Buscar

Apol geografia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O processo acelerado de urbanização da América Latina e do Caribe levou 79% de sua população a viver em cidades e melhorou a qualidade de vida, mas não reduziu a desigualdade social, segundo estudo do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) apresentado hoje no 5º Fórum Urbano Mundial. O relatório ‘Estado das Cidades da América Latina e do Caribe’ aponta que a parcela da população brasileira em zonas urbanas deve atingir 87% este ano, atrás de Venezuela (94%), Argentina (90%) e Chile (89%)”. 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base O processo de produção do espaço urbano: Impactos e desafios de uma nova urbanização sobre a economia urbana no Brasil e na América Latina, é correto afirmar que:
	
	A
	A relação de desigualdade da indústria latino-americana em relação aos países desenvolvidos contribuiu para uma diferença tecnológica e, consequentemente, de valor dos produtos industrializados produzidos por cada uma.
“O espectro da região aparece, porque ela em si não é mais uma cidade isolada, mas uma cidade-região [...] que não se definiu por um planejamento, mas uma cidade que assim se definiu por um processo, por uma lógica histórica que desafia a compreensão de sua dinâmica e, até mesmo, o planejamento urbano”. 
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LENCIONI, S. A emergência de um novo fato urbano de caráter metropolitano em São Paulo. A particularidade de seu conteúdo sócio-espacial, seus limites regionais e sua interpretação teórica. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação em planejamento urbano e regional - ANPUR, 10, 2003. ANAIS. Belo Horizonte: ANPUR, 2003. p. 23. 
De acordo com os conteúdos do livro-base O processo de produção do espaço urbano: Impactos e desafios de uma nova urbanização sobre a cidade-região, é correto afirmar que:
	
	E
	A cidade-região exprime um padrão de acumulação capitalista que apresenta uma intervenção estatal.
As desigualdades entre ricos e pobres atingiram o nível mais alto desde que a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) começou a medição dos dados há 30 anos.  Atualmente, nos 34 países dessa instituição, a parcela dos 10% mais favorecidos concentra 50% da riqueza, enquanto os 40% mais pobres têm acesso apenas a 3% dela”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://brasil.elpais.com/brasil/2015/05/20/internacional/1432157691_611114.html>. Acessado 01 ago. 2016. 
O excerto acima retrata uma parte da realidade presente em espaços metropolitanos na contemporaneidade. A partir dessa informação e dos conteúdos do livro-base O processo de produção do espaço urbano: impactos e desafios de uma nova urbanização acerca da relação entre urbanização e renda nas metrópoles, é correto afirmar que:
	
	A
	Há crescimento da pobreza.
“[...] são implementadas medidas econômicas voltadas à internacionalização da economia, privatização de empresas estatais, desregulamentação de mercados e controle dos gastos públicos”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DEL PRIORE, M.; VENANCIO, R. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Planeta, 2010. p. 292. 
A citação aponta ações promovidas dentro de um movimento importante que ganhou força na política e economia mundial nas últimas décadas do século XX e que modificou a dinâmica das cidades no mundo. A esse respeito, considerando os conteúdos do livro-base O processo de produção do espaço urbano: impactos e desafios de uma nova urbanização, é correto afirmar que essas ações se referem:
	
	B
	ao neoliberalismo.
“A hierarquia urbana é replicada no espaço como um processo de dominação econômica entre regiões, que resulta na existência de localidades-polos e áreas dominadas, embora sua noção de espaço econômico não seja necessariamente contínua”. 
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMOS, M. B.; DINIZ, C. C.; GUERRA, L. P. A nova configuração regional brasileira e sua Geografia econômica. Revista de estudos econômicos. São Paulo, v. 33, n. 4, p. 665-700, out./dez. 2003. p. 669. 
De acordo com os conteúdos do livro-base O processo de produção do espaço urbano: Impactos e desafios de uma nova urbanização, são critérios utilizados para a hierarquização dos centros urbanos os itens:
	
	A
	Poder político-administrativo, densidade populacional e produção industrial forte.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando