Buscar

DISCURSIVAS FINAIS DE POLÍTICAS SOCIAIS - FAMÍLIA, CRIANÇA, ADOLESCENTE, IDOSO E PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVA FINAL 1:
QUESTÃO:
O conceito e as configurações familiares vêm se transformando ao longo da história e podem variar de acordo com cada sujeito e o contexto social no qual está inserido. É fundamental que o profissional do Serviço Social compreenda as dimensões desse conceito. Explique como podemos compreender o conceito de família atualmente.
RESPOSTA ESPERADA:
Compreendemos por família um grupo social composto por indivíduos que compartilham uma rotina comum (vivem, comem, dormem), com qualquer composição. A característica central é o compartilhamento de um passado e futuro comum.
DISCURSIVA FINAL 2:
QUESTÃO:
O Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, de 2015, estabelece as condições mínimas de acessibilidade e inclusão para as pessoas com deficiência com relação a áreas, como educação, saúde, trabalho, infraestrutura entre outros (BRASIL, 2015). Considerando esse contexto, disserte sobre a relevância do Estatuto da Pessoa com Deficiência para a inclusão social.
FONTE: BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial [da União], Poder Legislativo, 7 jul. 2015, p. 2. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 6 abr. 2017.
RESPOSTA ESPERADA:
O Estatuto das Pessoas com Deficiência representa a conquista de condições de igualdade e da garantia do acesso aos direitos e às liberdades fundamentais. Nesse sentido, torna possível a inclusão e a promoção da cidadania das pessoas com deficiência. O Estatuto garante as condições civis das pessoas com deficiência e também descreve os direitos fundamentais das pessoas com deficiência, além disso, prevê crimes e infrações administrativas quando cometidas contra as pessoas com deficiência e seus direitos.

Mais conteúdos dessa disciplina