Buscar

projeto integrador atv 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Usuário
	ADRIANO SOARES MOREIRA
	Curso
	SIM1478 PROJETO INTEGRADOR - TEMAS TRANSVERSAIS EM DIREITO EAD (ON) - 201920.103140.05
	Teste
	ATIVIDADE 4
	Iniciado
	29/10/19 15:49
	Enviado
	29/10/19 17:06
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2,25 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	1 hora, 17 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	No Brasil, ocorreu em 2012 a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O objetivo foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
 
Assinale a alternativa que indica corretamente o nome pelo qual ficou conhecido esse evento.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Rio + 20.
	Resposta Correta:
	 
Rio + 20.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 foi assim conhecida porque marcou os 20 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O Programa A3P tem a finalidade de promover a responsabilidade socioambiental, a adoção de procedimentos de sustentabilidade e critérios socioambientais nas atividades do setor público. Dentre seus objetivos está o de criar meios para que todas as pessoas que circulam no ambiente se sintam bem e, conforme cada caso, adotar procedimentos e instalar equipamentos que contribuam para a melhor qualidade de vida.
 
Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao objetivo indicado no texto.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Qualidade de vida no ambiente de trabalho.
	Resposta Correta:
	 
Qualidade de vida no ambiente de trabalho.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa que visa a implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do governo. Para isso, traçou alguns objetivos, dentre os quais o de estabelecer parâmetros para a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O art. 2º da Resolução Conama n. 237/97 prevê que “a localização, construção, instalação, ampliação, modificação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, bem como os empreendimentos capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão de prévio licenciamento do órgão ambiental competente, sem prejuízo de outras licenças legalmente exigíveis”. Assim, qualquer atividade ou empreendimento que, por qualquer motivo, possa causar poluição deverá se submeter a prévio licenciamento ambiental.
 
BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução n. 237, de 19 de dezembro de 1997. Disponível em: <http://www2.mma.gov.br/port/conama/res/res97/res23797.html>. Acesso em: 20/02/2019.
 
Com base no exposto, associe cada título a seguir com os respectivos fundamentos.
 
(   ) Licença prévia
(   ) Licença de instalação
(   ) Licença de operação
(   ) Licença ambiental
 
I. “autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante”.
II. “concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação”.
III. “autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação”.
IV. É um instrumento utilizado com o objetivo de exercer controle prévio e de realizar o acompanhamento de atividades que utilizem recursos naturais, que sejam poluidoras ou que possam causar degradação do meio ambiente.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, I, III, IV.
	Resposta Correta:
	 
II, I, III, IV.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! Você compreendeu o que constitui cada uma das licenças estabelecidas pela Resolução n. 237/97 do Conama e sobre o que elas dispõem e a importância para a preservação do meio ambiente. O licenciamento ambiental é um processo administrativo que resulta, ou não, na emissão de uma licença ambiental. Foi introduzido no país com a lei da Política Nacional do Meio Ambiente, em 1981.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O art. 225 da Constituição Federal de 1988 prevê “o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Diante disso, verificamos que práticas sustentáveis devem ser realizadas tanto pelos órgãos públicos como pelas empresas privadas. Assim, diversas políticas públicas são criadas e operacionalizadas à visando preservar o meio ambiente e à população humana.
 
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil 1988 . Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 02/03/2019.
 
Considerando esse contexto, analise as afirmações a seguir.
 
I. O conceito de desenvolvimento sustentável é composto e apoiado por três elementos: a proteção ambiental, o crescimento econômico e o incentivo ao turismo.
II. A Agenda Ambiental da Administração Pública estimula a promoção de ações pessoais que envolvam a melhoria do local de trabalho do servidor.
III. A Agenda Ambiental da Administração Pública veda a adoção de práticas e atitudes que imprimam características pessoais na decoração do ambiente profissional.
IV. É vedado o lançamento de resíduos a céu aberto, exceto os resíduos de mineração.
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! Um dos papéis do poder público é pensar em métodos de preservar o meio ambiente e coibir os danos ambientais, sendo de responsabilidade do Estado a implementação de políticas públicas com o intuito de preservar e restaurar o meio ambiente. Nesse sentido, no âmbito do poder público brasileiro, surge a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), com o objetivo de rever os padrões de consumo e adotar novas referências na busca da sustentabilidade socioambiental.
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	O conceito de sustentabilidade começou a ser empregado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, ocorrida em Estocolmo, em 1972, resultando no documento denominado “Nosso Futuro Comum”. Podemos dizer que sustentabilidade é uma característica ou uma condição de um processo ou de um sistema que possibilita a sua permanência. Assim, para que o ser humano continue a existir, deverá preservar o meio ambiente à sua volta, não comprometendo os recursos naturais e possibilitando conservação para as gerações futuras. Para isso, a sustentabilidade desenvolve-se em três esferas: social, econômica e ambiental.
 
Diante o texto, analise as proposições a seguir.
 
I. As legislações nacionais estimulam a adoção
da sustentabilidade ao prever a necessidade de as empresas realizarem práticas ambientalmente sustentáveis sem, contudo, excluir aspectos socioeconômicos.
II. Na esfera econômica, a sustentabilidade representa uma distribuição de renda melhor.
III. Para a construção de uma consciência ecológica, é necessário que sejam solucionados outros problemas que estão intimamente ligados ao meio ambiente, e não apenas aqueles atrelados à fauna e à flora.
IV. As três esferas do desenvolvimento sustentável (meio ambiente, economia e sociedade) podem ser analisadas individualmente.
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A concepção de sustentabilidade não pode ser reduzida à ideia atrelada à preservação do meio ambiente. A sustentabilidade associa-se também às atividades humanas que se prolongam no tempo, transcendendo as gerações. Junto com a sustentabilidade, surgem as concepções de responsabilidade social, econômica e ambiental.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir e complete a lacuna.
 
Política ambiental é um conjunto de ações que possuem o objetivo de preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável do planeta; deve ser realizada pelas empresas e pelos governos. As decisões políticas tomadas nesse sentido são lançadas para promover ações e também subsidiar a criação de legislações específicas. Assim, o ______ é constituído por órgãos e entidades da União, dos estados, do Distrito Federal, dos territórios e dos municípios, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental. Foi criado pela Lei n. 6.938/81, a qual estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente.
 
BRASIL. Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Diário Oficial da União , Poder Legislativo, Brasília, 31/08/1981. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm>. Acesso em: 20/02/2019.
 
Assinale a alternativa cuja palavra preenche corretamente a lacuna.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Sisnama.
	Resposta Correta:
	 
Sisnama.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! A Lei n. 6.938/81 estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação e constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Na maior na maior parte das vezes a ideia de evolução da humanidade está associada à evolução industrial e digital, em que cada vez mais os seres humanos distanciam-se um dos outros e, ao mesmo tempo, exploram a natureza, sem pensar na sua conservação. Por outro lado, algumas pessoas, entendendo que os recursos naturais e sociais podem se extinguir, preocupam-se com a vida presente e futura no planeta e procuram soluções que conectem a preservação da natureza e as atividades humanas.
 
A Lei n. 9.985/00, que regulamenta o art. 225 da Constituição Federal de 1988, traz a seguinte definição: “exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável”.
 
BRASIL. Lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000. Diário Oficial da União , Poder Legislativo, Brasília, DF, 17/07/2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9985.htm>. Acesso em: 02/03/2019.
 
Com base no exposto, assinale a alternativa que indica corretamente a que corresponde a definição presente no texto apresentado.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Uso sustentável dos recursos naturais.
	Resposta Correta:
	 
Uso sustentável dos recursos naturais.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! A Lei n. 9.985/00 é uma política pública ambiental que estabelece critérios e normas para criação, implantação e gestão das unidades de conservação. Por isso, traz em seu texto algumas definições como a de uso sustentável dos recursos naturais.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Considerando todas as relações humanas que se desenvolvem no meio social e tudo o que decorre delas, podemos afirmar que a sustentabilidade, como maneira de preservar o mundo para as gerações futuras, “compatibiliza, no tempo e ao longo dele, e também no espaço, o crescimento e a eficiência econômica, a conservação ambiental, a qualidade de vida e a equidade social, partindo de um claro compromisso com o futuro e com a solidariedade entre gerações”.
 
SILVA, C. da. Políticas públicas e indicadores para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 41.
 
A partir do exposto, associe cada título a seguir com os respectivos fundamentos.
 
(   ) Responsabilidade social
(   ) Responsabilidade econômica
(   ) Responsabilidade ambiental
 
I. Conjunto de atitudes, individuais ou empresariais voltado para a proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras.
II. Valorização da livre iniciativa e do trabalho humano sem, contudo, deixar de contribuir com a sociedade e com a preservação do meio ambiente.
III. Diminuição da exclusão social, contribuindo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, II, I.
	Resposta Correta:
	 
III, II, I.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! Para a construção de uma consciência ecológica, é necessário que sejam solucionados outros problemas que estão intimamente ligados ao meio ambiente, e não apenas aqueles atrelados à fauna e à flora. Por esse motivo, afirma-se que a sustentabilidade é composta por três pilares: ambiental, social e econômico.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Vemos que o rápido crescimento das cidades e, consequentemente, da urbanização e industrialização causou problemas ambientais e socioeconômicos gravíssimos. Isso se deve ao fato de que, por muito tempo, as atividades produtivas não foram realizadas observando-se práticas sustentáveis. Verifica-se, assim, necessidade de desenvolver estratégias para diminuir o impacto negativo das atividades humanas sobre o meio ambiente.  Contudo, nem sempre sanções civis e administrativas são suficientes para barrar o avanço da degradação socioambiental causada pela atividade humana. Assim, foi criada a lei que tipifica as condutas violadoras ao direito ao meio ambiente, a Lei n. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).
 
Com base no exposto, assinale a alternativa que constitui crimes ambientais.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia.
	Resposta Correta:
	 
Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! A Lei n. 9.605/98 dispõe, entre outros aspectos, sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Dentre os crimes previstos na referida lei está o de destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia. A lei prevê a pena de detenção de três meses a um ano ou multa (ou ambas cumulativamente). Para a sua forma culposa, a pena é de um a seis meses ou multa.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A Lei de Crimes Ambientais representou uma grande inovação no que concerne à responsabilização criminal das pessoas jurídicas que causarem danos à natureza. Nesse sentido, prevê expressamente que “as pessoas
jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta Lei, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade”.
 
BRASIL. Lei n. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Diário Oficial da União , Poder Legislativo, Brasília, DF, 13/02/1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9605.htm>. Acesso em: 20/02/2019.
 
Com base no exposto, assinale a alternativa que contém crimes ambientais.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Provocar incêndio em mata ou floresta.
	Resposta Correta:
	 
Provocar incêndio em mata ou floresta.
	Feedback da resposta:
	Sua alternativa está correta! Entre outros aspectos, a Lei n. 9.605/98 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Dentre os crimes previstos na referida lei está o de provocar incêndio em mata ou floresta, imputando a quem cometê-lo pena de reclusão de dois a quatro anos e multa. Para a sua forma culposa, estabelece a pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.
	
	
	
Terça-feira, 29 de Outubro de 2019 17h06min49s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando