Buscar

thais 7E 2019

Prévia do material em texto

Introdução
 O estudo das constelações e realizada desde tempos remotos, sendo de grande importância para a formulação de teorias astronômicas e para o desenvolvimento da agricultura. Atualmente, essa abordagem auxilia na identificação de direções no universo e caraquiterisação céu . As primeiras observações do céu eram feitas a olho nu, pois ainda não existia telescópio. Na antiguidade, quando os primeiros povos observavam as estrelas elas tinha a mesma impressão que temos hoje; as estrelas parecem estar todas á mesma distancia da terra e próximas uma das outras .usando a imaginação , os povos antigos relacionaram agrupamentos de estrelas com alguns figuras ; animais ,objetos ,seres ou heróis da mitologia e passaram a dar nomes ás constelações.
 
 Constelações
 Constelações são agrupamentos aparentes de estrelas os quais os astrônomos da antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objetos. Numa noite escura, pode-se ver entre 1000 e 1500 estrelas, sendo que cada estrela pertence a alguma constelação. As constelações nos ajudam a separar o céu em porções menores, mas identificá-las é em geral muito difícil.
 
 Uma constelação fácil de enxergar é Órion, mostrada na figura acima como é vista no hemisfério sul. Para identificá-la devemos localizar 3 estrelas próximas entre si, de mesmo brilho, e alinhadas. Elas são chamadas Três Marias, e formam o cinturão da constelação de Órion, o caçador. A constelação tem a forma de um quadrilátero com as Três Marias no centro. Como vemos, no hemisfério sul Órion aparece de ponta cabeça. Segundo a lenda, Órion estava acompanhado de dois cães de caça, representados pelas constelações do Cão Maior e do Cão Menor. A estrela mais brilhante do Cão Maior, Sírius (do grego Seirios, ardente), é também a estrela mais brilhante do céu, e é facilmente identificável a sudeste das Três Marias. Procyon (do grego Prokyon) é a estrela mais brilhante do Cão Menor, e aparece a leste das Três Marias. Betelgeuse, Sírius e Procyon formam um grande triângulo, como pode ser visto no esquema abaixo.
 
As estrelas de uma constelação só estão aparentemente próximas na esfera celeste, pois na verdade estão a distâncias reais diferentes. Quando você olha em um atlas do céu, você encontra as constelações representadas em diagramas como o abaixo, em que as estrelas são desenhadas com tamanhos diferentes para representar brilhos diferentes. Note que este diagrama mostra Órion na orientação em que é vista no hemisfério norte.
 As constelações surgiram na antiguidade para ajudar a identificar as estações do ano. Por exemplo, a constelação do Escorpião é típica do inverno do hemisfério sul, já que em junho ela é visível a noite toda. Já Órion é visível a noite toda em dezembro e, portanto, típica do verão do hemisfério sul. Alguns historiadores suspeitam que muitos dos mitos associados às constelações foram inventados para ajudar os agricultores a lembrarem quando deveriam plantar e colher.
 As constelações mudam com o tempo, e em 1929 a União Astronômica Internacional adotou 88 constelações oficiais, de modo que cada estrela do céu faz parte de uma constelação. Cada constelação tem sua coordenada.
 Órion ou Orionte, Oríon ou Orion é uma das oitenta e oito constelações modernas. Está localizada no equador celeste e, por este motivo, é visível em praticamente todas as regiões habitadas da Terra. A época mais favorável para sua observação se dá principalmente nas noites de verão no hemisfério sul, em dezembro e janeiro.
 
 Conclusão 
 Concluímos que o movimento da Terra em torno Sol permite que algunas constelações sejam visíveis em cada época do ano. Os astrônomos divide o céu em 88 constelações e usam para indicar direções no céu e para delimitar régios. Essa pesquisa em grupo de alunos do 7ºano E, tivemos a curiosidade em pesquisar sobre a constelação de Orion e passar para o publico presente sobre o que aprendemos.
Escola Estadual de 1º grau
“Rui Barbosa”
Aluno(As): Luana , Thais
Professora: Juciene Mendes
7º E
 Pesquisa :
 CONSTELAÇÃO DE ORION

Continue navegando

Outros materiais