Buscar

Simulado Noções de Comércio Exterior 75 questões

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SIMULADO Noções de Comércio exterior
1) Qual a função do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE)?
É uma autarquia federal com as prerrogativas de investigar e decidir, em última instância, sobre a matéria concorrencial, como também fomentar e disseminar a cultura da livre concorrência.
2) Através do material e de suas pesquisas, no mínimo em 5 linhas faça definição do que é o Comércio Internacional? (Deve ser com suas palavras)
3) Cite e explique 5 (cinco) fatores que podem ser considerado relevantes para um empreendedor classificar como interessante esse projeto de internacionalizar sua organização?
Em um projeto de internacionalização, o gestor empresarial precisa:
• Avaliar um possível meio de escoamento de produções de grande escala;
• Produzir seu produto em outro país que tenha vantagens mais interessantes à organização, sejam elas legislativas, menos burocracia e mais flexibilidade;
• Ter conhecimento se existe matéria-prima e/ou mão de obra que se encaixe nos moldes da empresa, assim minimizando os custos;
• Encaixar esse projeto como uma estratégia organizacional, gerando uma vantagem competitiva;
• Estar em busca de novas tecnologias;
4) Qual a importância do Comércio Internacional aos países?
Parecer do professor: A questão é focada aos benefícios aos países:
- Maior crescimento do PIB;
- Quanto mais vender, maior são as chances de a ver um superávit comercial;
- Melhorar a Imagem do país no exterior;
- Aumentar a oferta de empregos
- Atrair investidores
5) Em relação a Globalização - Negócios Internacionais, disserte sobre a figura a seguir, apresente se existe pontos positivos, negativos, como essa ação se reflete para a sociedade de um país.
Parecer do professor: Analisando a ilustração e o conteúdo citado, quando falamos em globalização, blocos econômicos, economia solidária, no discurso, na teoria é muito bonito, porém, na realidade, essas portas não são abertas para todos, existem restrições e, normalmente, quem restringe que o país participe dessa "festa" seria aquela classe política desonesta. Quando um governo quer que o país participe, não faltam oportunidades.
Os acordos bilaterais e multilaterais dependem apenas dos governantes, de ninguém mais. Dizer que o "capitalismo" é ruim e os países desenvolvidos são os "malvados" nada mais que um discurso retrógrado.
6) Qual a finalidade das INCOTERMS dentro do Comércio Internacional? E qual o órgão regulador e tribunal para dirimir dúvidas em possíveis processos?
Os termos têm como objetivo, definir os direitos e obrigações entre os vendedores e compradores. Quanto o órgão regulador e tribunal para dirimir dúvidas é a Corte Internacional de Arbitragem da CCI.
7) Em relação a aula sobre PROTECIONISMO, disserte sobre a figura a seguir, apresente se existe pontos positivos, negativos, como essa ação se reflete para a sociedade de uma país.
8) Após ter conhecimento e ter aprofundado na leitura sobre o comércio internacional, apresente o seu entendimento sobre a seguinte frase "Todos querem que o outro país reduza seu protecionismo, mas ninguém quer abrir mão dele." ?
Parecer do professor: Quando nos referimos no protecionismo é algo muito complexo, pois, cada governante tem que garantir a sua sociedade, porém, tal questão se torna negativa e bastante criticada, porque nem sempre tais atos protecionistas são focados em proteção contra agressões e sim por uma ?política? protecionista irracional, e como resultado a própria sociedade desse país seja penalizada.
9) Os itens, MONOPÓLIOS, DUMPING, e as estruturas OLIGOPOLISTAS (TRUSTES e CARTÉIS) são apresentados de que forma no material, qual a funcionalidade desses itens na economia, no comércio? Não é para explicar cada um deles, mas sim o que causam, qual o impacto para a sociedade (positivo - negativo), justifique sua resposta?
Essas estruturas representam uma agressão ao mercado, trazendo sérios prejuízos a economia local, pois, barram o progresso devido frear a concorrência.
10) Cite e disserte sobre 3 pontos positivos sobre a formação dos blocos econômicos?
Parecer do professor: Deveria citar e dissertar, explanar sobre cada tópico, por ex.: Redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais; Aumentar e gerar crescimento econômico para seus membros; Integração dos processos de produção e de processos propriamente políticos;
11) Qual seria a finalidade da CARTA DE HAVANA?
Desenvolver ações em prol ao mercado internacional
• promover o crescimento da renda e da demanda efetiva em uma escala mundial;
• promover o desenvolvimento econômico, particularmente dos países não industrializados;
• garantir acesso em igualdade de termos a produtos e mercados para todos os países, levando-se em conta as necessidades de se promover o desenvolvimento econômico;
• promover a redução de tarifas e outras barreiras ao comércio;
• impedir ações prejudiciais ao comércio internacional dos Estados nacionais mediante a criação de alternativas, isto é, oportunidades crescentes para o comércio e para o desenvolvimento econômico;
• facilitar negociações para problemas no campo do comércio internacional relativos a emprego, desenvolvimento econômico, política comercial, práticas empresariais e políticas de commodities.
12) Se a empresa A, localizada no país X, vende um produto nesse país por US$ 100,00 e exporta o mesmo produto para o Brasil, em condições comparáveis de comercialização (volume, estágio de comercialização, prazo de pagamento) por US$ 101,00.
Podemos afirmar que:
I. permite que uma empresa entre em mercados estrangeiros, com vantagem em relação às empresas já estabelecidas naqueles mercados;
II. é considerada uma prática ilegal de comércio;
III. pode provocar o desmantelamento da indústria nacional de um país, se for implementada por uma empresa estrangeira.
É CORRETO afirmar que
a) apenas os itens II e III estão corretos.
b) apenas os itens I e III estão incorretos.
c) apenas os itens I e II estão corretos.
d) todos os itens estão corretos.
e) nenhum item está correto. [CORRETA]
13) Os pontos positivos e negativos a seguir fazem parte de qual das teorias estudadas:
Divisão internacional da produção - melhor utilização dos recursos naturais - a Liberdade Escraviza - Conflito de interesses.
a) Teoria das Vantagens Absolutas
b) Liberalismo moderno
c) Teoria das Vantagens Comparativas
d) Liberalismo Econômico [CORRETA]
e) Nenhuma das Anteriores (NDA)
14) A partir do ano 1500, com a enorme demanda de produtos orientais, os portugueses, a nação que naquele momento era uma das mais desenvolvidas, iniciam as navegações e mostram ao mundo o seu poderio e por anos domina o mercado de especiarias. Burgueses, bancários começam a migrar de seus países para Lisboa, a fim de financiar e comercializar esses produtos. De forma geral, com essa nova sistemática, alguns pontos começam a mudar:
I - o eixo econômico da Europa deslocou-se do Mediterrâneo para o Atlântico;
II - o comércio passou a ser um negócio de nações e não de simples cidades;
III - o continente americano foi incorporado às tradicionais rotas comerciais;
IV - os italianos perderam o monopólio das especiarias;
V - os metais preciosos encontrados na América foram levados para a Europa,
Após leitura das assertivas, marque (X) na opção correta:
a) I, II e III estão corretas;
b) I, II e IV estão incorretas;
c) Apenas a assertiva I está correta;
d) Todas as assertivas estão corretas; [CORRETA]
e) Nenhuma das anteriores (NDA);
15) Em um processo de internacionalização de empresas, se os custos de transporte são elevados, se existem barreiras significativas à importação/exportação, ou simplesmente se os custos de produção do país de destino são significativamente menores que no país de origem, leia as assertivas a seguir e marque (X) na melhor opção que o empresário pode fazer:
I. Fechar a empresa no Brasil, se mudar para outro país
atrás de melhores oportunidades, iniciando do zero;
II. Fazer parcerias, fusões ou até incorporações de empresas locais (nesse outro país) e aos poucos aperfeiçoar sua participação nesse novo mercado;
III. Apenas exportar seu produto e com isso evitar mais preocupações;
Após a leitura e sua análise, qual a resposta mais adequada:
a) I é a melhor opção;
b) I e II são as melhores opções;
c) II é a melhor opção; [CORRETA]
d) III é a melhor opção;
e) Nenhuma das anteriores (NDA);
16) A partir do que estudou quanto os conceitos e características assimilados sobre as possíveis formas de atender a um novo mercado, marque (X) para a alternativa que descreva uma INCORPORAÇÃO.
a) Parceria de duas empresas, do mesmo ou de segmentos distintos que se associam para empreender em um determinado nicho de mercado, por tempo determinado, podendo ou não criar uma nova sociedade, sem que ambas percam suas personalidades jurídicas;
b) Associação/junção de duas empresas, formando uma única organização, sendo que o patrimônio de ambas agora pertencem a essa nova empresa;
c) Duas empresas, após o tempo determinado não tem interesse em continuar com àquele negócio, assim, rompendo essa parceria e cada uma continua com seus negócios sem nenhum prejuízo;
d) Após um tempo as empresas podem fazer uma cisão parcial ou total;
e) Nenhuma das Anteriores (NDA); [CORRETA]
17) A partir do que estudou quanto os conceitos e características assimilados sobre a aula sobre o protecionismo e as barreiras naturais, marque (X) para a alternativa que descreva qual seria as Barreiras comerciais disfarçadas.
a) Barreiras técnicas, ecológicas, burocráticas e sanitárias; [CORRETA]
b) Investimento financeiro do estado ou diminuição da tributação para uma empresa ou em um setor para minimizar o custo da produção;
c) Moeda, idioma, pesos e medidas, alfabeto, Legislação;
d) Contrabando e Pirataria;
18) De acordo com o material estudado, marque (X) na opção CORRETA:
a) Com o intuito de amparar a economia contra a agressão externa, o Estado pode intervir, sendo considerado uma prática aceitável do Liberalismo econômico pregado por Adam Smith;
b) Trustes e Cartéis podem ser considerados como estruturas Monopolistas que tendem a tirar o proveito do mercado por um grupo de empresas;
c) O Liberalismo moderno admite a intervenção estatal com intuito de proteção do mercado; [CORRETA]
d) Contrabando e Pirataria podem ser considerados apenas como cuidados iniciais para avaliar um novo mercado;
e) Nenhuma das Anteriores (NDA);
19) A partir do que estudou quanto os conceitos e características assimilados sobre a aula sobre o protecionismo e as barreiras naturais, marque (X) para a alternativa que descreva o que seria os Subsídios.
a) São conhecidas como Barreiras técnicas, ecológicas, burocráticas e sanitárias;
b) Investimento financeiro do estado ou diminuição da tributação para uma empresa ou em um setor para minimizar o custo da produção; [CORRETA]
c) Moeda, idioma, pesos e medidas, alfabeto, Legislação;
d) Contrabando e Pirataria;
20) Marque (X) na assertiva Correta:
a) O MERCOSUL é o único bloco econômico do Mundo que possui um Sistema Integrado de Comércio Exterior, conhecido como SISCOMEX;
b) É correto afirmar que, faz ou fazem parte dos blocos econômicos, apenas países que são fronteiriços;
c) O Brasil é um país signatário da OMC, ONU e do G8;
d) A Secretária da Receita Federal, Secretária do Comércio Exterior e o Banco Central exercem um triunvirato que exerce o maior poder sobre o comércio exterior brasileiro; [CORRETA]
e) Seria correto afirmar que a ONU, G-8 e G-20 são blocos econômicos;
21) Marque (X) na proposta correta. O Acordo de Marraqueche firmado durante a 8º rodada no Uruguai, versou sobre qual situação.
a) A uniformização das negociações internacionais entre os países signatários.
b) A resolução normativa da lex mercatória.
c) A inclusão dos BRICS no G8.
d) A criação da OMC. [CORRETA]
e) Nenhuma das Anteriores (NDA).
22) - A tendência mundial de formação dos blocos econômicos integra uma nova divisão internacional do mercado dentro de uma perspectiva globalizada, na qual o aumento da competição contribui para acelerar o processo de regionalização. Os blocos econômicos constituídos empreendem um esforço concentrado pela liderança política, econômica, comercial e tecnológica das regiões onde estão inseridos.
Assinale (X) na opção que correspondem aos blocos econômicos ativos:
a) BENELUX, OMC e UNIÃO EUROPEIA
b) ALADI, UNIÃO EUROPEIA e NAFTA [CORRETA]
c) ONU, EURO e NAFTA
d) NAFTA, BRICS e GATT
e) ALCA, OMC E UNIÃO EUROPEIA
23) Com relação ao GATT - (ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMÉRCIO) marque um X na alternativa incorreta:
a) O GATT, foi um órgão criado com o objetivo de criar barreiras políticas aduaneiras entre países.
b) O GATT tinha como atuação na manutenção da estabilidade das taxas de câmbio e assistência aos países membros em eventuais desequilíbrios no balanço de pagamentos, com intuito de desestimular as regras protecionistas.
c) Após o surgimento do GATT, apenas EUA e JAPÃO decidiram regular as relações econômicas internacionais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos.
d) Todas Alternativas estão incorretas. [CORRETA]
24) Como foi estudado, as INCOTERMS 2000 são divididas em 4 grupos, onde cada grupo tem uma premissa central, sendo assim, marque (X) referente a qual das premissas abaixo se referem a Categoria C (Transporte
Principal Pago Pelo Exportador).
a) O vendedor se responsabiliza por todos os custos e riscos para colocar a mercadoria no local de destino;
b) Mercadoria entregue a um transportador internacional indicado pelo comprador;
c) Mercadoria entregue ao comprador no estabelecimento do vendedor;
d) O vendedor contrata o transporte, sem assumir riscos por perdas ou danos às mercadorias ou custos adicionais decorrentes de eventos ocorridos após o embarque e despacho; [CORRETA]
e) Nenhuma das anteriores;
25) Leia as afirmativas a seguir e marque (X) na opção correta:
a) Após o surgimento do GATT, apenas EUA e JAPÃO decidiram regular as relações econômicas internacionais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos.
b) As INCOTERMS 2000 são formadas por 13 categorias, subdivididas em 4 (quatro) grupos, denominados de GRUPOS A, C, F e D.
c) O MERCOSUL é o único bloco econômico do Mundo que possui um Sistema Integrado de Comércio Exterior, conhecido como SISCOMEX.
d) Todas as alternativas (A-B_C) estão corretas;
e) Nenhuma das Anteriores (NDA) [CORRETA]
26) Como foi estudado, as INCOTERMS 2000 são divididas em 4 grupos, onde cada grupo tem uma premissa central, sendo assim, marque (X) referente a qual das premissas abaixo se referem a Categoria F (Transporte
Principal não Pago Pelo Exportador).
a) O vendedor se responsabiliza por todos os custos e riscos para colocar a mercadoria no local de destino;
b) Mercadoria entregue a um transportador internacional indicado pelo comprador; [CORRETA]
c) Mercadoria entregue ao comprador no estabelecimento do vendedor;
d) O vendedor contrata o transporte, sem assumir riscos por perdas ou danos às mercadorias ou custos adicionais decorrentes de eventos ocorridos após o embarque e despacho;
e) Nenhuma das anteriores;
27) Em relação as INCORTEMS marque (X) na afirmativa Correta:
a) As primeiras resoluções da INCOTERM foi publicada pela ONU em 1936 e atualmente, está em vigência as INCOTERMS 2000, reeditadas pela Câmara do Comércio Internacional (CCI);
b) A OMC é uma instituição formal, que foi desenvolvida após várias rodadas de negociações das INCOTERMS;
c) O Acordo de Marraqueche firmado durante a 8º rodada no Uruguai foi o criador das INCOTERMS;
d) O Fundo Monetário Internacional (FMI) tinha como atuação na manutenção da estabilidade das taxas de câmbio e assistência aos países membros em eventuais desequilíbrios no balanço de pagamentos, com intuito de desestimular as regras protecionistas;
e) NDA (Nenhuma das
Anteriores); [CORRETA]
28) Leia o texto abaixo com atenção
SÃO PAULO - A Marfrig vai desembolsar US$ 706,2 milhões em dinheiro e assumir US$ 193,8 milhões em dívida para comprar os ativos da Seara, controlada pela americana Cargill, no Brasil e no exterior. O negócio envolve
as áreas de aves, suínos e produtos industrializados, que tem faturamento líquido anual de US$ 1,7 bilhão, além dos direitos de exploração da marca Seara.
A transação coloca a Marfrig, que até pouco tempo atrás era concentrada no segmento de bovinos, como principal concorrente da BRF - Brasil Foods, empresa que nasceu da aliança entre Sadia e Perdigão. "A Marfrig expandirá seu potencial com alimentos processados no Brasil, firmando-se como o segundo maior player no mercado interno e de exportação de aves e suínos e uma dos maiores do mundo", diz a empresa no Fato Relevante divulgado na noite de ontem no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A Marfrig atua em aves desde o ano passado, quando comprou as operações da americana OSI no Brasil e na Europa, além da DaGranja.
Conforme o comunicado da companhia, foi feita uma reserva de crédito de longo prazo de R$ 1,3 bilhão com o banco Bradesco, a fim de garantir o compromisso firmado com a Cargill, que tem caráter irrevogável.
Ainda segundo o documento, "o financiamento da aquisição poderá envolver aumento de capital da Marfrig através de oferta primária de ações".
O negócio fechado entre a Mafrig e a Cargill compreende sete unidades industriais de aves com a capacidade de abate de 1,2 milhão de aves/dia e duas unidades de suínos com a capacidade de 5,8 mil cabeças/dia.
Entram no acordo ainda três plantas de alimentos industrializados e processados, com capacidade de produção de 17,5 mil toneladas/mês e um terminal portuário privativo para cargas frigoríficas e cargas secas, localizado em Itajaí (SC).
Nove fábricas de razão localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul também fazem parte do negócio. Seis granjas de matrizes de aves, distribuídas pelo mesmos estados, também foram compradas. Essas granjas possuem cerca de 3 mil produtores integrados de aves e suínos.
A expectativa da Marfrig é de que a aquisição seja concluída no quarto trimestre deste ano.
VALOR OnLINE. Disponível em <http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/> Acesso em 31/10/2009.
Após a leitura, assinale (X) na opção correta
a) INVESTIMENTO DE AÇÕES;
b) FUSÃO;
c) JOINT VENTURE;
d) HOLDING PURA;
e) INCORPORAÇÃO; [CORRETA]
29) Em determinados períodos durante o ano, o governo divulga os resultados de nossa balança comercial, que seria as EXPORTAÇÕES VERSUS IMPORTAÇÕES, o resultado pode ser Superávit ou Déficit comercial. No caso do SUPERAVIT COMERCIAL, saldo positivo, é que as exportações do país foram maiores que as importações. Já o DÉFICIT, é o inverso, o Brasil IMPORTOU mais do que vendeu, o que representa um saldo negativo, um “prejuízo”. No caso de estagnação é quando se mantem os mesmos índices do mesmo período anterior.
F o n t e : B a l a n ç a c o m e r c i a l . D i s p o n í v e l e m
http://balanca-comercial.ifo/mos/view/Super%C3%A1vit_- _D%C3%A9ficit/. Acesso em Acesso em 18/07/2012 às
12h43.
Agora que já sabe qual a diferença entre SUPERAVIT e DEFICIT comercial, deve ler o texto abaixo e avaliar as afirmativas a seguir De janeiro à segunda semana de julho deste ano (2012) (135 dias úteis), as vendas ao exterior somaram US$ 126,503 bilhões (média diária de US$ 937,1 milhões). Na comparação com a média diária do mesmo período de 2011 (US$ 963,1 milhões), as exportações retrocederam em 2,7%. As importações (2012) foram de US$ 118.721 bilhões, com média diária de US$ 879,4 milhões. O valor está 3,6% acima da média registrada no mesmo período de 2011 (US$ 849,1 milhões).
No acumulado do ano, o saldo positivo da balança comercial chega a US$ 7,782 bilhões, com média diária de US$ 57,6 milhões. No mesmo período de 2011, a média do saldo positivo era de US$ 114,1 milhões, havendo, portanto uma redução de 49,5% no resultado. A corrente de comércio somou US$ 245,224 bilhões, com média diária de US$ 1,816 bilhão. O valor é 0,2% maior que a média aferida no mesmo período no ano passado (US$ 1,812 bilhão).
Fonte: MIDC. Superávit em julho acumula em US$ 712 milhões. 
Disponível em <http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=5&noticia=11671> Acesso em 18/07/2012 às 12h43.
A partir das definições e da leitura do texto, nas afirmativas a seguir irá marcar (X) na alternativa que esteja de acordo com o texto.
a) A Balança comercial de 2012, comparado a média diária do ano anterior (2011) está registrando um melhor desempenho;
b) No período apresentado, a Balança comercial em 2011 registrou um déficit comercial;
c) A Balança comercial em 2012, comparado ao ano anterior está estagnada;
d) A Balança comercial em 2012 está em um estágio de Superávit comercial; [CORRETA]
e) A Balança comercial em 2012 está em um estágio de Déficit comercial;
30) A partir do que estudou quanto os conceitos e características assimilados sobre as possíveis formas de atender a um novo mercado, marque (X) para a opção que descreva uma FUSÃO.
a) Parceria de duas empresas, do mesmo ou de segmentos distintos que se associam para empreender em um determinado nicho de mercado, por tempo determinado, podendo ou não criar uma nova sociedade, sem que ambas percam suas personalidades jurídicas;
b) Uma empresa congrega todo o patrimônio de outra e essa que teve seu patrimônio absorvido por outra deixa de existir;
c) Duas empresas, após o tempo determinado não tem interesse em continuar com àquele negócio, assim, rompendo essa parceria e cada uma continua com seus negócios sem nenhum prejuízo;
d) Todas as opções anteriores estão corretas;
e) Nenhuma das Anteriores (NDA); [CORRETA]
31) Qual a assertiva mais adequada para o item CONTRABANDO:
a) é uma prática ilegal e repreendida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) através da lei antitruste no Brasil.
b) é uma forma de sonegação de tributos, apenas por isso é considerado ilegal.
c) é uma prática comercial, ética e legal, que consiste em auxiliar as pessoas de baixa renda a ter determinados bens que não teriam como adquirir nos shoppings, lojas de grife ou outlets.
d) São produtos sem nenhuma garantia de qualidade, que consiste em reprodução, venda e distribuição de produtos sem a devida autorização e o pagamento dos direitos autorais.
e) Nenhuma das anteriores (NDA). [CORRETA]
32) De acordo com a internacionalização das empresas gera pontos positivos tanto para as empresas quanto para os países, assim, leia as assertivas a seguir:
I.	Ter novos fornecedores, novo mercado e até minimizar custos;
II.	Aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) com as exportações;
III.	Aumento dos empregos com carteira assinada;
IV.	Pode também ser uma estratégia organizacional, gerando uma vantagem competitiva;
V.	Trabalhar a imagem da nação no Exterior;
Nas opções apresentadas, anote APENAS os que são Pontos positivos para as NAÇÕES (PAÍSES):
a)	I, III e IV
b)	I, II, III e IV
c)	I e V
d)	II, III e V [CORRETA]
e)	Todas as opções
33) A ideia a seguir pertence a qual AUTOR:
A produção não deveria ser protegida, pois, seria um início para o livre comércio, assim, cada país iria produzir somente aquilo de que realmente dominasse completamente o sistema e, é claro, desde que o clima e solo fossem favoráveis para ser assim um fornecedor natural ao mercado interno e externo e, com isso, gerar a:
•	divisão do trabalho, gerando a especialização no produto trabalhado e mais qualidade;
•	produção em grande escala, gerando menor custo.
a)	Adam Smith [CORRETA]
b)	John Maynard Keynes
c)	John Stuart Mill
d)	Jean Batista Say
e)	David Ricardo
34) Marque (X) na proposta correta. O Acordo de Marraqueche firmado durante a 8º rodada no Uruguai, versou sobre qual situação.
a)	A uniformização das negociações internacionais entre os países signatários.
b)	A resolução normativa da lex mercatória.
c)	A inclusão dos BRICS no G8.
d)	A criação da OMC. [CORRETA]
e)	Nenhuma das Anteriores (NDA).
 
35) Diferencie fusões, incorporações e Joint Venture, cite exemplos?
Parecer do professor: FUSÃO é quando duas empresas se juntam formando uma terceira empresa, essa que substituirá as anteriores de forma jurídica, assumindo os ativos e passivos de ambas e as empresas fusionadas deixam de existir, por ex. a BRFOODS se originou da FUSÃO da Perdigão + Sadia. Já a INCORPORAÇÃO é quando uma empresa incorpora (compra) outra e assume todo patrimônio (ativo e passivo ) da empresa incorporada, nesse caso a empresa incorporada deixa de existir, porém, a empresa que a incorporou continua com suas atividades e rotinas normais, como exemplo recente seria a compra do WhatsApp pelo Facebook e no caso da JOINT VENTURE é uma associação entre duas ou mais empresas que irão explorar um novo mercado, um produto, trocar tecnologias, mas com tempo determinado, assim que finalizar esse contrato, as empresas não tem nenhuma perda estrutural ou de ações.
36) Através de seu conhecimento e do material apresentado sobre o blocos econômicos, de seu ponto de vista? Se é bom ou não aos países envolvidos, quais os benefícios as economias? (Disserte no mínimo 10 linhas).
37) Em relação as INCOTERMS, quais foram os motivos ou necessidades avaliadas pelos países membros da Liga das Nações para terem resolvido constituir as INCOTERMS?
Parecer do professor: Devido a diversos problemas de entendimento entre os países que praticavam o comércio exterior, pois, cada país tem suas leis, moeda, contratos e cada uma com uma interpretação própria e com isso não chegavam a um consenso, devido a esse motivo, os países desenvolveram os termos
38) A partir do que estudou quanto os conceitos e características assimilados sobre a aula sobre o protecionismo e as barreiras naturais, marque (X) para a alternativa que descreva qual seria as Barreiras naturais.
a) Barreiras técnicas, ecológicas, burocráticas e sanitárias;
b) Investimento financeiro do estado ou diminuição da tributação para uma empresa ou em um setor para minimizar o custo da produção;
c) Moeda, idioma, pesos e medidas, alfabeto, Legislação; (correta)
d) Contrabando e Pirataria;
39) Escolha 2 ou mais blocos econômicos, apresente suas peculiaridades, pontos positivos, negativos? (Disserte no mínimo 8 linhas).
40) Em relação ao protecionismo, cite as situações que justifiquem a utilização das barreiras denominadas como necessárias.
41) Cite e explique 5 (cinco) fatores que devem ser atentados pelos representantes do país no exterior que são considerados relevantes para facilitar que um empresário venha investir no Brasil ou que seja formado parceria de empresas brasileiras com empresas estrangeiras, resumindo, qual o papel do Estado frente a esses desafios da política internacional?
42) Em relação às principais formas de agressão a economia de um Estado, podemos afirmar que:
I. Dumping é uma prática comercial, ética e legal, que consiste em uma ou mais empresas de um país vender seus produtos por preços mais baixos que o custo de produção de seu concorrente, assim minimizando os custos daquela sociedade.
II. Monopólio – Uma só empresa domina todo o segmento, por exemplo a MICROSOFT.
III. Cartel – Quando um grupo de empresas do mesmo segmento combinam um preço para seus produtos.
IV. Há alguns anos atrás no Brasil, as montadoras FIAT, GM, VW e FORD formavam uma estrutura oligopolista.
V. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é um exemplo de Cartel/Truste ativo no mundo.
Abaixo, assinale a proposição correta.
a) I, II e IV estão incorretas.
b) I, IV e V são corretas.
c) II, III e IV estão corretas.
d) II, III, IV e V estão corretas. (correta)
e) todas estão incorretas.
43) Segundo as informações da Secretaria do Comércio Exterior (NOV/2010), informa que na primeira semana deste mês, apresentou os seguintes resultados:
Na primeira semana de novembro, com apenas quatro dias úteis, a balança comercial apresentou exportações de US$ 3,205 bilhões e importações de US$ 2,776 bilhões, com superávit de US$ 429 milhões. No ano, as exportações totalizam US$ 166,514 bilhões e as importações, US$ 151,464 bilhões, com saldo positivo de US$ 15,050 bilhões. (Disponível em www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=567
Acesso em 15/11/2010 às 23h30).
Através de suas leituras, pesquisas e atividades desenvolvidas, essas informações apresentadas tem qual significado para a sociedade.
Parecer do professor: No período apresentado na reportagem apresenta dados positivos, mostrando que o país de uma forma geral tem exportado mais que importado, garantido um superávit na balança comercial, nada mais que isso, assim não podemos fazer mais suposições com apenas esses dados.
44) Qual a importância do Comércio Internacional para as empresas?
Criar vantagens competitivas - Trazer tecnologia de ponta - Escoar produção em excesso - Buscar novos clientes
45) Disserte qual(is) a(s) principal(is) diferença(s) entre a OMC e o GATT.
46) Disserte sobre o foco de atuação da OMC?
Parecer do professor: Estabeleceu-se como seu campo de atuação • A fiscalização e regulamentação do comércio mundial; • Ficou definido que esse organismo internacional irá focar na regulamentação, fiscalização, resolução de conflitos entre os países membros, gerenciar acordos tendo como parâmetro a globalização da economia; • Criar situações e momentos (rodadas) para que sejam firmados acordos; e supervisionar o cumprimento de acordos, nos âmbitos comercial e econômico do mercado internacional entre os países membros.
47) Explique cada um dos itens a seguir: MONOPÓLIO, DUMPING, e as estruturas OLIGOPOLISTAS (TRUSTES e CARTÉIS)?
48) Quando estudamos sobre o protecionismo, lemos que existem barreiras que são necessárias para estarem protegendo a economia do país de determinadas situações, assim, cite as situações que justifiquem a utilização
das barreiras denominadas como necessárias.
49) As características a seguir, pertencem a qual regime: 
Mercado Livre, porém admite intervenção do Estado em situações claras de agressão a econômica local - regulamentação e barreiras alfandegárias.
a) Liberalismo Moderno; [CORRETA]
b) Teoria da Vantagem Absoluta;
c) Teoria da Vantagem Comparativa;
d) Liberalismo Econômico;
e) Nenhuma das Anteriores (NDA);
50) Caso na época tivesse sido aprovado, qual seria a principal funcionalidade da ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL do COMÉRCIO (OIC)?
51) Disserte sobre o foco de atuação do GATT?
Parecer do professor: O GATT tinha como atuação nas intermediações de acordos e supervisão no comércio entre os países signatários, porém, por não ser uma instituição internacional (formal), tinha pouca força nas fiscalizações e muito menos nas punições situação que mudou ao ser constituído a OMC.
52)Diferencie: Barreira necessária de entrave ao comércio exterior.
Parecer do professor: A diferença está no planejamento, fiscalização, racionalidade do executivo (GESTOR PUBLICO) na aplicação das ferramentas de proteção, conhecidas como Barreiras consideradas "necessárias".
53) Na sua opinião, ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial? Justifique sua resposta em um mínimo de 10 linhas.
54) Em relação a aula sobre PROTECIONISMO, disserte sobre a figura a seguir, apresente se existe pontos positivos, negativos, como essa ação se reflete para a sociedade de um país.
Parecer do Professor: De acordo com a figura, por mais que existam a boa vontade de alguns líderes e minimizar as barreiras entre os países, das ações efetivas da OMC, ainda o poder (financeiro) de grandes nações sufoca as menores, trazendo desigualdades na comercialização entre os países. Outro grande problema é ação dos governantes, esses que ditam o rumo do país, caso realmente tenham interesse podem buscar parceiros
para fomentar sua indústria, comércio, mas muitos não têm interesse em ver o progresso do seu país.
55) Com suas palavras, explique o seu entendimento sobre o Liberalismo moderno?
Parecer do professor: A pergunta é sobre o liberalismo moderno. Que nesse modelo, admite a intervenção estatal na economia com intuito de evitar que o mercado local sofra abusos de empresas externas, devendo haver um gerenciamento protecionista com intuito de proteção a economia local, sendo algo planejado e bem estruturado para que essa proteção não se transforme em empecilho.
56) Marque (X) em relação aos primeiros registros sobre o comércio internacional entre os países no mundo:
a) entre século XI ao século XIV, tendo como fatos as grandes navegações, a abertura de uma rota comercial pelo atlântico sul rumo ao oriente e um grande desenvolvimento de trocas comerciais;
b) como resultado das Cruzadas, revitalizaram-se os mercados islâmicos do Oriente, suprindo as necessidades europeias de artigos e especiarias, renascendo o comércio europeu no Mediterrâneo;
c) os italianos, com o comércio direto com os mercadores do Oriente Médio que traziam produtos, principalmente da Índia, e revendiam no mercado europeu;
d) Assim, a partir do ano 1500, com a enorme demanda de produtos orientais, os portugueses, a nação que naquele momento era uma das mais desenvolvidas, iniciam as navegações, contornando o continente africano;
e) Todas as opções estão corretas; [CORRETA]
57) Em relação ao Joint Venture, marque um (X) na afirmativa correta:
a) É a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações;
b) Aguarda-se a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) que normalmente leva meses. Um braço do CADE, a SDE (Secretaria de Direito Econômico), vai analisar, entre outras coisas, qual será
a participação no mercado dessa nova empresa e, assim, concluir se não ocorrerá um monopólio do setor;
c) Somente empresas de Capital aberto podem praticar essa forma de junção;
d) É uma associação de empresas, que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio(s), sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica; [CORRETA]
e) Nenhuma das Anteriores (NDA);
58) Com relação ao GATT – (ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMÉRCIO) marque um X na alternativa correta.
a) O GATT, foi um órgão criado com o objetivo de criar barreiras políticas aduaneiras entre países.
b) O surgimento do GATT foi após a Segunda Guerra Mundial, onde vários países decidiram regular suas relações comerciais. [CORRETA]
c) Após o surgimento do GATT, apenas EUA e JAPÃO decidiram regular as relações econômicas internacionais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos.
d) Todas Alternativas estão corretas.
e) NDA (Nenhuma das Anteriores).
59) Leia a teoria a seguir:
"Cada país deve concentrar seus esforços no que pode produzir a custo mais baixo e trocar o excedente dessa produção por produtos que custem menos em outros países"
Essa teoria é:
a) Teoria das Vantagens Absolutas [CORRETA]
b) Teoria Keynesiana
c) Teoria das Vantagens Comparativas
d) Liberalismo Econômico
e) Nenhuma das Anteriores (NDA)
60) Leia o parágrafo a seguir
Em 1931, os países membros da Liga das Nações (Órgão, naquela época, equivalente a ONU) reuniram-se em Genebra para adotar uma lei uniforme para cheques, letras de câmbio e notas promissórias. A finalidade dessa convenção era dirimir os conflitos, decorrentes das inúmeras leis de cada país, que dificultavam o comércio internacional, ficando conhecida como CONVENÇÃO DE GENEBRA. MAIA (2007, p. 150).
Assinale (X) na alternativa correta sobre o assunto versado nessa convenção:
a) A resolução normativa da lex mercatória;
b) A uniformização das negociações internacionais entre os países signatários; [CORRETA]
c) A formação de blocos econômicos, auditados pela OMC;
d) Todas proposições acima estão corretas;
e) NDA (nenhuma das anteriores);
61) A partir do que estudou quanto os conceitos e características assimilados sobre as possíveis formas de atender a um novo mercado, marque (X) para a alternativa que descreva uma INCORPORAÇÃO.
a) Parceria de duas empresas, do mesmo ou de segmentos distintos que se associam para empreender em um determinado nicho de mercado, por tempo determinado, podendo ou não criar uma nova sociedade, sem que ambas percam suas personalidades jurídicas;
b) Associação/junção de duas empresas, formando uma única organização, sendo que o patrimônio de ambas agora pertencem a essa nova empresa;
c) Uma empresa congrega todo o patrimônio de outra e essa que teve seu patrimônio absorvido por outra deixa de existir; [CORRETA]
d) Duas empresas, após o tempo determinado não tem interesse em continuar com àquele negócio, assim, rompendo essa parceria e cada uma continua com seus negócios sem nenhum prejuízo;
e) Após um tempo as empresas podem fazer uma cisão parcial ou total;
62) Leia os parágrafos a seguir:
A)
O liberalismo econômico pode então ser compreendido com base na ausência do intervencionismo estatal na atividade econômica de um país. Isso representa a aceitação do comércio totalmente livre, sem tabelamento de
preços ou barreiras alfandegárias.
B)
Se há o Liberalismo econômico, sem nenhuma intervenção do Estado, atualmente, existe o chamado Liberalismo Moderno, que admite a intervenção estatal em algumas situações. Conforme Maia (2007, p.174),
isso é necessário "[...] quando a produção nacional está sendo agredida por empresas do exterior com a finalidade de destruir a produção nacional e os empregos [...]".
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
a) Apenas a informação A está correta
b) Apenas a informação B está correta
c) Ambas informações A e B estão corretas [CORRETA]
d) Ambas informações A e B estão incorretas
63) Leia o texto abaixo com atenção
A Dow AgroSciences, uma subsidiária da The Dow Chemical Company, acaba de anunciar a conclusão da aquisição do negócio de sementes da brasileira Coodetec (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola).
Considerada a segunda maior realizada pela empresa em todo o mundo em sua plataforma de sementes, e está alinhada aos planos da Dow de expandir sua participação nos mercados emergentes de alto valor agregado.
“Com esta transação, a Dow AgroSciences acelera a entrada no mercado de sementes de soja no Brasil, foco estratégico do crescimento da companhia. O objetivo é aumentar nossa participação nesse segmento num curto espaço de tempo. Além disso, fortalece a posição da empresa no mercado em milho e marca a entrada em sementes de trigo no País”, afirma Rolando Meninato, vice-presidente do negócio de Sementes da companhia.
Para Welles Pascoal, presidente da Dow AgroSciences no Brasil, “a Dow AgroSciences incorporará o conhecimento e a tecnologia desenvolvida pela Coodetec nos últimos 40 anos com esta aquisição, fortalecendo nossa capacidade de oferecer soluções inovadoras para nossos clientes nos mercados de sementes de soja, milho e trigo. A transação marca o sucesso de um relacionamento comercial e da colaboração tecnológica iniciados há muitos anos com a companhia paranaense”.
“Trabalharemos juntamente à liderança da Coodetec para o desenvolvimento de um novo planejamento estratégico da empresa, inclusive identificando oportunidades imediatas de colaboração e crescimento, com foco na contínua oferta de novas tecnologias aos produtores brasileiros de soja, milho e trigo”, afirma Pascoal.
O presidente explica que a estrutura atual da Coodetec será mantida neste primeiro momento; a Coodetec continuará acessando o mercado da mesma forma que vem atuando. “Esperamos expandir os laços comerciais com as cooperativas e demais clientes, ampliando o relacionamento já estabelecido e disponibilizando tecnologias para o crescimento de suas atividades”, explica Pascoal. Agrolink GOTTEMS, Leonardo. Disponível em <www.ocorreionews.com.br/>
Acesso em 31/01/2105.
Após a leitura, assinale (X) na opção correta
a) INCORPORAÇÃO; [CORRETA]
b) FUSÃO;
c) HOLDING PURA;
d) HOLDING MISTA;
e) JOINT VENTURE;
64) Em relação ao Protecionismo, quais são as principais formas de proteção utilizadas pelos países:
a) Moeda, idioma, pesos e medidas, alfabeto, Legislação;
b) Monopólio, Estruturas Oligopolistas e Dumping;
c) Barreiras técnicas, ecológicas, burocráticas e sanitárias;
d) Barreiras alfandegárias; Quotas de importação; Taxa de câmbio; subsídios e licenças [CORRETA]
e) nenhum item está correto;
65) Em relação ao Protecionismo, qual a definição correta para o dumping social:
a) é uma prática comercial, ilegal e repreendida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) através da lei antitruste no Brasil. Essa prática que consiste em uma ou mais empresas de um país vender seus produtos por preços mais baixos que o custo de produção de seu concorrente, assim minimizando os custos daquela sociedade.
b) A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é um exemplo de DUMPING ativo no mundo.
c) as empresas se aproveitam de países com um alto contingente populacional e com uma defasada ou inexistente legislação trabalhista para se aproveitar dessa massa populacional como mão de obra barata. [CORRETA]
d) é uma prática comercial, ética e legal, que consiste em uma ou mais empresas de um país vender seus produtos por preços mais baixos que o custo de produção de seu concorrente.
e) Nenhuma das anteriores (NDA).
66) Em relação ao liberalismo moderno, quais são os itens a seguir que são considerados pelos autores como formas de agressão a economia de uma país:
a) Monopólio, Estruturas Oligopolistas e Dumping; [CORRETA]
b) Inflação e Deflação;
c) Desemprego e Capacidade Ociosa;
d) Corrupção e Impunidade;
e) Nenhuma das anteriores (NDA)
67) Em relação ao SISCOMEX, assinale com (X) a alternativa correta:
a) A CNI acompanha as negociações internacionais entre blocos econômicos e a política de comércio exterior adotada pelo governo, ao mesmo tempo em que apresenta propostas e sugestões – sempre defendendo os interesses da indústria brasileira;
b) A Secretaria da Receita Federal, Secretaria do comércio exterior e o Banco Central formam um triunvirato que exerce o maior poder sobre o comércio exterior brasileiro;
c) O MERCOSUL é o único bloco econômico no mundo que tem esse sistema integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX);
d) Tudo que é vendido no Brasil para o exterior fica registrado no sistema da Receita Federal e poderá ser tributado como Imposto de Renda da pessoa física ou jurídica no final de cada exercício;
e) É válido salientar que tudo o que é comercializado, importação e exportações, ficam registrados nesse sistema (SISCOMEX), tendo como principais gestores de sistema a Secretaria de Comércio Exterior – SECEX,
Receita Federal do Brasil – RFB e o Banco Central do Brasil – BACEN; [CORRETA]
68) Marque (X) na alternativa Correta:
a) O Fundo Monetário Internacional (FMI) tinha como atuação na manutenção da estabilidade das taxas de câmbio e assistência aos países membros em eventuais desequilíbrios no balanço de pagamentos, com intuito de desestimular as regras protecionistas; [CORRETA]
b) Os INCOTERMS surgiram em 1936, com a desvinculação da ONU da OMC;
c) A OMC é uma instituição formal formada após várias rodadas de negociações das INCOTERMS;
d) As regras definidas nas INCOTERMS tratam apenas quando o transporte é por navios; transportes aéreos e rodoviários não fazem parte e devem ser negociados de forma exclusiva entre o comprador e vendedor;
e) Nenhuma das anteriores (NDA);
69) Qual foi a TEORIA ECONOMICA que propôs um conjunto de ideias que recomendavam a intervenção estatal na vida econômica com o objetivo de conduzir a um regime de pleno emprego:
a) Teoria das Vantagens Absolutas;
b) Teoria das Vantagens Comparativas;
c) Liberalismo Econômico;
d) Teoria Keynesiana; [CORRETA]
e) Nenhuma das Anteriores (NDA);
70) Em relação ao Protecionismo, Peter Hansenne, na 85ª Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), propôs a utilização de um selo a ser fixado nos produtos originários dos países que respeitam um conjunto de normas trabalhistas como: liberdade de organização sindical, direito de o trabalhador negociar coletivamente o seu contrato de trabalho, proibição do trabalho forçado, proibição do trabalho infantil e inexistência de discriminação relativa a sexo, religião, cor e convicção política:
Esse parágrafo se refere:
a) Dumping social
b) Forma de Mercado: Oligopsônio;
c) Forma de Mercado: Monopsônio;
d) Etiqueta Social [CORRETA]
e) Nenhuma das anteriores (NDA)
71) A partir do que estudou quanto os conceitos e características assimilados sobre as possíveis formas de atender a um novo mercado, MARQUE (X) para o item que seja uma forma de JOINT VENTURE;
a) Junção de duas empresas, apenas de um único setor para investirem em um mercado, podendo ou não criar uma nova sociedade, havendo perda de suas personalidades jurídicas;
b) Associação/junção de duas empresas, formando uma única organização, sendo que o patrimônio de ambas agora pertencem a essa nova empresa;
c) Uma empresa congrega todo o patrimônio de outra e essa que teve seu patrimônio absorvido por outra deixa de existir;
d) Após um tempo as empresas podem fazer uma cisão parcial ou total;
e) Nenhuma das Anteriores (NDA); [CORRETA]
72) A partir do que estudou quanto os conceitos e características assimilados sobre as possíveis formas de atender a um novo mercado, marque (X) para a opção que descreva uma FUSÃO.
a) Parceria de duas empresas, do mesmo ou de segmentos distintos que se associam para empreender em um determinado nicho de mercado, por tempo determinado, podendo ou não criar uma nova sociedade, sem que ambas percam suas personalidades jurídicas;
b) Associação/junção de duas empresas, formando uma única organização, sendo que o patrimônio de ambas agora pertencem a essa nova empresa; [CORRETA]
c) Uma empresa congrega todo o patrimônio de outra e essa que teve seu patrimônio absorvido por outra deixa de existir;
d) Duas empresas, após o tempo determinado não tem interesse em continuar com àquele negócio, assim, rompendo essa parceria e cada uma continua com seus negócios sem nenhum prejuízo;
e) Nenhuma das Anteriores (NDA);
73) Leia os parágrafos a seguir:
A)
A tendência mundial de formação dos blocos econômicos integra uma nova divisão internacional do mercado dentro de uma perspectiva globalizada, na qual o aumento da competição contribui para acelerar o processo de regionalização. Os blocos econômicos constituídos empreendem um esforço concentrado pela liderança política,
econômica, comercial e tecnológica das regiões onde estão inseridos.
B)
Isso significa que com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Além disso, os
blocos econômicos adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para seus membros.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
a) Apenas a informação A está correta
b) Apenas a informação B está correta
c) Ambas informações A e B estão corretas [CORRETA]
d) Ambas informações A e B estão incorretas
74) Como foi estudado, as INCOTERMS 2000 são divididas em 4 grupos, onde cada grupo tem uma premissa central, sendo assim, marque (X) referente a qual das premissas abaixo se referem a Categoria D (Chegada -
Máxima obrigação para o exportador).
a) O vendedor se responsabiliza por todos os custos e riscos para colocar a mercadoria no local de destino; [CORRETA]
b) Mercadoria entregue a um transportador internacional indicado pelo comprador;
c) Mercadoria entregue ao comprador no estabelecimento
do vendedor;
d) O vendedor contrata o transporte, sem assumir riscos por perdas ou danos às mercadorias ou custos adicionais decorrentes de eventos ocorridos após o embarque e despacho;
e) Nenhuma das anteriores;
75) De acordo com o que foi estudado, qual são os fatores que tanto Adam Smith quanto David Ricardo não levaram em consideração na elaboração de suas teorias:
a) Desemprego;
b) Inflação;
c) Corrupção;
d) Matéria-prima, capital (investimentos), logística, custos comerciais ou planejamento; [CORRETA]
e) Todas as opções anteriores;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais