Buscar

RESENHA CRITICA DO FILME-AMOR-SEM-ESCALAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ISABEL DOS SANTOS FALCÃO
Resenha critica apresentada a professora Priscila Duarte como requisito da Disciplina Filosofia, Ética e Desenvolvimento Humano.
RESENHA CRÍTICA DO FILME: AMOR SEM ESCALAS
Salvador
2019
A atividade tem como finalidade elaborar uma resenha crítica do filme Amor sem Escalas (Up In The Air, 2009) – “Criado com base no livro estreado em 2001 elaborado no período da crise financeira que assolou os Estados Unidos. O protagonista é Ryan Bingham (George Clooney), Conselheiro de Transições de Carreira. Sintetizando, Bingham é um sujeito contratado por empresas exclusivamente para demitir funcionários”.
O filme abordou alguns aspectos importantes dos quais gostaria de destacar dois destes. O primeiro é referente ao relacionamento interpessoal, o ator principal exerce sua profissão, realizando demissões em suas constantes viagens.
No entanto em suas demissões ele preferia fazer contato pessoal com cada pessoa, que seria desintegrada da empresa. Já no segundo aspecto, este relacionamento interpessoal acontecia de uma forma diferente, a atriz estava implantando uma filosofia não habitual na empresa, que consistia em fazer as demissões através de videoconferência.
Com base nos conteúdos apresentados no decorrer da disciplina de filosofia, ética e desenvolvimento humano, em muitos trechos do filme é evidente a presença desses tópicos tais como: relações interpessoais, saúde mental, ética, modo de vida em sociedade e postura profissional.
Se começarmos pelas relações interpessoais percebemos que, ela está inserida em praticamente todo o filme, entretanto tem alguns pontos que gostaria de salientar. Ponto positivo: ele sempre estava em contato presencial com as pessoas, no local do seu trabalho e na hora das demissões, e negativo: para ter sucesso profissionalmente ele preferiu abrir mão de sua vida social, pessoal, ou seja, sem amigos, sem família e também sem moradia fixa, pois estava em constantes viagens, visto que ele optou por dedicar-se exclusivamente ao trabalho.
E em relação a saúde mental, tem alguns pontos que desejaria de ressaltar. Ponto positivo: o personagem Ryan soube lidar com as situações das demissões, enquanto a personagem Natalie, não soube lidar com esses acontecimentos, logo após de demitir uma funcionária, a qual cometeu suicídio, Natalie não conseguiu manter o controle emocional, quando soube da notícia ela pediu desligamento da empresa.
E um tópico muito importante apresentado no conteúdo da disciplina, é sobre a ética, a filosofia que a personagem Natalie queria implantar na empresa era de demitir os funcionários através de videoconferência, a qual não fazia nenhum contato pessoal, uma forma muito antiética de trabalhar, enquanto Ryan além de demitir presencial, ele ainda incentivava os ex-funcionários a buscar outros meios de se sustentarem e seguirem em frente.
Já o modo de vida em sociedade. O ponto positivo é que o personagem Ryan ele fazia contato com as pessoas, entretanto não apresentava qualidade de vida, pois ele preferiu se empenhar exclusivamente ao trabalho. E sobre a questão da postura profissional Ryan fazia muito bem, visto que ele se comportava de uma maneira bem tranquila quando estava realizando as demissões, no entanto ele efetuava constantes demissões, que para ele aquilo que fazia já estava se tornando uma coisa normal.
Desta forma percebemos que o filme Amor sem Escalas, apresentou muitos aspectos relacionados a disciplina de filosofia, ética e desenvolvimento humano, o filme contribuiu bastante para melhor entendimento dos assuntos apresentados em sala de aula.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando