Buscar

Superação de dormencia em amoreira e mirtileiro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Superação de dormência em Amoreiras e Mirtileiros
Bruno Macedo
Camilo Sánchez
Disciplina: tópicos especiais em fruteiras de clima temperado
Docentes: Jackson / Marlon jocimar
Introdução- Fruteiras de clima temperado
Mirtilo
Amoreira-preta
Maçã
Pêra
Uva
Framboesa
2
Introdução- Fruteiras de clima temperado
Mirtilo
Amoreira-preta
3
Dormência
As frutíferas de clima temperado caracterizam-se pela senescência das folhas no final do ciclo vegetativo e entrada em dormência no inverno, permitindo a sua sobrevivência em condições de baixas temperaturas.
Para que estas plantas iniciem um novo ciclo na primavera  exposição a um período de frio, variável para cada espécie e cultivar. 
Assim, em regiões de clima tropical e subtropical, a utilização de indutores de brotação é imprescindível para a melhoria na uniformidade da brotação. Esses compostos são substâncias sintéticas ou naturais que causam efeitos fisiológicos próximos aos hormônios naturais. 
ou seja, perdem suas folhas no período em que as temperaturas estão mais amenas, na estação de outono, e entram num período denominado de dormência, fazendo as sobreviverem em condições de baixas temperaturas durante o inverno (PETRI et al., 1996)
4
Produtos Utilizados	
Dormex®
Erger®
Bluprins®
Óleo mineral
Extrato de alho
Bioalho®
Stimulate®
Syncron®
Erger®:É um bioestimulante constituído de nitrogênio inorgânico, mono e dissacarídeos, proteínas, enzimas e radicais do ácido cítrico
Syncron: É composto de substâncias naturais com ação bioestimulante da brotação, como o ácido glutâmico, que atua no transporte de nitrogênio na planta, e de agentes osmoprotetores e crioprotetores, como polina e serina
Bluprins®: É um fertilizante mineral de aplicação foliar 
Óleo mineral: A utilização de óleos, principalmente na maleicultura, tem sido amplamente estudado por ser , juntamente com a cianamida hidrogenada, um produto registrado como indutor de brotação
Stimulate: contém cinetina, ácido giberélico e ácido 4-indol-butírico com ações similares aos principais hormônios vegetais como auxinas, citocininas e giberelinas. Seu objetivo é estimular diferentes processos metabólicos e fisiológicos das plantas, como a divisão e diferenciação celular, translocação de substâncias, frutificação efetiva, entre outras, podendo propiciar um aumento na produção e tamanho dos frutos
5
 Superação da dormência de cultivares de mirtileiro em ambiente protegido com cianamida hidrogenada e óleo mineral 
Roberto Coletti, Alexandre Augusto Nienow, Eunice Oliveira Calvete
Pesquisa realizada na Universidade de Passo Fundo-RS 
Cultivares de mirtileiro (Georgiagem, Climax e Aliceblue) em ambiente protegido.
Doses: com cianamida hidrogenada(1% e 2% do produto comercial Dormex®), com a adição de 0,5% de óleo mineral (OM) 
Autor: Alex Silva
Conclusão
 A cianamida hidrogenada, nas concentrações de 0,52% e 1,04% (1% e 2% de Dormex®), combinado com 0,5% de óleo mineral, não teve efeito na porcentagem de brotação, mas reduziu a produção, evidenciando efeitos fitotóxicos.
Autor: Alex Silva
Uso de indutores de brotação em mirtileiros ‘Bluecrop’
Mauricio Borges de Vargas; Fernando José Hawerroth; Charle Kramer Borges de Macedo; Fernanda Pelizzari Magrin; Danyelle de Sousa Mauta
Região de Vacaria, durante o ciclo 2016/2017. 
1) Testemunha (sem aplicação); 
2) Dormex® 1% + óleo mineral 3,5%; 
3) Bluprins® 4% + nitrato de cálcio 3%; 
4) Erger® 4% + nitrato de cálcio 3%; 
5) Erger® 2% + óleo mineral 3,5%; 
6) Syncron® 2% + óleo mineral 3,5%.
Autor: Alex Silva
Destacam-se o tratamento Dormex® 1% + óleo mineral 3,5% pelo aumento da frutificação e os tratamentos Erger® 2% + óleo mineral 3,5% e Syncron® 2% + óleo mineral 3,5% que tiveram menor produção de frutos, mas que apresentaram maior crescimento/desenvolvimento de ramos.
Tal resposta diferenciada dos indutores de brotação no padrão de crescimento/desenvolvimento vegetativo e produção de frutos indica a possibilidade de uso de determinados indutores de brotação nas fases de formação de plantas, enquanto que outros são mais adequados em plantas já formadas e em plena produção. 
Conclusão
Autor: Alex Silva
Extrato de alho na quebra do repouso vegetativo de amoreira-preta cultivada organicamente
João Paulo Tadeu Dias, Ezequiel Lopes do Carmo, Jaime Duarte Filho e Elizabeth Orika Ono 
O trabalho foi realizado na Fazenda Santa Terezinha do Rio Bonito, município de Itatinga-SP, em pomar comercial de amoreira-preta cultivar Tupy, com aproximadamente dez anos de idade
Solução de extrato de alho: T1 = 0 (testemunha); T2 = 1,0% de extrato de alho; T3 = 2,0% de extrato de alho; T4 = 3,0% de extrato de alho; T5 = 4,0% de extrato de alho e T6 = 5,0% de extrato de alho, aplicando cerca de 250 mL de solução por planta.
Autor: Paulo Lanzetta
Conclusão
O extrato de alho em maiores concentrações, em geral, promoveu maior brotação das gemas e melhorou o crescimento dos brotos, promovendo antecipação e maior crescimento da parte aérea da amoreira-preta.
Os resultados apontam a necessidade de outros estudos, os quais podem contribuir para o incremento da utilização do extrato de alho na quebra do repouso vegetativo de amoreira-preta cultivada organicamente.
Autor: Paulo Lanzetta
Uso de reguladores de crescimento para superação da dormência e sua influencia na brotação, no florescimento e na produção da amoreira preta
Daniela Mota Segantini, Sarita Leonel, Ana Karolina da Silva Ripardo, Marcelo Garcia Ribeiro Auricchio
O presente trabalho foi conduzido na Fazenda Experimental São Manuel, da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, localizada no município de São Manuel-SP. Foram avaliadas amoreiras-pretas da cultivar Tupy com 1 ano de idade
Dormex®: T1=0,0%; T2=1,5%,; T3=3,0%; T4=4,5%, e T5=6,0%, 
Bioalho®: T6=0,0%; T7=2,0%; T8=4,0%; T9=6,0%, e T10=8,0% 
Stimulate®: T11=0,0%; T12=2,0%; T13=4,0%; T14=6,0%, e T15=8,0%
Autor: Paulo Lanzetta
Conclusão
A aplicação de cianamida hidrogenada a 4,5% antecipa, uniformiza e aumenta consideravelmente a brotação e a produção de frutos da amoreira-preta cv. Tupy, sendo esta a dose mais indicada deste regulador para o cultivo na região de São Manuel – SP. 
A aplicação de extrato de alho e de Stimulate® não proporcionou resultados satisfatórios para a brotação e a produção da cultura, ficando próximos aos resultados apresentados pelas testemunhas. Desta maneira, faz-se necessária a realização de novos estudos que busquem reguladores de crescimento alternativos para a quebra de dormência da amoreira-preta, que sejam tão eficientes quanto, porém, menos agressivos do que a cianamida hidrogenada.
Autor: Paulo Lanzetta
Referências
Foto ‘Mirtilo’: https://www.grupocultivar.com.br/artigos/propagacao-eficiente
Foto ‘Amoreira-preta’: https://www.sementeorganica.com/muda-certificada-de-amora-preta-produzindo-com-80-cm
Foto ‘Maçã’: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/11/18/melhora-o-colesterol-e-a-digestao-13-motivos-para-comer-maca-todos-os-dias.htm
Foto ‘Pêra’: https://belezaesaude.com/pera/
Foto ‘Uva’: https://blog.pedesabores.com.br/beneficios-da-uva/
Foto ‘Framboesa’: http://www.dventoempolpa.com.br/produto/framboesa-fruta/
COLETTI, Roberto; NIENOW, Alexandre Augusto; CALVETE, Eunice Oliveira. Superação da dormência de cultivares de mirtileiro em ambiente protegido com cianamida hidrogenada e óleo mineral. Rev. Bras. Frutic.,  Jaboticabal ,  v. 33, n. 2, p. 685-690,  June  2011 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452011000200044&lng=en&nrm=iso>. access on  14  Feb.  2019.  Epub May 27, 2011.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452011005000054.
DIAS, João Paulo Tadeu et al. Extrato de alho na quebra do repouso vegetativo de amoreira-preta cultivada organicamente. Revista Trópica, Chapadinha, v. 2, n. 5, p.23-30, out. 2011.
SEGANTINI, Daniela Mota et al. USO DE REGULADORES DE CRESCIMENTO PARA A SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA
E SUA INFLUÊNCIA NA BROTAÇÃO, NO FLORESCIMENTO E NA PRODUÇÃO DA AMOREIRA-PRETA. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. , n. , p.275-280, out. 2011.
 VARGAS, Mauricio Borges de et al. Uso de indutores de brotação em mirtileiros ‘Bluecrop’. In: 15° ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E 11° ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS DA EMBRAPA UVA E VINHO, 15., 2018, Bento Gonçalves. Anais do 15º Encontro de Iniciação Científica e 11º Encontro de Pós-graduandos da Embrapa Uva e Vinho. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2018. p. 44

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando