Buscar

PIM 7 - Sistema de controle de matriculas para cursos livres

Prévia do material em texto

5 
 
5 
 
5 
 
 
 
UNIP EaD 
Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SISTEMA DE CONTROLE DE MATRICULAS DE CURSOS LIVRES 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Unidade Birigui-SP
2019
UNIP EaD 
Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SISTEMA DE CONTROLE DE MATRICULAS DE CURSOS LIVRES 
Nome: Wesley Fernando da Silva Minari
RA: 1840076
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas 
Semestre: 7º
Unidade Birigui-SP
RESUMO
Este projeto apresenta todas as funcionalidades existentes dentro do Sistema de Controle de Matrículas de Cursos Livres, para ações executadas por atendentes e por alunos do ambiente escolar. O trabalho garante a capacidade de apresentação da devida fase de aplicação de projetos, compreendendo a estrutura de facilitação de criação e de compreensão da estrutura trazida pelo sistema. São analisados, diversos, diagramas de atividades, de sequência, de distribuição e de classes, além da arquitetura em MVC, dividida pela projeção em camadas e gerando o facilitador de compreensão, do sistema, com todas as ações existentes pelo atendente, pelo aluno ou pelo próprio sistema de software. 
Palavras-chave: arquitetura, diagramas, ações, estrutura. 
 	 
ABSTRACT 
This project presents all the functionalities within the Free Course Enrollment Control System for actions performed by attendants and students in the school environment. The work guarantees the ability to present the proper phase of project implementation, including the facilitation structure of creation and understanding of the structure brought by the system. Several activity, sequence, distribution and class diagrams are analyzed, as well as the MVC architecture, divided by the layered projection and generating the understanding facilitator, of the system, with all the existing actions by the attendant, the student or by the software system itself. 
Key words: architecture, diagrams, actions, structure. 
SUMÁRIO 
1. INTRODUÇÃO .......................................................................................................05 2. DESENVOLVIMENTO ...........................................................................................06 
2.1 Desenho da Arquitetura MVC ...............................................................................06 
2.2 Diagramas de Classe de Implementação .............................................................06 
2.2.1 Diagramas de Classe de Implementação – Manter Curso .................................07 
2.2.2 Diagramas de Classe de Implementação – Manter Aluno .................................07 
2.2.3 Diagramas de Classe de Implementação – Efetuar Matricula ............................08 
2.2.4 Diagramas de Classe de Implementação – Gerar Relatório de Matricula ..........09 
INTRODUÇÃO 
 O projeto abrange o objeto de criar um sistema de controle de matrículas de cursos livres, com a característica de possibilitar o cadastro de alunos, de cursos e de matrículas para cursos com curta duração e sobre o embasamento de conteúdo proveniente das matérias de Projeto de Sistema Orientado a Objetos, Programação Orientada a Objetos II, Gestão de Qualidade e de Empreendedorismo. 
Em acordo com os conteúdos, o sistema deve ser capaz de demonstrar uma extrema capacidade de funcionamento, englobando as funcionalidades necessárias e características de qualidade na estruturação do sistema. Consequentemente, toda a sua estrutura deverá ser embasada sobre os preceitos de diagramas, sendo capaz de demonstrar as suas completas funcionalidades, em geral. 
 O sistema deve possuir as suas divisões, quanto as funções permitidas para realização pelo usuário caracterizado como atendente e pelo usuário cadastrado como aluno. Assim, essas funções devem ser capaz de manter o sistema de forma única, garantido a possibilidade e a necessidade de um cadastro diferente para a realização de certas ações internas. 
 As funções permitidas pelo sistema, para serem implementadas para o cadastro de um atendente deverá estar correlacionada com as ações de manter curso, de manter aluno, de efetuar matrícula, de gerar relatórios de matricula e de efetuar login. Todas essas ações correspondem a atividade de cadastrar um aluno, de cadastrar um curso, de efetuar a matrícula de um aluno em um curso cadastrado, de produzir relatórios do sistema, baseados nos cadastros e de acesso ao sistema. 
 O aluno possui, também, algumas funções que apenas ele poderá realizar, sobre um perfil sistemático. Consequentemente, ele deverá possuir a permissibilidade de acesso as funções de consultar curso e de consultar matrículas, relacionada a verificação de cursos disponíveis e de matrículas realizadas ou em cursos cursados no momento. Assim, permitindo a integração total do sistema, abrangido pelas funcionadas dos alunos e dos atendentes. 
2. DESENVOLVIMENTO 
2.1 - Desenho da Arquitetura MVC. 
 A arquitetura MVC é um estilo estrutural. Ele é capaz de garantir a possibilidade de visualização da estrutura dos sistema em sua forma lógica, permitindo a criação e a demonstração, a partir das camadas de Model, View e Controller, respectivamente modelo, visão e controle. 
Imagem 1 – Arquitetura em MVC. 
 
Fonte: Autor (2019). 
 Como apresentado acima, a camada View deverá estar correlacionada com as atividades que serão solicitadas, dentro da estrutura do sistema. Nela, o atendente ou o aluno deverá solicitar as suas respectivas funções, possíveis dentro do sistema, como incluir() para o atendente, na capacidade de cadastramento de aluno. 
 A camada de controle é responsável pela ligação entre as camadas View e Model, garantindo, inclusive, o envio das informações para o Sistema Financeiro, assim que são realizadas as atividades de efetivação de matrícula. 
2.2 - Diagramas de Classe de Implementação. 
 Os diagramas de classe apresentados, são capazes de trazer a essência do sistema sobre os seus atributos, suas operações e as relações existentes entre eles. Consequentemente, deve ser uma atividade integrante nos processos de construção de um sistema, a fim de manter uma maior capacidade de compreensão. 
 Segue, então, as correlações e os diagramas de classes, mantendo a relação de cada atributo e operação necessária para a implementação correta e funcional do sistema, sobre aspectos e qualidade e de capacidade funcional. 
2.2.1 - Diagramas de Classe de Implementação – Manter Curso. 
 O diagrama, a seguir, corresponde a atividade de cadastramento de curso, realizada pelo atendente e que abrande duas modalidades distintas, sendo os cursos de informática e de artes, além da suas atribuições referentes ao número do laboratório e dos registros de software para o curso de informática e dos materiais e dos nomes dos livros para os cursos de artes. 
Imagem 
2
 
–
 
Diagrama de Classe 
–
 
Manter Curso.
 
 
Fonte:
 
A
utor 
(
2019
).
 
2.2.2 - Diagramas de Classe de Implementação – Manter Aluno. 
 Na imagem a seguir, temos um diagrama de classe do caso de uso respectivo a capacidade e atividade de cadastramento de alunos. Essa, é uma atividade realizada apenas pelo atendente, e acaba por necessitar a inclusão de alguns dados pessoais do aluno. 
É possível observar que, com a implementação incluindo a DAO, o código do aluno é apresentado por inteiro, pois a mesma utiliza um código inteiro para exclusão da entidade. 
Imagem 3 – Diagrama de Classe – Manter Aluno. 
 
 
Fonte: Autor (2019). 
Além de precisar do código inteiro, pois se considerássemos o CPF como chave primaria, haveria problemas de duplicidade deste campo. Isto porque antigamente, apesar do CPF ser único por pessoa, as vezes a esposa tinha o mesmo número de CPF do marido. 
2.2.3 - Diagramas de Classe de Implementação – Efetuar Matrícula. 
Imagem 4 – Diagrama de Classe – Efetuar Matrícula. 
 Fonte: Autor (2019). 
Na imagem acima, temoso diagrama de classe de implementação, relacionado com o caso de uso responsável pela ação de efetuar matrícula, em que o atendente poderá matricular o aluno em quantos cursos desejar. 
De acordo com o curso em que o aluno será matriculado, o sistema deverá gerar um código único, este será enviado para o Sistema Financeiro para as devidas cobranças monetárias. 
2.2.4 - Diagramas de Classe de Implementação – Gerar Relatório de Matricula. 
Segue abaixo, imagens do diagrama de classe de implementação para o caso de uso “Gerar relatoria de matricula”, onde é descrito que o atendente emite relatórios em tela da quantidade de matrículas por curso em um determinado período. Podemos ver as classes, métodos e atributos no diagrama em questão. 
Imagem 5 – Diagrama de Classe – Gerar Relatório de Matrícula. 
 Fonte: Autor (2019). 
2.2.5 - Diagramas de Classe de Implementação – Efetuar Login. 
Aqui podemos ver o Diagrama de Classe do caso de uso Efetuar Login, nele podemos ver todos as classes e objetos envolvidos no sistema assim como seu sistema de acesso para validar o acesso do usuário no sistema, de acordo com a arquitetura MVC definida. 
Imagem 6 – Diagrama de Classe – Efetuar Login. 
 Fonte: Autor (2019). 
2.2.6 - Diagramas de Classe de Implementação – Consultar Curso. 
Neste tópico, poderemos observar o diagrama de classe de implementação correspondente com a atividade apresentada pelo caso de uso Consultar Curso. Nele, é possível observar todas as classes e objetos envolvidos na estrutura de atuação apresentada pelo sistema, sobre essa atividade, de acordo com a arquitetura MVC definida. 
 
Imagem 7 – Diagrama de Classe – Consultar Curso. 
 
Fonte: Autor (2019). 
2.2.7 - Diagramas de Classe de Implementação – Consultar Matriculas. 
 O diagrama de classe, a seguir, compreende a ação realizada pelo aluno, somente. Com ela, o usuário poderá realizar a consulta de matrículas de cursos que já foram realizados ou que estão em curso, permitindo uma maior capacidade de informação obtida. 
 Como é possível observar, o diagrama consta com as funções a serem solicitadas, assim como as demonstradas pelo sistema, em conjunto com os dados que são utilizados em outras funções, como a de cadastramento de aluno em cursos. 
Imagem 8 – Diagrama de Classe – Consultar Matrículas. 
 
Fonte: 
A
utor 
(
2019
).
 
2.3 - Diagramas de Sequência de Implementação. 
 Os diagramas de sequência são utilizados com a capacidade de representar a sequência que serão realizados os processos, dentro da estrutura do sistema. Consequentemente, ele é capaz de englobar uma grande capacidade entre os elementos presentes na ação. 
 Dessa forma, toda a sua alocação de presença, de forma a apresentar o comportamento esperado pelo sistema, quando acionada alguma atividade, é a sequencia a ser descrita dentro de um diagrama de sequência de implementação, demonstrando o processo do início ao fim. 
 Na sequência, iremos observar os diagramas de sequencia de cada um dos casos de uso apresentados pelo projeto, sendo relacionados as atividades de manter cursos, manter alunos, cadastrar matrículas, gerar relatórios de matrículas, consultar cursos e de consultar matrículas, assim como todas as suas atividades englobando o atendente ou o aluno. 
2.3.1 - Diagramas de Sequência de Implementação – Manter Curso. 
Imagem 9 – Diagrama de Sequência de Implementação – Manter Curso. 
 
Fonte: 
A
utor 
(
2019
).
 
2.3.2 - Diagramas de Sequência de Implementação – Manter Aluno. 
Imagem 10 – Diagrama de Sequência de Implementação – Manter Aluno. 
 
Fonte: Autor (2019). 
2.3.3 - Diagramas de Sequência de Implementação – Efetuar Matrícula. 
 Na figura a seguir, temos o diagrama de sequências para a realização da matricula de um aluno em um determinado curso. Neste diagrama, assim como os demais, foi implementado uma mensagem de advertência para o usuário que ao realizar alguma operação, que esta não seja completada. 
Imagem 11 – Diagrama de Sequência de Implementação – Efetuar Matrícula. 
 
Fonte: Autor (2019). 
2.3.4 Diagramas de Sequência de Implementação – Gerar Relatório de Matricula. 
O diagrama de sequência descreve como serão os comportamentos que os objetos realizaram ao ser executado nas operações que possui no sistema. Segue abaixo o diagrama do caso de uso “Gerar relatório de matricula”. 
Imagem 12 – Diagrama de Sequência de Implementação – Gerar Relatório de Matrícula.
 
Fonte: Autor (2019). 
Podemos observar que, através da classe view há a classe “MatriculaControle”, para que através do seu método consultar seja obtida a lista de alunos matriculados. 
Assim, são apresentados as atividades entre as classe nesta operação de consultar. 
2.3.5 Diagramas de Sequência de Implementação – Efetuar Login. 
Abaixo, podemos ver o diagrama de sequência do Caso de Uso Efetuar Login, podemos ver todos os passos executados pelo usuário para realizar o login no sistema, tendo em vista um sistema de acesso utilizado para validar as informações inseridas pelo usuário na interface. 
Imagem 12 – Diagrama de Sequência de Implementação – Gerar Relatório de Matrícula.
 
Fonte: Autor (2019). 
2.3.6 Diagramas de Sequência de Implementação – Consultar Curso. 
Imagem 13 – Diagrama de Sequência de Implementação – Consultar Curso.
 
Fonte: Autor (2019). 
Acima, podemos ver o diagrama de sequência do Caso de Uso Consultar Curso, podemos ver todos os passos executados pelo usuário para realizar a consulta ao curso desejado no sistema, tendo em vista que ele precisara digitar o nome do curso desejado, para que seja retornado a devida informação na interface. 
2.3.7 Diagramas de Sequência de Implementação – Consultar Matriculas. 
Imagem 14 – Diagrama de Sequência de Implementação – Consultar Matrículas.
 
Fonte: 
A
utor 
(
2019
)
.
 
2.4 - Diagrama de Atividades. 
Os diagramas de atividades são apresentados como uma estrutura subdimensionada, relacionada aos diagramas de comportamento. Eles possuem como objetivo, a representação gráfica dos comportamentos, métodos de funções que estarão correlacionadas com um sistema de software, em um determinado momento. 
Consequentemente, ele descreve o comportamento de um processo e suas relações. Vale salientar que este tipo de diagrama e muito útil para esclarecer e simplificar processos complexos que existem dentro de um sistema tanto para o cliente como também para o programador. 
O diagrama de atividades do método privado “calcularValorCurso()” da classe matricula, demonstra retorno ao valor final, que o aluno pagará no curso. Porém para calcular o valor final devem ser levado em consideração se o futuro aluno já realizou algum curso, conforme a quantidade de cursos realizados concederá desconto progressivos de 5% para os alunos que realizados no limite de 15% (quinze). 
Imagem 15 – Diagrama de Atividades.
 
Fonte: Autor (2019). 
2.5 - Diagrama de Distribuição. 
 O diagrama de distribuição é um diagrama que foca mais nos itens físicos que compõem o sistema, seu objetivo será sempre a organização da arquitetura física sobre qual o sistema será executado, como por exemplo, computadores pessoais, servidores, entre outros e também como essas maquinas se conectarão e quais os protocolos que serão usados nesta comunicação. 
 Basicamente no diagrama de componentes encontramos: um nó, correspondente ao objeto de hardware ou software que é representado por um retângulo em tridimensional; um artefato, que é o produto desenvolvido pelo software, simbolizado por um retângulo com o nome e a palavra “artefato” delimitado por setas duplas; um estereótipo, correspondente a um dispositivo contido no nó, com o nome entre setas duplas; e, uma associação, sendo uma linha que indica uma mensagem ou outro tipo de comunicação entre nós. 
 Abaixo, podemos observar o diagrama de distribuição, com os requisitos correspondentes para implantação do sistema. 
Imagem 15 – Diagrama de Distribuição.
 
Fonte: Autor (2019). 
 	 
CONCLUSÃO 
 Com os dados apresentados, toda aestrutura do sistema pode ser aplicada para trazer uma maior qualidade de processamento das informações, assim como uma maior vida útil para o software, garantindo uma simples, mas funcional, estrutura para utilização dentro do estabelecimento de ensino. 
 Consequentemente, toda essa estrutura é capaz de garantir uma maior capacidade de entendimento sobre as ações tomadas, garantindo, assim, que o sistema funcionasse corretamente, assim como as funções executadas pelos usuários, de forma distinta e permeando uma maior divisibilidade das responsabilidades em camadas, apresentadas de forma gerencial. 
 De forma geral, o desenvolvimento de diagramas com definições de atividades e sequencias de ações, a serem tomadas, são constantemente necessárias para a evolução do sistema, garantindo ao programador, assim como ao arquiteto de softwares, uma maior seriedade e sobriedade nos processos de desenvolvimento. 
 
 	 
REFERÊNCIAS 
ATEOMOMENTO. Entendendo o Diagrama de Atividades da UML. Disponível em: 
<https://www.ateomomento.com.br/uml-diagrama-de-atividades/>. Acesso em: 20 set. 2019. 
ARAÚJO NETO, Antônio Palmeira de. Empreendedorismo / Antônio Palmeira de Araújo Neto. - São Paulo: Editora Sol, 2013. 
CRISTOVÃO, Andréa Martins. Gestão da qualidade. / Andréa Martins Cristovão. – São Paulo: Editora Sol, 2013. 
SEWAYBRIKER, Ricardo. Segurança Física e Lógica / Ricardo Sewaybriker. – São Paulo: Editora Sol, 2018 
SIGNIFICADOS. 	Diagramas 	de 	Classes. 	Disponível 	em: 
<https://www.significados.com.br/diagrama-de-classes/>. Acesso em: 12 set. 2019. 
VERSOLATTO, Prof. Fábio Rossi. Análise de Sistemas Orientada a Objetos, São Paulo: Editora Sol, 2015. 
VERSOLATTO, Prof. Fábio Rossi. Projeto de Sistemas Orientado a Objetos, São Paulo: Editora Sol, 2015.

Continue navegando