Buscar

PIM III Unip

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE GESTÃO FINANCEIRA
COMÉRCIO DE MATERIAIS ELETRICOS
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III
2019
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE GESTÃO FINANCEIRA
COMÉRCIO DE MATERIAIS ELETRICOS
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III
PROFESSOR: FABIO ARTEN
Projeto apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, Universidade Paulista, como requisito parcial para a conclusão das disciplinas Contabilidade; Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada.
2019
RESUMO
Este projeto tem como alvo o desenvolvimento do Projeto Integrado Multidisciplinar III. Incide na abordagem teórica das disciplinas Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada.
O planejamento estratégico empresarial é uma ferramenta administrativa, que possibilita abranger a realidade da entidade, listar e avaliar percursos estratégicos e assim arquitetar um plano ou referencial futuro. Trata-se do lado racional da ação, já premeditando os risco e retornos, e possibilitando antecipações dos resultados esperados. Tal ferramenta busca alcançar resultados pré-definidos com menos custos dispersos e maior eficácia.
Para isto, diversas informações devem ser coletadas e analisadas e, por consequência, as informações contábeis estabelecem imensa influencia no planejamento por se tratar, cientificamente, do estudo patrimonial da entidade, variações e possíveis fenômenos em âmbitos qualitativo e quantitativo. Outra ciência, a Estatística Aplicada, mune o planejamento utilizando-se de teorias probabilísticas baseadas nos eventos, sejam estes de natureza conhecida ou não da entidade, e cria análises de observações, experimentos e conclusões afim de possibilitar tal previsão.
.
Palavras – Chaves: Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada.
ABSTRACT
This project targets the development of the Multidisciplinary Integrated Project III. It focuses on the theoretical approach of Accounting, Fundamentals of Financial Management and Applied Statistics.
Business strategic planning is an administrative tool, which allows to encompass the reality of the entity, list and evaluate strategic paths and thus architect a future plan or reference. It is the rational side of the action, already premeditating the risks and returns, and enabling anticipations of expected results. This tool seeks to achieve predefined results with less dispersed costs and greater efficiency.
For this, various information must be collected and analyzed and, consequently, the accounting information establishes a huge influence on the planning because it is, scientifically, the patrimonial study of the entity, variations and possible phenomena in qualitative and quantitative scope. Another science, Applied Statistics, manages planning by using event-based probabilistic theories, whether these are known to the entity or not, and creates analyzes of observations, experiments, and conclusions to enable such prediction.
Key words: Accounting, Fundamentals of Financial Management and Applied Statistics.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..................................................................................................1
2 CONTABILIDADE.............................................................................................2
2.1 ANÁLISE VERTICAL DO DRE......................................................................3
2.2 ANÁLISE HORIZONTAL DRE.......................................................................4
2.3 ÍNDICE DE LIQUIDEZ...................................................................................5
3 ESTATÍSTICA APLICADA................................................................................6
3.1 ESTATÍSTICA DESCRITIVA.........................................................................7
3.2 ESTATÍSTICA INDUTIVA..............................................................................8
4FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA..................................................9
4. PLANEJAMENTO FINANCEIRO...................................................................10
5 CONCLUSÃO.................................................................................................13
REFERÊNCIAS.................................................................................................14
INTRODUÇÃO 
O presente estudo enfocará os processos comerciais da empresa comércio de materiais elétricos.. A empresa objeto deste estudo, foi fundada em 12 de Julho de 2016, está situada na Avenida, com sua primeira e única sede inaugurada em Guanambi – Ba. A empresa foi concedida a uma única gestão, que atua no presente 
A empresa tem como foco a venda de materiais elétricos prediais tendo como premissa, à atuação na microrregião de Guanambi. O sistema de vendas usa um modelo de tabela de preços, que contempla todos os clientes e parceiros com flexibilidade e prazos satisfatórios.
Com base nessas primeiras informações, adquiridas junto à empresa, e cliente da importância da adequada gestão, o objetivo deste estudo é conhecer como são usados os dados contábeis e, qual é a forma da gestão financeira vigente, aplicando a ela fundamentos estatísticos para melhor visualização.
Mediante a apropriação dos instrumentos e, no intuito de encontrar respostas à nossa investigação, acreditamos que, ao perseguir nossos achados, estaremos contribuindo com a empresa ao apresentarmos a situação atual de seus processos comerciais, além de alargarmos nosso campo de formação através de um continuo processo de reflexão – ação que nos conduza à novas descobertas.
FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA
	Aos negócios com fins lucrativos, temos a administração financeira objetivada em ganhar dinheiro ou aumentar o valor para os proprietários, o que nos leva a uma base objetiva de avaliar e tomar decisões.
	Desta forma, entre os possíveis objetivos financeiros teremos: sobrevivência da empresa, problemas financeiros e falência, superar a concorrência, maximizar as vendas ou participação do mercado, manter o crescimento constante maximizando os lucros e minimizando custos (JORDAN, 2008).
 objetivos que envolvem vendas, participação de mercado e controle de custos se relacionam, pelo menos parcialmente, ás diferentes maneiras de ganhar ou aumentar os lucros Os objetivos do segundo grupo, que envolvem evitar a falência, manter a estabilidade e a segurança, se relacionam de alguma maneira ao controle do risco (JORDAN, 2008, p.8).
	Contudo, é necessário considerar que “esses dois tipos de objetivos são meio contraditórios. A busca dos lucros, em geral, envolve algum elemento de risco, de modo que não é realmente possível maximizar a segurança e o lucro” 
	Assim, surge a visão de que o administrador financeiro deve agir em busca dos interesses dos acionistas, suas decisões devem objetivar o aumento do valor unitário da ação existente evitando assim os problemas de ambiguidades de critérios, inexistindo também os problemas da noção de curto prazo x longo prazo.
1.1 Planejamento Financeiro
O planejamento financeiro está estruturado como sendo uma importante ferramenta para as empresas oferecendo orientações quanto a mudanças necessárias ao crescimento, traçando o modo pelo qual os objetivos financeiros devem ser atingidos, caracterizando o que deve ser feito no futuro (JORDAN, 2008).
	Nesse sentido, ressaltam Ehrhardt e Brigham (2012) que o planejamento financeiro envolve a elaboração de previsões de demonstrações financeiras, determinação de montante necessário, caixa a ser gerado internamente, estabelecimento de um sistema de remuneração da administração e o monitoramento das operações após vigorar o plano, a fim de identificar
qualquer desvio do plano previsto e tomar ações corretivas.
	Quando na elaboração do planejamento a empresa deve pensar em curto e longo prazo, esta é a idéia de horizonte do planejamento
ao preparar um plano financeiro, todos os projetos e investimentos individuais que a empresa empreenderá combinam-se para determinar o investimento total necessário. Na verdade, as propostas menores de investimento de cada unidade operacional se somam, e a soma é tratada como um projeto grande. (JORDAN,2008, p.91).
	Contudo, após essas duas fases (horizonte do planejamento e nível de agregação), é relevante ao planejamento financeiro a entrada de conjuntos alternativos de hipóteses sobre importantes variáveis, criando assim três cenários possíveis, um caso pior, um caso normal e um caso melhor.
1.2 Fluxo de Caixa
As atividades que geram caixa são chamadas de fontes de caixa. As atividades que envolvem fontes de gasto de caixa são chamadas de usos (ou aplicações) de caixa. O que precisamos fazer é rastrear as alterações no balanço patrimonial da empresa para saber como ela obteve seu caixa e como gastou seu caixa durante um determinado período.
	 Em linhas gerais, empresas realizam compras de ativo e pagamentos, portanto, ha vendo um aumento em conta do ativo significa que a empresa em bases líquidas, fez um uso do caixa, o correndo da mesma forma com o passivo, caso diminua a empresa realizo u um pagamento líquido , usando o caixa.
CONTABILIDADE 
A contabilidade tem como objetivo controlar e registrar o patrimônio das entidades, sejam elas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos.
A contabilidade, na sua condição de ciência social, cujo objeto é o patrimônio, busca, por meio da apreensão, da quantificação, da classificação, do registro, da eventual sumarização, da análise e do relato das mutações sofridas pelo patrimônio da entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos físicos quanto monetários (NBC – T-1, aprovada pela Resolução CFC nº 785, de julho de 1995). (Contabilidade, 2012 p 9)
1 ANÁLISE VERTICAL DO DRE
Utilizando a análise vertical encontramos o percentual individual de todos os itens demonstrados, sendo possível identificar qual a sua intensidade exercida sobre o total de receita líquida.
A análise vertical permite verificar a composição individual e especifica daquela demonstração estudada, sem relacioná-la, portanto, com informações de outras datas ou período e menos ainda com outras demonstrações. (SAPORE,2015).
2. 2 ANÁLISE HORIZONTAIS DRE
	
A análise horizontal tem com o objetivo mostra a evolução, no tempo, das várias contas e grupos que compõem uma demonstração contábil. (SAPORE, 2015).
Para análise horizontal é necessário ter dados dos demonstrativos de resultados dos exercícios de dois anos consecutivo não sendo a necessidade nesse momento.
2. 3 ÍNDICES DE LIQUIDEZ
Índices de liquidez são indicadores financeiros que tentam medir a habilidade de uma empresa a cumprir suas obrigações em curto prazo. Utilizados para indicar a habilidade da empresa em fazer frente ás suas obrigações. (BLATT, 2001).
Usando todos os índices necessário para análise da empresa VEBAP Baterias Autopeças.
	ILI – índice de liquidez Imediata
	(ILI = Disponibilidade / PC) 
	ILC – Índice de liquidez Corrente
	(ILC = AC / PC)
	ILS – Índice de liquidez Seca
	aILS = (AC – Estoque) / PC
	ILG – Índice de liquidez Geral
	ILC = (AC + ARLP) / (PC + PNC)
	IE – Índice de Endividamento
	(Endividamento = Passivo / Ativo) x 100 
ESTATÍSTICA APLICADA
24 
 
 
A utilização do estatístico é crucial no processos da tomada de decisão 
por parte das empresas. O administrador de e utilizar-se de técnicas e meios 
estatísticos para de mo mostrar resultados, apresentar projeções bem como 
explanar os mais di versos aspectos do andamento empresarial . 
Downing e Clark (201 4) de fende m 
Num apanhado geral da estrutura da empresa é possível enxergar que a empresa tem um alto funcionamento. Com administração financeira e correta do proprietário é atribuída uma estrutura organizacional.
Com a velocidade da informação, a estatística passou a ser essencial na produção da empresa, é importante para o empresário comparar grupos de variáveis relacionado aos preços de matérias primas, marketing entre outros.
A estatística faz parte da matemática financeira aplicada que fornece métodos para coletar dados, para poder tomar decisões necessárias dentro da empresa. Dentro da estatística existem dois ramos importantes a ser analisada, a estatística descritiva é a estatística indutiva:
1 ESTATÍTICA DESCRITIVA
A estatística descritiva é uma ciência cujo campo de aplicação estende-se a muitas áreas do conhecimento humano entretanto, um equívoco comum que deparamos nos dias atuais é que, em função da facilidade que o advento dos computadores nos proporciona, permitindo desenvolver cálculos avançados e aplicações de processos sofisticados com razoável eficiência e rapidez.
2 ESTATÍSTICA INDUTIVA
A estatística indutiva é a parte da estatística que se ocupa dos métodos utilizados para a obtenção de conclusões sobre uma população, segundo informações oriundas de uma amostra da população.
O quadro mostra o desenvolvimento do assunto, dos dois conceitos que são fundamental importância: o de população e de amostra.
O conhecimento de estatística é fundamental seja na análise de conjunto de dados e previsão de variáveis, a estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimento científicos. A ciência estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa e análises de dados, que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizada.
CONCLUSÃO 
A elaboração desse projeto foi significativo tendo em vista que possibilitou a ampliação dos conhecimentos a respeito da dinâmica empresarial contextualizada com o processo de globalização, neste sentido, o projeto apresenta dados relevantes que levam ao entendimento de que na empresa o trabalho precisa ser integrado, onde todos tenha consciência da importância de seus cargos e funções, para que a instituição venha atingir os seus objetivos e metas sem perder de vista o acelerador processo de mudança social.
Hoje no mundo dos negócios a competitividade está cada vez mais acirrada, e é de uma importância que a organização, além de proporcionar um ambiente de trabalho que aflore a criatividade, proporcione também um clima de trabalho harmonioso, onde todos possam ser valorizados e ter seu conhecimento reconhecido.
Este estudo me propôs a absorver conhecimentos relativos ao funcionamento de uma empresa, sua rotina, quais as dificuldades enfrentadas na contabilidade, gestão financeira, enfim, no âmbito dos processos comerciais. Através do estudo foi possível perceber na questão do marketing que a empresa desenvolve. Desse modo, foi possível observar a complexidade de todo processo sistêmico de uma empresa.
REFERÊNCIAS 
BLATT, Adriano. Análise de balanço: Estruturas de avaliação das demonstrações financeiras e contábeis, Editora Makron Books.
SAPORITO, Antônio. Análise e Estruturas das Demonstrações Contábeis, Editora Intersaberes.
http://www.portaldelicitacao.com.br/site/questoes-sobre-licitacoes/indices-de-liquidez-ou-endividamento-para-fins-de-analise-do-balanco/	último acesso 03/10
http://www.peritocontador.com.br/artigos/colaboradores/Liquidez%5B1%5D._A_Sa_de_Financeira_das_Empresas.pdf/ último acesso 04/10

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando