Buscar

AVALIANDO 02[1]

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201501930041)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Em relação à Desapropriação confiscatória, marque a opção correta:
		
	
	O direito constitucional de propriedade impede o confisco ou desapropriação de terras onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou trabalho escravo, sem a devida indenização.
	
	Nenhuma alternativa está correta.
	
	A desapropriação confiscatória não será indenizada em nenhuma hipótese.
	
	O proprietário terá direito a indenização quando o plantio de culturas ilegais de plantas psicotrópicas for para uso pessoal e não destinado ao tráfico de entorpecentes.
	
	É garantida a prévia indenização ao proprietário em qualquer tipo de desapropriação realizada pelo Estado. 
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502248218)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Município W, durante a construção de avenida importante, ligando a região residencial ao centro comercial da cidade, verifica a necessidade de ampliação da área a ser construída, mediante a incorporação de terrenos contíguos à área já desapropriada, a fim de permitir o prosseguimento das obras. Assim, expede novo decreto de desapropriação, declarando a utilidade pública dos imóveis indicados, adjacentes ao plano da pista. Diante deste caso, assinale a opção correta.
		
	
	Não é válida a desapropriação, durante a realização da obra, pelo Município W, de novos imóveis, qualquer que seja a finalidade.
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	É válida, no curso da obra, a desapropriação, pelo Município W, de novos imóveis em área contígua necessária ao desenvolvimento da obra.
	
	É válida a desapropriação, pelo Município W, de imóveis a serem demolidos para a construção da obra pública, mas não a dos terrenos contíguos à obra.
	
	Em relação às áreas contíguas à obra, a única forma de intervenção estatal da qual pode se valer o Município W é a ocupação temporária.
	
	3a Questão (Ref.:201501913955)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O Município de Macapá pretende instalar o centro administrativo próximo a sede da Prefeitura, o qual passaria a funcionar as Secretarias de Saúde, Administração e Planejamento, entretanto, não dispõe de bem imóvel naquelas proximidades. Diante da situação, é recomendável que o Município se utilize do seguinte instituto:
		
	 Permissão de uso.
	
	 Servidão Administrativa.
	
	Desapropriação
	
	 Requisição Administrativa
	
	 Ocupação Temporária
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501355548)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(OAB) No que concerne à intervenção do Estado sobre a propriedade privada, é correto afirmar que:
		
	
	as limitações administrativas constituem medidas previstas em lei com fundamento no poder de polícia do Estado, gerando para os proprietários obrigações positivas ou negativas, com o fim de condicionar o exercício do direito de propriedade ao bem-estar social.
	
	o tombamento implica a instituição de direito real de natureza pública, impondo ao proprietário a obrigação de suportar um ônus parcial sobre o imóvel de sua propriedade, em benefício de serviços de interesse coletivo.
	
	a servidão administrativa afeta o caráter absoluto do direito de propriedade, implicando limitação perpétua do mesmo em benefício do interesse coletivo.
	
	a requisição de bens móveis e fungíveis impõe obrigações de caráter geral a proprietários indeterminados, em benefício do interesse geral, não afetando o caráter perpétuo e irrevogável do direito de propriedade.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502364433)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(2014 - FGV - DPE-RJ - Técnico Superior Jurídico) A empresa de ônibus ROTA XXX LTDA. prestava o serviço público de transporte coletivo municipal de passageiros em cidade do interior do Estado, após sair vencedora em licitação e celebrar com o poder público municipal contrato de concessão. Ocorre que, após um ano, a municipalidade verificou a inadequação na prestação do serviço, com ineficiência e falta de condições técnicas operacionais, haja vista que os ônibus, em sua maioria, estavam quebrados, superlotados, além de não cumprirem com todas as rotas previstas no contrato, não respeitarem as gratuidades legais e outras violações do contrato e da lei. Após intensas manifestações populares, o Município finalmente instaurou processo administrativo, reuniu todas as provas cabíveis, tudo com o devido processo legal, contraditório e ampla defesa, culminando por extinguir a concessão por:
	
	 Encampação
	
	 Rescisão
	
	 Anulação
	
	 Revogação
	
	Caducidade

Continue navegando