I.  Em 1984, foi criada a Associação Paulista de Psicopedagogia e aconteceu o I Encontro de
Psicopedagogos.
II. No ano de 1988 houve o I Congresso de Psicopedagogos e os temas desses primeiros encontros estavam
voltados para a compreensão da identidade profissional, sua formação, práxis, e entre outros temas de
relevância para a psicopedagogia.
III. Na década de 1990, foi marcada pela  influência do argentino Jorge Visca, que ministrou aulas em
diferentes cidades, principalmente na região Norte do país. Ele também criou centros psicopedagógicos nas
cidades de Campinas, Salvador, Curitiba e São Paulo.
IV - Em 2002, o psicopedagogo foi incluído na Classificação Brasileira de Ocupações, reconhecendo seu
trabalho por meio da Portaria Ministerial 391/2002.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I apenas.
I e II apenas.
I e III apenas.
I, II e III apenas.
I, II e IV apenas.
2ª QUESTÃO
A psicopedagogia tem procurado, por meio do estudo de outras áreas de conhecimento, um
aprofundamento no entendimento acerca do processo de aprendizagem nos diferentes contextos em que
ela aconteça.
GARCIA, R.A.B. Princípios Teóricos da Psicopedagogia. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019.
Analisando a aprendizagem em diferentes enfoques teóricos, assinale a afirmativa que corresponde a teoria
da Análise do Comportamento.
ALTERNATIVAS
Os domínios funcionais seguem as leis de alternância, predominância e integração.
Procura compreender o papel e a influência dos estímulos ambientais na determinação das nossas ações.
O conhecimento acontece de forma contínua, sendo construído por meio da relação do indivíduo com o ambiente
(social e físico).
Nenhum comportamento acontece por acaso: eles sempre estão relacionados a diferentes causas, as quais, na
maioria das vezes, não temos consciência.
A aprendizagem resulta das interações sociais do sujeito, as quais possibilitam a construção dos conhecimentos que
servirão de alicerce para o desenvolvimento.
3ª QUESTÃO
Quando se fala em fracasso escolar, podemos dizer que este tema passou a ter relevância no Brasil a partir
do século XIX, quando foi instaurada a educação obrigatória, a qual provocou mudanças importantes na
sociedade.  Este tema tem sido analisado a partir de diferentes pontos de vistas: social, médico,
psicométrico, político entre outros.
GARCIA, R.A.B. Princípios Teóricos da Psicopedagogia. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019.
Ponderando sobre as vertentes de entendimento do processo do fracasso e culpabilização escolar, analise as
afirmativas:
I -  A técnica de ensino adequada vai oferecer as condições para que o aluno consiga desenvolver as suas
potencialidades. – Culpabilização da escola.
II - Ao utilizar os conhecimentos interdisciplinares, oferece subsídios para que haja reflexões sobre seus reais
propósitos – Culpabilização do professor.
III - Questões relacionadas a carência cultural decorrente das condições socioeconômicas, também são
entendidas como causa do fracasso escolar. – Culpabilização do aluno e da família.
IV - As relações de poder que acontecem no interior da escola, ressaltando a arbitrariedade com que ela não
reconhece a cultura popular e é organizada com base na cultura dominante, gera o fracasso escolar.  –
Culpabilização de questões políticas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II apenas.
II e III apenas.
III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
4ª QUESTÃO
Quando fala-se em código de ética profissional consideramos que este apresenta as normativas que
norteiam o trabalho de determinado profissional. Este por sua vez visa levar o sujeito a refletir, analisando os
princípios que orientam sua ação e tomada de decisões. No ano de 1996, a Associação Brasileira de
Psicopedagogia (ABPp) organizou o Código de Ética do Psicopedagogo.
 
GARCIA, R.A.B. Princípios Teóricos da Psicopedagogia. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019.
Quais dos itens contemplados refere-se ao cuidado que o profissional deve ter com o conteúdo
apresentado pelo sujeito e suas produções?
ALTERNATIVAS
Responsabilidades do Psicopedagogo.
Relações com outras profissões.
Publicidade profissional.
Honorários.
Sigilo.
5ª QUESTÃO
De acordo com Fonseca et al. (2015), podemos compreender que a interdisciplinaridade consiste numa
maneira de entender a conexão entre conhecimentos diferentes que se unem com o intuito de inovar,
ampliando o saber, recuperando possibilidades e superando o pensamento fragmentado.
 
GARCIA, R.A.B. Princípios Teóricos da Psicopedagogia. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019.
 
