A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
prova 1 Sociedade da informação e do conhecimento

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
Sociedade da Informação e do Conhecimento (FIL37)
Avaliação:
Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:456178) ( peso.:1,50)
Prova:
13907211
Nota da Prova:
9,00
Legenda: ✔Resposta Certa Ícone representando resposta incorreta Sua Resposta Errada 
1.	Nossa sociedade é pautada na informação e no conhecimento. A todo momento novos fatos e novas notícias são veiculados e divulgados em tempo real. Dessa forma, sobre as características da nossa sociedade atual, assinale a alternativa CORRETA:
a)	Instantânea e constante.
b)	Dinâmica e vagarosa.
✔c)	Dinâmica e ágil.
d)	Homogênea e ágil.
2.	Como bem sabemos, uma das características da globalização é a diminuição das distâncias. Distância essa que é ?quebrada? através de transportes que diminuem o tempo de uma localidade a outra, da mesma forma que algumas alternativas virtuais possibilitam essa proximidade e contato com os distantes. Assinale a alternativa CORRETA que apresente uma forma de encurtamento da distância, através de meios virtuais:
✔a)	Redes sociais.
b)	Automóveis.
c)	Trens.
d)	Aviões.
3.	A Modernidade é definida como um período ou condição largamente identificado com a Revolução Industrial, a crença no progresso e nos ideais do Iluminismo. Nos dias atuais, a Modernidade é compreendida como uma teia que se sustenta principalmente por meio das tecnologias de informação. Muitos autores têm nomeado esse momento atual da Modernidade com diferentes designações. Sobre essas designações, assinale a alternativa CORRETA:
a)	Sociedade Pós-Industrial, Sociedade Fabril, Sociedade da Informação, Sociedade Mercantilista.
✔b)	Sociedade da Informação, Pós-Modernidade, Sociedade de Consumo, Sociedade Pós-Industrial.
c)	Sociedade Pós-Industrial, Sociedade Medieval, Sociedade Aristocrática, Pós-Modernidade.
d)	Sociedade Aristocrática, Sociedade de Consumo, Sociedade Contraditória, Sociedade da Informação.
4.	Sabemos que a informação ganhou diferentes contornos ao longo da história. Em cada período ela foi caraterizada de uma forma distinta e também complementar. Acerca da ideia de informação na Idade Moderna, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Foi em decorrência de Galileu e de Kepler que se proporcionou uma quebra de paradigma científico, possibilitando uma nova leitura da realidade. 
( ) Neste período surgiram as novas tecnologias, que nos possibilitam encurtar as distâncias através da informação e comunicação.
( ) Apesar do conhecimento e da sua comunicação serem fenômenos básicos de toda sociedade humana, é neste período que, com o surgimento da tecnologia e suas consequências, a sociedade torna-se sociedade da informação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	V - F - V.
✔b)	V - F - F.
c)	F - V - V.
d)	F - V - F.
5.	A ideia de realizar um percurso desde os primeiros processos de globalização, iniciada a partir do Renascimento e das grandes navegações até os dias atuais, pode ser percebida por diferentes teorias e possuem nomenclaturas variáveis. O que não muda é o caráter central da informação como o cerne do processo contínuo de transformação social. Levando em conta os elementos da Sociedade da Informação, analise as afirmativas a seguir:
I- As transformações da sociedade atual têm como fator-chave a informação.
II- A Sociedade da Informação é um processo acabado, sem possibilidade de alterações.
III- A origem do termo remete à Alemanha, à década de 1980.
IV- A Sociedade da Informação dá ênfase na flexibilidade, agilidade e eficiência.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a)	As afirmativas II e IV estão corretas.
b)	As afirmativas I e III estão corretas.
