Buscar

aula 1 e 2

Prévia do material em texto

Atividades da aula 1 e aula 2.
Defina o termo administrador, com suas próprias palavras.
Administrador é aquele que faz a diferença, envolve as pessoas, gerencia as atividades e é o responsável pelos membros da empresa.
2. O Senhor Jorge Borges deseja adquirir uma loja de calçados que está com sérios problemas administrativos.
Ajude Borges a organizar esta empresa da seguinte forma: 
Como ele deve usar as funções administrativas de Planejamento. Organização e Alocação de Pessoas, Liderança e Controle para reorganizar esta empresa? Justifique para cada uma das funções. 
Planejamento: Primeiramente deve-se organizar um plano de negócios para a loja de calçados, colocando em pauta todos os objetivos a serem alcançados.
Organização e Alocação de pessoas: Organização do local de trabalho, recursos físicos e humanos, contratar pessoas adequadas aos seus respectivos cargos, dependendo da necessidade da loja.
Liderança: Tem como objetivo influenciar os outros para obter rendimentos, supervisionar as atividades de seus colegas, em busca de que tudo ocorra como planejado.
Controle: Analisar o que foi planejado com o que foi atingido, se algo não tiver sido realizado como esperado, o administrador tem de tomar providências, mudar algo para que possa suprir suas expectativas.
Dê exemplo do que seriam os recursos físicos, financeiros, humanos e informativos nesta loja de calçados?
Recursos Físicos: Local de trabalho, imóveis como: prateleiras, balcões, espelhos, assentos, entre outros.
Recursos Financeiros: O quanto a empresa possui em espécie para alcançar suas metas organizacionais e a capacidade que a empresa tem de gerir seus lucros e buscar desenvolvimento.
Recursos Humanos: É responsável por melhorar os resultados das empresas através das pessoas, ou seja, através do conhecimento, do trabalho e das atitudes das pessoas dentro da empresa. Para que os acionistas e a sociedade tenham suas necessidades atendidas tem de se incluir pessoas adequadas para cada cargo na empresa como: auxiliar de caixa, balconista, servente de limpeza entre outros.
Recursos Informativos: O administrador da loja tem de se suprir de dados sobre seu negócio, se manter informado sobre as novas lojas de calçados, suas “liquidações” , quem sabe assim não obtenha novas idéias para atrair clientes. 
3. Pesquise na Internet ou em livros sobre Frederick W. Taylor e responda: 
Como foi sua vida? 
Frederick Taylor nasceu em uma família rica de Quaker Germantown descendente de Samuel Taylor, que estabeleceu-se em Burlington, New Jersey, em 1677. Franklin Taylor, pai de Frederick, foi advogado, e construiu sua riqueza com hipotecas. A mãe, Emily Annete Winslow, foi uma ardente abolicionista que trabalhava com Lucretia Mott, importante ministra dos Quakers (fundação de cunho religioso e tradição protestante criada em 1652 pelo inglês George Fox com objetivos pacifistas e abolicionistas), grupo do qual a família Taylor era importante membro. Desde cedo Frederick foi educado por sua mãe tendo estudado na França e Alemanha e viajado pela Europa. Em 1872 ele ingressa na Academia Philips Exeter em New Hampshire com o intuito de se preparar para a universidade. Ao se formar ele é aceito no curso de Direito em Harvard, porém decide seguir outra carreira.
Taylor começa a trabalhar como aprendiz em uma indústria, a Enterprise Hydraulic Works onde permanece até 1878 quando vai para a Midvale Steel Works especializada na construção de máquinas, Taylor foi promovido a chefe de equipe, supervisor, diretor de pesquisa, e finalmente engenheiro-chefe. Aos 27 anos, em 1883, Taylor se forma no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey em Engenharia Mecânica. Foi nessa época que ele desenvolveu uma série de dispositivos para o corte de metais. No ano seguinte, 3 de maio de 1884, casou-se com Louise M. Spooner, da Filadélfia.
De 1890 até 1893, Taylor trabalhou como gerente geral e um engenheiro consultor em gestão para a Investment Manufacturing Company, da Filadélfia, que operava grandes fábricas de papel no Maine e em Wisconsin. Ele passou um tempo como gerente de fábrica no Maine. Em1893, Taylor abriu uma consultoria independente, na Filadélfia. Em seu cartão de visitas, lia-se "especialista em sistematizar gestão de fábricas e custos de fabricação". Em 1898, Taylor entrou na Bethlehem Steel, onde desenvolveu o aço de alta velocidade, junto com Maunsel White e uma equipe de assistentes. Por seu processo de tratamento de ferramentas de aço de alta velocidade, ele recebeu uma medalha de ouro individual na Exposição de Paris em 1900, e foi condecorado com a medalha Elliot Cresson no mesmo ano pelo Instituto Franklin, da Filadélfia. Taylor teve de deixar a Bethlehem Steel em 1901, após algumas desavenças com os outros gerentes. Em 1901, Frederick Taylor e Louise adotaram os três órfãos Kempton, Robert e Elizabeth.
Em 19 de outubro de 1906, Taylor recebeu o grau honorífico de Doutor “Honoris Causa” em Ciências pela Universidade da Pensilvânia e, em seguida, lecionou na Tuck School of Business, no Dartmouth College. No fim do inverno de 1915, Taylor contraiu pneumonia e morreu em 21 de março de 1915, apenas um dia após seu aniversário de 59 anos. Foi enterrado em West Laurel Hill Cemetery, em Bala Cynwyd, na Pensilvânia.
Quais as técnicas usadas por ele? 
A mais valia, ele via a escola clássica baseada na produção sem considerar o ser humano em si, sendo assim, seus métodos de aplicação no cotidiano do trabalho que visavam à produção eram baseados em estudos de tempos e movimentos.
Taylor adotava uma visão mecanicista em relação ao homem que para ele era considerado homo economicus, em que o homem não precisaria perder tempo pensando ao produzir; pois sua principal função era exercer a mesma tarefa, "alienadora", ou seja, produzindo um mesmo bem material aplicando os mesmos movimentos e, consequentemente, pensando menos. Nos dias de hoje ainda existe, podemos observar que a principal função é produzir e lucrar. 
Empresas tendem a trabalhar de forma mecanicista e um exemplo disso são as empresas terceirizadas que fazem com que seus operários produzam um mesmo material que nem sabem para o que servirá; e que exportam seus materiais produzidos a grandes multinacionais, onde as mesmas têm seus lucros elevados ao produzirem um bem material com produtos comprados a preços bem pequenos por estas empresas terceirizadas e, consequentemente, venderem seus produtos a preços altos. 
Porque ele foi considerado o pai da Administração Científica?
 É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial. Sua orientação cartesiana extrema é ao mesmo tempo sua força e fraqueza. Seu controle inflexível, mecanicista, elevou enormemente o desempenho das indústrias em que atuou, todavia, igualmente gerou demissões, insatisfação e estresse para seus subordinados e sindicalistas.

Continue navegando

Outros materiais