Refletindo o tema da interdisciplinaridade na psicopedagogia, analise as afirmativas abaixo e assinale V para
verdadeiro e F para falso:
I - A pedagogia possui seu conhecimento fundamentado em concepções e teorias que buscam
compreender as práticas e fenômenos educativos, a fim de obter a organização e a sistematização das ações
pedagógicas no contexto escolar.
II - As contribuições da psicanálise para a psicopedagogia estão relacionadas com a utilização de atividades
lúdicas que possibilitam que o sujeito manifeste a sua criatividade e desenvolva a sua espontaneidade tanto
no contexto individual quanto em grupo.
III - A visão da psicologia apresenta mudanças importantes na maneira de compreender as dificuldades do
educando, restringindo-se a aplicação de testes e a utilização de métodos e procedimentos da psicologia
clínica.
IV – A psicanálise proporciona questionamentos sobre a transferência e contratransferência, o
reconhecimento de medos e angústias relacionados ao aprender.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, F, F, V.
V, F, V, F
V, V, F, V.
F, V, F, V.
F, V, V, F.
6ª QUESTÃO
A psicopedagogia em sua história enquanto campo de atuação clínico obteve diferentes denominações, foi
chamada de pedagogia curativa, pedagogia terapêutica, psicopedagogia curativa até assumir-se como
Psicopedagogia.
BOSSA, Nádia A. A psicopedagogia no Brasil: Contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas
Sul, 2000.
Examine as afirmativas e assinale a que corresponde ao trabalho da psicopedagogia clínica:
ALTERNATIVAS
Oferece treinamentos, a fim de desenvolver as múltiplas inteligências, tais como criatividade, visão humanística e
entre outras
Ajuda os pais a compreenderem a aprendizagem dos filhos, buscando rever o papel educacional da família, por meio
de palestras.
Realiza oficinas que promovam a aprendizagem e o lúdico, num contexto onde a doença impossibilita de que a
criança frequente a escola.
O objetivo principal é realizar o diagnóstico e o tratamento das dificuldades e transtornos de aprendizagem; sendo
um trabalho individualizado.
Estabelece um diagnóstico do contexto escolar, trabalhando em projetos, orientações sobre o processo de
aprendizagem, reorganização curricular, o seu papel na relação com a família e entre outros.
7ª QUESTÃO
De acordo com a teoria piagetiana,o desenvolvimento da cognição está organizado em quatro estágios, os
quais são evolutivos e sequenciais, com início no nascimento e transcorrendo até a vida adulta.
GARCIA, R.A.B. Princípios Teóricos da Psicopedagogia. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019.
Assinale a sequência correta dos estágios de desenvolvimento da cognição segundo Piaget.
ALTERNATIVAS
Estágio do pensamento pré-operatório; estágio operatório concreto; estágio sensório-motor; e estágio operatório
formal.
Estágio sensório motor; estágio operatório concreto; estágio do pensamento pré-operatório; e estágio operatório
formal.
Estágio sensório motor; estágio do pensamento pré-operatório; estágio operatório concreto; e estágio operatório
formal.
Estágio do pensamento pré-operatório; estágio sensório motor; estágio operatório concreto; e estágio operatório
formal.
Estágio sensório motor; estágio operatório concreto; estágio operatório formal; e estágio do pensamento pré-
operatório.
8ª QUESTÃO
A psicopedagogia na Argentina foi de grande relevância para o fortalecimento da profissão na América
Latina, tendo sido inspirada pelas ideias advindas da França, influenciando de maneira  significativa o
trabalho psicopedagógico no Brasil.  Sendo que seu processo histórico pode ser dividido em três períodos
diferentes.
 
GARCIA, R.A.B. Princípios Teóricos da Psicopedagogia. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019.
 
O que ocorreu no período entre 1963 a 1969 na Psicopedagogia Argentina?
ALTERNATIVAS
A formação estava pautada na filosofia e na psicologia.
O curso de psicopedagogia passa a ter duração de cinco anos.
Foi considerada uma nova prática, cujo pré-requisito era o título de docente.
A formação do psicopedagogo teve influência da psicologia experimental, estando direcionada para medição das
funções afetivas e cognitivas.
O curso de graduação em Psicopedagogia efetivou-se, sendo inseridas disciplinas voltadas para a função terapêutica
e a atuação em clínicas psicopedagógica.
9ª QUESTÃO
“A psicopedagogia foi uma ação subsidiária da medicina e da psicologia, perfilou-se como um
conhecimento independente e complementar, possuidora de um objeto de estudo – o processo de
aprendizagem – e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios” (VISCA apud BOSSA, 2007,
p.23).
 
BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. RS, Artmed, 2007.
 
Considerando esta definição, assinale a afirmativa que está relacionada a psicopedagogia enquanto campo
de investigação do processo de aprendizagem.
ALTERNATIVAS
Muitos estudos têm sido publicados, a fim de fundamentar a prática psicopedagógica.
Busca meios de prevenção das dificuldades de aprendizagem, como também a integração dessas crianças.
Faz uso de avaliações e de intervenções, os quais são comuns tanto no âmbito da clínica, quanto institucional.
Busca por meio de técnicas de intervenção, conhecer as causas das dificuldades de aprendizagem, procurando
estratégias para a sua resolução.
Está em processo de construção teórico-prático que conta com o embasamento de diferentes áreas de
conhecimento, com teorias fundamentadas na pedagogia, psicologia, neurociência, neurologia e entre outras.
10ª QUESTÃO
A epistemologia convergente foi desenvolvida pelo argentino Jorge Pedro Luiz Visca, o qual buscou integrar
três linhas da psicologia: a psicogenética de Piaget, a psicologia social de Pichon Rivière e a psicanálise de
Freud. No que se refere a teoria Pichon Rivière, Visca utilizou no tratamento, os quatro conceitos essenciais
que possibilitam a flexibilidade operativa.
 
GARCIA, R.A.B. Princípios Teóricos da Psicopedagogia. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019.
Com base nestes quatro conceitos é correto afirmar:
ALTERNATIVAS
A deuteroaprendizagem equivale a compreensão na dimensão do grupo familiar.
A estratégia considera as dificuldades e capacidades do sujeito ou do grupo avaliado.
A tática consiste na capacidade de organizar as operações no processo de avaliação.
A técnica significa a maneira com que cada profissional desenvolve o seu trabalho avaliativo.
A logística expressa a conduta de realizar o que foi planejado para cada caso no processo de avaliação.

Mais conteúdos dessa disciplina