✔c)	As afirmativas I e IV estão corretas.
d)	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
6.	O conceito de Modernidade Líquida é desenvolvido por Zygmunt Bauman, diferenciando-se o mundo da modernidade até então vivida. Sobre tal perspectiva (Modernidade Líquida), analise as sentenças a seguir:
I- Essa perspectiva traz a noção de fluidez, de dinâmica e de volatilidade, em contraste a uma ?modernidade sólida? de relações, instituições e formas ?estáveis?.
II- Com a modernidade líquida, todas as estruturas da modernidade passaram a ser exageradas.
III- A modernidade líquida é uma postura de ruptura proposta pela arte, tendo forte influência da indústria cultural e dos hábitos sociais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
✔a)	Somente a sentença I está correta.
b)	As sentenças I e II estão corretas.
c)	Somente a sentença III está correta.
d)	As sentenças I e III estão corretas.
7.	No contexto da evolução sociocultural, após o processo de industrialização, a economia e o sistema produtivo passaram por uma série de mudanças específicas. Esse novo momento foi chamado de Sociedade Pós-industrial e pode-se dizer que nasceu com a Segunda Guerra Mundial, a partir do aumento da comunicação entre os povos, com a difusão de novas tecnologias e com a mudança da base econômica. Quanto às características desse momento histórico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O modo de produção concentra massas de trabalhadores no mesmo ambiente, diminuindo a mobilidade geográfica e centralizando-os em um território.
( ) Houve a difusão do consumo de massa, dos valores da sociedade de consumo, a difusão de profissionais liberais e terceirizados e a ampliação dos conhecimentos informacionais.
( ) Houve enfrentamento político nas relações de trabalho, ocasionando outro tipo de embate social, não mais sendo entre classe média e classe baixa, mas entre operários e patrões.
( ) Houve a perda da esperança no progresso técnico e científico, a destruição da natureza e os prejuízos naturais, produzindo uma preocupação ambiental.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	V - V - V - F.
✔b)	F - V - F - V.
c)	V - F - V - F.
d)	F - F - V - V.
8.	Antes da Revolução Industrial, a sociedade em sua formação política, econômica e social foi denominada pelos historiadores como Sociedade pré-industrial. Eles compreendem que este momento histórico está situado entre o final do mercantilismo e o começo do capitalismo moderno, sendo que o poder político estaria concentrado nas mãos dos religiosos e da nobreza. Sobre o desenvolvimento e as características das sociedades pré-industriais, assinale a alternativa CORRETA:
a)	O Estado estava organizado com base na democracia representativa.
b)	A organização do Estado era pautada no estado de bem-estar social (wellfare state).
c)	Esse período compreende do final do século XIX até o século XX.
✔d)	A estrutura de classes era dividida entre senhores e servos.
9.	Pelo fato de vivermos na sociedade da informação, sabemos que esta não pode ser tida como um mar de rosas, em que tudo é perfeito, pois há muitos desafios que precisam ser enfrentados por esta sociedade. Sobre estes desafios a serem enfrentados, analise as sentenças a seguir:
I- As desigualdades sociais consistem em um grande desafio para a sociedade da informação.
II- Os avanços técnico-científicos precisam ter uma ligação com o social para promover o desenvolvimento em todos os níveis.
III- A sociedade da informação deve estar preocupada inteiramente com o avanço científico, pois as demais coisas se ajustam à medida que ocorre este tipo de desenvolvimento.
IV- Os marginalizados do processo de desenvolvimento da sociedade da informação não devem se constituir numa preocupação, pois este é um problema do Estado. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a)	As sentenças III e IV estão corretas.
b)	As sentenças I e IV estão corretas.
✔c)	As sentenças I e II estão corretas.
d)	As sentenças II e III estão corretas.
10.	Quando nos referimos ao termo Sociedade da Informação, logo nos vem à mente a ideia de tecnologia, computadores, internet e outras tecnologias. Além disso, pensamos sobre a influência que sofremos desse meio. No entanto, para entender o conceito de Sociedade da Informação, é necessário antes

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.