Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA - BEHAVIORISMO ATUALIZADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE AVALIATIVA – CRÉDITOS PARA AV2
	Curso
	PSICOLOGIA
	TURNO
	MATUTINO
	Disciplina
	TEORIAS E SISTEMAS PSICOLOGICOS I
	CÓD.
	SDE 4072
	Data
	20/11/2019
	Docente
	Tiago Jordão
	Discente
	YannoullaBárbara Constantinidis - 201409082938
1)Defina e exemplifique o comportamento reflexo, dando suas características e leis. (Vale 1,0)
O termo “comportamento respondente” e usado em Análise do Comportamento para se referir aos comportamentos conhecidos como reflexos, costumeiramente caracterizados como reações involuntárias do organismo a certos eventos. As relações comportamentais ditas respondentes são as mais fundamentais encontradas em organismos que apresentam sistema nervoso central. Em termos analítico-comportamentais, são caracterizadas por uma reação altamente provável do organismo a um estímulo específico do ambiente. Sob condições ótimas, a resposta ocorrerá toda vez que o organismo entrar em contato com o estímulo.
Diante de uma relação estímulo-resposta desse tipo, um analista do comportamento dirá que estímulo eliciou a resposta reflexa. Eliciar é o termo usado para dizer que a resposta foi provocada pelo estímulo. Quando a resposta reflexa do organismo a determinado estímulo não precisou ser aprendida, usa-se o termo incondicionado ou primário para se referir tanto ao estímulo quanto à resposta.
O comportamento reflexo obedece a algumas leis que regem a sua ocorrência. Por exemplo, o estímulo incondicionado tem que ocorrer em intensidade suficiente para eliciar a resposta incondicionada, de modo que existe um limiar a partir do qual o estímulo produz a resposta. Uma fonte de calor pouco intensa provavelmente não provocará o afastamento irresistível da mão. Além disso, quanto maior a intensidade do estímulo, maior a força (ou magnitude) da resposta reflexa e mais rapidamente ela se seguirá ao estímulo (menor latência entre estímulo e resposta).
Som alto e repentino Resposta de sobressalto
(Estímulo incondicionado) (Resposta incondicionada)
2)Descreva o processo de condicionamento reflexo, como foi estudado e exemplifique com situações cotidianas. (Vale 2,0)
Os reflexos condicionados são originados a partir de uma história de condicionamento respondente (também chamado de condicionamento clássico ou pavloviano). Essa possibilidade de condicionamento permite que o comportamento reflexo inato seja modificado de acordo com as necessidades de adaptação do organismo às mudanças no ambiente em que vive (Skinner, 1974). Da mesma maneira como ocorre com o reflexo incondicionado, no reflexo condicionado um estímulo elicia imediatamente uma resposta.
Reflexo incondicionado
Alimento na boca --Salivação
USUR
Condicionamento respondente
Som + Alimento na boca -Salivação
NS USUR
Reflexo condicionado
SomSalivação
CS CR
Ex. Condicionamento operante reforço positivo no trabalho: Ter um emprego e ir trabalhar todos os dias para receber um salário.
Ex. Condicionamento operante reforço negativo com crianças: Em um supermercado, uma criança faz birra, porque não conseguiu uma barra de chocolate. O Pai finalmente dá o chocolate para a criança. Ela para a birra e tira algo desagradável, então o comportamento de obter barras de chocolate do pai vai aumentar.
Ex. Condicionamento operante de punição positiva nas organizações: Um funcionário apresenta um comportamento ruim no trabalho e o chefe critica. O comportamento vai diminuir por causa das críticas do chefe.
Ex. Condicionamento operante de punição negativa no dia-a-dia: Jorge recebe uma multa de R$ 500 e suspensão da carteira de motorista por dirigir sob a influência de álcool. Dinheiro e sua licença foram removidos para diminuir comportamento.
3)A lei do efeito,descrita por L.E. Thorndike pode ser considerada uma influência direta para a formulação do pensamento de Skinner sobre comportamento operante?Defina a Lei do Efeito, descreva como ela foi concebida e justifique sua resposta. (Vale1,0)
Sim, Thorndike teorizou que as respostas que produziam conseqüências Mais satisfatórias foram escolhidas pela experiência e, portanto, aumentaram de freqüência. Algumas conseqüências reforçavam comportamento, outras o enfraqueciam, Thorndike produziu a primeira curva de aprendizagem com este procedimento. Ele conceituava tais mudanças em termos de efeitos emocionais a satisfação que exercia efeito fortalecedor e o desconforto que enfraquecia a conexão entre a situação e as respostas. Tais efeitos eram por ele explicados, inicialmente, por duas leis opostas, uma positiva a da recompensa relacionada à satisfação do organismo e ao fortalecimento de conexões entre situação e respostas, outra negativa, a da punição relacionada ao desconforto e ao 
enfraquecimento de tais conexões. Ao conjunto dessas duas leis, Thorndike (1911) denominou Lei do Efeito.
Um aspecto dessa formulação da Lei do Efeito foi alvo de críticas freqüentes por parte de psicólogos comportamentais, a referência: à satisfação ou estados internos do organismo como parte da explicação para o comportamento, o que representaria uma volta a visões internalistas na Psicologia.
Skinner (1938) reformulou a Lei do Efeito de Thorndike, apresentando-a na forma de princípios comportamentais. Em seu livro Contingências de Reforço (1969/1980), Skinner trata em detalhes das contribuições de Thorndike à construção da Análise do Comportamento, mas apresenta também suas discordâncias, particularmente, em relação às unidades de medida que ele utilizava nos estudos de aprendizagem.
.
4)Identifique as afirmações falsas e justifique suas respostas. (Vale 2,0)
A proposta do behaviorismo radical tem como característica: 
 
 I - Descrever as condições nas quais o comportamento é eliciado, 
 
 identificando seus antecedentes e quais consequências o controlam;
II – Interesse maior nos comportamentos que objetivam a proteção do organismo e o que o ameaça;
III – Influência da teoria da adaptação de Ivan Pavlov na concepção de conceitos como reforço e punições, que descrevem a manutenção/redução de comportamentos;
IV – Relevância do papel do estímulo na construção do repertório comportamental.
R= Opções II e III, o Behaviorismo se dedica a estudar o comportamento como um todo, não apenas as partes, comportamento é toda ação eliciada por um estímulo no ambiente, seja para o que for; Skinner contrói o sistema de de reforço e punição o que gerou o Behaviorismo radical, e Pavlov trouxe seus conceitos no Bahaviorismo Metodológico.
5)Construa uma tabela que demonstre as definições de reforço e punição, os tipos positivo e negativo de cada uma e traga exemplos da vida real. (Vale1,0)
Reforço é o processo em que a ocorrência de um comportamento é fortalecida por uma consequência que segue de sua ocorrência. 
Punição é o processo em que a ocorrência de um comportamento é enfraquecida por uma consequência que segue de sua ocorrência. 
	REFORÇO
	PUNIÇÃO
	
Reforço Positivo é uma operação em que um evento produzindo por uma resposta aumenta a probabilidade de a resposta ocorrer novamente no futuro;
	
Punição Positiva ocorre quando um estímulo é apresentado na sequência de um operante e o operante diminui na taxa de respostas;
	
Ex.: Depois de fazer uma coreografia certa uma vez na aula de dança, o professor elogia “bom trabalho!”;
	
Ex.: Maria chega em casa embriagada, apanha do pai por ter bebido, resolve não beber mais; 
	
Reforço Negativo é uma operação em que sua resposta tem probabilidade de ocorrência aumentada pela remoção de um estímulo;
	
Punição Negativa ocorre quando um estímulo é removido contingente a uma resposta e essa remoção resulta na diminuição na taxa de respostas;
	
Ex.: mentir geralmente é um reforço negativo, mentimos a fim de evitar inúmeros estímulos aversivos;
	
Ex.: Júlio chega em casa embriagado, como castigo seu pai lhe retira a mesada aquele mês, ele decide não beber mais.
REFERÊNCIAS
MOREIRA, M. B., & Medeiros, C. A. (2007). Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed;
HÜBNER, M. M. C.; MOREIRA, M. B.(2012). Temas clássicos da psicologia sob a ótica da Análise do Comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara .

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais