Buscar

Planejamento Governamental: Participação Social, Planos de Governo, Accountability e SIOP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Planejamento Governamental (GPU39)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:444082) ( peso.:3,00)
	Prova:
	11558237
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Política Nacional de Participação Social, criada pelo Governo Federal, objetiva aprofundar e aperfeiçoar a participação social como método de gestão e o compromisso nacional pela participação social. As iniciativas pretendem garantir instâncias permanentes de diálogo e incentivar a participação da sociedade na elaboração, na implementação e no acompanhamento das políticas públicas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Esta iniciativa é importante para viabilizar e garantir canais de comunicação e participação com a sociedade, principalmente na elaboração, na implementação e no acompanhamento da política públicas. 
(    ) É um mecanismo de fortalecimento da democracia através do diálogo e da atuação conjunta entre a administração pública federal e a coletividade.
(    ) Trata-se de uma ferramenta administrativa indispensável, que está inserida no ambiente econômico e social que lhe impõe limitações, sua participação social é limitada.
(    ) A definição das prioridades da Política Nacional de Participação Social depende basicamente do ajustamento das leis e das políticas públicas, tornando o planejamento uma atividade bastante dinâmica e múltipla.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	2.
	Os planos de governo, mais precisamente, são os planos de um determinado período administrativo. Sabemos que um plano é responsabilidade da administração que se inicia e o seguinte será concebido pela equipe de um gestor ainda desconhecido. Ao longo de décadas, administrações de partidos políticos diferentes se alternam no governo, onde até mesmo pessoas de um mesmo partido ou que partilham de filosofia semelhantes, costumam ter diferenças de visão quanto a prioridades administrativas e ênfases em diferentes ações políticas, sociais e econômicas. Sobre o planejamento governamental, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Trata-se de uma ferramenta administrativa, inserida no ambiente econômico e social que lhe impõe limitações. Uma delas é da administração pública não poder se beneficiar desse instrumento.
	 b)
	Um planejamento nem sempre antecede sua execução e, formalmente, o planejamento governamental é uma atividade bastante antiga no cenário brasileiro.
	 c)
	O planejamento governamental segue obrigatoriamente os ditames prescritos na esfera do Direito Empresarial, com o intuito de atingir os resultados apontados pela sociedade.
	 d)
	Atualmente, planejamento governamental, propriamente dito, está ligado à receita e às despesas do governo. A definição das prioridades, de ajustamento das leis e de políticas públicas torna o planejamento uma atividade bastante dinâmica e múltipla.
	3.
	A participação popular é uma reivindicação da democracia direta, que não deverá ser apenas oferecida, mas exigida pelos segmentos da sociedade. Para isso, os governos devem criar novos meios de acesso às informações ao público. Com relação à accountability e sua contribuição para a sociedade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Atualmente, existe uma série de meios para que o gestor público leve ao conhecimento dos cidadãos todas as ações do governo, dispensando o uso da internet.
	 b)
	Faz parte da evolução da democracia a necessidade de o cidadão despertar e se manter informado com relação às ações governamentais, tendo muita relação com a tão propagada transparência pública.
	 c)
	A prestação de contas se restringe na forma da lei, a publicidade dos atos e dos relatórios contábeis.
	 d)
	No sentido amplo, significa que todo o administrador público tem o dever de prestar contas exclusivamente aos órgãos fiscalizadores de forma transparente, rápida e eficiente.
	4.
	O Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento - SIOP - corresponde a um sistema informatizado do Governo Federal para controle das questões que envolvem planejamento e orçamento. Integrado em módulos, foi criado pela Secretaria de Orçamento Federal com outros órgãos federais. Sobre as finalidades do SIOP e sua missão, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Proporciona a realização de alterações orçamentárias, promovendo ajustes identificados na execução dos orçamentos tributários do exercício vigente.
	 b)
	A missão do SIOP é centralizar a distribuição dos recursos, protegendo o equilíbrio das contas e com foco voltado à resultados e cumprimento das metas estipuladas, que são fiscalizadas pelo Poder Legislativo e Judiciário.
	 c)
	O SIOP tem como objetivo elaborar e propor alterações dos projetos do Plano Diretor, Código Tributário e Código de Posturas, possibilitando a fixação de limites e construção dos Anexos pertencentes a esses projetos.
	 d)
	No SIOP, poderá ser feito o controle da execução orçamentária das Estatais, assim como efetuar o registro físico das Ações da União.
	5.
	O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), organização sem fins lucrativos, é a principal referência do Brasil para o desenvolvimento das melhores práticas de Governança Corporativa. O IBGC promove palestras, fóruns, conferências, treinamentos e networking entre profissionais, além de produzir publicações e pesquisas. O Instituto conta, ainda, com o Programa de Certificação para Conselheiros de Administração e Conselheiros Fiscais, que permite ao participante adquirir mais conhecimento sobre um conjunto de temas necessários para seu bom desempenho dentro das organizações. Ao obter essa certificação, o conselheiro passa a integrar o Banco de Conselheiros Certificados do IBGC. O Instituto tem sede em São Paulo e atua regionalmente por meio de sete Capítulos, localizados no Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atualmente, hospeda as atividades da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, integra a rede de Institutos de Gobierno Corporativo de Latino América (IGCLA) e o Global Network of Director Institutes (GNDI), grupo que congrega institutos relacionados à Governança e conselhos de administração ao redor do mundo. Desde 27 de novembro de 1995, o Instituto contribui para o desempenho sustentável e influencia os agentes da sociedade no sentido de mais transparência, justiça e responsabilidade. Com relação aos princípios básicos da governança corporativa, analise as sentenças a seguir:
I- As boas práticas convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização. 
II- Os agentes da governança devem prestar contas da sua atuação, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões.
III- Caracteriza-se pelo tratamento justo de todas as partes envolvidas, onde atitudes discriminatórias são totalmente inaceitáveis.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: http://www.ibgc.org.br/ibgc/o-ibgc. Acesso em: 9 ago. 2018
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	6.
	O Brasil é uma República Federativa Presidencialista, formada pela União, Estados, Distrito Federal e municípios, em que o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das leis e da Constituição. O Brasil é uma República porque o Chefe de Estado é eleito pelo povo, por período de tempo determinado. É Presidencialista porque o presidente da República é Chefe de Estado e também Chefe de governo. É Federativa porque os estados têm autonomia política. A União está
dividida em três poderes, independentes e harmônicos entre si: o Legislativo, que elabora leis; o Executivo, que atua na execução de programas ou prestação de serviço público; e o Poder Judiciário, que soluciona conflitos entre cidadãos, entidades e o Estado. O Brasil tem um sistema pluripartidário, ou seja, admite a formação legal de vários partidos. O partido político é uma associação voluntária de pessoas que compartilham os mesmos ideais, interesses, objetivos e doutrinas políticas, que tem como objetivo influenciar e fazer parte do poder político. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Estado é forma histórica de organização jurídica, limitada a um determinado território, com população definida e dotada de soberania, que, em termos gerais e no sentido moderno, configura-se como um poder supremo no plano interno e um poder independente no plano internacional.
PORQUE
II- Embora o Estado tenha o poder de soberania, os poderes são interdependentes para que possam, entre si, regular-se e controlar-se. Assim, o Estado é o resultado da interação dos três poderes e a administração é de todos os órgãos desses poderes.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.brasil.gov.br/governo/2009/11/entenda-como-funciona-a-estrutura-do-estado-brasileiro. Acesso em: 2 ago. 2018 (adaptado)
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	7.
	O Plano Plurianual (PPA), considerado um planejamento de médio prazo, deve ser realizado através de lei, na qual são identificadas as prioridades para o período de quatro anos e os investimentos de maior porte. O projeto do PPA é encaminhado pelo Executivo ao Legislativo até 31 de agosto do primeiro ano de cada governo, mas ele só começa a valer no ano seguinte. Essa passagem do PPA de um governo para outro objetiva promover a continuidade administrativa. Sobre o Plano Plurianual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos grandes recursos do PPA é a participação da sociedade nas decisões que envolvem as políticas públicas, distribuídas em áreas de alocação e criando parcerias entre entes da Federação.
(    ) Característica preponderante do PPA é a exclusividade do Executivo nas determinações da adoção de políticas públicas viáveis a serem aplicadas, distribuídas em áreas de alocação e criando parcerias entre entes da Federação.
(    ) A Constituição Federal de 1988 elencou os critérios a serem adotados na construção do PPA, consolidando as informações entre os entes federativos, garantindo a execução das ações.
(    ) O PPA deverá apresentar com clareza os objetivos e as prioridades do ente público, de forma transparente e integrada à Lei de Diretrizes Orçamentárias e à Lei Orçamentária Anual. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	Avaliar uma política pública consiste em um instrumento de grande importância, que permite identificar e acompanhar as ações positivas ou negativas de determinada política, permitindo ainda promover mudanças durante o processo, se necessário for. O processo de avaliação da política pública pode levar a algumas ocorrências. Sobre essas ocorrências, analise as sentenças a seguir:
I- Permitir que a política pública permaneça da maneira como está.
II- Fazer a reestruturação de alguns aspectos da política, se necessário.
III- Avaliar a inserção de um problema na agenda governamental.
IV- Suprimir uma política pública, caso o problema seja resolvido ou não tenha sido passível de solução.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	9.
	O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução dos objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- Planos táticos são planos elaborados para ajudar a executar os principais planos estratégicos e, consequentemente, realizar uma parte específica da estratégia da empresa. Numa escala de importância, vem abaixo do planejamento operacional e é configurado por metas em curto prazo.
PORQUE
II- O planejamento tático traduz os objetivos e planos estratégicos mais amplos em objetivos e planos específicos que são relevantes para uma parte definida da organização, geralmente uma área funcional, como marketing e recursos humanos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 30. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	10.
	Em se tratando de planejamento estratégico, suas diretrizes devem ser elaboradas e desenvolvidas pelo conjunto das principais lideranças da empresa. O planejamento estratégico determina que a empresa desenvolva seu conjunto de tarefas maiores, de maneira disciplinada e organizada, visando atingir objetivos futuros. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Embora o planejamento estratégico seja uma das principais ferramentas da administração privada, seu referencial teórico tem sido utilizado também pelas organizações não privadas.
(    )  O planejamento estratégico segue obrigatoriamente os ditames prescritos na esfera do Direito Empresarial, com o intuito de atingir os resultados apontados pela sociedade.
(    )  Trata-se de uma ferramenta administrativa, inserida no ambiente econômico e social que lhe impõe limitações. Uma delas é da administração pública não poder se beneficiar desse instrumento.
(    ) Cabe ao planejamento estratégico, em se tratando da administração pública, restringir ao campo constitucional e político, sem obrigação no âmbito profissional, que é de responsabilidade do governo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	11.
	(ENADE, 2018) Na elaboração do Plano Diretor (PD) dos municípios previsto na Lei Federal n◦ 10.257 de 2001 (Estatuto das Cidades), pode-se utilizar o Planejamento Estratégico Situacional (PES). Considerando as principais vantagens da aplicação do PES ao PD, analise as sentenças a seguir:
I- O PES é determinista, portanto, os resultados da implantação do PD poderão ser vistos a partir de predições únicas.
II- Dado que o PES é organizado por setores isolados, sua aplicação é apropriada à implantação do PD no município.
III- O PES tem um viés participativo, pois leva em conta uma relação entre sujeitos, o que atende ao disposto no Estatuto da Cidade.
IV- No PES, entende-se que o sujeito é parte do objeto planejado, o que se coaduna com uma gestão democrática da cidade.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	III e IV.
	 b)
	II e IV.
	 c)
	I, II e IV.
	 d)
	I, II e III.
	12.
	(ENADE, 2018) A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) constitui-se em importante
ferramenta gerencial para o administrador público, visto que suas regras reafirmam os princípios básicos da prudência no manuseio da coisa pública. Trata-se de um verdadeiro código de conduta para os administradores dos três poderes, nas três esferas de governo. Os governantes passam a obedecer a normas e limites para administrar as finanças, prestando contas sobre quanto e como gastam os recursos da sociedade. A partir das informações apresentadas, analise as sentenças a seguir:
I- A LRF isenta de penalidades pessoais os administradores públicos que infringem as regras nela estabelecidas.
II- A LRF dispensa o estabelecimento de novas metas fiscais e o corte de despesas nos três poderes em caso de descumprimento das metas fiscais anteriormente previstas.
III- Na LRF, impõe-se condições para a realização de despesas com pessoal e limites ao endividamento, além da recondução aos limites anteriormente fixados.
IV- A transparência nas informações, que inclui a publicação frequente dos relatórios que atestam o cumprimento das regras pertinentes, para acesso pelo público, é uma das exigências da LRF.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://ambito-juridico.com.br/. Acesso em: 26 jul. 2018 (adaptado).
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?