Buscar

atividade discursiva FCROII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCENTE: REILER SOUZA DE OLIVEIRA
ODONTOLOGIA – 9º SEMESTRE NOTURNO
ATIVIDADE DISCURSIVA
Sabe-se da importância do conhecimento da anatomia e das variações anatômicas existentes entre os condutos radiculares dos diferentes elementos dentais na arcada e entre indivíduos diferentes. No entanto, existem regras gerais de acesso ao conduto radicular, que proporcionam um direcionamento e facilitam o procedimento clínico
Discorra sobre as regras de acesso, pontos de eleição e formas de contorno e conveniência para os molares, tanto superiores quanto inferiores:
Respondendo ao questionamento sobre regras de acesso, pontos de eleição e formas de contorno e conveniência para molares superiores e inferiores, não há como fugir ao que o próprio nome diz, “regra”, segundo a literatura encontrada no “livro único - Fundamentos para reabilitação oral II” disponibilizado pelo AVA, Seção 4.1, pag 148-155, o acesso é realizado com brocas diamantadas 1014 ou 1016, levando–se sempre em consideração fatores da estrutura dental como, forma, tamanho e condições de integridade, podendo-se utilizar brocas de baixa rotação, apesar do efeito colateral de sensibilidade provocada pela vibração.
Visando evitar perfurações e desgastes necessários deve-se seguir a regra de manter a broca no sentido eixo longitudinal da raiz até a sensação de “cair no vazio” quando acessada a câmara pulpar.
A análise criteriosa da radiografia inicial é de extrema importância levando-se em consideração que através dela é possível identificar se o canal esta atrésico ou amplo, altura do tronco radicular dos pré-molares e ralação com áreas de furca.
Outro ponto que deve ser observado é a condição da estrutura coronária que pode estar preservada ou com lesão fora do eixo longitudinal.
Levando-se em consideração todos fatores acima descritos o ponto de eleição nos molares inferiores é o centro da superfície oclusal, observando ainda que nos superiores deve ser ligeiramente deslocado para o centro da fossa mesial, onde se localiza a câmara pulpar.
Com relação a forma de contorno nos molares superiores ela é triangular com base para a vestibular porém nos inferiores pode ser retangular ou triangular com base para mesial, tendo a amplitude do canal distal como ponto de referência.
Com relação a forma de conveniência que consiste na remoção de projeções dentinárias e a convergência para oclusal, considerando se tratar de molares, das paredes por meio do desgaste compensatório na estrutura dental, tendo como objetivo permitir e facilitar o acesso e instrumentação dos condutos, no caso dos molares devemos estar atentos as variações anatômicas individuais já que o objetivo é ter amplo acesso a totalidade dos condutos.

Outros materiais