Buscar

TRABALHO TEORIA DO MÉTODO TEOLÓGICO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PONTÍFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA GOIAS – PUC GO
ESCOLA DE FORMACÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES. EFPH
CAMPUS: INSTITUTO SANTA CRUZ. ISC
CURSO: GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 2019/2
DISCIPLINA:I NTRODUÇÃO A TEOLOGIA
PROFESSOR:Padre.Professor.Mestre: SILVIO ROGÉRIO ZURAWSKI
ACADÊMICO: ROBERTO JOSÉ ALVES BRAZ
TEORIA DO MÉTODO TEOLÓGICO
1. 4 ASPECTOS OU ELEMENTOS QUE ESTÃO PRESENTE NO CONCEITO DE TEOLOGIA CRISTÃ.
1.A) Conhecimento empírico é o chamado conhecimento popular. Ou seja, aquele adquirido através da observação e da interação do ser humano com o ambiente ao redor. É resultante do senso comum e pode ser baseado em experiências, sem a necessidade de uma comprovação científica.
1.B) Conhecimento científico está relacionado com a lógica e o pensamento crítico e analítico. É o conhecimento que temos sobre fatos analisados e comprovados cientificamente, de modo que sua veracidade ou falsidade podem ser comprovadas.
1.C) O conhecimento filosófico é baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio em busca do saber.
1.D) O conhecimento teológico, ou religioso, é baseado na fé religiosa. Assim, acredita-se que a religião é a verdade absoluta e possui todas as explicações para os mistérios que rondam a mente humana.
CONCEITOS DE TEOLOGIA, RELACIONADOS AOS 4 ASPECTOS QUE FUNDAM O SABER TEOLÓGICO.
Aspecto empírico ou popular:
De acordo aos estudos e conceitos que a teologia nos oferece, conforme a linguagem empírica popular onde podemos identificar a prática onde mais se revela o movimento da teologia, as tradições vividas como experiência. Podemos concluir ao comparar os conceitos das reflexões da fé em CRISTO.
l. Teologia é a fé cristã vivida em uma reflexão humana (Schillebeeckx, 1968, pp. 92).
6. Teologia faz com que a fé, mediante um movimento de inclinação espiritual e de reflexão, procure um entendimento do que crê, sem, por isso, deixar de ser fé (A. Darlap, 1971, p. 13).
7. Teologia trata de Deus, enquanto Ele se abre ao homem em sua Palavra, e esta Palavra é recebida na fé (A. Darlap, 1971, p. 15).
13. Teologia é um discurso coerente sobre a fé cristã, uma reflexão crítica sobre a experiência cristã de Deus, do homem, do mundo, de si; urna reflexão sobre o conteúdo vivo da fé e sobre a finalidade salvífica do homem.
17. Teologia como história é pensamento do êxodo enquanto determinado pelo advento, e também pensamento do advento enquanto mediado nas palavras e nos eventos do êxodo humano: pensamento reflexivo e crítico da existência crente, marcada pelo Mistério, autoconsciência reflexiva da fé da comunidade cristã, emergente da revelação, que se toma resposta pessoal, em motivada decisão de se dispor no "seguimento de Cristo" (B. Forte, 1991, p. 131)
Aspecto científico:
Conforme sabemos que o aspecto científico possui alguns principais conceitos, podemos afirmar e concluir que para o aspecto científico não basta somente crer mais tem ser só aprovado cientificamente, para ser válido ou ter validade de teor cientifico tem que ser aprovado e atestado todo o método, assim o método teológico e seus conceitos não se baseia somente na fé e sim no estudo método sistemático profundo da fé.
3. Faz-se teologia quando se vive uma existência autenticamente cristã, mesmo sob o prisma intelectual, interpretando criticamente a realidade eclesial, segundo as exigências da Palavra de Deus, no contexto epistemológico do próprio ambiente cultural (Z. Alszeghy-M. Flick, 1979, pp. 256).
4. Teologia é a atividade complexa do espírito pela qual o homem, que crê, busca melhor penetrar o sentido do que ele crê, para melhor aprofundá-lo e compreendê-lo (Adnês, 1967, p. 9).
12. Teologia é urna reflexão metódica, sistemática sobre a fé cristã.
13. Teologia é um discurso coerente sobre a fé cristã, uma reflexão crítica sobre a experiência cristã de Deus, do homem, do mundo, de si; urna reflexão sobre o conteúdo vivo da fé e sobre a finalidade salvífica do homem.
14. É uma linguagem coerente, científica sobre a linguagem da revelação e da fé. Reflexão sobre a interpelação da Palavra de Deus, acontecida de modo irreversível e absoluto em Jesus Cristo, e sobre a resposta do homem na história.
15. É reflexão organizada sobre a Palavra de Deus, manifestada em Jesus Cristo para a salvação do mundo. Ciência dessa Palavra de Deus. Reflexão sistematizada dos cristãos sobre sua fé em Jesus Cristo e sua experiência cristã num tempo e cultura determinados.
18. Teologia é a expressão linguística da autoconsciência crítica da expe1iência eclesial: é dizer o advento (de Deus) com as palavras do êxodo (caminhar humano histórico); é carregar o caminho do êxodo com a transcendência do advento (B. Forte, 1991, p. 131).
Aspecto filosófico:
O conhecimento filosófico surgiu a partir da capacidade do ser humano de refletir, onde colocamos e enquadramos as questões que coloca em dúvida sobre a fé, principalmente sobre questões subjetivas, imateriais, conceitos, ideias. Sobre as questões que se levantam em relação a exigências lógicas da metafísica e a realidade material são redutíveis. Como se trata de teorias que não podem ser testadas, não é verificável, sobre a observação não passíveis. Portanto, é infalível e exata.
9. Elas (as teologias) são um esforço de tradução para a razão (doutrina), para a prática (ética) e para a celebração (liturgia) desta experiência fundante, a saber, um encontro com Deus que envolve a totalidade da existência, o sentimento, o coração, a inteligência, a vontade (L. Boff, 1993, p. 149).
13. Teologia é um discurso coerente sobre a fé cristã, uma reflexão crítica sobre a experiência cristã de Deus, do homem, do mundo, de si; urna reflexão sobre o conteúdo vivo da fé e sobre a finalidade salvífica do homem.
16. Teologia não é uma ciência que descreve a Deus, mas sim que se refere a Ele (C. Mooney).
Aspecto teológico:
Em relação a teologia não há a necessidade de verificação científica pois esse conceito e bem mais profundo para que a determinada "verdade", seja aceita sob a ótica do conhecimento religioso. Pois o principal objetivo da teologia é e sempre foi provar a existência DEUS. Desse modo, podemos afirmar que a Bíblia foi inspirada por DEUS. Contudo o conhecimento teológico é infalível e exato, ainda mais se conciliarmos o ser humano e suas virtudes com sabedoria, respeitando o próximo e bom senso, pois se trata de uma verdade sobrenatural. Onde mundo e os homens foram criados por Deus.
2. Teologia é uma atividade da fé, ciência da fé e função eclesial (Z. AlszeghyM. Flick, 1979, pp. 13-38)
5. Teologia é uma ciência pela qual a razão do cristão, recebendo da fé certeza e luz, se esforça pela reflexão de compreender o que crê, isto é, os mistérios revelados com suas consequências. Em sua medida, ela se conforma à ciência divina (Y. Congar, 1962, p. 127).
8. Teologia é a ciência de Deus a partir da revelação; é a ciência do objeto da fé; a ciência daquilo que é revelado por Deus e crido pelo homem (R. Latourelle, 1971, p. 16).
11. A teologia é a busca de inteligibilidade do dado revelado à luz da fé ou, mais simplesmente, a ciência de Deus na revelação (P. Hitz, 1955, pp. 902s).
12. Teologia é uma reflexão metódica, sistemática sobre a fé cristã.
2. O SUJEITO EPISTÊMICO DA TEOLOGIA - DISSERTAR SOBRE O APRENDIZ DA TEOLOGIA, RESPONDENDO TAMBÉM A QUESTÃO: QUEM É O VERDADEIRO E MAIS PRÓPRIO SUJEITO DA TEOLOGIA.
O aprendiz da Teologia ao finalizar seu curso de graduação, poderá atuar em diferentes ambientes onde as relações humanas e sociais estão presentes. Ele poderá atuar nas comunidades e bairros, paróquias, em Instituições eclesiásticas e paraeclesiásticas. As diferentes confissões religiosas cristãs veem no aprendiz de teologia uma pessoa que está sendo preparada academicamente para o exercício de atividades pastorais e de aconselhamento. Além de poder atuar em igrejas e comunidades, o aprendiz de teologia poderá atuar no exercício da capelânia militar, hospitalar, prisional, carcerária, educacional
e outras. O aprendiz de teologia ao finalizar o curso e com outra graduação de licenciatura estará mais apto para a docência de Ensino Religioso em escolas e universidades. Outra abertura de campo de atuação que necessita da presença de teólogos são as ONG´s de apoio às comunidades menos favorecidas nas periferias. Poderá, igualmente, atuar em empresas compondo equipes de relacionamento humano e fomentando a espiritualidade empresarial.
 	DEUS, sempre foi o mais próprio e verdadeiro sujeito dentro da teologia, a teologia trata DEUS mais no sentido pela fé, na escuta pela fé de sua Palavra, todo conhecimento que sabemos sobre DEUS sempre aparente e acompanhados de um modo muito atencioso e amoroso. Porque a teologia é um estudo sobre DEUS. Onde sempre prevalece um estudo sobre DEUS e não sobre o homem.
3. QUAL É O OBJETO DE ABORDAGEM DA TEOLOGIA? DISTINGUIR OBJETO MATERIAL E FORMAL DA TEOLOGIA, COMO TAMBÉM OBJETO PRIMEIRO E SEGUNDO.
Toda ciência tem um objeto de estudo, e na teologia não é diferente pois o objeto de abordagem é DEUS. Tendo em vista que para se chegar ao objetivo visado e desejado tem que se aprofundar no estudo sobre o assunto abordado.
Entretanto, no processo de estudo, geralmente o pesquisador se coloca acima do objeto de sua investigação para extrair o conhecimento pelo método que lhe seja mais apropriado. Na teologia, ocorre o inverso: o teólogo não pode colocar-se acima do objeto, e sim, sob o objeto do seu conhecimento. Em outras palavras, na teologia, o ser humano só pode conhecer DEUS na medida em que este ativamente se faz conhecido por meio da revelação. "E, mesmo depois de Deus ter-se revelado objetivamente, não é a razão humana que descobre DEUS, mas é DEUS que se revela aos olhos da fé".
"O objeto material da teologia é, em primeiro lugar, Deus e depois tudo o mais. Portanto, nada há que não seja em princípio teologizável. O objeto formal da teologia é Deus enquanto revelado e toda e qualquer realidade na medida em que se relaciona com o Deus revelado [...] Portanto, faz-se teologia sempre que reflete algo "à luz da fé" ou da revelação" (BOFF,1998. p.21).
DEUS sempre será o primeiro objeto da teologia, e o restante sempre será o segundo objeto da teologia. Como o Criador e a criatura não pode por no mesmo nível. Assim será sempre DEUS o criador e o homem criatura.
recorre a lugares que é reconhecido e compensado pelo seu trabalho.
QUESTÃO 5
A MULHER ESTAVA PREOCUPADA COM O BEM-ESTAR DA GALINHA QUANDO A TRATAVA COM MINGAU,SORVETE E PÃO-DE-LÓ?
R:Ela não estava preocupada com a galinha.
-E se ela não botar mais ovos de ouro?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando