Buscar

Educação em Direitos Humanos - Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia EAD
Disciplina: Educação em Direitos Humanos
Professora: Camila Gallindo Cornelio
Tutora: Débora Santos
Aluna: Heidi Greisi Bomfim dos Santos
O Plano Nacional de educação (PNE) foi instituído pela Lei n° 13.005/2014, determinando para o primeiro ano de vigência a elaboração ou adequação dos planos estadual, distrital e municipal de educação, em consonância com o texto nacional. A fomentação dos Planos Estaduais de Educação – PEE atualmente estão em processo de fomentação em todo o país.
Sabendo disso, pesquise e identifique quantos estados brasileiros ainda não tem regulamentação (lei) para implantação dos Planos Estaduais de Educação – PEE, bem como em que situação política-burocrática eles estão.
Atualmente, três dos 27 estados que compreendem nosso território nacional, até as últimas pesquisas, já cumpriram as etapas que fomentam a sanção da lei, sendo: 
Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
São os que já aprovaram a lei que estabelece os Planos Estaduais de Educação.
Além disso, quatro estados mais o Distrito Federal tem o plano elaborado e aguardam a sanção junto à câmara, ou seja, o projeto ainda não foi aprovado pela assembleia legislativa, sendo: 
Rio Grande do Sul e Rondônia.
Que são os dois que enviaram o projeto de lei ao Legislativo.
Distrito Federal, Roraima e Santa Catarina.
Os três já elaboraram o texto da proposição, mas a proposta ainda não foi remetida à Assembleia Legislativa.
Dez estados têm apenas o diagnóstico da situação da educação concluído.
Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí e Sergipe.
Estes seis possuem o documento-base elaborado, mas ainda não realizaram a consulta pública para a construção do projeto de lei.
Acre, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.
Finalizando com os três que só constituíram a Comissão Coordenadora, sendo eles:
Paraná, Bahia e Alagoas.
Por fim, vale ressaltar que, os coordenadores junto à secretaria de articulação vêm acompanhando o processo em cada um dos estados.
Já dos 5.570 municípios, 51 já possuem a lei do Plano Municipal de Educação sancionada; 17 aprovaram a lei nas Câmaras Municipais; 56 enviaram as propostas ao Legislativo; 48 têm o projeto de lei elaborado; 152 já realizaram a consulta pública; 516 produziram o documento-base; 1.316 concluíram o diagnóstico; 2.777 instituíram suas Comissões Coordenadoras; e 637 ainda precisam constituir essas Comissões. Essas informações são do portal Planejando a Próxima Década, do Ministério da Educação (MEC).
Em 2014, o Congresso Federal sancionou o Plano Nacional de Educação (PNE) com a finalidade de direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação no país. Com força de lei, o PNE estabelece 20 metas a serem atingidas nos próximos 10 anos.
Os principais desafios do plano estão relacionados à evolução dos indicadores de alfabetização e inclusão, à formação continuada dos professores e à expansão do ensino profissionalizante para adolescentes e adultos. Não parece interessante? Então continue acompanhando nosso guia para conhecer mais detalhes sobre o PNE!
O Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado em 26 de junho de 2014 e terá validade de 10 anos. Esse plano estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação. Por isso, todos os estados e municípios devem elaborar planejamentos específicos para fundamentar o alcance dos objetivos previstos — considerando a situação, as demandas e necessidades locais.
O acompanhamento do PNE deve ser feito a cada dois anos. O primeiro relatório com os resultados para cada meta foi divulgado em novembro de 2016 e um novo acompanhamento foi divulgado este mês, então incluímos para cada meta o seu andamento de acordo com os dados apresentados. Até o momento, apenas uma meta foi cumprida integralmente, enquanto outras mostraram um recuo desde a divulgação do primeiro relatório.
O Plano é composto por 20 metas que abrangem todos os níveis de formação, desde a educação infantil até o ensino superior, garantindo foco em questões especialmente importantes (como a educação inclusiva, o aumento da taxa de escolaridade média dos brasileiros, a capacitação e o plano de carreira dos professores), além de aspectos que envolvem a gestão e o financiamento desse imenso projeto.
Referências Bibliográficas:
https://brainly.com.br/tarefa/12720249
https://www.somospar.com.br/pne-conheca-o-plano-nacional-de-educacao/

Outros materiais