Buscar

ADMINISTRAÇÃO ESTRATEGICA apol discursiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO ESTRATEGICA
QUESTAO 1/5 – ADMINISTRAÇÃO ESTRATEGICA
A Shell, que é uma empresa anglo-holandesa, produz 2,5% do petróleo e 3% do gás natural do mundo. Petróleo e gás são recursos não renováveis, mas continuam a ser essenciais para suprir as necessidades do mundo, tendo uma demanda crescente. Para atender aos seus objetivos, metas, suas principais políticas e planos, ela contempla uma serie de atores importantes. 
Os acionistas fazem parte de um grupo que contempla e colabora com a empresa. Eles desempenham um papel crucial na vida da empresa, pois fornecem uma parte considerável do capital necessário para criar e agir e gerir o negócio. 
Outro grupo importante e o dos funcionários. Inclui gerentes, geólogos, pesquisadores de mercado, engenheiro, administradores, analistas, auxiliares, entre outros que compõem a estrutura da organização.
A Shell tem por objetivo conquistar e manter clientes, desenvolvendo e fornecendo produtos e serviços que ofereçam valor em termos de preço, qualidade, segurança e impacto ambiental, sustentados por expertise tecnológica, ambiental e comercial.
Além dos acionistas, funcionários, clientes, a Shell precisa trabalhar com outra gama de grupos de interesse, que são tomadores de decisão e formadores e opinião. Eles interagem com a Shell de diversas maneiras
Enunciado
Com base nas informações apresentadas e ao que estudamos na disciplina, responda sobre a estratégia da Shell de equilibrar as necessidades dos grupos de stakeholders abordando os seguintes aspectos: 
Apresente outros stakeholders e sua relação de influência sobre as atividades da Shell.
Qual impacto econômico e social da atividade as Shell para cada grupo de interesse.
Qual o efeito a longo prazo das atividades desenvolvidas pela Shell para o ambiente interno e externo e como os grupos de interesse podem minimizar tal efeito.
RESPOSTA= 1. São o escopo do governo a comunidade de negociação as ongs. . A Shell realiza operações em todas as regiões do globo. Para obter autorização e operar nos países, ela precisa demostrar para os governos locais que atua a melhor forma possível. Entre as ações que a empresa promove, estão a criação de empregos e o fornecimento de fontes de energia. Outro stakeholders e a comunidade de negócio, A Shell fornece produtos e serviços para centenas de empresas, além de efetuar compras. A ONGS atuam como mais um stakeholders. A Shell ouve constantemente as preocupações socioambientais das ongs ao perfurar algumas fontes. A Shell possui amplo impacto econômico e social das suas atividades em seus diversos grupos de interesse. A geração de impacto envolve desde a criação de empregos, fornecimento de diversos produtos e serviços ao atendimento de demandas socioambientais. Ao perceber e atender as demandas do ambiente interno e eterno a Shell afirma as suas estratégias com base no padrão de comportamento de seus stakeholders. Assim a empresa aprende com os erros e responde ao ambiente de forma mais equilibrada.
QUESTAO 2/5 – ADMINISTRAÇÃO ESTRATEGICA
A análise Swot da Empresa Beta identificou que existe uma grande possibilidade do governo estabelecer uma sobretaxação para os produtos que a Beta oferece para os seus clientes. Além disso, a Empresa Beta apresenta uma base financeira adequada e possui um programa de melhoria continua estabelecido.
Enunciado
Como se pode classificar a situação encontrada no diagnóstico e que tipo de estratégia deve ser elaborada para atender ou promover uma resposta adequada para a saúde financeira da beta?
RESPOSTA= A situação encontrada no diagnóstico da Beta caracteriza um contexto de ajuste ou adequação, a ameaça identificada que é a sobretaxação que pode ser imposta pelo governo. Por isso, a Beta pode aproveitar suas condições financeiras favoráveis e os programas de melhoria continua para aplicar uma estratégia de estabilidade fazendo com que seus pontos fortes possam assegurar sua estabilidade da organização durantes os períodos de turbulência de mercado caso a sobretaxa governamental se torne realidade.
QUESTAO 3/5 – ADMINISTRAÇÃO ESTRATEGICA 
A Empresa Duvidosa nunca imaginou que seria necessário buscar novos mercados para manter o equilíbrio financeiro. Porém, a analise baseada na matriz produto/serviço de Ansoff demostrou exatamente isso e ainda complementou que ela precisa de novos produtos. A duvidosa como sempre gosta de se arriscar e resolveu adotar uma estratégia duvidosa. De diversificação, mas não sabe as opções que podem ser aplicadas no seu caso.
Enunciado
Descreva abaixo de acordo com o que estudamos quais são tipos de diversificação pode adotar.
RESPOSTA= Diversificação horizontal, nesse caso e quando a empresa desenvolve produtos ou adquirem outras empresas, marcas que possuem similaridades com seus negócios, como a Pepsi que possui salgadinhos e refrigerantes que atendem o mesmo público alvo. Diversificação vertical nesse caso a estratégia também pode ser dividida em integração para frente, quando a empresa retrocede ou avança nos estágios de vendas, ex: pode passar a fornecer matéria prima e a executar um produto fabricas de embalagem e refrigerante, e possui alguns pontos de vendas. Diversificação concêntrica aqui a empresa entra em um mercado ou compra uma empresa que possui sinergia tecnológica, de produção ou comercial, porém não possui clientes e produtos em comum. Diversificação conglomerada- A empresa entra em um mercado ou compra uma empresa que não possui sinergia tecnológica, de produção ou comercial, porém tal situação pode er atrativa a novos grupos de clientes. ex. GENERAL ELETIC que está diversificada em vários setores. como de lâmpadas refrigerante ar condicionado.
QUESTAO 4/5 – ADMINISTRAÇÃO ESTRATEGICA
Igor Ansoff (1937) analisa a posição da empresa por meio da relação de duas variáveis: O conjunto de produtos da organização e o mercado em si. O autor apresenta a relação entre essas suas variáveis mediante a matriz produto – mercado, que pode ser visualizado no quadro abaixo.
QUDRO MATRIZ produto mercado
	 produto
	
