Buscar

Atividade Discursiva 1 - Acessibilidade e Inclusão -ULBRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. QUESTÃO DISCURSIVA 1
 
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
Esta Lei tem como base a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, ratificados pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo no 186, de 9 de julho de 2008, em conformidade com o procedimento previsto no § 3o do art. 5o da Constituição da República Federativa do Brasil, em vigor para o Brasil, no plano jurídico externo, desde 31 de agosto de 2008, e promulgados pelo Decreto no 6.949, de 25 de agosto de 2009, data de início de sua vigência no plano interno.
Estudar Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, na disciplina de Acessibilidade e Inclusão é compreender o que é assegurado à Pessoa com Deficiência, escolha dois Capítulos dos Títulos II ou III da Lei, para debater sobre os aspectos preponderantes que explicitam estes direitos nos capítulos escolhidos, e faça a relação com a práxis do dia a dia das Pessoas com Deficiência na atualidade. Utilize de 10 a 15 linhas para realizar a questão discursiva 1.
Resposta
No Título II, capítulo IV do direito a educação, nos diz que A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Vejo que tem que tem ocorrido um grande avanço em relação do direto a educação para as pessoas portadoras de deficiências físicas, com por exemplos: inclusão em conteúdos curriculares de temas relacionados à pessoa com deficiência nos respectivos campos de conhecimento; acessibilidade para todos os estudantes e medidas para serem seguidas nas universidades. No capítulo VI, A onde a pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Na minha opinião, as empresas privadas estão na frente das públicas na questão referente a inclusão de pessoas. Pois já possuem um sistema que oferece condições de acessibilidade, treinamentos e capacitação para que as pessoas com deficiências possam desenvolver todo o seu potencial com dignidade e respeito. Já a pública pelo meu ponto de vista ainda esbarra em questões de necessitam de um maior alcance do poder público a fim de se adaptar, corrigir e capacitar para que essas condições sejam alcançadas.

Continue navegando