Buscar

introduçao identificação de polimeros

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
A palavra polímera vem do grego polumeres, que quer dizer “ter muitas partes”. Os polímeros são moléculas muito grandes constituídas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas, denominadas de monómeros (do grego “mono” – um). Os polímeros sempre fizeram parte do cotidiano humano. Desde os tempos mais remotos o homem tem usado polímeros naturais como amido, celulose e seda, entre outros. Além disso, cerca de 18% do nosso organismo é constituído por proteínas, que são polímeros naturais.
Polímeros comerciais de ampla utilização possuem códigos de identificação que geralmente são gravados nos produtos e embalagens p por eles constituídos. Isso visa principal ente facilitar a identificação dos materiais para o processo de reciclagem. Cada tipo de polímero possui uma sigla e um número, e seus símbolos podem ser vistos na imagem abaixo.
Fig.1.1. Símbolos de identificação dos diferentes plásticos
Porém, por serem materiais duráveis, de difícil degradação, os polímeros acabam gerando problemas ambientais quando descartados de forma inadequada. Uma boa abordagem para amenizar esse problema é reutiliza-los e reciclá-los. Para esses processos, a identificação e classificação dos polímeros são essenciais. Quando o objeto não apresenta um símbolo que representa o material do qual é constituído, é necessária a utilização de outras formas de identificação.
A identificação de plásticos pode ser feita laboratorialmente, através de testes às propriedades físico-químicas. A densidade é uma propriedade que permite distinguir diferentes plásticos. Pode-se recorrer à técnica de emergir e submergir para fazer uma determinação aproximada da densidade dos materiais. A solubilidade, a determinação da temperatura de fusão/amolecimento ou a inflamabilidade dos materiais são outras propriedades físico-químicas que nos permite ajudar a distinguir entre plásticos diferentes.
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo descrever os métodos utilizados na identificação dos polímeros mais amplamente utilizados. Alguns destes testes são o este da chama, densidade, solubilidade e ponto de amolecimento, além da observação d as características físicas do material. Além disso, este trabalho objetiva observar o comportamento de amostras de materiais poliméricos quanto submetidos a estes testes.

Continue navegando