Buscar

Engenharia-e-Projeto-de-Software-OBJETIVA

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Engenharia e Projeto de Software (ADS19)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual e sem Consulta ( Cod.:420395) ( peso.:3,00)
	Prova:
	6968486
	Nota da Prova:
	6,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O conceito de teste de software pode ser compreendido através de uma visão intuitiva ou mesmo de uma maneira formal. Testar um software significa verificar através de uma execução controlada se o seu comportamento corre de acordo com o especificado. Sobre os cinco passos de execução da metodologia ágil FDD (Feature Driven Development), que é o Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O primeiro processo trata-se da modelagem do problema com o entendimento do domínio do negócio. O segundo processo é construir uma lista de funcionalidades. O terceira parte é planejar por funcionalidade, considerando sua estimativa e valor para o negócio e o cliente, bem como a propriedade. A quarta trata-se do detalhamento por funcionalidade. A quinta é a construção por funcionalidade, em que cada estrutura de código é preenchida e testada. O resultado é um incremento, que acoplado ao programa principal já poderá ser utilizado pelo cliente.
	 b)
	O primeiro processo trata-se da modelagem do problema com o entendimento do domínio do negócio. A segunda parte é a construção por funcionalidade, em que cada estrutura de código é preenchida e testada. O terceiro processo é construir uma lista de funcionalidades. A quarta trata-se do detalhamento por funcionalidade. A quinta parte é planejar por funcionalidade, considerando sua estimativa e valor para o negócio e o cliente, bem como a propriedade.
	 c)
	A primeira parte é planejar por funcionalidade, considerando sua estimativa e o valor para o negócio e o cliente, bem como a propriedade. A segunda trata-se do detalhamento por funcionalidade. O terceiro processo trata-se da modelagem do problema com o entendimento do domínio do negócio. O quarto processo é construir uma lista de funcionalidades. A quinta parte é a construção por funcionalidade, em que cada estrutura de código é preenchida e testada.
	 d)
	O primeiro processo trata-se da modelagem do problema com o entendimento do domínio do negócio. O segundo processo é construir uma lista de funcionalidades. A terceira é a construção por funcionalidade, em que cada estrutura de código é preenchida e testada. O quarta parte é planejar por funcionalidade, considerando sua estimativa e valor para o negócio e o cliente, bem como a propriedade. A quinta parte trata-se do detalhamento por funcionalidade.
	2.
	Uma das tarefas mais complexas na construção de um sistema consiste em identificar o que construir. Para tanto, foi desenvolvido um processo que visa compreender e definir quais serviços são necessários, além de identificar as restrições de operação e de desenvolvimento do sistema. Eventuais erros ocorridos nesse processo poderão gerar problemas posteriores no projeto e na implementação do sistema. Como é conhecido este processo?
	 a)
	Engenharia de requisitos.
	 b)
	Estrutura analítica de projeto.
	 c)
	Documentação de requisitos.
	 d)
	Projeto de estrutura.
	3.
	A Gestão de Configuração de Software (GCS) é um método utilizado para controlar as modificações ocorridas nos artefatos e códigos de um projeto, a fim de minimizar os erros durante suas versões alteradas. Roger Pressman, em seu livro ?Software Engineering: A Practitioner's Approach?, afirma que a GCS é o conjunto de atividades projetadas para controlar as mudanças pela identificação dos produtos do trabalho que serão alterados, estabelecendo um relacionamento entre eles, definindo o mecanismo para o gerenciamento de diferentes versões destes produtos, controlando as mudanças impostas, e auditando e relatando as mudanças realizadas. A respeito das terminologias utilizadas na área de GCS, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Baseline: um marco de referência para evolução do software, que é caracterizado pela entrega de um ou mais itens de configuração.
(    ) Repositório: repositório físico e lógico, onde os artefatos (itens de configuração) são armazenados.
(    ) Release: conjunto de itens de configuração empacotados que são disponibilizados ao Cliente.
(    ) Branch: junção de diferentes versões de um mesmo item de configuração, realizando a integração de um branch com os itens de configuração do fluxo principal.
(    ) Merge: é um fluxo alternativo para implementação de novas funcionalidades em paralelo 
para atualização de versões de itens de configuração. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PRESSMAN, Roger. Software Engineering: a Practitioner's Approach. 7ª ed. Higher Education. 2010.
	 a)
	V - V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F - F.
	 d)
	F - F - F - V - V.
	4.
	Através de uma certificação de qualidade, as organizações buscam padronizar a forma de realizar as atividades, garantindo maior assertividade nos projetos. As normas da International Organization for Standardization (ISO) especificam requisitos para um sistema gerencial de qualidade de uma organização. Sobre as normas ISO mais utilizadas para dar suporte ao desenvolvimento de software,  analise as sentenças a seguir:
I- Norma ISO/IEC 12207: responsável por definir as características de funcionalidade, confiabilidade, eficiência, usabilidade, manutenibilidade e portabilidade de software.
II- Norma ISO/IEC 15504: responsável pela norma da avaliação de processos de software organizacionais.
III- Norma ISO/IEC 9126: responsável por definir o processo de ciclo de vida de software.
IV- Norma ISO/IEC 27000: responsável por definir um processo da segurança da informação.
V - Norma ISO/IEC 15939: responsável por definir um processo de métrica de software.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	5.
	A engenharia de software é uma disciplina de engenharia relacionada a todos os aspectos de produção de software. Para desenvolver um produto de software com qualidade, deve-se utilizar durante seu desenvolvimento as técnicas de prevenção de defeitos e detecção de defeitos de forma consistente. A respeito das técnicas de prevenção e detecção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O uso de instruções de procedimentos (padrões formais), treinamentos, documentação, modelagem e reengenharia se dá pela técnica de prevenção de defeitos.
(    ) A análise de código; revisão por pares; testes, auditorias, verificações e validações se dá pela técnica de prevenção de defeitos.
(    ) A análise de código; revisão por pares; testes, auditorias, verificações e validações se dá pela técnicas de detecção de defeitos.
(    ) O uso de instruções de procedimentos (padrões formais), treinamentos, documentação, modelagem e reengenharia se dá pela técnicas de detecção de defeitos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Os modelos de processo de ciclo de vida durante o desenvolvimento do software podem ser, por exemplo, linear, incremental ou iterativo, logo, compreendê-los poderá auxiliar na adoção de um dos modelos mais adequados à realidade e necessidade da organização. Referente aos modelos mais conhecidos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O modelo incremental é um modelo de desenvolvimento de software que combina elementos do modelo em cascata com a filosofia da prototipação, em que são definidos incrementos na qual o software será desenvolvido, bem como da entregapara o cliente.
(    ) O modelo baseado em componentes permite agrupar rotinas relacionadas de forma a montar componentes que possam ser reutilizados em diversos módulos do sistema.
(    ) A prototipação fornece o potencial para o desenvolvimento rápido de versões incrementais do software e desenvolve uma visão da sua interface e depois reaproveita as telas para configurar e programar o restante do produto de software.
(    ) O modelo espiral é dividido em fase de obtenção de requisitos, projeto rápido, construção do protótipo, avaliação o protótipo e refinamento do protótipo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	Risco de um projeto é um evento com uma probabilidade de ocorrer no futuro, impactando o projeto de forma negativa (ameaça) ou positiva (oportunidade). Ele pode ocorrer devido a uma ou mais causas, por isso da importância das empresas de softwares utilizarem um processo consistente para identificar, priorizar, acompanhar e tratar riscos através de uma ativa gestão de riscos em seus projetos. Sobre as quatro formas de se tratar um risco, analise as sentenças a seguir:
I- Eliminação: identificar e eliminar proativamente sua existência. 
II- Mitigação: quando um risco sempre existirá e não há tratamento e resta ficar ciente das consequências.
III- Transferência: quando se transfere a outra pessoa ou área a responsabilidade para lidar com o risco para você. 
IV- Aceitação: diante de riscos sem eliminação no projeto, buscar meios para reduzir o impacto de sua ocorrência.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	8.
	Um projeto tem caráter temporário, deve ter um início e um fim definido, mas não necessariamente implica que o produto gerado pelo projeto deva ser temporário. O final é alcançado quando os objetivos tiverem sido alcançados, quando se tornar claro que os objetivos do projeto não serão ou não poderão ser atingidos ou quando não existir mais a necessidade do projeto e ele for encerrado. Neste contexto, os projetos podem ser compostos por três tipos de categorias: subprojetos, programas e portfólio. Sobre estas categorias, analise as sentenças a seguir:
I- No projeto, o sucesso é medido pelo orçamento, prazo e produtos entregues dentro das especificações e os projetos complexos podem ser particionados em projetos menores, facilitando, assim, a atividade de gerenciamento.
II- O programa é um conjunto de projetos ou portfólios com objetivos afins.
III- No programa, o sucesso é medido em termos de retorno do investimento (ROI), novas habilidades e benefícios entregues.
IV- No portfólio, os grupos de programas são relacionados e gerenciados coletivamente de forma coordenada.
V- No portfólio, o sucesso é medido em termos de performance agregada dos componentes do portfólio.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	9.
	O termo crise de software surgiu no final da década de 60, e tinha por finalidade expressar as dificuldades do desenvolvimento de software diante do rápido crescimento da demanda existente, da complexidade dos problemas a serem resolvidos e da inexistência de técnicas estabelecidas para o desenvolvimento de sistemas. Acerca da crise de software, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A falta de formação adequada na engenharia de software e a baixa produtividade são fatores que contribuem efetivamente para o surgimento de uma nova crise de software.
(    ) A crise de software refere-se a um conjunto de problemas, dentre os quais se encontra a imprecisão nas estimativas de custo e prazo devido a uma coleta de requisitos escassa.
(    ) A alteração de legislações vigentes e mudanças na regra de negócio são elencadas como fatores externos que contribuem para alavancar a crise de software, mas que podem ser facilmente gerenciados.
(    ) As questões comportamentais, como a falha de comunicação entre as equipes, não afetará no resultado final do produto, desde que sejam cumpridos os demais aspectos de desenvolvimento de software estabelecidos pela engenharia de software. 
(    ) Pode-se afirmar que a crise de software ainda se encontra presente em muitos projetos, não mais pela ausência de métodos, técnicas e ferramentas, mas pela falta do seu uso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F - V.
	10.
	O modelo de prototipação é considerado uma técnica poderosa para o desenvolvimento de softwares, que tem por finalidade obter as informações necessárias do software e apresentá-las aos usuários, por meio de uma representação limitada de um design. Sobre as características do modelo de Prototipação, analise as sentenças a seguir:
I- O protótipo tem a função de auxiliar a validação dos requisitos do sistema e possibilitar a inserção de novos requisitos ainda não identificados.
II- Na construção do protótipo, deve-se observar as boas práticas de construção de software, já que poderá ser reaproveitado no desenvolvimento do software.
III- Uma das vulnerabilidades do modelo de prototipação é a compreensão do cliente sobre a função do protótipo.
IV- Este modelo possibilita que sejam realizados sucessivos refinamentos para chegar ao modelo ideal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2011) Modelos de ciclo de vida de processo de software são descrições abstratas do processo de desenvolvimento, mostrando as principais atividades e informações usadas na produção e manutenção de software, bem como a ordem em que as atividades devem ser executadas. Com relação aos modelos de ciclo de vida de processo de software, analise as seguintes asserções:
I- O modelo de desenvolvimento em cascata acrescenta aspectos gerenciais (planejamento, controle e tomada de decisão) ao processo de desenvolvimento de software 
PORQUE 
II- Considera que o processo é composto por várias etapas que são executadas de forma sistemática e sequencial.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	12.
	(ENADE, 2008) Considere que você trabalhe em uma empresa de desenvolvimento de software e que a empresa tenha decidido desenvolver um novo editor de texto para colocar no mercado. Esse editor deve ser um software que forneça recursos adicionais de apoio à autoria, embasado no estilo de escrita do usuário, o que o torna um software de funcionalidade mais complexa. Considere que a empresa deseje disponibilizar o produto no mercado em versões que agreguem esse suporte de forma gradativa, fazendo análise de risco para avaliar a viabilidade de desenvolvimento de uma nova versão. Tendo de escolher um modelo de processo para desenvolver esse editor, e conhecendo as características dos modelos existentes, entre os modelos a seguir, qual é o modelo apropriado para esse caso?
	 a)
	Espiral.
	 b)
	RAD (Rapid Application Development).c)
	Cascata.
	 d)
	Prototipação.
Parte inferior do formulário

Continue navegando