Buscar

RESUMO DE HISTORIA DA ARTE E DA ARQUITETURA 4 AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DE HISTORIA DA ARTE E DA ARQUITETURA 4
Arquitetura pós-moderna
Entende-se por pós - modernidade um conjunto de fenômenos sociais, culturais, artísticos e políticos na sociedade pós industrial, ate a primeira metade do século xx o dinheiro do capitalismo estava na indústria, quem mandava na economia era a indústria tradicional, em seguida o dinheiro foi para os bancos, mercado financeiro, veículos de comunicação (facebook, Google) são grandes empresas. O dinheiro migrou da indústria, para outros tipos de empresa, isso não quer dizer que não tem indústria, quer dizer apenas que esta em uma posição secundaria. Enquanto na modernidade à ênfase e na humanização, mecanização e na expansão dos meios de comunicação, Na pós-modernidade tem lugar pro fluxos de informação e para tratamento automático de dados, a informatização, que foi um elemento chave para a pós-modernidade, se caracteriza do aceleramento da produção tecnológica e a multiplicação de produtos de alta tecnologia, ela influencia os domínios da comunicação, afeta a arte e norteia a produção cultural. A Pós modernidade vai reforçar a realidade como aparência, ou seja, a imagem passa a valer por si mesma, não por aquilo a que se refere. 
Na sociedade pós- moderna a imagem por muitas vezes será maior do que a coisa em si. A cópia tem preferência sobre o original ( conceito pop arte, copiava as coisas), existência de espaços cenográficos, palcos para representação de atos, ações e atividades sócio-políticas proporcionando ao cidadão comum a referencia social que lhe faltava, dando voz as minorias.
ARQUITETURA PÓS-MODERNA
È um termo genérico usado para designar uma serie de novas propostas arquitetônicas cujo o objetivo foi estabelecer critica a arquitetura moderna a partir do anos 60 ate o inicio dos anos 90. Essa arquitetura não constitui um estilo homogêneo, mas reuniu em si varias correntes que concorrem na rejeição dos princípios básicos do modernismo, foi muito forte nos anos 70 nos Estados Unidos em alguns lugares e nos anos 80 em outros países inclusive no Brasil. 
Características da arquitetura pós moderna, os arquitetos utilizaram uma serie de estratégia para estabelecer a critica do modernismo e dentre estas a principal foi a reavaliação do papel da historia e habilitada na composição arquitetônica principalmente por meio de provocação e critica a austeridade do modernismo, outros arquitetos adotaram padrões de ornamento em formas de composições antigas. A cidade histórica foi re-estudada em busca da representação da escala humana no urbanismo por Rob Krier, entre outros. 
Outras tendências podem ser associadas aos pós-modernos, como o interesse pela cultura popular e a atenção para o contexto de inserção do projeto. Muitas formas de arquitetura vernácula (produzidas segundo uma estética da cultura popular). A arquitetura pós-moderna é uma arquitetura de composição complexa, apresenta decomposição, justa posição, ornamentação e colagem, essas características também são muito ligadas ao novo ecletismo.
Composição: complexa é você compor o edifício com diversos elementos distintos. Decomposição: é quando você traz o elemento não de forma inteira, só parte dele, fica uma coisa desassociada, e como se fosse uma referencia, como por exemplo, projeto de Robert venture na Inglaterra um anexo da galeria real, onde ele desenha a janela e não coloca a janela, fica somente a referencia de que ali poderia ser uma janela. 
Justa posição é voce compor o edifício com vários elementos diferentes (base, fachada e coroamento),
 Ornamentação: são os detalhes voltar a tona com base na historia.
 Colagem é quando você pega elementos de diferentes épocas distintas e junta tudo, no coroamento faz um triangulo que lembra um frontão clássico e coloca uma esquadria redonda.
Edificio de Phelip Jhonson 
Novo Ecletismo
Teve seu berço nos estados unidos e na Inglaterra e tem em comum o retorno consciente e intencional as raízes históricas da arquitetura como fontes de inspiração e modelo a seguir, re-interpretando e adaptando aos contextos atuais, retomou a organização maxial na construção e a simetria e a coluna da antiguidade como elemento estrutural, as janelas semicirculares e o ornamento dando sentido irônico e inusitado. Robert Venturi foi um dos principais idealizadores e defendia a arquitetura populista e descritiva onde uma janela se parecesse com uma janela e não com uma fenda abstrata, para entender o edifício rapidamente, somente de olhar. È uma arquitetura com muito tratam de fachada inusitadas, ara chamar atenção das pessoas.
Aldo Rossi, sede da Prefeitura Italia, ele estudava as tipologias da historia da arquitetura, então ele pega a tipologia de uma vila romana e faz o edifício de uma prefeitura, a referencia estava na historia. Foi um movimento de novas propostas arquitetônicas com objetivo de fazer uma critica a arquitetura moderna, surgiu na década de 60, teve um declínio nos anos 90. Responsáveis por espalhar Este movimento foram; Robert Venturi, Aldo Rossi, Phelipe Jhonson, Michael Graves, James stiling, Charles.
 Define pós- modernismo como romântico, diz que Menos é chato, menos é um tédio. A forma não segue mais a função, segue gosto, a memória e a nostalgia. Usa o ornamento como um de seus elementos chave, faz alusões a arquitetura do passado. Diz que a forma contraditória, ambígua e incoerente.
Robert Venturi vai defender que os espaços devem ser existenciais propondo uma interpretação de toda historia da arquitetura desde sua capacidade para criar significados os ciclos constitui a primeira necessidade do homem, isso demonstra a historia da comunicação.
Robert Venturi define que o modernismo e simplificação, inicidade, exclusividade, puritanismo, e unidade obvia, já o pós-modernismo é complexidade, contradição, ambigüidade, tensão, inclusividade, impidismo, vitalidade emaranhada.
Outra fala de Robert Venturi é que a cidade não é pensada como um todo e sim uma colagem de fragmentos, que é uma característica do pós-modernismo, pensar nas coisas fragmentadas, pois o modernismo queria ser totalitário. Ele quer dizer que a cidade é uma colagem de temos distintos, Venturi defende isso e mostra em seus projetos.
Ex: Aldo Rossi, cemitério San cataldo / Fausto Nilo, Dragão do mar com frontão, pilastras longas uma muito perto da outra. / James Stirling, faculdade de engenharia
Aldo Rossi diz que a cidade é memória coletiva dos povos, e como a memória esta ligada a fato e lugares a cidade é o ortus da linguagem coletiva, ele e totalmente contra o urbanismo moderno de Le courbusier, acredita que tem que respeitar a historia e referencia cultural.
No Brasil o marco foi o edifício Rio Branco 1, Edson musa, com detalhes clássicos foi o primeiro arranha céu pós-moderno. / o mais famoso projeto no Brasil foi o Rainha da sucata, Eolo Maia e Sylvio de Podestá. / Fernando Peixoto, as fachas escuras são as janelas, idéia de blocos.
Hitech – Começou no inicio do século 19, logo depois da revolução ndutrial, quando arquitetura começou a usar novos materais construtivos, ex: Palacio de cristal e torre Eifel, hitech é quando usam-se os materiais mais avançados e o que dispõe de melhor na construção civil. Atualmente caracteriza-se pela utilização de matérias e recursos técnicos avançados e deixando as complexas construções propositalmente a vista. Ex: Normam Foster, Jean Nouvel, Santiago Calatrava. Edificio marco inicial Hitech Centro cultural George Pompidou, Rezo piano, Richard Rogers, Peter Rice, Gianfranco, Mike Davies, seu esqueleto é extrerno, estrutura, instalações, a circulação mecânica como também as tubulações de ar condicionado, todos externos. Ex; Instituto da cultura árabe em Paris, Jean Nouvel, sua fachada é um paralelepípedo metálica, toda coberta de elementos que lembram arabescos, dando ênfase de como mulçumanos enfeitam as mesquitas, mas possuem a funcionalidade de cobogós, possui um óculo que abre e fecha de acordo com a quantidade de luz, o elemento também lembra os muxarabins que são da culturabrasileira colonial, descendendo da cultura árabe.
Desconstrutivismos:
Abandono da vertical pela horizontal como linhas orientadoras das construções, a rotação dos corpos geométricos em anos, a decomposição das estruturas construtivas, até o limite do caos em caráter aparente provisório da construção e atitude que em arquitetura a forma segue a fantasia. ``Se arquitetura moderna era a ordem, uma arquitetura racional, a maior oposição a ela é o desconstrutivismo, pois ele deseja o caos, mas um caos controlado, pois um edifício precisa ter função. Ex: A casa de Frank Gehry, com curvas moldadas em titânio. Ex: Museu de Guggenheim de Bilbao, construído em titânio, calcário e vidro o museu dar idéia de barco evocando o passado industrial portuário da cidade, Frank usou um programa chamado CATIA para auxiliá-lo no desenho do edifício. Uma característica muito importante da sociedade atual é a tecnologia, as duas escolas arquitetônicas que refletem a tecnologia na arquitetura são o desconstrutivismo e a Hitech, a diferença entre elas é que a Hitech é mais racional, ela resgata do modernismo a lógica da maquina a fachada de ferro cria um dispositivo inteligente para controlar a luz. Já o desconstrutivismos usa a tecnologia para criar o caos controlado, para criar arte, criar o diferente, o novo. Tira-se a conclusão que as escolas brigam com o modernismo, mas sempre tiram algo Dela para trazer para o novo.
“Talvez a computação gráfica esteja para o desconstrutivismo assim como, a geometria plana esteve para o renascimento, que o desenho projetivo esteve para o neoclassicismo, as formas desconstrutivistas ao contrario das modernistas, não tem mais compromisso com a racionalidade construtiva, a lógica estrutural e a organização espacial hierárquica, essa radical autonomia da forma é a estetização da arquitetura levada ao extremo.”
A pop arte foi um movimento muito marcante para a pós- modernidade ele faz uma forte oposição a arte moderna (abstrata, erudita) a arte dos museus, alta cultura, já a pop arte era uma arte figurativa, arte popular, a maior fonte de informação de um artista pop era a banca de revista, cinema, novela, era a cultura popularmente falando. Ela fez muito sucesso e influenciou as pessoas porque foi a primeira arte a entender que a pós-modernidade é um reflexo da sociedade do consumo, se é uma sociedade do consumo e não de produzir, entende-se que o consumo é mais importante que a imagem.
Minimalismo
Segundo Argan, é uma síntese de volume e cor criando formas elementares a partir de estruturas geométricas primarias capaz de se impor uma paisagem ao mesmo tempo apinhada e desolada ao se ligar aos industriais, arquitetura minimalista possui varias características modernas, é abstrata, é pautada na produção industrial, na standartização, uso literal dos materiais, é sóbria, sem ornamento, busca o purismo estrutural e funcional, busca geometria ( se puder fazer projeto com poucos traços, seria ideal), precisão nos acabamentos, simplicidade, o protagonismo nas fachadas(pode aparecer com grandes vãos , opacidade ou fechamento em concreto), faz com que essa arquitetura chame atenção pelo contraste de seu entorno.
Desmaterialização é porque o avanço das estruturas esta cada vez mais leve, é como se essa arquitetura passasse a sensação de que esta se desfazendo

Continue navegando