	
	Existentes
	Novos
	mercado
	Existentes
	Penetração de mercado
	Desenvolvimento de produtos
	
	novos
	Desenvolvimento de mercado
	diversificação
 Fonte: adaptado de Ansoff 1977
Enunciado
Com base na matriz produto/ mercado apresentada, descreva duas estratégias, apontando suas principais características e apresentando um exemplo de explicação pratica para cada uma das estratégias descritas.
RESPOSTA= A estratégia de desenvolvimento de mercado: refere-se ao fato de determinada empresa buscar um novo direcionamento para seus produtos. EX: a empresa que atua eminentemente na região sul do pais decide vender seus produtos no Norte ou nordeste. Estratégia de desenvolvimento de novos produtos , a característica principal dessa estratégia e a criação de novos produtos, fundamentos da missão atual da empresa, para substituição dos produtos já existentes. EX poderia ser uma empresa que possui uma boa base de clientes produz novos produtos, e oferece-los para seus clientes aproveitando o relacionamento ou credibilidade que possui. Estratégia de penetração de mercado- O crescimento por intermédio do aumento da participação relativa da empresa em suas linhas de produtos e mercados. Em outras palavras a organização tenta vender mais produtos em mercados nos quais já atua. Um dono de uma farmácia pode utilizar a estratégia de penetração por meio de alguma promoção especial, aumentasse suas vendas para o mercado no qual atua.
QUESTAO 5/5 – ADMINISTRAÇÃO ESTRATEGICA
Digamos que uma cidade 200.000 Habitantes tenha dez farmácias e você, que e dono de uma delas, está pensando em abrir outra, um pouco diferente da que você opera (uma farmácia de manipulação de medicamentos) para isso, decide fazer uma rápida análise estratégica. Primeiramente você analisa o macroambiente: Fatores políticos; fatores econômicos; fatores sociais e fatores tecnológicos.
Com base nessa primeira analise identifique para cada fator mencionado, quais os principais grupos de interesse que você precisa interagir, quais estratégias precisa desenvolver para cada fator, quais as principais oportunidades e ameaças, pontos fortes e pontos fracos precisam ser identificados para que sua próxima farmácia obtenha resultados satisfatórios.
RESPOSTA= Fator político: o governo incentiva, de forma geral, setores relacionados à saúde. Portanto, a maioria dos fatores políticos é favorável, com exceção dos fatores legais, que constituem um setor com uma legislação muito pesada. 
Fator econômico: a cidade passa por um boom econômico, já que há uma demanda por 
Empresas da área de saúde. Fator social: como há um maior número de pessoas com plano de saúde e a expectativa de vida no Brasil tem aumentado consideravelmente, o setor de farmácias pode se beneficiar disso. Fator tecnológico: a tecnologia da informação e comunicação permite uma estratégia de Distribuição e armazenamento de medicamentos mais adequada do que antigamente. A análise das cinco forças competitivas é um instrumento importante para definir quais Estratégias precisam ser desenvolvidas para cada fator; quais as principais oportunidades e Ameaças; pontos fortes e fracos precisam ser identificados para que a próxima farmácia obtenha resultados satisfatórios.· Substitutos: é muito difícil, principalmente em virtude da legislação, que haja substitutos para uma farmácia. Talvez os supermercados, no futuro, possam vender alguns medicamentos, mas isso não afetaria muito o negócio. 
· Entrantes: trata-se de um setor com nível de barreira de entrada médio, pois a necessidade de capital não é muito grande, mas a necessidade de conhecimento do setor; principalmente para se adaptar às exigências legais. 
· Concorrentes: das dez farmácias da cidade, apenas uma é de manipulação. Assim, há pouca 
concorrência. · Clientes: como há apenas uma farmácia de manipulação na cidade, se uma pessoa precisar de um medicamento manipulado, deverá sujeitar-se às exigências da farmácia em questão. · Fornecedores: para abrir uma nova farmácia, será necessário depender de matéria-prima fornecida para produzir os medicamentos. Provavelmente a farmácia de manipulação estabelecida tentará fazer com que a nova farmácia tenha dificuldade de acesso ao que precisa para produzir seus remédios.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais