Buscar

EstudodirigidoVirologiaImunoA2 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LISTA DE EXERCÍCIOS DE IMUNOLOGIA (prof. Eduardo)
1 - Quais são as 3 principais células apresentadoras de antígeno ?
2- Sobre a resposta imune numa infecção viral.
Destaque a participação das células envolvidas 
Descreva o processamento e a apresentação de antígeno via MHC I (função do proteassoma e da TAP, etc)
Descreva a ativação da célula T CD8 (primeiro e segundo sinal) e o seu mecanismo efetor para eliminação do virus
3- Sobre a resposta imune contra bactérias intravesiculares:
Destaque a participação das células envolvidas 
Descreva o processamento e a apresentação de antígeno via MHC II (função do fagossoma, do lisossoma, cadeia invariante etc)
Descreva a ativação da célula T CD4 (primeiro e segundo sinal) e o seu mecanismo efetor para eliminação do patógeno intravesicular
4- Qual é a seqüência típica de eventos da hipersensibilidade imediata tipo I? (células, moléculas, interações, mediadores químicos envolvidos, efeitos fisiológicos etc) 
5- A eritroblastose fetal (ou doença hemolítica do recém nascido) é causada pela incompatibilidade do Rh. Explique como ocorre o desenvolvimento deste quadro e como o tratamento com o anticorpo anti-Rh na mãe pode prevenir esta doença.
6- Formule um pequeno texto COERENTE com as seguintes palavras:
Linfócito TCD4 – interferon gama – radicais de oxigênio
Linfócitos T CD8 – perforina – lise
Citocina- linfócito Th2 - IL4 - linfócito B
B7- CD28 – linfócito T virgem
Opsonização – macrófagos - bactérias encapsuladas
7- Destaque 3 funções dos anticorpos
8- Destaque 3 funções das proteínas do sistema complemento
9- Descreva como ocorre a formação do complexo de ataque a membrana (MAC).
10- Conceitue inflamação e descreva as etapas de um processo inflamatório destacando as células e moléculas envolvidas
ESTUDO DIRIGIDO 2 – MICROBIOLOGIA (Virologia)
1- Esquematize a estrutura principal de um vírus?
2- Esquematize o ciclo de replicação do HIV destacando o papel da transcriptase reversa (TR), da integrase e da protease 
3- Discuta as etapas (exames clínicos, complementares e confirmatórios) para se montar um diagnóstico completo de dengue. Discuta as indicações e contra-indicações do tratamento da dengue. 
4- Quanto aos vírus da hepatite A , B e C: 
Quais são as vias de transmissão 
Quais são as manifestações clínicas
Discuta as fases e as complicações da infecção.
5- Explique o quadro de diarréia provocada pelo rotavírus e qual o tratamento recomendado. 
6- Uma criança foi mordida na perna por um cão raivoso. 
Qual o tratamento inicial recomendado no local da mordida. Justifique. .
Descreva a patogênese da infecção e justifique porque que a vacina administrada logo após a exposição ao vírus consegue controlar a doença.
A vida de T
	Meu nome é Linfócito TCD4, mas muitos me chamam apenas de T. Nasci nas longínquas terras vermelhas das regiões medulares. Mudei para a cidade do Timo ainda muito jovem, onde amadureci e me formei em Assistência Social. Sempre me preocupei em ajudar ao próximo, seja dando conselhos ou até mesmo dizendo o que fazer em determinadas situações. Hoje moro na cidade do Linfonodo, mas vivo viajando. Às vezes preciso ir a periferia prestar assistência; nada mais digno que um trabalho filantrópico.
	Sou membro de um conselho assistencial que procura resolver o problema social da população de forma geral. Cada membro é especializado em resolver apenas um tipo de problema. Isso dá uma maior dinâmica ao conselho e garante trabalho a todos os membros que já somam aproximadamente 1011 integrantes. 
	A falta de trabalho é o principal agravante dos problemas sociais que procuramos resolver. Minha família, por exemplo, foi vítima deste mal. Aconteceu no verão passado quando meu irmão o Linfócito TCD8 matou um Fibroblasto. Meu irmão estava desempregado e cheio de dívidas; foi quando enlouqueceu e atacou um pobre Fibroblasto que caminhava pela rua. Indagado sobre o que havia feito, disse apenas que pensara que aquele indivíduo era um Extra Terrestre, pois agia estranhamente. Jamais pensei que meu irmão havendo estudado na mesma Universidade que eu, na cidade do Timo, pudesse cometer tal delito. Infelizmente o mercado profissional dita nossas aptidões profissionais e meu irmão apenas seguiu seu coração; porem, sua escolha não fora a mesma do mercado. Ele ainda está sob custódia até que se prove sua insanidade.
	Este trabalho de Assistente Social pode ser cansativo e também um tanto desastroso. Certo dia um Macrófago me disse que suas terras foram invadidas por um grupo de bactérias sem terra. Aconselhei-o ao diálogo, mas este preferiu a violência e matou todas as bactérias. Tudo bem que estas últimas eram as invasoras; só que ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém. Havia dito ao Macrófago que meu tio, e também juiz da comarca do Baço o Linfócito B, daria um jeito mandando anticorpos que funcionariam como um decreto judicial, obrigando as bactérias a saírem das terras invadidas. Meu conselho não foi ouvido e hoje o Macrófago responde por assassinato, ou melhor, chacina.
	O que me faz continuar com este trabalho são os indivíduos que já consegui ajudar e continuo ajudando; e por contar também com a ajuda de outros voluntários que monitoram os acontecimentos sociais como as senhoras Dendríticas. Estas são donas de casa que, embrenhadas em fofocas, sabem da vida de todo mundo. Assim fico sabendo de todos os acontecimentos sociais e como proceder em cada situação. Se o assunto em questão não corresponde à área de minha especialização, designo um colega de trabalho que possa dar conta do caso. Assim o trabalho é feito e a ordem social é restaurada. 
	Sozinho, não sou um grande oráculo, mas faço parte de um. Sou quem sou e me orgulho disso. Não pense que o mundo gira em torno de você e nem que você gira em torno do mundo; pense apenas que você faz parte do mundo como todos os outros que estão ao seu redor. E cada um tem a sua função como parte de um todo. É isso que move o sistema, chamado de Imune, e nos faz perpetuar.
						Cássio Zumerle Masioli 
Questão: Identifique em cada parágrafo acima os principais conceitos de Imunologia abordados durante o semestre.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais