Buscar

Operações e Logística Atividade 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A globalização afeta os negócios empresariais? Por que?
A logística praticada hoje poderá ser a mesma a ser praticada nos próximos anos?
Diante deste panorama, existem oportunidades para empreendedores na área da logística, analisando toda a complexidade de gestão que requer uma cadeia de suprimentos eficiente?
No recente passado, a logística começou sua evolução influenciada por diferentes fatores, com isso, as organizações veem, cada vez mais, pressionadas em tomar medidas de forma a garantir mais efetividade no mercado, assim como, a aumentar complexidade no "supply chain", por exemplo, com a multiplicação de produtos e serviços, o desenvolvimento dos pontos de entrega e com a terceirização.
O grande avanço da tecnologia da informação pode-se considerar um dos fatores mais determinantes para a evolução da logística e de suas cadeias de suprimentos. A evolução da TI ofereceu-nos a possibilidade de utilizar uma enorme quantidade de informações e dados, o código de barras, por exemplo, possibilitou às organizações o acesso a um vasto número de dados, facilitando tomadas de decisões, analise de custos e as suas reduções, assim como em manter informações sobre os clientes. Além disso, algumas décadas atrás, pensar em se comunicar instantaneamente, com aplicativos de mensagem e redes sociais, da forma que conseguimos hoje, era considerado ficção cientifica. 
Em conjunto com a evolução da TI, e de certa forma por sua decorrência, ocorreu uma forte aceleração da globalização. Com isso, a diminuição das distancias entre os países, assim como a maior integração entre economias, cada vez mais, as organizações ganham clientes e fornecedores em diferentes países, pois, a alta velocidade da tecnologia da comunicação contribui na diminuição as fronteiras do planeta.
Assim, a globalização contribui para uma concorrência cada vez mais acirrada entre as empresas, abrindo os mercados dos negócios a novos competidores locais ou mundiais. Devido a isso, organizações, que antes lidavam somente com a uma pequena concorrência regional, hoje em dia, enfrentam a concorrência do mundo todo. 
Podemos afirmar, assim, que as cadeias de suprimentos, irão se tornar, cada vez mais complexas como consequência da globalização.
DANIELE RODRIGUES REBOUCAS 
RE: Fórum - Atividade 1
Parte superior do formulário
A globalização afeta os negócios empresariais? Por que?
Sim, pois nela se enxerga necessidades de evoluir, melhorar e repensar constantemente sobre suas atividades, uma vez que temos a cada dia mercados mais competitivos e concorrências mais acirradas. Porém vejo que esse impacto seja mais positivo do que negativo, pois em sua maioria os avanços surgem para melhorar os níveis de entrega ao consumidor.
A logística praticada hoje poderá ser a mesma a ser praticada nos próximos anos?
Jamais.O mundo e o mercado sempre estarão em constante evolução, então manter-se no mercado preso, estagnado a modelos ultrapassados só levará ao declínio. Desta forma, está atento as evoluções logísticas é fundamental para permanecer atuante, pois ela acompanhará sempre os avanços e necessidades de seus consumidores. Hoje a logística é vista como lugar de destaque e diferencial nas organizações, sendo fator decisivo para o sucesso ou insucesso de muitas empresas.
Diante deste panorama, existem oportunidades para empreendedores na área da logística, analisando toda a complexidade de gestão que requer uma cadeia de suprimentos eficiente?
Sem dúvidas encontra-se na logística saídas e oportunidades que se tornam diferencias no mercado atual, uma vez que abrange várias cadeias podendo ser a chave para o sucesso, desde os clientes até a entrega final de produtos e informações que satisfaçam as necessidades de seus consumidores. O mercado hoje busca e exige muito mais do que apenas preço, ter diferencias como tempo, qualidade, demanda, atendimento, agilidade, faz com que o consumidor mantenha a relação, e todo essas exigências faz parte desse cenário logístico.
Parte inferior do formulário
Daniele, boa tarde!
Estou de acordo com sua exposição, quando você fala que na globalização pode-se vislumbrar a exigência da constante evolução dos negócios, já que, no mercado globalizado as distancias diminuem e a competitividade aumenta, também concordo quando você afirma que na logística podem-se achar novas e diferentes oportunidades de mercado, tendo em vista as novas exigências dos clientes como tempo, qualidade, agilidade, atendimento, demanda e preços entre outras.
Dito isso, não estou em total acordo no ponto em que você fala que “jamais” as praticas logísticas atuais serão as mesmas nos próximos anos, pois, na minha visão, a pesar de todos os avanços tecnológicos, o grande desafio sempre será colocar o produto certo, no local certo, na hora certa e com o menor preço, isto é, os fundamentos da logística vão continuar os mesmos.
Sendo assim, pode-se ressaltar que vivemos, no século XXI, a quarta revolução industrial, ou seja, a indústria 4.0, orientada à integral automação das fabricas, possível graças a sistemas virtuais, através de novos aparelhos, “internet das coisas” e às plataformas nas nuvens. Tais avanços tratam ideias que visam os avanços nos conceitos fabris, podendo assim alavancar os níveis globais de rendimento e favorecer a qualidade de vida da população.
Com isso, podemos afirmar que a logística 4.0 tornou-se uma realidade, sendo assim, para controlar o mercado e se colocar em uma posição de vantagem na frente da concorrência é preciso investir no uso da tecnologia e na evolução de profissionais com capacidade de analise, assim como potencializar os resultados apurados através dos novos conceitos da TI.
A logística 4.0 precisa ser conectada, tecnológica inteligente e rápida, com foco exclusivamente estratégico, sendo sua evolução necessária, visando acompanhar as novas exigências do mercado como, por exemplo, estoques zero, “lead time” curto, alta conectividade, informação em tempo real e centros de distribuição inteligentes entre outros.
Concluindo, nesse mundo 4.0, não podemos esperar que a logística fosse diferente, pois ela está, cada vez mais, relacionada com a indústria e com o cliente, precisa ser eficiente e rápida, com dados em nuvem e conexões via satélite, podendo ofertar uma verdadeira experiência aos clientes.
GILCELIA BESERRA VARELA DA SILVEIRA 
RE: Fórum - Atividade 1
Parte superior do formulário
Sem sombra de dúvidas a globalização afeta os negócios, pois com a globalização conquisfar e manter os clientes além de ser necessario é fundamental para sobreviver no mercado tão competitivo. A logística existe desde os tempos antigos e como tudo é capaz de evoluir a logística não será diferente, hoje em dia seu objetivo é tornar disponível produtos e serviços aonde são necessarios, no momento em que são desejados.
Para todo empreendedor a logística abre portas para sua empresa/serviço ter um diferencial; Com o modelo de cadeia de suprimentos somos capazes de entender como o produto chega ao cliente, sendo assim nos possibilita caucular e planejar a melhor e mais eficiente maneira de atender nosso cliente na hora e no local certo, quanto mais eficiente for a cadeia de suprimentos maior será a possibilidade de deixar seu cliente satisfeito.
Parte inferior do formulário
Glicelia, bom dia!
Concordo com a sua colocação, em particular, referente ao empreendedorismo na cadeia de suprimentos, de fato, hoje em dia, as empresas esbarram com a economia de transformação no ambiente competitivo, devido, entre outros fatores, às demandas, cada vez mais exigentes, por parte dos consumidores.
Sendo assim, a cadeia de suprimentos torna-se um elemento primordial no alcance do sucesso, isto é, a cadeia de suprimentos é a nova fronteira dos negocio, posto que, a cultura do “fazer mais com menos” da manufatura moderna eliminou grande parte dos excessos de tempo e custo nos processos de produção. Portanto, o empreendedorismo pode ser considerado como um evento inovador no que diz respeito ao surgimento de novas politicas
organizacionais, favorecendo de forma eficiente e inovadora e fornecendo integração aos membros da cadeia de suprimentos. 
Ademais, as companhias deparam-se com a incessante necessidade de antecipar as tendências, ou ao menos, se adaptar de imediato às novas realidades. Perante isso, as empresas precisam se adequar às inovações, seja através de novos produtos, serviços e, estratégias de gestão, de forma a sobreviver no mercado.
Nesse sentido, as empresa precisam de colaboradores competentes, aptos a visualizar e alcançar novas oportunidades, que possam ampliar as formas de optimização dos recursos, fomentando atitudes empreendedoras, de modo a se manter competitivas a frente da concorrência.
Concluindo, torna-se necessário que o papel dos administradores da cadeia de suprimentos mude, pois, nas organizações do futuro, os gestores precisam ressaltar aspectos como: colaboração, conhecimento e parcerias integradas com fornecedores, tendo em vista o aumento do desempenho com a utilização de menos recursos. Tal evolução da integração na gestão da cadeia de suprimentos é regida no fato que os administradores precisam possuir ao mesmo tempo habilidades, conhecimentos, assim como capacidades e sistemas necessários tanto para identificar oportunidades, quanto para atuar sobre elas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais