Buscar

Resumo das Funções Cérebro, Cerebelo e Tronco Encefálico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Funções Cérebro, Cerebelo e Tronco Encefálico 
O encéfalo é o órgão mais importante para a manutenção de todas as atividades corporais. Ele é formado pelo cérebro (telencéfalo e diencéfalo), cerebelo e tronco encefálico, constituindo-se na principal área integradora do sistema nervoso, o local onde se desenvolvem a inteligência e o raciocínio lógico e onde são elaboradas várias atividades emocionais, fisiológicas e motoras.
Cérebro
O Telencéfalo forma a maior porção do encéfalo. Juntamente com o Diencéfalo, constitui o Prosencéfalo (parte mais rostral e frontal do cérebro) durante o desenvolvimento embrionário. O telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, incompletamente separados pela fissura longitudinal do cérebro. As funções do telencéfalo são da responsabilidade do córtex cerebral e dos núcleos de base, que serão responsáveis pelo controle do movimento, da emoção, da sensibilidade, da visão, da audição, entre outras coisas. Sendo constituído por sub-regiões:
1. Córtex cerebral, corresponde à camada mais externa do cérebro dos vertebrados, sendo rico em neurônios e o local do processamento neuronal mais sofisticado e distinto. Desempenha um papel central em funções complexas do cérebro sendo a linguagem, percepção, emoção, cognição e memória.
2. Substância branca, é o tecido pelo qual as mensagens passam entre diferentes áreas da substância cinzenta dentro do sistema nervoso. Ela possui este nome devido a capa de gordura, chamada mielina, que envolve as fibras nervosas. A mielina é encontrada em quase todas fibras nervosas longas e atua como isolante elétrico. Isso é importante porque permite que as mensagens passem mais rapidamente de um ponto a outro.
3. Núcleos da base, são constituídos por um conjunto de núcleos no cérebro com diferentes estruturas e atividades que atuam como uma unidade funcional. Emitem e recebem projeções entre si e com o córtex cerebral, tálamo e tronco cerebral, e são responsáveis por diversas funções como a coordenação motora, comportamentos de rotina, emoções e cognição.
Também no Cérebro se encontra o Diencéfalo, região central do cérebro recoberta pelos dois hemisférios cerebrais, que tem como suas principais divisões estruturais o Tálamo, Hipotálamo, Epitálamo e Subtálamo. 
1. Tálamo, funciona como uma estação de retransmissão dos impulsos sensoriais, agindo como um “filtro” modulador das informações que são enviadas a córtex cerebral, assim chegando à consciência do indivíduo. Ele não só repassa as informações a córtex, mas processa informações de ordem superior, tendo participação de forma ativa em funções habitualmente atribuídas a córtex, as funções sensoriais, motoras, emocionais e função de ativação cortical. 
2. Hipotálamo, é uma estrutura importante para a regulação da homeostase do organismo e controla o sistema nervoso autônomo assim como todo o funcionamento hormonal do corpo.
3. Epitálamo, é uma importante via de comunicação entre o sistema límbico, núcleos de base e outras áreas do cérebro. 
4. Subtálamo, o núcleo subtalamico tem papel importante entre os circuitos do córtex cerebral e os núcleos de base, estes sendo fundamentais para regulação da motricidade.
Tronco Encefálico
O tronco encefálico/cerebral atua junto com a medula espinhal para controlar as funções vitais, como o batimento regular do coração, a pressão sanguínea e a respiração. A sua função mais importante é controlar a consciência, desligando as atividades do cérebro quando dormimos e ligando quando acordamos. Mesmo quando dormimos o tronco cerebral controla e confere nossas atividades vitais, mantendo o corpo funcionando. O tronco encefálico se divide em Mesencéfalo, Ponte e Bulbo.
1. Mesencéfalo, é a menor parte do tronco encefálico e é responsável por algumas funções como a visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo.
2. Ponte, encontra-se entre o bulbo e o mesencéfalo e participa de algumas atividades do bulbo. Interfere no controle da respiração, é um centro de transmissão de impulsos para o cerebelo e atua ainda, como passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro à medula.
3. Bulbo, tem a forma de um cone e é a parte mais caudal do tronco encefálico. Ele recebe informações de vários órgãos do corpo, controlando as funções autônomas como os batimentos cardíacos, respiração, pressão do sangue, reflexos de salivação, tosse, espirro e o ato de engolir.
Cerebelo
É responsável pela coordenação das atividades dos músculos esqueléticos, do tato, visão e audição, em nível inconsciente, a partir de informações recebidas. Suas atividades estão relacionadas com o equilíbrio e postura corporal. O cerebelo trabalha em conexão com o córtex cerebral e o tronco encefálico. Recebe impulsos sensitivos de articulações, músculos, tendões, olhos, órgãos de equilíbrio, sendo assim responsável pelos reflexos e pelos movimentos, atuando também no tônus muscular.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando